1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Realidade MAC em Portugal?

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por madafakapc, 17 de Fevereiro de 2006. (Respostas: 23; Visualizações: 1449)

1. madafakapc

madafakapc Power Member

Só por curiosidade, mas que tamanho puderá ter a comunidade MAC aki por Portugal? Estamos a falar de quantos milhares....

E a malta que usa os MAC é para kê, edição gráfica/video e cenas do genero ou mais quê?

E lojas de informatica com MAC às venda ??? Isso existe por ai?

Obrigado!:004: :004:

2. kidloco

kidloco Power Member

Mac em Portugal é pra trabalho... só à pala das empresas de design andasse na casa dos 4 digitos (seguramente)...secalhar nos 5 digitos (secalhar estou a ser optimista).

3. Edgar_

Edgar_ What is folding?

O tamanho exacto nao sei, mas na Mailling List Apple sao cerca de 3000 users..nem todos serao de portugal, mas a maioria é!

Bem, eu uso Mac para Design gráfico e Fotografia! Sao usados para outras areas tambem... nomeadamente de som!

Lojas de informatica com Mac a venda vê aqui: http://www.apple.com.pt/ondecomprar/

Ed_

4. blastarr

blastarr Power Member

Design gráfico, não Design Industrial :D

5. kidloco

kidloco Power Member

Design Industrial é pra rabetas :D

6. blastarr

blastarr Power Member

Design Gráfico é para Gays :D:P

7. oldmaxx

oldmaxx Power Member

epá vocês eskecem-se dakeles k compram um mac por ser bonito(loira burra) ou então pelo próprio sistema operativo para programação(meu caso) ou até mm no caso dos portáteis, por terem uma optima bateria.....

eu por exemplo num tou inscrito na mailing list da mac portugal, logo como vêm, o mais provável, é os 3000 serem apenas uma amostra, num se eskeçam k provavelmente 3000 é o número de powerbooks vendidos em pt, fora outros sistemas....

eu diria k chegamos aos 10000 users....

8. Savage

Savage Power Member

Provavelmente não estás muito longe da verdade... Eu, por exemplo, estou também inscrito na ML, e conto como 1 dos 3000, mas ao meu cuidado tenho + de 20 macs (pré-impressão...Os designers são QUASE todos uns cromos que nem sequer sabem a imporância de overprint...)... se a minha situação for igual a de 1/3 da ML, então somos 23000(+-):007:

Edit: /Small prepress joke:Acabei de receber um trabalho (em Corel :blubomte:)vindo de um designer:smiliel:... Texto branco em overprint...Em cima de uma foto!:lol:...Estes designers estão cada vez melhor...Deve ser para depois de impresso o pessoal adivinhar o texto!:rolleyes:

Última edição: 17 de Fevereiro de 2006
  9. Encarnado

Encarnado [email protected] Member

Como eu, mas com menos Macs... Apenas 5 :(

Os designers percebem alguma coisa de artes graficas?

Oh sim, deixa estar que não é só na treta do Corel Draw, a porcaria do Illustrator também deixa meter branco com overprint, valha-nos o FreeHand onde isso é impossivel.

10. Savage

Savage Power Member

Infelizmente tens toda a razão:(

Agora que a Adobe comprou a Macromedia, isso deve ser revisto na próxima versão do Freehand(se houver próximo)...É para tornar as coisas mais interessantes... Senão isto ficava fácil demais para nós:lol:

11. abc

abc [email protected] Member

No IST, nos departamentos de Física e Matemática há macs ao pontapé... Na sala de LMAC já vi cerca de 25 Macs em simultâneo...

No que toca a investigação nem vale a pena falar. No Grupo de Lasers Óptica e Plasmas existe o maior cluster de Macs do país e no Centro de Física dos Plasmas só se usa Mac..

12. Encarnado

Espero que revejam a situação para evitar estes problemas dos designers pró-overprint.

