1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Recomeçar do Zero - enfermeiro => Programador

Discussão em 'Programação' iniciada por danoninho, 7 de Junho de 2019. (Respostas: 197; Visualizações: 17242)

  1. danoninho

    danoninho Power Member

    Boa tarde Malta

    Tenho 28 anos sou enfermeiro há 7 anos e atualmente ando incrivelmente descontente com o meu trabalho.
    Há mais de um ano que procuro algo consistente e mal consigo pagar as contas ao final do mês.
    Emigrei , estive 6 anos fora e desde que voltei que ser enfermeiro me tem custado cada vez mais

    Decidi investir em algo que gosto , a programação despertou me interesse quando comecei a falar com pessoal da área e realmente via o trabalho que eles faziam.

    Gostava de saber que passos me recomendam a seguir para investir na programação e eventualmente conseguir um emprego na área

    Estava a pensar no seguinte : tirar um curso ou na “academia de código” ou “switch”. Nao sei se já ouviram falar. Contudo tem um grande senão. Tenho despesas e necessito de continuar a trabalhar. Alguma sugestão ?

    Obrigado pessoal
     
  2. Slynth

    Slynth Power Member

    Já pensaste na FLAG? Tem cursos de programação pós-laborais. Ando a pensar exactamente no mesmo :)
     
  3. danoninho

    danoninho Power Member

    Não conhecia por acaso
    O facto de ser por laboral e incrível mas a questão é que dentro das opções de cursos que eles têm nem sei qual escolher.

    Ponderei optar pelo da academia de código e dedicar me a 100% ao curso. Teria de juntar dinheiro para as despesas que iria ter nesses meses em que não poderia trabalhar mas por agora parece me ser a opção mais viável
     
  4. Slynth

    Slynth Power Member

    Eu tinha visto o "FLAGPROFESSIONAL FULL-STACK WEB DEVELOPER" parece-me o mais completo e abrange a mesma liguagem de programação que a Academia de Código (JavaScript). De qualquer das formas a Academia de Código é uma excelente alternativa, sendo que também estou a aguardar que eles abram candidaturas novamente para me tentar candidatar também
     
  5. danoninho

    danoninho Power Member

    Exato vi esse também mas são 330 horas. Isso nem sei quantas será por mês
    Boa sorte eu vou tentar também. Alguma preparação que sugiras ? Ando a estudar Javascript a ver se ajuda
     
  6. Kanethomas

    Kanethomas Power Member

    Para começar a dar uns "toques" foi-me aconselhado por algum pessoal do fórum a ver sites como o codeacademy ou Udemy.
     
  7. danoninho

    danoninho Power Member

    Atualmente estou a fazer o curso do codeacademy free. de javascript e estou a gostar.
    Mas queria investir nisto o máximo que conseguisse visto que penso ser a única maneira possível a ficar fluente e forte nas minhas skills de Coding.

    O que eu acho atualmente é que se não praticas o Coding com frequÊncia, acabas por esquecer
     
  8. Son Gohan #

    Son Gohan # Power Member

    Viva,

    Disclaimer: sou um junior dev, vale o que vale.

    Não consigo ajudar muito visto que não conheço esses cursos nem nunca fiz nenhum (tenho background em computer science).

    Contudo, quero deixar a mensagem de que consistência é a chave. 1h por dia, durante 1 ano são 365h. Sendo essas horas, "boas horas" (dedicação e vontade de aprender) diria que é bem mais do que grande parte dos alunos da universidade dedica ao curso (claro que eles têm as aulas).

    Não conheço nenhum em particular mas existem cursos completamente gratuitos (cadeiras, basicamente) de universidades americanas (mit, etc) sobre computer science. Podem dar uma olhada.

