Recém licenciado - o desespero

sphiren

Membro
Olá a todos. Pois é, este tópico mais parece o título de um drama de baixo orçamento ou candidato a novo "Scary Movie". :lol:
Ora bem, acabo de terminar a licenciatura em Multimédia e agora deparo-me com o mesmo bicho papão de todo o mundo: o sabor do desemprego. Tive bons resultados no curso, levo bastante a sério o meu desempenho, procuro algum emprego que me dê uma vida melhor, como muitos tantos... Tenho-me candidatado para imensas empresas na indústria dos jogos (já fiz alguns jogos também, tenho ocupado o meu tempo a enriquecer o portefólio) e para empregos de design que vão aparecendo em diversos sites (passo a vida na internet em busca de empresas e propostas de emprego).
Isto enquanto muitas pessoas vão martelando "já te candidatas-te para emprego?", "ainda sem emprego?", "então, ainda não arranjaste nada?". É deveras frustrante.

Vi em propostas de emprego para design, a receber o salário mínimo, numa zona em que as rendas são altíssimas. Não me quero fazer "fidalga" mas de facto acho que não paguei os olhos da cara numa licenciatura para agora receber o mínimo.
Tinha preferência pela Alemanha mas parece que nenhuma empresa aceita sem experiência ou sem estágio. E nenhuma empresa aceita estágios caso não se seja estudante. Ou seja, estou encurralada de um lado e de outro. Não tem alternativa! Ainda vi boas propostas para a Suiça e candidatei-me mas muitos me alertaram que dificilmente ia conseguir viver lá dado o custo de vida. Reino Unido, designers parece que é o que mais há, mas vejo muita oferta... e tenho-me candidatado... mas igualmente sem sucesso. Já perdi o número de empresas e países para onde me tenho candidatado...

Se multimédia é uma boa área para saídas profissionais (sempre me disseram isso e era esta a minha ideia), de facto não é o que parece ao fim de tanto insucesso! :(

Isto foi um pouco da situação em que encontro atualmente... Agora o que procuro aqui com este post... Precisava de opiniões, relatos de experiências, ideias, sugestões (tudo ajuda!) acerca de trabalhar para o estrangeiro, começar a carreira... para quem acabou a licenciatura como eu. :(
 
Não sou da tua área nem pouco mais ao menos, sou das ciências mas vai dar ao mesmo... No meu caso estou como tu, acabei licenciatura e nem para plantar batatas sirvo, ou seja, preciso de ter um currículo alargadissimo para conseguir emprego... O que se deva fazer?
(minha opinião e vale o que vale atenção)
- Continuar os estudos (mestrado...) em algo que gostes e que possa ter maior saída.
- Procurar estágios (é complicado mas eu arranjei um agora para o verão numa empresa grande e sem remuneração)
- Tentar saber o máximo de areas possível, por exemplo, sou das ciências mas procurei sempre melhorar a nível de línguas, participar em eventos e jogos de gestão etc etc...

É complicado mas :/
Boa sorte
 
Duas dicas:
Como tens enviado tantos curriculos sem obteres resposta..será que o currículo está bem feito? E tens enviado cartas de motivação adequadas ao empregador?
A curto prazo procura formações específicas dentro da tua área. Há por exemplo formações que duram 15 dias e são dirigidas para profissionais que te obrigam a trabalhar e vais aprender componentes técnicas que não aprendes em licenciatura. Tirar um bom mestrado, com reconhecimento e forte componente prática seria uma opção a longo prazo
 
Já estive na mesma situação, e resolvi a coisa mudando de área. A multimédia é uma péssima opção em termos de carreira em Portugal.

Caso queiras apostar na área recomendo fazeres um portfolio decente antes. As empresas de multimédia estão-se nas tintas para o curriculo...

- Continuar os estudos (mestrado...) em algo que gostes e que possa ter maior saída.

