1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema Reclamação na Fnac por uma Nikon avariada

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por eXtr3me_07, 3 de Fevereiro de 2013. (Respostas: 16; Visualizações: 2583)

1. eXtr3me_07

eXtr3me_07 Power Member

Bom dia caros "zwameiros"

Tenho um GRANDE problema em mãos e já não sei o que hei-de fazer.
    Vou tentar resumir para que não fique muito grande:

A 2 semanas de acabar a garantia da minha D3100 notei que algo se passava quando disparava com timer.
    Pelo Viewfinder notava que precisamente antes de disparar (com timer) o foco mexia um nadinha para cima, tornando uma fotografia nocturna ou de paisagem tremida em grandes formatos.
    Levei-a à FNAC de Almada e enviaram para reparação.
    Passado 3 semanas fui buscar a máquina mas não saiu de lá, o problema continuava e um empregado da zona de fotografia certificou-se do mesmo problema e escreveu na nota de reparação.
    Mais 3 semanas se passaram e a máquina volta com o mesmo problema. Neste momento era dia 2 de Janeiro e até o gerente da loja me disse que iria-se informar junto do representante da Nikon para ver que opções tinha pois já eram demasiadas vezes um produto voltar para reparação.
    Passado 1 mês (30 dias) não recebo noticia nenhuma da FNAC, dirijo-me lá com tudo o que tinha da máquina (caixa, bolsa, bateria etc.) para uma devolução ou troca por um produto novo.
    Sou recebido pelo empregado do pós-venda e ele vai falar com a suposta empregada do back-office que estava a tratar desse assunto (então mas não era o gerente?) passado 10 minutos volta, pede desculpa mas como era sábado não era possivel fazerem nada pois teriam que telefonar para o representante da nikon pois o produto tinha vindo com um pedido de orçamento. O rapaz disse que era estranho pois o produto estava dentro da garantia aquando da 1ª intervenção.
    Ele disse-me então que na 2ª iriam telefonar para saber o que se passa e depois me informavam.

Se na 2ª não me telefonarem eu vou à FNAC (mais uma vez e sempre que vou lá são 100KM ida e volta) mas quero saber o que poderei dizer e invocar pois eu vou ter de trazer uma máquina qualquer que seja. são já perto de 3 meses sem máquina e tenho uma viagem importante para a semana que vem.

1ª pergunta: Quais são os meus direitos? Produto novo igual (D3100) ou o valor em cartão para uma máquina nova? (prefiro a 2ª opção pois a D3100 já é um modelo descontinuado)
    2ª pergunta: Se eles voltarem a colocar entraves como devo agir?
    3ª pergunta: Devo ou não fazer uma reclamação no livro mesmo que eles me proponham um produto novo ou devolução?

Obrigado.

2. Drackey

Drackey Power Member

Bem é assim. se entregas-te na garantia tens garantido o produto. Agora a nivel de loja funciona assim eles so são obrigados a dar uma máquina nova ao fim de 4 avarias. Ou seja podem mandar reparar 3 vezes, a 4ª vez são obridados a dar nova ou outra ou dinheiro (julgo que aqui o responsavel é a marca e que eles é que se resolvem com a loja). Mas se alguma das 3 avarias demorar + de 30 dias tens direito a uma máquina nova ou dinheiro. Mas sei que politicas da fnac não dão dinheiro mas dão vale para que compres lá e não noutro lado. SE passou 30 dias não queres arranjado queres o dinheiro ou uma nova. Caso levantem ondas ai sim pede o livro. Não deves pedir o livro por teres de enviar 3 vezes para a garantia pois é por isso que a garantia foi inventada...lol Claro que podes pedir o livro para reclamar ou para sugerir alguma coisa em relação ao assunto e neste caso podes falar da má assistencia nikon ou atendimento que anda meio perdido com faltas de informação...

3. eXtr3me_07

eXtr3me_07 Power Member

Boas,
    Obrigado pela dica. O problema é que ontem fui lá (já tinha passado mais de 30 dias) e atrasaram-me mais 2 ou 3 dias, ou seja, como era FDS não era possivel resolver o meu problema. Quando chegar a 3ª feira tenho receio que voltem com desculpas da "carochinha".
    Estou a ficar farto desta situação que há quase 3 meses se arrasta.
    Em relação ao darem-me um produto novo ou o dinheiro em cartão, são eles que escolhem ou eu que escolho?
    É que com o valor daquela meto mais uns euros e compro uma 600D ou uma D3200.

4. cardosoaac

cardosoaac Power Member

Meu amigo
    Como deves entender tens a faca e o queijo na mão!
    Sinceramente, não admitia um situação dessas nem tinha tanta paciência como tu.

