ReactOS

O ReactOS é um projecto louvável porque acarreta um objectivo digno da dimensão de um adamastor - replicar a API do windows que a microsoft guarda a sete chaves e até mesmo das API's série z que já foram há muitos esquecidas pela MS por falta de documentação oficial pelos programadores originais mas que ainda são usadas como pilar de sustento para a layer Win32 superior.

Tem defeitos graves, não vai correr praticamente nenhum dos programas que terás em mente e se algum destes programas arrancar de todo, terá quase com certeza problemas com fontes em falta o que desfigura o UI ou pedirá serviços que não estão de todo disponíveis (ActiveX, OCX's variados, etc, etc) ou terás dificuldades em aceder a partições NTFS porque o driver não se encontra nos planos próximos de desenvolvimento.

Corre o Firefox e outros programas que tenham sido preparados para ReactOS mas espera um explorador de ficheiros fraco e um aspecto visual desapontante que não irá correr com facilidade fora de uma máquina virtual.

Não se encontra pronto para o público e ponto final.

No entanto, a linha de comandos já disponível permite correr programas de consola win32 de modo espectacular, não suporta de todo o KDE4 para windows e correr aplicação de linux só mesmo com mingw tal como se faz no windows "normal".

Infelizmente o projectos sofre de "woes" temporários. Já tentaram deitar abaixo o desenvolvimento para reemergir como um produto novo com ideias mais comerciais e também basta dizer que é certo e sabido que a MS interfere tanto quanto pode ao contratar os programadores notáveis do projecto e lançar conspirações em relação à integridade do código desenvolvido não ser proveniente das "leaks" do Windows 2000.

Esta saga já dura há 10 anos.

----------------------------

Nestes dias deparei-me com um SO que, sendo livre, apregoa uma compatibilidade com o Windows quase a 100% (desde software a drivers e etc...), estou a falar do ReactOS.
O tinykrnl era ainda mais avançado mas caiu no esquecimento por falta de apoios e visibilidade.

http://web.archive.org/web/20070818064549/http://tinykrnl.org/

Eu simpatizava mais com este projecto porque pegava numa base funcional do windows 2003 e procurava substtuir cada ficheiro binário da MS por versões open source.

Não falo de um windows de 500Mb mas antes de uma versão mínima com 16Mb e pouco mais que 40 ficheiros que seria depois expandida à medida do necessário.

Passo a passo pretendia-se substituir cada DLL por versões livres sem prescindir um bit de qualidade.. :)

-----

Hoje em dia, como desenvolvimento alternativo para correr programas do windows vejo o WINE como sendo imbatível.

Corre uma quantidade gigantesca de programas Win32 e integra-se perfeitamente com o ambiente linux em todo o seu esplendor - http://www.winehq.org/site?ss=1

É algo que funciona hoje e agora. (não obstante de poder ser melhorado bastante no futuro para ter a tal almejada compatibilidade a 100%)

:)
 
Há muitos programadores do Wine a trabalhar no ReactOS ou vice-versa!

Mas também há períodos em que as coisas azedam entre as duas dev teams... ainda me lembro de há cerca de 1 ano ter havido mesmo um período em que não houve qualquer troca de informações entre os dois projectos durante 1 ou 2 meses :P
 
Back
Topo