Atenção que isto muitas vezes é apenas adiar o problema se a motivação para fazer mestrado não for a certa.
 
Se fosse a ti apostava num formato de portefólio diferente do habitual e com uma grande dose de criatividade... Fazer um portefólio só por fazer é algo que raramente dá resultado.

Podias também apostar no mercado freelance, embora na área do design e multimédia seja um mercado agressivo às vezes podes ter sorte. (upwork, freelancer, fiverr)
 
Vou-te falar da minha experiência enquanto editor e repórter de imagem numa estação de televisão, e peço-te que vejas isso como um exemplo e um desabafo!
Estando eu na área de multimédia há 4 anos, posso dizer que não é fácil...falo-te especialmente do meu local de trabalho em que temos apenas 3 pessoas no quadro a contar comigo obviamente, e por ano são abertas candidaturas para dar oportunidade a malta que gosta da área e posso dizer-te que não é fácil....São abertas candidaturas de estágio T, L e até mesmo U!
A malta depois de concorrer e ser analisada tem a oportunidade de ser escolhida e ai é que começa os "pesadelos"...
Tivemos 2 pessoas recém licenciadas como tu, e foram uma enorme dor de cabeça, na 1ª semana tivemos de ensinar o básico que supostamente deveriam saber, e depois complicou-se as coisas com as falhas por partes dessas pessoas e pelo o prejuízo em material de video e por falta de educações...
Posso dizer-te que desde que lá estou já entraram por volta de 25 pessoas, todas em contrato de estágio T,L e U e nenhuma ficou com o posto de trabalho devido há falta de não saber nem interesse pela área...
Portanto o meu conselho é que não desistas e procura até ao fim, que vais encontrar algo ao teu gosto.

Mais uma vez digo-te que que esta é a minha experiência e desabafo com malta recém licenciada e estagiários na tua situação...
 
Tenho-me candidatado quase exclusivamente para o estrangeiro. E envio sempre carta de motivação. Maioritariamente enviam-me mails que aparentam ser "pré-feitos" para dar o "não": "obrigado por escolher a nossa empresa no entanto lamentos informar que decidimos prosseguir com outro candidato que se aproxima melhor dos requerimentos para esta posição. Obrigado e boa sorte".

Já tive algumas respostas mais positivas, algumas empresas disseram gostar do meu portefólio mas que não estavam a empregar ninguém de momento ou não eram empresas com "orçamentos" para mais funcionários. Houve uma empresa que embora não me tenha aceite, disse que eu era um candidato com talento para a área de design e até me recomendaram a uma agência de recrutamento.

Tenho procurado bastante "internships" também. Na Alemanha recusam sempre, dizem que só aceitam estágios a estudantes.

Embora goste bastante do meu curso, a indústria do video é o que menos me interessa. Também porque andámos a encher chouriços no curso. Não se aprendeu nem o básico, nunca se usou uma câmara sequer. 3D sempre me destaquei dos meus colegas mas nem me interessa muito... mas claro, se fosse a minha solução não me importaria de fazer o "esforço". Jogos e 2d sim, sempre foi o meu forte. Mas indústria de jogos é quase impossível sem experiência. Nisso já me convenci que preciso de ganhar mais experiência e talvez continuar uns anos a desenvolver os meus jogos como indie gamer para valer algo aos olhos destas empresas.

Esta área supostamente teria tanta saída, tanto para dar, e não vejo nada disso... Designers há aos pontapés!
Eu sempre fui muito proteccionista, bastante exigente comigo e tenho visto muita incompetência à volta (desde os típicos websites com texto ilegível, por exemplo) e sinto que eu seria capaz de mais e melhor... mas sinto que ninguém me dá sequer chance de tentar!
É bastante frustrante, chegar inclusive ao ponto de começar a perguntar se valeu a pena o valor de uma licenciatura que dei com muito, muito sacrifício...
 