13. Savage

Savage Power Member

Os designers é que precisam de ser revistos!!:lol:
    Por exemplo, no Quark 5 (no 6 não sei porque agora é quase só Indesign), o branco fica por defeito em knockout e o preto em overprint... Quando os designers descobriram isso (e recebi aqui dezenas de trabalhos assim), duplicavam o preto, e alteravam-no para branco...Assim já ficavam com o branco em overprint... É que branco em overprint é uma cor que conjuga bem com as duas dezenas de pantones que utilizam no resto do trabalho... Claro que pantones dentro de EPS's e sem fontes em curvas que é para dar mais pica... Abrir 300 Eps's um a um, para tirar as cores de Spot color, e em cada Eps pedir 30 fontes... :puke:
    Obrigado Srs. Designers por transformarem um trabalho de uma hora num trabalho de uma semana!:005:
    Designers make my day!:berlusca:

14. LeeMan

LeeMan Power Member

Basta que a pessoa que decidde seja "pró-mac" e é certinho q todas as máquinas compradas vão ser mac.

Quando é o estado que paga tudo é possivel...

15. abc

abc [email protected] Member

Os 25 macs da sala de LMAC são dos seus utilizadores, isto é, foram eles que os compraram...

Quanto ao raciocínio que evocas eu pergunto: e depois? Não se passa o mesmo relativamente a qualquer outra plataforma?

16. Encarnado

Revistos não. Eliminados.

Dessa do quark não sabia...

É melhor parar por aqui que este assunto dá pano para mangas, lençois, velas, eu sei lá.
    É melhor não afastar do topico senão é lockado.

17. Bass-Off

Bass-Off Folding Artist

Se vão continuar a falar mal dos designers, ainda sou obrigado a organizar um motim... :D

18. Edgar_

Edgar_ What is folding?

shame on you... n digas barbaridades....:004: to no gozo!!

Ed_

19. timber

timber Zwame Advisor

Eu não tenho um Mac mas vou ter. Quando o Steve Jobs lançar um que eu goste e já esteve mais longe. Já usei vários. O primeiro era uma PowerBook que corria o System 7 ou isso (era do meu tio que o utilizava como o seu PC base). Ele é prof no IST e deixou a plataforma porque o Mac simplesmente se enterrou na área dele (que é a minha também). Do tempo da carochinha. O último foi um PB 17 com o 10.3 e o depois o 10.4 . O dono utiliza aquilo para editar videos de casórios como side job.
    Gosto da coisa, aquilo é bonito e agradável de utilizar e tem um sensação duma coisa bem acabada com os pormenores bem limados e tem classe. Aprecio isso e cada vez tenho menos tempo e paciência para algo que não seja usar mesmo o que compro.
    No trabalho mantendo a "estrutura actual de software" dificilmente usarei Macs porque falta pura de programas mas já foi pior. O Matlab já voltou e só isso já é positivo. Mas no fundo estou pouco me lixando com isso. A minha entidade laboral fornece o equipamento. Se eles quiserem que eu trabalhe com um ábaco a fazer o pino numa cadeira de picos eu trabalho. Só me interessam os meus PCs caseiros portanto....

20. [N]

[N] Power Member

até a ***** já vende apples :lol:

Um à parte... Muita gente precisa de experimentar um mac e ver que não é nada tão diferente do que se fala. tive uma amiga que estava habituada ao windows e qd pegou no meu mac começou a reclamar, que era mt diferente e k n percebia nada. passado 5 minutos já lhe achava piada no dia seguinte já gotava mais lol :p

é uam coisa igual e triste vou-me sentir qd sair o vista e o pessoal começar por ai a dizer "Eii!!! estas novas "features" (não sei o termo em portugues =(( ) sao altamente!!" e no entanto a maiorparte já existem noutro SO. Simplesmente experimentem umas vezes e vão gostar.

Qt ao melhor e pior. td depend da perspectiva. no geral não há melhor nem pior. há casos e casos. querem jogos? windows! querem segurança? mac! querem... mac! :p

o problema é a falta dos programas. cada um escolhe o que melhor o serve.

Partilhar esta Página