Realização de um site eCommerce

precisas de um motor para o site então, procura por Magento Commerce ou OSCommerce no google, depois adapta o template a eles.
 
Tenho duas opções:

1ª - Com um template que tenho, tentar adaptar ao sistema de comércio
2ª - Arranjar um template que já tenha tudo a funcionar correctamente e que apenas precise de colocar o que quero lá...

Esta segunda opção alguém me consegue arranjar? Seria muito mais fácil para mim do que estar a matar a cabeça em tentar adaptar um template a esse sistema, visto que eu nem percebo muito de php.
Vocês que certamente percebem mais disto do que eu, que me aconselham?!
 
Type_R_vtec
Vou ser sincero contigo... se queres adaptar um template a um site de e-commerce, e poucos conhecimentos tens de webdesign/html/php, ou passas horas a aprender como funciona o template system dessa CMS(como eu fiz) ou arranja alguem que te faça isso.

porque?

Simples.. hoje em dia existem N cms (content management system) que não precisas de pagar para instalar (tipo o OSCOMMERCE).

Esses CMS já trazem templates, ou podes sacar templates, ou pagar por templates profissionais, etc. Não é "mandar o template" para cima de uma instalação de OSCOMMERCE e tá a andar de mota... podes alterar o template existente do oscommerce, mas precisas de saber onde alterar. Para isso tens forums de ajuda, tutoriais, etc. Mas se tas a pensar num template logo no dia seguinte só se instalares um outro qualquer porque adaptar ao estilo que queres ainda vai demorar dias, senão meses, sendo tu a faze-lo.

Podes sempre sacar o OSCOMMERCE, ir a uma dir de templates(deve lá haver porque para te ser sincero nao é com esse CMS que normalmente trabalho).

Acho fácil instalar JOOMLA e depois instalar o componente VIRTUEMART. Cada um trabalha com a CMS que lhe dá mais jeito... o oscommerce tambem tem extensões.

Na minha experiencia o template system do Virtuemart e Joomla é facil de entender para quem tem boas nocoes de css/html. Quanto às outras CMS, não tenho opinião porque não costumo trabalhar com esses.

Ah.. Já me esquecia, vais comprar ou já tens certificado SSL certo?
 
Última edição:
Type_R_vtec
Vou ser sincero contigo... se queres adaptar um template a um site de e-commerce, e poucos conhecimentos tens de webdesign/html/php, ou passas horas a aprender como funciona o template system dessa CMS(como eu fiz) ou arranja alguem que te faça isso.

porque?

Simples.. hoje em dia existem N cms (content management system) que não precisas de pagar para instalar (tipo o OSCOMMERCE).

Esses CMS já trazem templates, ou podes sacar templates, ou pagar por templates profissionais, etc. Não é "mandar o template" para cima de uma instalação de OSCOMMERCE e tá a andar de mota... podes alterar o template existente do oscommerce, mas precisas de saber onde alterar. Para isso tens forums de ajuda, tutoriais, etc. Mas se tas a pensar num template logo no dia seguinte só se instalares um outro qualquer porque adaptar ao estilo que queres ainda vai demorar dias, senão meses, sendo tu a faze-lo.

Podes sempre sacar o OSCOMMERCE, ir a uma dir de templates(deve lá haver porque para te ser sincero nao é com esse CMS que normalmente trabalho).

Acho fácil instalar JOOMLA e depois instalar o componente VIRTUEMART. Cada um trabalha com a CMS que lhe dá mais jeito... o oscommerce tambem tem extensões.

Na minha experiencia o template system do Virtuemart e Joomla é facil de entender para quem tem boas nocoes de css/html. Quanto às outras CMS, não tenho opinião porque não costumo trabalhar com esses.

stblink, obrigado pela tua resposta. Antes de mais, já fiz o download do oscommerce e tive a ver assim por alto e já vi que tenho que fazer uma data de coisas. Esse tal JOOMLA é templates certo?! É que tenho alguns templates com esse nome(corrige-me se estiver em erro!). Já agora poderias-me indicar alguns links desse tal Virtuemart (que desconheço) para ver a sua instalação e assim?! Qual deles é mais facil, o osCommerce ou o Virtuemart?!

Obrigado e abraço.
 
Joomla é um CMS, basicamente um portal web pronto a usar. Os templates que tens com Joomla no nome quere dizer ( o mais provavel ) é que é um template para o Joomla.
O Virtuemart é um "plugin/extensão" para o Joomla, que lhe da a funcionalidade de loja.