    Não se deixem eludir por "aprender x framework em 30 dias" type of bs. Preocupem-se em ter boas fundações de design, estruturas de dados, etc e conseguirão arranjar um trabalho em qq sítio (como junior) assumindo que a equipa é uma boa equipa e valoriza a vossa dedicação e conhecimento dos fundamentos (linguagem x ou y vem depois - dizem que começa a ser fácil aprender novas linguagens quando se percebe a bigger picture).
     
  9. Slynth

    Slynth Power Member

    A academia de código sugere o codecademy módulos até ao 7 se não me engano. Eu entretanto por aconselhamento de malta aqui do fórum estou aos poucos a fazer o "curso" do freecodecamp. Mas optei por começar do início desde o html, css e afins. Dá uma espreitadela por lá, é totalmente grátis :)
     
  10. Luismendes535

    Luismendes535 Power Member

    Discordo um bocado desta abordagem. Acho que o ideal é começar com algo mais a alto nível visto que o user nunca programou. Paradigmas, fundações de design, estruturas de dados, etc são muito importantes claro mas não motiva muito para quem está a começar.

    A minha sugestão seria o user tirar um curso em que realmente conseguisse criar algo ( Para web development, este por exemplo: https://www.udemy.com/the-web-developer-bootcamp/ ).

    A partir daí o user iria se sentir motivado a perceber como funcionam as coisas a mais baixo nível. IMO.
     
  11. lordbifana

    lordbifana Power Member

    a academia de codigo da o curso maioritariamente em Java...e sei pq estou neste preciso momento numa aula da academia
    javascript usam para avaliar a entrada depois de fazeres uns cursos online em JS e para o fim do curso dão mais um pouco..o resto é java

    @danoninho se quiseres manda-me PM, posso-te por em contacto com o responsável pelo bootcamp de lisboa ou redirecionar-te para outro
     
  12. Slynth

    Slynth Power Member

    Nesse caro, retiro o que disse :-D

    Entretanto e uma vez que estás no curso, que estás a achar? Sabes quando vão abrir novas inscrições?
    Desde já, agradecido
     
  13. Son Gohan #

    Son Gohan # Power Member

    Certo, tera sempre de aplicar em algo onde se vejam os resultsdos. Eu por exemplo divirto-me imenso com problemas de design (são um desafio, estou a tentar evoluir).

    Neste momento estou a ler tanto clean code como head first design patterns. Ou seja, ambos livros relacionados com design e nao com estruturas de dados propriamente ditas. Mas seguindo o que diz o link abaixo (com o qual concordo totalmente) o que importa acho que será a capacidade de raciocínio lógico.



    Entretanto só queria deixar este artigo. Tambem ha videos no youtube do genero (pai com dois miudos a fazer sandwiches ou assim).

    https://medium.com/better-programming/the-one-programming-language-to-rule-them-all-620366df2805


    Conclusão: diverte-te com o que fazes, sê curioso e pro-ativo. Descobres que ainda há muito para aprender e isso por si só vai despertar ainda mais interesse. É uma bola de neve. O que não falta é por onde aprender :)
     
  14. lordbifana

    lordbifana Power Member

    comecei há um mês, a primeira semana foi uma parte mais introdutória e mais teórica e há 2 semanas entrámos mesmo no Java...o curso é dado a um ritmo alto e quem entrar dificilmente terá tempo para outra coisa que não acordar, ir para lá e dormir

    mas estou a curtir bastante...o pessoal em lisboa é porreiro e até agora o método de ensino é porreiro

    quanto a inscrições é veres o site deles...para lisboa este começou dia 14 maio e vai até 16 agosto portanto o proximo não deve começar antes da ultima semana de agosto

    mais coisas se calhar posso responder a questões concretas
     
  15. Slynth

    Slynth Power Member

    Aproveitando a tua disponibilidade e não querendo abusar. O curso é dado em que língua? Inglês? E já agora, são mais ou menos quantas horas diárias? Também há aulas ao fim de semana? Agradecido pela disponibilidade
     
