Avaria Reboot and select proper boot device or insert boot midia in selected boot device and press a key

caseymor

Suspenso
Bom dia.

Começou há cerca 4 dias a aparecer está mensagem no ecrã :
"Reboot and select proper boot device or insert boot midia in selected boot device and press a key"

-Entro na Bios e aparece assim


Quando carrego no botão "Boot Menu" aparece assim

.

-Ao meter o Disco UEFI em primeiro lugar , o computador inicia mas não aparece imagem e não aparece o ecrã inicial para carregar a Bios.
(tenho de retirar a bateria da bios para poder configurar bios e iniciar o pc)

-Ao carregar Botão "boot menu (F8)" escolho o "Windows boot manager" , já inicia o Windows normal e tudo a funcionar bem durante todo o dia, o problema/avaria só aparece ao iniciar/reiniciar o computador.

-Já tentei reparar o boot com easybcd , mas não resulta pois easybcd detectou modo efi.
-Já tentei com pen Windows , para reparar arranque mas aparece a mensagem que foi sem êxito.
-Já tentei pelo linha comandos , com este comando " bootrec.exe/fixmbr" e não resulta .


-Será disco rígido avariado ? ( mas ao iniciar pelo boot manual funciona tudo bem )
-Será arranque corrompido ? (instalo o SO novamente?)

Agradecia opinião e ajuda sobre este problema .

Também pouco percebo do mundo da informática, se poderem ajudar
Obrigado
 
Não sei se será o mbr do disco, master boot record que está com problemas, parece-me que na primeira imagem que meteste tens a ordem do boot por DVD>HDD2>UEFI)HDD, devias meter primeiro o que está em ultimo (UEFI)HDD>DVD>HDD2 por exemplo, desde que o (UEFI)HDD esteja em primeiro lugar.
 
Última edição pelo moderador:
Já tentei , ao fazer isso o UEFI em primeiro , o computador liga , mas não aparece imagem e não dá o inicio para entrar na Bios, depois para resolver tenho de retirar bateria da bios . só assim é que aparece o ecrã para clicar no botão del.
 
Muito estranho mesmo, então talvez seja mesmo o MBR e só com uma instalação nova, pode ser também a maneira como estão ligados os discos na board, eu no seu caso desligava o DVD ligava o hdd do SO no sata 1 e o outro disco no sata 2 só depois de verificar se fica tudo bem ligar o DVD, pode estar a entrar em conflito com o disco.
 
Deve ser gtp , é windows 10 .
Sim , se escolher manualmente o boot , inicia sempre bem, tenho é de carregar tecla Del ao iniciar e escolher o Windows boot manager
 
Back
Topo