Reboot sucessivo

atreyu

Power Member
Boas,
tenho aki um pc k faz reboots sucessivos.

- O disco é SATA
- A bios não detecta o disco no modo automático
- O cd de instalação do windows tb não detecta o disco
- O hd regenerator DETECTA o disco (embora ainda não tenha conlcuido o teste de superficie)
- No arranque o gajo vai até ao ecran de opção de escolha (Safe mode, ultima config, normal, etc) mas qualquer k seja a escolha dá um flash de um ecran azul (dos tais do bill gates) e reinicia.

Neste momento vou abrir o pc, ver as especificações do disco e inserir manualmente na bios e ja digo qq coisa. Entretanto se alguem tiver uma dica... faça favor.

Thx
 
Última edição:
Estou a correr o DataLifeguard Diagnostics que pertence á Western Digital e o quick test não reportou erros. Segue-se o Full Media Scan, mas suponho k tb não dê erros.

Alguma ideia?
 
Tens de carregar os drivers sata k veem com a board para a instalacao do windows detectar o disco.

E como é k eu faço isso,
Por acaso não tenho aqui o cd da board, mas ja liguei ao tipo e ele vai trazer. Depois como é k eu carrego esses drivers no boot, antes da instalação?
 
se nao tens o cd podes sacar do site do marca da board...

durante a instalacao tens uma altura em k tens de carregar no F8 para carregar drivers adicionais. Tens de copiar os drivers sata para uma diskete, e o windows le dela.
 
se nao tens o cd podes sacar do site do marca da board...

durante a instalacao tens uma altura em k tens de carregar no F8 para carregar drivers adicionais. Tens de copiar os drivers sata para uma diskete, e o windows le dela.

Já procurei na net e não encontro... Tou a espera k o tipo traga os cds
Mas não é estranho que me apareça o tal menu "Safe mode, Normal, last configuration, etc"? Isso não é informação do disco? E quando escolho "Last configuration" ele até mostra o logo do XP e tenta arrancar antes de fazer reboot... ora isso não está tudo no disco? Então pk ele na instalação diz k não encontra o disco?

Alem do mais, reparem no que me aparece no ecran antes do dito menu do safe mode:

"VIA tecnologies, incVIA VT8237 Serial ATA RAID BIOS Setting Utility V4.50
Copyright (...)

Scan Devices, Please wait...
Raid
None Define
None Raid
Serial_Ch0 Master: WDC WD1600JS-00NCB1
Press tab key into user window"

Ora isto não é estranho? Ker dizer, Raid "none define" mas depois aparece o nome do disco e o hard disk regenerator encontra-o, o proprio windows xp que esta no disco encontra-o antes de estar estragado, mas o cd de instalação não o encontra
 
A instalacao do xp ja tem uns anitos, na altura ainda nao havia grande suporte pra sata, se nao lhe deres os drivers ele nao detecta esse controlador e nao sabe k existem discos sata no pc.
Se instalares o vista ja nao tens esses problemas pois o vista ja detecta o controlador sata ja tem os drivers dele.
 
A instalacao do xp ja tem uns anitos, na altura ainda nao havia grande suporte pra sata, se nao lhe deres os drivers ele nao detecta esse controlador e nao sabe k existem discos sata no pc.
Se instalares o vista ja nao tens esses problemas pois o vista ja detecta o controlador sata ja tem os drivers dele.

Ok, pelo k eu ja percebi, e podem ver pelo meu post acima, o suporte VIA pra RAID é carregado. Fica a faltar o driver do disco SATA, pois eu fui ao site da western digital e saquei o driver, meti-o numa disquete e quando instalo o xp carrego em F6 e indico o driver do disco sata pra xp e ele instala, mas depois ao fim diz-me que não encontrou qualquer unidade de dsco rigido.

Help please
 
Nao, td o k precisas e do driver VIA para sata ou raid. Esta no site do fabricante da board. Da WD nao precisas sacar nd. E sim, o procedimento e exactamente o k descreveste.
 
