Reciever AV para ligar a um Panasonic BD35

z0mbi3

Power Member
Viva!

Vou embarcar na viagem Blu-Ray durante esta semana e como o meu reciever não tem portas HDMI (e o leitor não tem saídas analógicas) estou a pensar substituir o meu Pioneer VSX-2011D (que nem tem sido usado, está encaixotado há mais de 1 ano quando eu mudei de casa).

Estou a olhar para o Sony STR-DG820 e parece-me uma hipótese sólida. Pode parecer um downgrade (e se calhar até é) mas julgo que não preciso de muito mais. Em último caso, ligo o Pioneer e fica ligado ao Pioneer que toda SACDs.

Tenho umas Acoustic Energy Evo3. Será que o som destas com o Sony vai ser fixe?
A questão mais importante e é uma dúvida existencial:
O leitor de BR descodifica os formatos todos de som. Será que preciso das entradas de som analógicas - o que tornaria este reciever uma impossibilidade - ou o HDMI será suficiente? Por exemplo, com um filme com DTS-HD, o leitor descodifica, manda bitstream por HDMI para o reciever e o reciever bota o som nas colunas?
 
Claro que estou a ser cepo e quero dizer que o leitor manda PCM para o reciever e o reciever distribui o sonoro para as colunas.
 
Se hipoteticamente escolheres o Sony 820 ficas com duas opções para os formatos HD:

Envias bitstream do leitor e deixas o receiver descodificar (para mim a melhor opção). Assim aparece-te escrito no ecrã Dolby True HD ou DTS MAudio sempre que aplicável.

Envias descodificado em LPCM e o receiver apenas "envia" o som para as colunas. Assim só te aparece no ecrã LPCM Multichannel ou algo equivalente.

Ambas as soluções são em teoria equivalentes em termos de qualidade sonora, mas existem relatos de que deixar o receiver tratar da descodificação apresenta melhores resultados. Pode ser efeito placebo de ver o nome dos codecs a aparecerem no display, ou então não...

Aconselho-te no entanto, e antes de gastares €, a experimentar ligar o leitor ao receiver antigo por ligação óptica. As faixas DD e DTS dos BRay são na sua grande maioria bem superiores às de DVD, e no meu caso, satisfazem-me em termos de qualidade.

Já agora tens 5.1, ou 2.0/2.1 em termos de colunas? Porque se só tiveres 2.0/2.1 consegue-se enviar as faixas HD em 2.0 pela ligação óptica, após terem sido descodificadas para LPCM e feito o downmix da praxe.


Cumps
 
Epá, agora que penso nisso, a minha pergunta é idiota no sentido que não se aplica. O que tu disseste é verdade e óbvio para alguém com dois olhos abertos ;)

A minha dúvida era relacionada com a ausência de upscaler no 820 e não com os decoders do 820 (que julgo que toda as versões HD do DTS e DD, não é?). Tendo eu o BD35 e futuramente (?) um PCH (que, AFAIK, bomba imagem já "upscaled"), o facto do 820 não ter upscaler é um mal menor (ou até uma non-issue)... aliás, que tipo de aparelhos é que eu posso querer ligar à TH-42PZ85 que não mandem imagem já em HD e que precisem de upscale?

Já agora, neste momento terei apenas som 2.0 mas é um assunto que vai ser resolvido entretanto... pelos vistos, vou esperar então que compre as colunas que vão preenchendo a sala (central e surround) para depois equacionar verdadeiramente a possibilidade de trocar de receiver.
 
Não te preocupes muito com o upscale, em receivers da gama do 820 (refiro-me aos que o têm como o Onkyo 606, etc) não é nada famoso.

Sim, o 820 descodifica os dois formatos que "vingaram", o Dolby True HD e o DTS MAudio.

Mais vale enviar o sinal o mais intocado possível (fazendo o receiver apenas pass-through do sinal) e deixar a TV fazer o upscale. Ou no caso do BD35, deixar o player fazer o upscale para os DVDs, já que para os BR não é necessário qualquer ajuste.

Acho que fazes bem em ouvir primeiro com o teu setup actual, até porque como referes o teu receiver actual, apesar de antigo, posiciona-se algumas gamas acima de receivers como o Sony.

Cumps
 
A minha questão surgiu quando TODOS os reviews que leio dizem "ah e tal, é muito bom mas não faz upscale".
Nem me lembrei que na realidade não vou precisar de upscaler no receiver por causa das fontes que vou usar.
Vou é tratar de meter mais colunas em casa... se ainda conseguir encontrar algumas que fiquem bem com o sistema que lá tenho porque Acoustic Energy Evo é capaz de ser complicado :(

Já agora, última pergunta:
Com o VSX-2011D, mesmo que ele não descodifique os formatos Dolby True HD e o DTS MAudio, consigo meter a tocar "as colunas todas" (incluindo upgrades futuros para 5.1 ou 5.0) se ligar o BD35 com um cabo óptico (teoricamente, o BD35 descodifica-os)?

Thanks a lot, vacalouca!
 
Back
Topo