Real-time ray-tracing on the PlayStation 3!

Tipi, Ray Tracing em tempo real? Não?

Placa Grafica nem sequer tocou naquilo?


Por exemplo no jogo warhawk, a nuvens volumetricas são feitas por um dos SPE's, o RSX nem toca nelas. Elas movimentam-se em tempo real completamente.

Cada SPE do Cell tem mto mais poder em vertex shaders do que o RSX. Em Pixel Shaders ai o Cell é fraco, mas para isso é que está lá a RSX.
 
Sinceramente não achei nada de especial. Não é o salto, que deveria ser, para impor respeito. Além disso, para além de serem 3 ps`s, é uma imagem parada. Só daqui a alguns anos vamos ter jogos com aqueles gráficos.

Como techdemo não achei mesmo nada de especial. Faz lembrar os demos que a nvidia tem no site para os possuidores de geforces 7 e 8 . Aliás, existem alguns techdemos da nvidia para estas placas que encostam esta demonstração a um canto.

É mais uma coisa para o pessoal poder ouvir falar no nome cell...que é a porcaria de uma peça de hardware. Estas manias...tsk tsk
 
Também sou rookie no forum mas aqui fica a minha opinião:
A PS3 possui uma arquitectura inovadora com altíssimo desempenho para certas tarefas de computação ( ver por exemplo o desempenho da PS3 no projecto Folding).

http://fah-web.stanford.edu/cgi-bin/...?qtype=osstats

em que um nº pequeno de PS3 em poucos meses ultrapassou todos os outros sistemas (arquitecturas). O projecto também tem a ver com computação distribuída mas cada unidade de trabalho é processada individualmente. Isto não significa que em jogos é espectacular mas revela a capacidade para tal e daí até à utilização no mundo real é um pulo.

Para tirar vantagem do hardware é preciso software e isso leva o seu tempo.

Se puderem participar no projecto com PC, PPC ou outra coisa que processe dados... mesmo que a PS3 não seja a melhor consola do mercado e nunca o venha a ser, a máquina é um espectáculo e fica o vosso contributo.

:004: PS: As opiniões são bem vindas mas trata-se de uma zona do forum para a Playstation e aparecem sempre utilizadores a criticar a consola quando não enaltecem outras. Tal acontecerá nos outros foruns ?
 
Ser a secção da Ps que tem ? simplesmente é 1 forum aberto a meu ver a onde as pessoas podem dar a sua opinião, respeitando os outros
 
http://www.q3rt.de/

Quake 3 em raytrace desde 2004...

Axo k isto põe termo à discussão sobre a melhor consola máquina actualmente no mercado.
Haja programadores com unhas para esta máquina!
Este brinquedo não é para meninos!

:004:
 
Yay! Umas quantas PS3 ligadas em rede fazem raytracing em tempo real!
O que se segue? Voxel em tempo real?


Claro que obviamente não percebes nada de raytracing ;)

O poder desse raytracing vem de teres uns quantos processadores a trabalhar ao mesmo tempo. Sendo a parte "ao mesmo tempo" essencial à coisa. Tens uma performance muito melhor em raytracing com 4 processadores (cores, threads, o que lhes acharem conveniente chamar) do que com um 4 vezes mais rápido...

Esse teu comentário é algo revelador...
Concerteza nunca tiveste de fazer Ray-tracing, mas eu faço-o todos os dias.

Não existe um só nível de detalhe em Ray-tracing, da mesma maneira que não existe um só nível de detalhe em raster.
Assim, para acelerar um processo de ray-tracing podes reduzir resolução, geometria, fontes de iluminação, complexidade das sombras, refracção, reflexão, antialiasing, glowing, atmosfera, shaders, fogging, texture mapping, etc, etc, etc, até ao ponto de se conseguir fazer em tempo real, independentemente do processador usado.
Não há um limite mínimo de hardware a partir do qual se pode fazer Ray-tracing em tempo real, até é possível fazê-lo num PC vulgar.

O que interessa é que, com aquele nível de detalhe, a PS3 é muito mais rápida do que qualquer outra CPU no que toca a Ray-tracing neste momento, pois os SPE's foram desenhados de raíz para cálculos de vírgula flutuante.
 
