Reciclanet um projecto similar ao Flavitu PT mas com êxito.

Minguno

Power Member
Recentemente ouvi um zum zum em modo podcast sobre algo chamado Reciclanet, fiquei interessado ao escutar e quado tive tempo visitei a página deles e lí :

La Asociación Educativa Reciclanet tiene como fin el promover el uso de las Tecnologías de la Información (TI) y en particular el Software Libre entre personas y organizaciones que trabajen por la educación, el desarrollo, la comunicación, la justicia social, el Medio Ambiente, la paz y el respeto a los Derechos Humanos entre los pueblos y culturas del mundo.

Salvo que não têm uma distribuição própria personalizada parece-se ao que um dia pensamos no Flavitu o mais curioso é constatar que ideias sem êxito num lugar, podem com raiz própria e diferente ter êxito noutro e isto gera uma imensa alegria interior pela ideia e pelas mãos de outros e com a qual nós mesmos concordamos e gostaríamos de ter feito.

Vamos lá então o Reciclanet sediado em Bilbao e de abragência Peninsular é nem mais nem menos que uma dinâmica rotativa (cluster) entre diferentes etapas e métodos de recolha, tratamento e cedência ou venda de equipamentos Informáticos , junto a isto uma oferta divulgativa e formativa pró-SL e com um enfoque muito social , ecológico e pedagógico.

E sí é uma associação de partilhas, alicerçada pelo Software Livre , conhecimento GNU/Linux e informático , autónoma no possivel e mediante muita divulgação pessoal ou comunitária.

http://tienda.reciclanet.org/
http://www.reciclanet.org/blog/reutilizacion-2/
http://www.reciclanet.org/blog/en-reciclanet-necesitamos-voluntarios-como-tu/

Cada vez son más los colectivos y asociaciones que por coherencia con sus principios, se pasan al software libre. Además de no tener virus, y ser su coste de licencia cero, es de mayor calidad, mas robusto y estable como lo demuestra quienes lo usan.

Desde Reciclanet ofrecemos los siguientes servicios con Software Libre (Ubuntu) a las Asociaciones y Colectivos:

Creación de páginas web con WordPress
Copias de Seguridad y Borrado Seguro de Datos
Migración de entornos Windows a GNU/Linux con Ubuntu
Formación personalizada en tu Asociación con Software Libre (Ubuntu)
Formación general: Talleres, Cursos y Charlas
Participación y organización de eventos con Software Libre

http://www.reciclanet.org/blog/servicios-reciclanet/formacion/

Nuestra metodología es participativa. Contamos con un equipo de 9 ordenadores con Ubuntu instalado, un ordenador por persona y sillas giratorias. Grupos reducidos y método completamente práctico. Porque la mejor forma de aprender es practicando. Tenemos ya preparados los siguientes cursos que venimos impartiendo desde el año 2004.

Iniciación a GNU/Linux con Ubuntu.
Curso de Iniciación a Ubuntu de 18 horas. Al final del curso podrás hacer lo mismo que hacías con Windows. Configurado por módulos. Incluye módulo de instalación de Ubuntu.
Reutilización y Reparación de equipos informáticos con software libre.
Trabajando exclusivamente con herramientas de software libre aprenderemos a diagnosticar y reparar cualquier equipo. Taller eminentemente práctico de 12 horas de duración y 6 alumnos máximo.
Linux Avanzado.
Para usuarios avanzados que quieren profundizar en el sistema y aprender a usar la consola.
2 horas para conocer Linux
Breve introducción sobre el software libre, sus ventajas para la sociedad, y aclarar los mitos infundados: por ejemplo, que es difícil. 1 hora de práctica real con Ubuntu como ejemplo.

Neste caso do Reciclanet eles encontraram algo importante para o projecto - algum método de auto-financiamento - qual é a fórmula deles ao invés de terem uma distro "amigável" e procurarem apoios institucionais ou tentar vender cds ou cursos SL em bruto vendem máquinas recicladas ou serviços dentro destes a parte WEB ou seja algo acabado com possibilidade de formação presencial.


5GokQfSs7MNq.jpg

E assim se desenham sorrisos e um que seja , já vale todo o trabalho . É nestes projectos que devemos pensar quando nós Linuxeiros pensamos " valerá a pena eu divulgar isto do SL se poucos ligam a isto?" , estes projectos são a prova de que afinal vale a pena e merece o tempo que gastamos ainda que seja para um nicho de interessados.
 
O ano passado foi muito badalado nos media cá do burgo umas apreensões de material ilegal/contrafeito de reparação automóvel.
No fim querem ilegalizar alterações no computador de bordo dos carros que não sejam realizadas nos "agentes autorizados" porque sem pelo menos parte do código da marca é impossível de fazê-lo.
 
O ano passado foi muito badalado nos media cá do burgo umas apreensões de material ilegal/contrafeito de reparação automóvel.
No fim querem ilegalizar alterações no computador de bordo dos carros que não sejam realizadas nos "agentes autorizados" porque sem pelo menos parte do código da marca é impossível de fazê-lo.

É o problema das licenças as empresas são assim, no entanto o reuso tanto de código como de hardware é muitas vezes possivel e muitas vezes desejável mas isso por vezes não interessa às empresas e se estas têm as licenças ao nível de software o usuário tem de submeter-se a elas, depois tens as terceiras partes que são os parceiros os tais agentes autorizados que estão certificados para algo segundo essa mesma arca empresa , é um ciclo empresarial.
Aí não existe muito a fazer devido a licenças.
 
Usando uma analogia, para simplificar a discussão, seria como um aparelho com parafusos que só o fabricante conseguia abrir. Isso será legal/justo/desejável para a sociedade e mercado livre? Na Coreia do Norte até compreendia.
 
Back
Topo