Portanto, o que eu faria:
    1º Ia novamente á loja, com tudo o que tivesse da máquina mais os papéis para resolver o problema;
    2º Pedia para falar apenas com o gerente;
    3º Se o gerente não viesse falar comigo, pedia o livro amarelo e escrevia até me doer a mão!
    4º Se o gerente viesse falar comigo pedia-lhe que me trocasse a máquina ou me devolvesse o dinheiro porque, como é óbvio, isso já passou todos os prazos da razoavilidade;
    5º Se o gerente coneçasse a roer a corda... pedia o livro amarelo e escrevia até me doer a mão!
    Portanto de uma forma ou de outra, naquele dia, resolviam o problema!

5. eXtr3me_07

eXtr3me_07 Power Member

Portanto, o que eu vou fazer:
    1º Ia novamente á loja, com tudo o que tivesse da máquina mais os papéis para resolver o problema; Já o fiz ontem e claro que vou voltar a fazer
    2º Pedia para falar apenas com o gerente; sim sem duvida, não volto a falar com um empregado apenas.
    3º Se o gerente não viesse falar comigo, pedia o livro amarelo e escrevia até me doer a mão! Já estou a preparar o texto.
    4º Se o gerente viesse falar comigo pedia-lhe que me trocasse a máquina ou me devolvesse o dinheiro porque, como é óbvio, isso já passou todos os prazos da razoavilidade; Aqui estou tentado a fazer reclamação mesmo que satisfaçam o meu pedido.
    5º Se o gerente coneçasse a roer a corda... pedia o livro amarelo e escrevia até me doer a mão! Hehehe.
    Portanto de uma forma ou de outra, naquele dia, resolviam o problema! É fundamental resolverem-me o problema em ultimo caso 3ª.

Obrigado pelas dicas.
    Este decreto ajuda-me no prazo de reparação de 30 dias:
    Artº 4 DL n.º 67/2003, de 08 de Abril
    Qual o decreto que me diz que posso optar pelo dinheiro do que uma máquina igual?
    É que uma D3100 está neste momento descontinuada.

6. vou ignorar por completo toda a questão das garantias e focar-me naquilo que, pela descrição feita, penso ser o "problema": má utilização.

o comportamento da maquina parece-me o normal e esperado, sendo portanto a razão provável pela qual a maquina esta a ser devolvida nas mesmas condições e pela qual a nikon está a dificultar a troca (se a maquina está boa não faz sentido trocar).

1) Com o timer activo a maquina antes de disparar vai activar o foco automatico. se não queres que isso aconteça é muito simples, na lente mudas o switch de AF para MF.
    2) Se não queres que as vibrações do espelho afectem a exposição (problema comum em fotos com tempo de exposição prolongado), então deves também activar o mirror lockup, no entanto essa feature não está presente na D3100 (algo que deverias ter-te informado antes da compra), podes tentar dar a volta usando o liveview, embora não sei se o timer funcione nesse modo.

qq uma destes 2 problemas agrava-se caso as condições de iluminação sejam deficientes (fotografia nocturna) e caso nenhum dos pontos de AF tenha sido colocado sobre um ponto com contraste.

7. Drackey

Drackey Power Member

Segundo o user so notou o problema agora quer dizer que usa a opção há mais tempo e so agora dá o problema.

No site da fnac http://www2.fnac.pt/help/FAQ_sav.asp?NID=-11&RNID=-11

[h=3]3. O que acontece, no caso da reparação do meu artigo exceder o tempo previsto (30 dias) na entidade reparadora?[/h] De acordo com as condições de garantia, no caso do artigo ultrapassar os 30 dias na entidade reparadora, tem a opção de escolher outro artigo de valor igual ou inferior ao adquirido.

Como está no site siga... eles fizeram esperar mais uns dias para ver se recebem o material. Tu se queres fazer um upgrade aproveita agora...hehehe

Ps: a Loja tem sempre um responsavel, se não é o gerente é o subgerente, mas para ti não interessa quem venha pois so queres a tua máquina ou outra se quem dá é o gerente ou a empregada de limpezas isso eles é que sabem.

Última edição: 3 de Fevereiro de 2013
  8. cardosoaac

cardosoaac Power Member

Já agora, tens aqui mais alguma informação...

http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=280331&page=1

9. pela descrição que ele fez do "problema", não é problema, é uma feature da maquina, e se trocar seja por que maquina for, o exato mesmo problema vai acontecer (AFAIK todas fazem isso, sejam nikon sejam canon, sejam de entrada ou profissional), o timer quando dispara executa AF, se não querem AF nessa altura é desligar!

provavelmente so deu por ele agora porque so agora começou a fazer aquele tipo de fotografia (o que é normal).

mas pronto, ate o op vier esclarecer o "problema", apenas podemos especular (sinceramente nao percebi o "foco mexer para cima").

