1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Reboots esporadicos, sera da Fonte ?

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por d2, 25 de Janeiro de 2009. (Respostas: 28; Visualizações: 1432)

  1. d2

    d2 Power Member

    - Tenho uma fonte LC-Power 550w, uma HD4870 1GB PCS+, E8500 @ 4050Mhz, P5Q FSB @ 450Mhz e memorias G.Skill PI 7200 @ 900Mhz

    Andava a ter alguns crashes sob stress e reboots esporadicos. Depois de alguns testes pensei que fosse das memorias e resolvi trocar... mas continuei com problemas. Reparei que se nao tivesse o ATI Tray Tools ligado o meu sistema nao crashava a correr Burn Test, OCCT, etc.. nao sei pq.. mas os crashes em stress pararam depois de deixar de usar o Tray Tools.

    O problema é que agora de vez em quando tenho reboots.. mesmo estando so a ver um filme no youtube ou por vezes em idle. Às vezes o computador desliga totalmente (fica uns segundos power-off) e reinicia. Outras vezes é um simples reboot.. sem BSOD, sem nada..

    Onde acham que esta o problema? Podera sera falta de potencia da fonte? Podera ser a fonte danificada? Ha alguma maneira de testar isso ou de reclamar a garantia?
     
  2. Totoro

    Totoro Folding Member

    É bem provável que a fonte não tenha capacidade para isso tudo.
     
  3. rav3n

    rav3n Power Member

    goncaloforte, se a fonte estiver ok aguenta na boa. o sistema dele não deve consumir mais que ~300W, e contando com a ineficiência da fonte ainda tem uma margem jeitosa

    d2
    experimenta correr algo que stresse o pc e se for abaixo pode realmente ser da fonte, no entanto quase que aposto que será alguma incompatibilidade de material e/ou OC instável
    antes de reeniciar dá BSOD(btw, tens isso activo)? que erro aparece?

    mas só vais ter a certeza quando testares aí outra fonte
     
    Última edição: 25 de Janeiro de 2009
  4. Ricasete

    Ricasete Power Member

    Fiquei com uma dúvida: ele agora crasha sem estar em stress e não crasha quando está em full?

    Btw, estás com os 8.12?
     
  5. d2

    d2 Power Member

    Sim, estou com os catalyst 8.12 em Vista 64.

    O sistema ja correu 15 Intel Burn Tests mais do que uma vez. Correu quase 7 horas de OCCT mix e 6 horas de Orthos mix. Assumi que estava estavel. Ontem por ex, desliguei o monitor e levantei-me para sair... dei 2 passos e ouvi um reboot.

    Quanto aos BSOD's.. tenho restart automatico a seguir aos BSODs, mas nao me tem aparecido nada... normalmente ve-se o ecra azul, ele grava os dados e faz reboot e o que me tem acontecido é reboot imediato (pelo menos quando estou em frente ao monitor). Posso tentar ver se tenho logs de erros.

    Como ja disse acima tambem, por vezes faz so reboot... outras vezes faz power-off (como se eu ficasse sem luz) e depois liga outra vez..
     
  6. MrOverclock

    MrOverclock Power Member

    Poderá ser um OC instavel... poderás ter pouca voltagem no CPU para esse OC. O que pode significar também que a fonte não está a dar energia suficiente ao CPU. Por isso, até testares uma fonte melhor, nunca se terá a certeza. Ou então baixa o Overclock...
     
  7. d2

    d2 Power Member

    Ja agora... ha alguma maneira de vos mostrar os settings da minha BIOS? Como faço para por aquilo por extenso?
     
  8. Ibodhi

    Ibodhi Power Member

    Tiras fotografias ..
     
  9. d2

    d2 Power Member

    Pois.. tirar fotografias eu sei que posso.... mas ja vi por varias vezes pessoal a meter os settings das Bios deles em formato de texto.. e acho que eles nao copiaram aquilo à mao.
     
