1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Recicling - outros usos para componentes de PC

Discussão em 'Electrónica' iniciada por Mortymore, 15 de Junho de 2008. (Respostas: 12; Visualizações: 5370)

  1. Mortymore

    Mortymore Power Member

    Isto talvez interesse mais a quem se dedica à química, mas a verdade é que o trabalho que tenho tido é devido à minha mais recente actividade que é andar a observar microcontroladores "descascados".

    -------------------------------------------------------------------------------------------

    1º - Homemade Hotplate com fonte AT

    Como a vida não está fácil e um hotplate não é propriamente barato, tive que desenrascar a necessidade que tinha de aquecer umas "coisas" e então decidi dar uma olhadela ao material que tinha cá por casa encostado com que podesse resolver a situação.
    Acabei por construir um hotplate muito básico, apenas com 2 temperaturas seleccionáveis, e sem qq espécie de controlo, mas que não era crítico no meu caso, uma vez que mais ºC menos ºC satisfazia as minhas necessidades. Recorri a uma fonte AT de um velho comp*tador, a parte da caixa de outra fonte de alimentação de comp*tador que estava avariada, 4 resistências de potência, e mais umas miudezas.

    Deixo uma imagem da "obra prima" e um link para download de um PDF em inglês com mais detalhes sobre a sua construção.

    http://rapidshare.com/files/122251187/Homemade_HOTPLATE.pdf.html

    [​IMG]


    -------------------------------------------------------------------------------------------

    2º - Microscópio Bresser Biolux AL - Hack

    Tenho um microscópio de marca Bresser, modelo Biolux AL. Estou muito satisfeito com ele (pelo preço e de acordo com as minhas necessidades e orçamento), embora rapidamente lhe tenha encontrado um defeito. Este microscópio tem iluminação superior e inferior (desculpem-me se não é nestes termos que os químicos se referem á iluminação presente no microscópio, mas esta não é a minha área), mas sendo fixas, a iluminação superior só é relevante quando uso a lente de ampliação 4X, pois com a de 10X ou 40X, ficam em frente á luz e já não iluminam o objecto em observação.

    Pensei como poderia resolver esta situação, pois por vezes tinha que recorrer a uma lanterna de mão para conseguir uma iluminação decente. Lembrei-me então que dava jeito ter uma luz colocada num braço articulado que fosse possível mover como bem entendesse, e foi assim que acabei por me lembrar que há umas luzes destinadas ao uso com computadores portáteis que se ligam a uma porta USB destes. Acontece que a alimentação do microscópio é também feita por um transformador que fornece 5V DC, que é também a tensão presente nas portas USB dos computadores. Portanto o uso de uma dessas luzes (que na verdade são constituidas por 1 ou mais LEDs) com o microscópio, poderia ser viável, alimentado pelo mesmo transformador, faltando apenas verificar que não seria excedido o limite de corrente que este é capaz de fornecer, caso estivessem todas as luzes (LEDs) ligadas no microscópio. Feitas as medições, verifiquei que mesmo com a iluminção no máximo e tudo ligado, o consumo se ficava por uns meros 70mA, sendo o transformador capaz de fornecer até 200mA. Assim sendo, passei á acção, que descrevi num PDF cujo link disponibilizo para que se possa proceder ao download do mesmo. O texto está em inglês (desculpem não ser grande coisa a escrever em inglês).

    http://rapidshare.com/files/122247180/Microscope_Hack.pdf.html

    [​IMG]

    Abraço
     
  2. AcidDagger

    AcidDagger What is folding?

    bom tutorial... mas qual é a necessidade de um hotplate para a electrónica?
     
  3. Mortymore

    Mortymore Power Member

    Como disse, a minha actual motivação é a observação de chips ao microscópio, e para os "descascar" tem que se usar químicos, normalmente ácidos, e estes actuam muito mais rápido se aquecidos a determinadas temperaturas.

    Exemplo: http://www.rampantapathy.co.uk/12c508a.html

    Outra aplicação na electrónica é o trabalho de soldadura de componentes de montagem de superfície. Neste caso contudo o controlo da temperatura é muito importante.

    Exemplos:
    http://www.swarthmore.edu/NatSci/echeeve1/Ref/SMTtutorial/smt.html
    http://www.sparkfun.com/commerce/present.php?p=Reflow%20Skillet#Toasting

    Uma forma de conseguir controlar a temperatura com um controlador de processos comercial:
    http://www.e-f-w.com/community/msgboard.php?op=showthread&id=45

    Abraço

    PS: Se quiseres fazer uma PCB e usares percloreto de ferro aquecido ele actua mais rápido.
     
    Última edição: 15 de Junho de 2008
  4. Jorge Candeias

    Jorge Candeias Power Member

    Por acaso também tenho uma panca de ver chips ao microscópio, mas até agora só vi UV-eproms/CPUs de máquinas de calcular... Os primeiros são fáceis porque têm uma janela de vidro para se poderem apagar, os segundos dobro a placa e a epoxy parte-se e com alguma (muita) sorte o chip descola.