10. Ansatsu

Ansatsu Power Member

Eu já ando com a minha nikon à mais de 1 ano e não entendi o que querias dizer aqui.
    Se a foto está tremida não é do foco, mas sim do teu tripé ou do vento que faz abanar a camera. O foco mexe para cima? pelo viewfinder, pelo viewfinder não dá para ver como focou, a não ser que tenhas olhos de águia. Para ver a que distancia focou é pela lente e se a camera estiver com a lente em foco manual, explica-me como a camera em manual vai mexer no foco? Ou até mesmo quando mudas na própria lente para manual, a camera deixa de ter acesso ao foco da lente. Ao pressionares o shutter, seja timer ou comando remoto, a camera vai sempre auto focar. Em paisagem utilizo sempre comando remoto ou timer de 2s, eu foco manualmente ou faço uma focagem automática antes, depois mudo para manual e depois aí sim, utilizo o comando remoto. Isso não é problema nenhum.

11. miguelfo

miguelfo Power Member

Se foi dado um orçamento pela marca, então esquece os 30 dias, estes não se aplicam em casos de orçamento.

12. eXtr3me_07

eXtr3me_07 Power Member

Esta do orçamento foi nova para atrasar ainda mais a situação penso eu, pois passado 30 dias não fui contactado.
    É um problema pois comecei a notar isso há poucos meses atrás e já faço fotografia com timer, nocturna e não só, há pelo menos 4 anos.
    É dificil explicar, foi por isso que pedi para chamarem um empregado da zona de fotografia e tirar uma foto com timer de 2 seg olhando pelo viewfinder.
    Ele reparou logo aquilo que estava a explicar.
    Fiz hoje o teste com uma 500D e não se passou nada daquilo que acontece com a minha.

Obrigado pelas dicas mas... faço exactamente como tu fazes. Volto a repetir que é dificil explicar o que se passa por isso chamei um empregado para ver o mesmo problema.

De fotografia percebo (não sou profissional mas percebo) agora de termos técnicos, desculpem mas não é fácil explicar da maneira como estão a querer que explique.
    Quando tiver novidades aviso pois já são 3 meses sem máquina e sem uma explicação óbvia.

Última edição: 4 de Fevereiro de 2013
  13. msas

msas Power Member

O que provávelmente te aconteceu foi que eles não encontraram nenhum erro com a máquina. Ou melhor o problema é uma coisa pequena em mil uma coisas que a máquina tem.

Eles viram a máquina e não encontraram problema algum. Não vão fazer um teste intensivo para descobrir se a máquina tem uma falhinha...

O problema terá sido falta de comunicação como alguém aqui disse. Com um problema desses seria melhor contactar o suporte da nikon em portugal. Assim nenhuma informação se perdia pelo caminho. Como tu dizes que é dificil de explicar. Então eles não vão adivinhar.

Quanto à fnac. Eles já mandaram a máquina para a reparação. Não vão ficar com prujuizo por uma máquina que é antiga e supostamente está a funcionar.

Tenta contactar a nikon pessoalmente e ve o que eles dizem. Se nada se resolver como tu queres recorre à defesa do consumidor.

EDIT: Eles têm uma linha, penso que seja gratuita. Falas com um advogado ou algo do género. Diz-te logo os teus direitos.

Última edição: 4 de Fevereiro de 2013
  14. o que é o "foco mexer para cima"? a maquina mexe-se? ou o foco aproxima/afasta? ou não será o espelho a levantar?

podes colocar aqui o exemplo de uma foto que manifeste o problema?

a questão da garantia é irrelevante se não consegues explicar o problema e do lado da marca não vêm problema absolutamente nenhum, senão toda gente inventava uma avaria para mudar de maquina a cada dois anos.

15. Ansatsu

Ansatsu Power Member

eXtr3me_07 É falta de comunicação, porque eu também não sei do que falas, para mim não faz sentido o que está para aí a dizer. Isso era tu ir à Nikon e mostrar-lhes com a maquina o problema que pensas ter.

16. eXtr3me_07

eXtr3me_07 Power Member

Obrigado pela dica, amanhã deverei ter novidades pois irei lá logo de manhã, até porque estava à espera de um telefonema deles e não o recebi.
    Vou saber também porque é que estão a pedir um orçamento a quem quer que seja. Parto do principio que se tem orçamento é porque detectaram uma falha qualquer.

Última edição: 5 de Fevereiro de 2013
  17. acho que não se pedem orçamentos quando o problema está coberto pela garantia... diria que é nos casos em que o problema não está coberto pela garantia.

Última edição: 5 de Fevereiro de 2013

Partilhar esta Página