  16. lordbifana

    lordbifana Power Member

    força pergunta o que quiseres
    o curso e em pt...de vez em quando em ingles porque temos um rapaz do bangladesh e ele nao percebe uma ou outra coisa em pt
    ao fim de semana não ha aulas e de semana e das 9/9:30 as 18-19
    mas a menos que sejas alto barra nisto e percebas tudo a primeira e resolvas todos os exercicios a primeira vais passar muitas horas depois das aulas e ao fim de semana a trabalhar ou em revisoes ou nos projectos que te dão

    aviso-te ja que são 3 meses mesmo para não teres tempo livre para familia e amigos principalmente se não entenderes tudo super bem

    qualquer coisa posso-te dar o contacto do responsavel aqui pelo bootcamp de lisboa
     
  17. SimplyFCB

    SimplyFCB Power Member

    Isto faz-me lembrar uma discussão que tive com o diretor de curso da minha licenciatura (depois de me graduar). Eu aprendi Java quando dei os fundamentos da programação e eles mudaram o programa para introduzir a caloirada com Kotlin.

    Epa, desculpa a revolta, mas acho que vizualizar mentalmente o tipo de variáveis, ciclos, condições e afins cria uma base muito mais estável para alguém ser introduzido neste mundo.

    Obviamente
    que HTML nada tem a ver com isto, mas hoje em dia, nenhum serviço web (já nem vou falar de páginas estáticas porque acredito que já não renda muito dinheiro a freelancers) trabalha sem pelo menos ter um AngularJS, Vue.js, etc.

    Essa conversa do motivado... consigo entender. Mas as bases e as boas práticas vêm com os fundamentos.. Meter a malta a começar a programar com Python, e relativos torna a passagem para uma linguagem "a sério" bastante frustrante... (exemplo da caloirada, porque a discussão que acima referi já foi depois de me virem pedir ajuda por não perceberem nada).

    EDIT: Fazer dinheiro a sério com WebDev, é formarem-se em full-stack. Emprego quase garantido, senão é freelancer.com
     
  18. lenric

    lenric Power Member


    Já por isso gosto da abordagem do ISEP, onde aprendes Java, mas primeiro andas 2 ou 3 semanas a escrever algoritmos em pseudo-código.
     
  19. danoninho

    danoninho Power Member

    Boas :)

    Muito obrigado pelos comentários. Ajuda imenso falar com alguém que está a tirar o curso

    Já falei com o António ( da academia ) e ele falou me que basicamente o curso e para quem quer mesmo dedicar se. E muito exigente. Eu sou enfermeiro como pudeste ler aí em cima e vou ter de deixar de trabalhar para tirar o curso. O que não me e muito conveniente. Ando me a matar a trabalhar estes meses para juntar dinheiro e conseguir sobreviver nos meses do curso.

    O António disse me também que o curso abre dia 27 de junho as inscrições se não tou em erro. Falou me que o ano passado de 30 vagas apenas 23 foram colocados no Porto.

    Será que me poderias dizer como é o processo de recrutamento ? E se tivesses de voltar a passar por esse processo novamente terias alguma preparação em específico?

    Obrigado e perdoa me o incomodo
     
  20. pmcs1

    pmcs1 Power Member

    Boas Danoninho,

    Também estou a pensar candidatar-me à Academia de Código aqui no Porto. Tu também? Liguei para lá há umas semanas e eles disseram-me que o processo de candidatura consiste em apresentares uma declaração em como concluíste o Curso de Computer Science 101 da universidade de Stanford. Depois existe um Code Challenge em que basicamente eles dão-te uns problemas e tens de os resolver usando Javascript. Após isso penso que vem a entrevista.
    Na altura, quem me atendeu, disse que o ultimo bootcamp do Porto teve 100% empregabilidade. Foram todos contratados pela Novabase.
    Realmente o curso é interessante mas é mesmo preciso um grande investimento pessoal.

    Qualquer coisa que precises, estou ao dispor.
    Abraço