Eu n entendo de infor mática como a maior parte de voces, mas bastõu-me ver que a imagem n era nada de especial, e pergunto, eram presiso 3 para aquilo? Atenção que n estõu a criticar a PS, 3 X360 haviam de ser iguais...
 
Eu n entendo de infor mática como a maior parte de voces, mas bastõu-me ver que a imagem n era nada de especial, e pergunto, eram presiso 3 para aquilo? Atenção que n estõu a criticar a PS, 3 X360 haviam de ser iguais...

Acho que não tens noção do que é Ray-tracing em tempo real...

Imagina os filmes da série Lord of The Rings.
Mesmo com todo aquele detalhe, precisaram basicamente de um supercomputador de alguns milhões de dólares e várias horas/dias por frame (um segundo de filme tem 24 frames) para renderizar tudo.

Aqui estão já com um nível de detalhe e resolução razoavelmente avançado a fazer o mesmo em tempo real (25~30fps, dependendo da norma PAL ou NTSC/ATSC).
 
são impressionante as capacidades da consola...

Mas para kem a compra não é pelas capacidades dos processadores cell, mas sim pelos jogos... Isso é k interessa... :P
 
Última edição:
Acho que não tens noção do que é Ray-tracing em tempo real...

Imagina os filmes da série Lord of The Rings.
Mesmo com todo aquele detalhe, precisaram basicamente de um supercomputador de alguns milhões de dólares e várias horas/dias por frame (um segundo de filme tem 24 frames) para renderizar tudo.

Aqui estão já com um nível de detalhe e resolução razoavelmente avançado a fazer o mesmo em tempo real (25~30fps, dependendo da norma PAL ou NTSC/ATSC).

Como eu disse, eu n percebo tanto como voces, e quero lá saber disso, eu quero a consola para joar, n võu gastar dinheiro numa consola para andar a fazer imagens... :P
 
Agr pergunto-me para que raio uma pessoa quer tanto poder em casa?

O Cell foi basicamente produzido pela IBM para os futuros supercomputadores e nao bem para uma consola (a sony é q tem estas ideias). Mas é giro ver isto...

Ainda tou para ver qd é que a Amd apresenta oficialmente aquela historia do unified computing, isso é q vai ser giro.
 
Independentemente do que o video mostre ou deixe de mostrar que diga-se de passagem , não é nada de especial, a nvidia tem no site techdemos, que deixam esta demo a um canto.

Vão a nvidia.com, depois vão a zones, e vão á nZone. Cá em baixo no canto esquerdo teem as techdemos. O unico senão é que precisam de geforces 7 e 8 para verem os melhores.

Nestas techdemos, basicamente podem fazer a mesma coisa que eles fizeram no video. Num ambiente 3d todo xpto, podem mover a camara por toda a acção, alterar efeitos de luz, ficarem de boca aberta com os efeitos e reflexos etc.
 
flybikes não são os gráficos k interessam verdadeiramente no vídeo. são os gráficos mediante a utilização (somente) dos processadores cell, sem a intervenção no processador gráfico RSX.

Na nvidia as techdemos demonstram o funcionamento da placa gráfica inserida no computador. É diferente.
 
flybikes não são os gráficos k interessam verdadeiramente no vídeo. são os gráficos mediante a utilização (somente) dos processadores cell, sem a intervenção no processador gráfico RSX.

Na nvidia as techdemos demonstram o funcionamento da placa gráfica inserida no computador. É diferente.
É precisamente aqui nesse ponto que a Sony errou.
O Cell não é um processador que se destaque pelas sua fabulosa performance em jogos, em física, em IA. Destaca-se pela capacidade de mastigar números como se não houvesse amanhã...

Foi uma escolha muito pobre, pois o CPU ainda continua a ser a parte central do sistema, seja ele um PC ou uma consola, e é ele que tem de ser o mais versátil possível. A placa gráfica tem o seu propósito, que é a de fazer cálculos gráficos, o CPU também terá o seu papel, e de certeza que, nesta arquitectura, não é a de andar a roubar protagonismo à placa gráfica.

Sim senhor, o video é bom, e o Cell tem performance excelente... mas qual a utilidade disso? Não é por aí que os jogos ficam melhores. A Sony trocou as prioridades... devia-se ter concentrado em arranjar um CPU que fosse versátil, fácil de programar, etc...
 
Back
Topo