  10. Ricasete

    Ricasete Power Member

    Falei nos 8.12 porque os únicos BDOD´s que tive em vista deveram-se a estes drivers. Voltei aos 8.11 e ficou tudo resolvido.

    Antes de descobrir a origem do problema desconfiei do OC (apesar de ter passado 20 loops de IntelBurnTest e 8h de Prime). Settings default e BSOD no youtube! Isto levou-me aos catalyst.

    Não estou com isto a afirmar que os drivers são a causa do teu problema, mas podes sempre verificar e tirá-los da equação.
     
  11. d2

    d2 Power Member

    Usas ATI Tray Tools? Eu tive que desintalar isso pq tb achei que me andava a causar os BSOD's... mas se calhar era mesmo dos drivers.

    Mas ja agora.. isso acontecia-te mesmo em idle?
     
  12. stucky

    stucky Power Member

  13. d2

    d2 Power Member

    E dizes isso porque?

    Nao sei se leste mas ja troquei de RAM e continuo com alguns problemas... acho ke era um bocado de azar comprar 2 kits diferentes mamados.
     
  14. yahh

    yahh I folded Myself

    Se a tiveres configurado devidamente não será a ram, mas se tiver sido só "plug and play" aí poderá ser a origem do problema.
     
  15. d2

    d2 Power Member

    Estao a 4-4-4-12 como o fabricante recomenda. O Vram recomendado é entre 2v e 2.10v... Ja subi ate 2.10v.. actualmente esta nos 2.06v.

    O NB e Vfsb tb ja estao no "amarelo".

    Vou colocar aqui os settings da BIOS... ja que ninguem me sabe dizer se é possivel copiar os settings como texto, vou ter ke por fotos :S
     
  16. Ricasete

    Ricasete Power Member

    Já uso o Ati tray tools há bastante tempo. O problema não estava aqui mas sim nos 8.12. Com os 8.11 ficou tudo bem.

    Os bsod´s davam-se aleatoriamente e sempre com pouca carga... msn, firefox e pouco mais...

    Como te disse, acho estranho correres intelburntest e o sistema estar estável e crashar em idle... foi o que aconteceu comigo, mas também pode ser apenas uma coincidência.
     
  17. Serod

    Serod Banido

    Consegues testar outra fonte? Não sei porquê mas com um overclock desses e essa gráfica a fonte que tens parece-me pouco.
     
  18. d2

    d2 Power Member

    Ok, talvez seja disso :) Vou instalar os 8.11 e ver como corre nos proximos dias. So é sick ter andado a trocar de memorias e agora ter de as vender pra nada :S

    So se comprar uma, e caso nao seja da fonte devolve-la antes dos 15 dias... nao sei se posso fazer isso.
     
  19. WindWalker

    WindWalker Power Member

    Uma loja pequena não deve alinhar nisso.

    As lojas 'grandes' (Vobis, *****, FNAC) fá-lo-ão por conveniência ao cliente, mas nada está na lei, excepto que em compras à distância podes devolver o produto se não ficares satisfeito.

    Mas isso não tem que ver com satisfação (a não ser que se veja a 2 metros que a fonte é má/esteja avariada), logo moralmente não devias devolver.

    Atenção que este fórum é muito restritivo em questões de (i)legalidades.
     
  20. d2

    d2 Power Member

    Sim, eu sei que em compras na loja é a propria loja que estipula se faz trocas durante os 15 dias apos a compra ou nao. A maioria delas faz.

    Eu posso alegar que a fonte e' demasiado ruidosa, que cheguei à conclusao que nao tem potencia que chegue ou que nao estou satisfeito com os valores da linha de 12v... bla bla bla... mas nao acho correcto faze-lo, a nao ser que esteja mesmo desesperado (ate pq a loja nao perde dinheiro por minha causa... a fonte volta pro fornecedor e siga).
     

Partilhar esta Página