Não sou da tua área, design é algo que adoro principalmente illustrator criação de mascotas, logos sempre adorei isto apesar de não ter esse curso por cá, dou alguns toques.
Compreendo a tua situação a melhor coisa que podes fazer de momento é seres freelacing

E garanto-te se o teu portefólio for mesmo bom consegues ter muito sucesso, podes começar por aqui, este website é onde vários freelancers se metem a trabalhar e acredita que vendes bem.
https://www.fiverr.com/
http://freelancer.pt
http://www.fiverup.com/
http://www.guru.com/

É ires vendendo os teus serviços por esses sites, principalmente no fiverr..
Cria uma página no Facebook para divulgar os teus serviços e portefólio.

Podes também criar um website teu ou uma "empresa" pessoal onde te dedicas a criar design para websites.

O melhor que te posso aconselhar é emigrar para países como Reino Unido,Holanda e Alemanha e em ultimo caso suiça.

Enquanto isso tira alguns cursos, quanto mais cursos poderes ter melhor.. aprende novas linguagens existe até cursos em que te dão diplomas e certificados (não tenho a certeza mas o diploma em principio sim)

Isso é uma mais valia, dizeres que sabes Inglês é indiferente.. com um diploma consegues comprovar que estudaste e aprofundaste alguma Lingua.

Já agora gostava de ver o teu portefólio se não fosse incomodo
 
Última edição:
Tenho conta no artstation mas é no Behance onde costumo colocar mais coisas, tentando ser o mais diversificada possível. (https://www.behance.net/ericatavares)
Não tenho qualquer problema em mostrar o portefólio, no entanto, neste momento por mais estúpido que seja até tenho receio de levar críticas aos meus trabalhos. Eu própria sinto que estou aquém de profissionais com que me deparo seja em sites assim, seja mesmo em trabalhos no mercado. E tudo isso junto ao não conseguir nada começa mesmo a deitar-me por terra e a fazer-me questionar se devo insistir nesta área. Porque como todo mundo, preciso de trabalho...

Em todo caso... estou receptiva ás vossas opiniões quanto ás amostras do meu trabalho no Behance.
 
Tenho conta no artstation mas é no Behance onde costumo colocar mais coisas, tentando ser o mais diversificada possível. (https://www.behance.net/ericatavares)
Não tenho qualquer problema em mostrar o portefólio, no entanto, neste momento por mais estúpido que seja até tenho receio de levar críticas aos meus trabalhos. Eu própria sinto que estou aquém de profissionais com que me deparo seja em sites assim, seja mesmo em trabalhos no mercado. E tudo isso junto ao não conseguir nada começa mesmo a deitar-me por terra e a fazer-me questionar se devo insistir nesta área. Porque como todo mundo, preciso de trabalho...

Em todo caso... estou receptiva ás vossas opiniões quanto ás amostras do meu trabalho no Behance.

Ola Sphiren
Realmente recem licenciados em multimedia tem uma vida complicada por ca :/
Eu vi o teu behance e neste momento tens uns quantos problemas nele, mas o mais grave é fazeres um bocado de tudo, 3d, concept, design grafico, ui design, app design, web design, e como é obvio acabas por nao te destacares em nada, principalmente quando andas a enviar pa fora, talvez ca em portugal valorizem mais generalistas pa terem "pau pa toda a obra" mas acho que nao é isso que queres...