Boas,

Atreyu vai ao teu perfil e coloca lá as especificações do teu Hardware: não custa nada, evita uma carrada de perguntas desnecessárias, elimina uma carrada de posts a perguntar que componentes tens e é da maneira que te dão respostas corretas para o teu problema concreto.

Cumps.
 
Boas,

Atreyu vai ao teu perfil e coloca lá as especificações do teu Hardware: não custa nada, evita uma carrada de perguntas desnecessárias, elimina uma carrada de posts a perguntar que componentes tens e é da maneira que te dão respostas corretas para o teu problema concreto.

Cumps.

Mas este não é o meu pc, seja como for tenho realmente k actualizar o meu perfil, nem k seja pra se rirem um bocado... pois, é k eu ainda sou do tempo.... lol
 
Então coloca aí a marca, modelo e BIOS da Motherboard.

Cumps.

off-topic: Se tás a fazer exercer alguma actividade lucrativa com o arranjo desse PC aviso já que já deves uma jantarada aqui ao ppl:lol:
 
Então coloca aí a marca, modelo e BIOS da Motherboard.

Cumps.

off-topic: Se tás a fazer exercer alguma actividade lucrativa com o arranjo desse PC aviso já que já deves uma jantarada aqui ao ppl:lol:
Virá o dia em que ganharei dinheiro com isto de ajudar amigos e amigo de amigos e primas e namoradas de amigos. Quando isso acontecer, the dinner is on me

Sou vigilante no aeroporto e arranjo mais pcs do que as lojas ca da rua... isto dá pra acreditar?
 
Retirado do Site da HP:

Test the Hard Drive
Use the steps below to test the hard drive in a Notebook PC using the HP Hard Drive Self Test.
  1. Plug the AC Adapter into the Notebook PC.
  2. Press and Hold the Power button for 5 Seconds to turn off the PC.
  3. Press and hold the F10 Key. Then Press the Power button to turn on the PC releasing the F10 key after text is displayed on the screen of the PC.
  4. After the BIOS Setup Utility is displayed, use the Right Arrow key to select the Tools menu.
  5. Select Hard Drive Self Test
  6. Press the Enter key to start the test.
The Hard Drive Self Test will provide an Estimated test time. A Quick test a Comprehensive test and a SMART test will execute when the Enter key is pressed.
If any test fails, contact HP service and support for instructions on how to order a replacement hard drive.

Cumps.

EDIT: Faz isto para se ter a certeza que o disco e o Controlador IDE estão bons apesar de neste teste a verificação do Controlador IDE não ser total,se passar passa-se para a verificação do resto.

EDIt2: Link para o driver SATA que deves especificar quando primes F6: http://www.viaarena.com/Driver/vraid_driver_v550b.zip
 
Última edição:
Retirado do Site da HP:

Test the Hard Drive
Use the steps below to test the hard drive in a Notebook PC using the HP Hard Drive Self Test.
  1. Plug the AC Adapter into the Notebook PC.
  2. Press and Hold the Power button for 5 Seconds to turn off the PC.
  3. Press and hold the F10 Key. Then Press the Power button to turn on the PC releasing the F10 key after text is displayed on the screen of the PC.
  4. After the BIOS Setup Utility is displayed, use the Right Arrow key to select the Tools menu.
  5. Select Hard Drive Self Test
  6. Press the Enter key to start the test.
The Hard Drive Self Test will provide an Estimated test time. A Quick test a Comprehensive test and a SMART test will execute when the Enter key is pressed.
If any test fails, contact HP service and support for instructions on how to order a replacement hard drive.

Cumps.

EDIT: Faz isto para se ter a certeza que o disco e o Controlador IDE estão bons apesar de neste teste a verificação do Controlador IDE não ser total,se passar passa-se para a verificação do resto.

Fiz o teste ao disco, esta td bem, e resolvi reinstalar o xp, nem a consola de recuperação dava resolvia os reboots sucessivos.

Thx
 
Back
Topo