Vais ter de perder algum tempo no site a ver isso para perceber. não é só meter online e está a andar.

www.joomla.org
 
Este é o VirtueMart. Tens nessa pagina o acesso como utilizador e como admin e tens acesso às opções:
http://virtuemart.net/index.php?option=com_content&task=view&id=145&Itemid=97

Escusado será dizer que só para instalar o VirtueMart depois de instalares o Joomla.

Sim o Joomla possui template system. Se encontrares um template que gostes e esse template for Joomla.. no proprio admin do Joomla tens a opção de instalar template e mudares de template para template apenas com um click.

Qual deles o mais facil? Ora.. para mim.. é Joomla+VirtueMart.. Enquanto que o OSCOMMERCE é mais direcionado para uma loja online e não para conteudos "fora da loja", o Joomla age mais como um site no qual o e-commerce é uma extensão dele...

Para ser mais especifico.. digamos que tens um site que é uma empresa... queres que tenha conteudo nao relacionado com e-commerce (tipo forums, formularios, area de documentos, noticias, etc) e tambem uma area de vendas.

Neste caso, Joomla é perfeito.. porque para a área de conteudos nao-commerce o Joomla serve perfeitamente. Para a area e-commerce usas o VirtueMart... isto na minha opiniao, o OSCOMMERCE segundo sei tambem dá para fazer algo semelhante mas como não trabalho com ele nao te sei dizer ao certo.

No entanto para quem nunca viu Joomla ou trabalhou com ele, ao inicio pode sentir-se perdido, que é como eu me sentia.. quando perceberes como funciona a estrutura, iras ver que é facil trabalhar com ele. Mas tudo leva o seu tempo e para conheceres a funcionalidade de joomla ou aprendes mais rapido com quem saiba ou mais lento se for sozinho.
 
Última edição:
Eu vou tentar explicar-vos a situação para que vocês percebam melhor a situação e para me poderem ajudar melhor. Pois bem, quero fazer um site para fazer vendas online, uma loja online! Esse site tem que ser com registo de utilizador como é óbvio. Assim talvez percebam melhor o problema e me possam ajudar da maneira mais simples. Desde já obrigado pela resposta de todos.

Abraço.
 
Ah queres mesmo um site a sério.

Pelo que sei é preciso saber muito. Tem aquelas coisas todas, como o registo e a pesquisa no site .Depois nos produdos: disponibilidade, pontos, encomendar, quantidade, imprimir detalhes, enviar a um amigo.

Isso não deve ser lá muito fácil de fazer...
 
Última edição:
Ah queres mesmo um site a sério.

Pelo que sei é preciso saber muito. Tem aquelas coisas todas, como o registo e a pesquisa no site .Depois nos produdos: disponibilidade, pontos, encomendar, quantidade, imprimir detalhes, enviar a um amigo.

Isso não deve ser lá muito fácil de fazer...

Não quero assim com grandes detalhes! O que preciso mesmo é de um sistema de registo/login (com várias informações nesse registo) e um sistema de compras online! Isso da "disponibilidade, pontos, encomendar, quantidade, imprimir detalhes, enviar a um amigo, etc" é só "palha" para o site.
 
Dificilimo?

Para quem não tem conhecimentos de linguagens server-side é impossivel mesmo... e não é aprender essa linguagem no que toca a desenvolver a aplicação, mas tambem no que toca à segurança.

V_tec e qual seria o metodo de pagamento nessa loja? Paypal ? Ou o utilizador compra e a encomenda fica pendente até comprovativo de pagamento (tipo transf. bancaria)
 
Dificilimo?

Para quem não tem conhecimentos de linguagens server-side é impossivel mesmo... e não é aprender essa linguagem no que toca a desenvolver a aplicação, mas tambem no que toca à segurança.

V_tec e qual seria o metodo de pagamento nessa loja? Paypal ? Ou o utilizador compra e a encomenda fica pendente até comprovativo de pagamento (tipo transf. bancaria)

stblink o método seria a encomenda ficar pendente até o comprador enviar o comprovativo da transferência bancária por mail ou assim.

Abraço.
 
Sendo assim penso que nao precisarás de certificado SSL, tendo em conta que não precisarás de encriptar dados...

boa sorte de qualquer maneira :P
 
Sendo assim penso que nao precisarás de certificado SSL, tendo em conta que não precisarás de encriptar dados...

boa sorte de qualquer maneira :P

O certificado SSL não serve apenas para encriptar os dados do cartão.. atão e os dados do cliente? Morada, telefone, etc?

Todas as lojas deviam usar SSL se recebem dados dos clientes!

Saudações
 
Back
Topo