Agora aquilo que tava na duvida se devia escrever ou nao, e espero que nao fiques chateada comigo, e um pouco no seguimento do que o dercio24 disse, neste momento ha um "gap" estupidamente grande entre o pessoal que sai das faculdades e quem trabalha na area, e sim isso ve se no portefolio. Dizes que te destacas em 3D por exemplo, e tambem tens uns trabalhos de concept art, mas o que vi no teu protefolio, e eu lamento dizer isto assim a seco, para jogos la fora (especiamente triple A) não dá para junior/estagiario. Sorry :/ ... Para tv/produtoras se vires o ritmo a que eles trabalham nao acreditavas (imagina o teu projecto anual de curso ser feito entre 2dias a 2 semanas), tens ai equipas a fazer 3-4 genericos por semana. Pessoal a fazer boards pa cinema la fora em fds... E isto é o normal.
Tenho alunos meus em empresas de jogos grandes como Cryteck e Mercury Steam, e outros a fazerem testes pa Ubisoft / Bluebyte, gameloft, e so os testes ja sao uma boa dose de trabalho (imagens, 3d sculpts, apartir d briefings, low poly pa jogos, ou concept art e charather sheets) ou a entrevista tecnica com um director tecnico. Acredita mesmo para eles é complicado e frustante, e eles sao alunos do curso avançado de 1 ano com experiencia e projectos realizados ja em estudios ca (podes ver o portefolio deles no face ou no site).

O meu conselho, escolhe bem a area que queres seguir e o que queres fazer nessa area (2d, 3d, design, motion, etc), e melhora o teu portefolio ate tares ao nivel dos juniores que la tao e da tua concorrencia, pq acredita que o pior que me podem fazer é ter que explicar a um estagiario, nao o trabalho, mas o basico de uma ferramenta pa fazer o trabalho...

Um abraço

David
 
DacaD, eu tenho perfeita noção desse "gap"... Inclusive é uma das coisas que mais me queixei aos professores que tive, entre desabafos. Sei que muito do trabalho (senão todo) é mesmo nosso, nós é que devemos evoluir e aprender por nós. Mas acabada a licenciatura senti uma revolta enorme porque sinto-me bastante aquém do que é pedido. Sinto que literalmente "comprei" uma licenciatura. Não me sinto mais qualificada do que era quando terminei o secundário, por exemplo.

O meu portefólio, sim, tentei abranger imensas áreas porque pensei que assim poderia ter mais chances... E eu começo a desesperar um pouco e a "divagar" porque só queria mesmo ter uma oportunidade de carreira... Sinto que não posso dar-me ao luxo de "escolher" qual a área (2d, 3d, etc). Entendo perfeitamente o cúmulo de ter que ensinar o básico de uma ferramenta de trabalho, e eu espero não ter que passar por isso porque no meio de tantas ferramentas diferentes usadas lá fora, por mais que eu aprenda por mim a usá-las, o receio de não estar ao nível é muito muito grande quando nem uma pequena oportunidade pareço ter... Não quero apanhar uma oportunidade e deitar tudo a perder...

Destaquei-me no 3d entre os meus colegas (em duas universidades) mas atenção, eu sempre soube que não chego nem perto de um bom nível de 3d. E evito essas áreas por isso mesmo. Podia ir praticando, sim podia... Mas a minha grande paixão é o 2d. E até aí sinto-me "fragilizada" ao ver os trabalhos de outros profissionais na área.

Já pensei ir para o mestrado mas não tenho recursos financeiros e temo que seja mais uma "compra" de canudo para o lixo. Já pensei "enfiar-me" em qualquer profissão para começar e depois logo se vê futuramente... porque infelizmente não me governo com licenciaturas e esta agonia vai-me derrotando. Vou sendo vencida pelo cansaço e sinto-me frustrada.
 
Consegues ser mais deprimente que eu xD

Se tens essa paixão por 2D, cria um projecto pessoal, em que envolve uma serie de mini projectos para ires lançando todas as semanas, por exemplo, durante os proximos 2 meses. Mesmo deprimida, não podes é estar parada e tens de estar sempre a evoluir.

Um projecto pessoal, se dentro do possivel, usando um tema actual ou com nome (pokemon por exemplo), faz com que as pessoas vejam e apreciem o teu trabalho (se este for bom, claro). E, indirectamente, crias o tal portolio que de falta, para que possas mostrar.

