Reciclagem/Imagem Disco

E

ECOMNUAI

Guest
Ola a todos,
trago aqui duas duvidas, para as quais gostaria de saber algumas sugestões/respostas.

1ª Gostaria de obter um programa gratuito,simples e eficaz para limpar os itens eliminados na reciclagem para sempre, para que não exista forma de os recuperar através de programas próprios para o efeito. De preferência que funcione também no vista.

2ª Tenho a persistente duvida sobre os programas criadores de imagem de Disco. Ora bem.. eu tenho o portátil ou desktop a funcionar, tudo muito bem, vou fazendo umas limpezas de vez em quando, backups de dados e drivers. Agora pergunto um programa que cria uma imagem do disco, em que me beneficia? É tipo um backup? Utiliza-se depois de uma formatação do sistema operativo e depois já não se restaura os backups de dados e drivers mas sim a imagem do disco, instalando esse programa com que fiz a mesma?

Obrigado a todos!!
 
Em relação a programas para apagar definitivamente não conheço nenhum, mas se "googlares" um pouco decerto que vais encontrar... procura por tags como "permanently delete files" ou algo assim.

Quanto a tua segunda pergunta, o "clone" de HDDs e útil nos casos em que, por exemplo, se tiveres um disco ai por casa que não esteja a ser utilizado e quando precisas de formatar não queres ter o trabalho de instalar tudo de novo, fazes uma imagem do teu HDD limpo e quando quiseres restaurar... repões a imagem inicial.
Claro que, ele ira restaurar tudo para o estado original, ou seja, tudo o que tiveres adicionado posteriormente a criação dessa imagem, terá que ser reinstalado. Tendo em conta isto, eu não o catalogava como um "backup" mas mais como uma "fail safe installation".
Quase todos os programas de clonagem tem a opção de restore da mesma e sao muito intuitivos. Nao creio que tenhas grandes dificuldades.
 
1- Eu conheço e uso o Eraser e é bom para o que tu queres. Mesmo para quando tens aqueles ficheiros deixados por apagar nas desinstalações, que teimam em não ser apagados/removidos de maneira normal (botão delete).

2- Um backup do Sistema serve para quando, por exemplo, és atacado por um vírus (ou outra coisa qualquer) que faz com que o SO fique inoperacional. Permitindo esse backup restaurar o SO e tudo o que escolheste "salvaguardar" na altura do mesmo, assim não tens de instalar de raíz o SO, sem programas/drivers nenhuns.
 
Back
Topo