    Cumps
     
  5. AcidDagger

    AcidDagger What is folding?

    desculpa esta pergunta... mas para que ver chips ao microscopio... eu tou a perguntar porque ate me posso motivar...

    cumps
     
  6. Mortymore

    Mortymore Power Member

    @ Jorge Candeias

    Aqui tens talvez as melhores imagens de chips descascados que podes encontrar na net:

    http://www.flylogic.net/blog/

    Já cá tinha colocado um link para um vídeo onde o mestre responsável por essas imagens, mostra o seu laboratório e relata alguns procedimentos:

    http://www.techzonept.com/showthread.php?t=286704

    Um PDF da sua apresentação numa palestra sobre segurança:

    http://www.blackhat.com/presentations/bh-dc-08/Tarnovsky/Presentation/bh-dc-08-tarnovsky.pdf

    CUIDADO! Se te passar pela cabeça mexer em ácido nítrico fumante ou ácido fluorídrico, é melhor informares-te o mais possível sobre esses componentes, os cuidados a ter para lidar com eles, e os perigos a que podes estar sujeito, pois podem provocar danos irreversíveis ou mesmo a morte. O ácido fluorídrico, desfaz o vidro, e pode penetrar na pele mesmo sem que o sintas, reagindo com os ossos e penetrando na circulação sanguínea. O ácido nítrico fumante liberta gazes extremamente perigosos se inalados, especialmente se se der uma reacção violenta como por exemplo com cobre. Alguns dos químicos usados são também potencialmente cancerígenos.

    Abraço

    PS: Só depois de responder é que me dei conta do teu post AcidDagger

    O objectivos podem ser os mais variados. Desde perceber o que lá vai dentro ao nível estrutural (arquitectura), a reverse engeniering, como conseguir quebrar as protecções que apregoam os fabricantes, tipo um lock bit activo contra leitura da programação de um microcontrolador que como acontece num link que anteriormente coloquei, foi ultrapassado num microcontrolador PIC. Ou seja, metes no mercado um artigo que produziste e pensas que lá porque quando saem da linha de montagem levam um lock bit activo niguém te vai conseguir sacar a programação... pois podes estar enganado.
    Por outro lado, se não tens vizinhas boas a passear nuas pela casa no prédio em frente que possas ver com uns binóculos e apreciar a sua beleza exterior, podes sempre espreitar a beleza interior de uns componentes electrónicos para passar o tempo :lol:
     
    Última edição: 16 de Junho de 2008
  7. Jorge Candeias

    Jorge Candeias Power Member

    Por enquanto, é só para apreciar o desenho no silicio, mas tipo eu ainda não tenho a skill de olhar pa um chip e dizer: Aquilo ali é um fio que sai de um nand que depois vai para a rom e a eprom para impedir de serem lidos.

    Nada de ácidos...


    Cumps
     
  8. AcidDagger

    AcidDagger What is folding?

    pois... mortymore... ja trabalhas com acidos?
     
  9. Mortymore

    Mortymore Power Member

    Sim. Até agora, dos mais sonantes, sulfúrico e nítrico.

    Abraço
     
  10. AcidDagger

    AcidDagger What is folding?

    vê lá isso ;)
     
  11. Mortymore

    Mortymore Power Member

    Aqui ficam umas imagens do tipo de protecções que tenho para lidar com este tipo de produtos, sendo que á falta de equipamento de exaustão de gases se deve trabalhar em locais arejados, e nunca dentro de casa.


    Máscara com filtros tipo:

    A1: Vapores orgânicos, solventes (exemplos: removedor epoxi)
    B1E1P3: Cloro, vapores inorgânicos, gases ácidos, dióxido de enxofre (exemplo: ácido nítrico)

    [​IMG]


    Luvas de latex e/ou outras que protejam contra o tipo de químicos a manusear

    [​IMG]

    Pode ver-se nas luvas de latex usadas que estão com manchas amareladas. As manchas devem-se unicamente ao manuseamento do ácido nítrico sem que este alguma vez tenha tocado directamente as luvas, por derrame.

    Para consulta sobre que tipo de luvas usar: http://msds.chem.ox.ac.uk/glovesbychemical.html


    Óculos de protecção de preferência selados

    [​IMG]

    Os óculos que não são selados e têm furos de ventilação não impedem que gases venham a afectar a vista.


    Vestuário de protecção, tipo uma bata branca com punhos elásticos para que se ajustem aos pulsos e não se corra o risco de derrubar algo com mangas largas e pendentes.
    Deve também trabalhar-se sempre de pé, pois em caso de acidente minimiza-se o risco de derrames sobre o corpo, e um desvio estratégico será mais rápido do que se estivesse-mos sentados numa cadeira.
    Por outro lado a cor branca no vestuário permite regra geral tornar mais evidentes quaisquer sujidades devidas a derrames químicos, cuja percepção imediata pode prevenir desastres maiores, pois há químicos que progridem com a sua acção sobre o vestuário, podendo atacar a pele se não dermos conta do que está a ocorrer.

    Abraço
     
    Última edição: 20 de Junho de 2008
  12. boa oficina... mete mais fotos... alem da panca pela descoberta e invenção, nao resisto sempre que posso comprar mais um equipamentozito, a minha garagem ja tem tanta tralha que um destes dias tenho que começar a deixar o carro na rua...





     
  13. Mortymore

    Mortymore Power Member

    Que tipo de fotos é que pretendias que fossem colocadas?

    Se a ideia é colocar fotos da oficina ou laboratório caseiro, então sugeria que se abrisse uma thread com esse propósito exclusivo, á semelhança da que se há cá no forum destinada à exposição dos desktops dos PCs. Até seria interessante, embora a minha tasca careça de uma boa arrumação e organização, mas também me parece que isso é normal.

    Abraço
     

Partilhar esta Página