Não te sintas fragilizada por ver o trabalho do outros, usa-os como metas a atingir, e nunca como motivo para te desanimar (apesar de saber que não é fácil).
 
Ola Sphiren
neste momento ha um "gap" estupidamente grande entre o pessoal que sai das faculdades e quem trabalha na area, e sim isso ve se no portefolio.

pq acredita que o pior que me podem fazer é ter que explicar a um estagiario, nao o trabalho, mas o basico de uma ferramenta pa fazer o trabalho...

para melhorar o portfolio é preciso experiência, o que eles precisam é de oportunidades ASAP. E qual é o problema de explicar o básico de uma ferramenta? Que drama.

Se calhar não podem trabalhar nos estúdios de topo com as estrelas mas existe uma grande percentagem de empresas de várias áreas que nem sequer têm um plano de marketing definido e podem beneficiar de conteúdos multimedia.
 
Isso é bonito mas é a realidade Snoopy? O ideal era todos os licenciados terem estágio para ganhar experiência mas nem as empresas têm vida para isso nem os orientadores têm paciência para ensinar tudo do 0, são licenciados é suposto saberem algo mais. Os orientadores limitam-se a orientar e a limar arestas na pessoa, os licenciados basicamente têm que dar ao pé para seguir o seu caminho senão é apenas mais um licenciado no país...


Boa sorte para o criador do tópico, é preciso lutar mas vais ver que chegas la :D
 
Vou sendo vencida pelo cansaço e sinto-me frustrada
não pode ser, neste momento aposta num estágio não remunerado na tua área ou tenta um part-time num sítio com bom ambiente mesmo que não seja na tua área. Ou então, se puderes, relaxa, melhora outras competências como linguas ou tenta cursos na tua área, ou noutra que tenhas interesse, que sejam sérios.
Isto enquanto muitas pessoas vão martelando "já te candidatas-te para emprego?", "ainda sem emprego?", "então, ainda não arranjaste nada?". É deveras frustrante.
dica para a vida: deixa de te preocupar com o que essas pessoas acham que é o melhor para ti e pensa no que é bom para ti. Aconselho-te a afastares-te o mais possível nesta fase de indefinição dessas pessoas que sentes que te martelam, mesmo que sejam da tua família! Se calhar até serias mesmo feliz a fazer outra coisa mas se ficas obcecada com o disco que toca em loop e que te dá aquela música "tenho que dar uso à licenciatura, tenho que trabalhar nesta área" não vais ter sequer a oportunidade de questionar o teu caminho. a licenciatura vai determinar o teu caminho em vez de ser o teu caminho, escolhido por ti, que irá fazer uso da ferramenta 'licenciatura'. E esse uso pode perfeitamente passar por "deixar a ferramenta de lado por agora". O mundo é enorme. E também é frustrante, estás a aprender isso cedo e isso é 'bom' ainda que possa ser difícil.
E quanto ao canudo, tens razão, compraste-o..o canudo é uma ferramenta e não um bilhete de entrada para um certo trabalho. As empresas portuguesas queixam-se disso - mas também não estão para apostar em talentos. Um canudo serve para prosseguir estudos ou para meteres no currículo para te poderes candidatar a certos empregos que o exigem, às vezes só porque sim. Serve para pouco mais. Se conseguires trabalho e conseguires construir uma carreira nessa área verás que vais utilizar ao longo da tua vida 5% ou menos daquilo que te deram na faculdade

Não te deixes desanimar caramba, pensa nas possibilidades que tens e não nas possibilidades que te parecem "o mínimo aceitável porque [lista de razões que tu meteste na tua cabeça ou que alguém o fez ou tenta fazer]"

Boa sorte, continua a tua busca, continua também a pedir ajuda
 
X-Blitz, obrigado pelas tuas palavras. Eu já até tinha lançado um joguito que, para mim era só um teste, uma "coisita" só para aprender coisas. Não era o meu objectivo ter muitos "fãs" mas resultou bem. Fiquei surpresa com a adesão de tantas pessoas a gostar e a pedir para eu continuar. Penso trabalhar num próximo jogo pessoal mas desta vez caprichar na qualidade da imagem... já que o último foi mesmo a "despachar", era só para aprender.

Eu acho que hoje em dia os licenciados saem "cegos".
O que o dercio24 disse em relação aos estagiários no ramo dele, eu seria igual, acredito. No meu curso tínhamos video, óbvio. Mas nunca nos deixaram sequer segurar uma câmara. Eu tenho imensa vontade de trabalhar, de evoluir, eu dedico-me imenso e luto bastante para aprender por mim. Mas em empregos assim, sem sombra de dúvida que eu precisaria de umas "luzes" de como fazer algo. E acho que assim muitas empresas podem ganhar um bom trabalhador, investindo nele se necessário, com formação ou passando mesmo por explicar uma coisita ou outra.

Na universidade eu olhava à volta e maioritariamente era tudo pessoal que nem pensava no futuro a nível profissional, nem interesse tinham no curso, era só noitadas e bebedeira. Para mim o 3d era fácil até... não me esforçava para boas notas. E eles tinham imensa dificuldade, daí eu destacava-me.

Eu só penso que com uma chance eu conseguiria lá chegar, eu acredito que sim! Porque eu realmente sempre dei o meu melhor e aprendo rápido por mim. Não preciso que me ensinem a usar ferramentas (software), isso qualquer pessoa aprende a usar, não há necessidade de professores. Neste momento tenho andado a aprender alemão, apenas em caso...

Os meus colegas de faculdade, dentro e fora do meu curso, todos se queixam de sair do curso a saber: nada. Ninguém se sente preparado para a realidade do mundo do trabalho nas áreas de estudos. É só disciplinas de encher chouriços.
 
Boas,

Já tentaste algo pelo Erasmus+? Até um ano depois da licenciatura tens direito a um estágio Erasmus com bolsa plus o que a empresa te pagar. Eu fui, e apartar daí nunca mais estive desempregado na vida, procura na internet mais info
 
Boas,

Já tentaste algo pelo Erasmus+? Até um ano depois da licenciatura tens direito a um estágio Erasmus com bolsa plus o que a empresa te pagar. Eu fui, e apartar daí nunca mais estive desempregado na vida, procura na internet mais info

Sim, fiz erasmus na Lituânia por recomendação e arrependi-me. Isso porque me tinham dito que lá eram precisos muitos designers e eu poderia ter chance de lá fazer estágio, ganhar experiência etc. Não foi o que aconteceu. Lá designers não são precisos, não há grande uso de tecnologias e sinceramente mais pareceu uma palhaçada.
 
O ideal será começar como freelancer e construir um bom portefólio para apresentares e "venderes" o teu trabalho. Não é fácil, requer muito tempo da nossa parte e nem sempre compensa a nível financeiro, mas tens que lutar. Trabalho como freelancer e posso-te dizer que há momentos bons e momentos maus, mas nunca fiquei à espera, nem limitei-me a interesses e necessidades de empresas. Tens que fazer as coisas por ti. Como freelancer aprendemos muito, sobre nós, sobre clientes, como as coisas funcionam e dá-te uma preparação que academicamente é difícil obter . Há sempre o desejo de evoluir e aprender mais pk na verdade o nosso futuro depende de nós! Eu sei que isto não é regra, e cada um é como é, apenas estou a falar da minha experiência pessoal. Não podemos estar dependentes de agências e gabinetes, e nem sempre as pessoas que conhecemos são suficientes para ter trabalhos que compensem financeiramente ao fim do mês. Por outro lado, como freelancer tb vais trabalhar muito para aquecer, neste caso se forem concursos é quase sempre a fundo perdido (independentemente das tuas capacidades e qualidade do trabalho, simplesmente há muita concorrência). Não desanimes!
 
Back
Topo