Recomeçar do Zero - enfermeiro => Programador

Vê o SWITCH que é dado no ISEP
Sinceramente, neste momento não estou disposto a pagar mais um rim por um curso que não tenha qualquer tipo de acreditação.
Não consegues fazer estágio? Existem empresas que aceitam ainda, embora sejam poucas de momento.
Não, porque todos os estágios que eu vi têm comparticipação do IEFP e como o bootcamp não tem qualquer tipo de equivalência de estudos, não sou admissível para estágios.
 
O switch é uma pós graduação e tem direito a um estágio no final, no final do estágio j tens experiência e isso é o que interessa. Mas compreendo a tua preocupação com isso.
 
É presencial. Das 9 às 17 ou 18 de segunda a sexta feira, mas na verdade ninguém te impede de estar lá 24h por dia se quiseres e provavelmente te vais mesmo precisar de fazer algumas horas extra para cumprir os objectivos.

Sempre que me pedem conselhos recomendo esse curso ou outro semelhante (se for noutra cidade) não só por ser uma pós graduação (embora isso valha pouco) mas especialmente por causa do estágio renumerado no final, é algo que sempre considerei fundamental apesar de no passado desvalorizarem muito isso por aqui.

O mercado neste momento já não é como há uns anos onde cursos de 3 meses intensivos sem estágio eram suficientes para todos. Não digo que seja impossível, porque não é, mas é difícil.

O próprio SWITCH este ano está com dificuldade em colocar os candidatos, as empresas estão muita retraídas nas contratações. Já nos pediram ajuda para tentar colocar alunos porque está difícil.

Quem tem LinkedIn já percebeu que este ano aquilo está às moscas. No ano passado nesta altura eram 4 ou 5 contactos por semana, este ano é para aí 1 de 15 em 15 dias.

Tu é que sabes, ambas as opções são boas no contexto certo. Há factores como a idade que também podem ajudar na decisão entre tentar uma coisa ou outra.

Edit: Andei a ler para trás e reparei que és do interior. Se fores de perto de Vila Real ou de alguma universidade do interior...e puderes fazer o curso de engenharia informática talvez seja a melhor opção. Fica-te mais barato e sempre ficas com o "carimbo" infalível sem asteriscos.
 
É presencial. Das 9 às 17 ou 18 de segunda a sexta feira, mas na verdade ninguém te impede de estar lá 24h por dia se quiseres e provavelmente te vais mesmo precisar de fazer algumas horas extra para cumprir os objectivos.

Sempre que me pedem conselhos recomendo esse curso ou outro semelhante (se for noutra cidade) não só por ser uma pós graduação (embora isso valha pouco) mas especialmente por causa do estágio renumerado no final, é algo que sempre considerei fundamental apesar de no passado desvalorizarem muito isso por aqui.

O mercado neste momento já não é como há uns anos onde cursos de 3 meses intensivos sem estágio eram suficientes para todos. Não digo que seja impossível, porque não é, mas é difícil.

O próprio SWITCH este ano está com dificuldade em colocar os candidatos, as empresas estão muita retraídas nas contratações. Já nos pediram ajuda para tentar colocar alunos porque está difícil.

Quem tem LinkedIn já percebeu que este ano aquilo está às moscas. No ano passado nesta altura eram 4 ou 5 contactos por semana, este ano é para aí 1 de 15 em 15 dias.

Tu é que sabes, ambas as opções são boas no contexto certo. Há factores como a idade que também podem ajudar na decisão entre tentar uma coisa ou outra.

Edit: Andei a ler para trás e reparei que és do interior. Se fores de perto de Vila Real ou de alguma universidade do interior...e puderes fazer o curso de engenharia informática talvez seja a melhor opção. Fica-te mais barato e sempre ficas com o "carimbo" infalível sem asteriscos.
Eu moro em Ferreira do Zêzere e tenho o Politécnico em Tomar que tem Engenharia Informatica, que é para o lado que estou mais inclinado. Apesar de estar com receio devido à matemática.
No meu caso vou a caminho dos 34 anos, pelo que não me considero “velho” para esta ideia.
 
Sim, é exatamente isso. Já trabalhei durante algum tempo em Tomar e faz-se bastante bem. Não sei o politécnico em si é muito bem visto pelas empresas mas no fundo é a única opção viável que tenho.
Posso dar o meu feedback, fiz o primeiro ano de Eng. Inf. antes de mudar de curso. Já foi há bastante tempo...
Gostei bastante na altura. Os professores eram porreiros, atenciosos e disponíveis.
Um bocado impiedosos com quem andava lá a brincar aos estudantes :D

Tenho amigos que andaram lá e têm boas experiências. Mas é um curso que tens que te aplicar mesmo.
Os que fizeram Eng. Informática tiveram muitas propostas de trabalho, vários da turma de finalistas começaram a trabalhar antes de acabar o curso, porque na altura havia contactos com empresas que iam lá contatar os alunos e tentar contratar.
O que tinha melhores notas teve uma proposta brutal para ir trabalhar para Inglaterra quase que não acabava o curso para não perder a oportunidade :D
 
Última edição:
Após ter terminado o bootcamp e quase 5 meses de procura de emprego sem resposta por parte das empresas, diria que fiz mais de 100 candidaturas e apenas fiz 2 entrevistas, decidi que vou tirar Engenharia Informática, entrando através do concurso M23 que tem um exame de acesso de programação web.
Acham que é uma boa decisão? Estou com receio devido às matemáticas, uma vez que tive muitos problemas para concluir o secundário há 15 anos atrás.
Como o mercado está atualmente, não devias ter ido estourar uma enormidade de € num bootcamp. Aprendias o mesmo a estudar sozinho em casa ou até mais por ti e o resultado seria o mesmo...
 
Como o mercado está atualmente, não devias ter ido estourar uma enormidade de € num bootcamp. Aprendias o mesmo a estudar sozinho em casa ou até mais por ti e o resultado seria o mesmo...
As empresas valorizam os cursos e quando ele fez o bootcamp o mercado estava a ficar mau mas não se sabia se seria apenas um momento ou não.
 
E quando fiz o curso, supostamente a “escola” dava ajuda a encontrar emprego e diziam que tinham acordos com várias empresas, o que é certo é que nem ajuda nem vi nenhuma oferta por parte deles.
 
As empresas valorizam os cursos e quando ele fez o bootcamp o mercado estava a ficar mau mas não se sabia se seria apenas um momento ou não.
Pelo que vi no tópico, ele terminou o bootcamp em julho deste ano. O mercado já estava igualmente mau, até um gajo com licenciatura neste momento pode demorar vários meses a arranjar uma oportunidade, quanto mais com bootcamps de 3 meses. A era dourada de toda a gente entrar em IT já lá vai.
 
Pelo que vi no tópico, ele terminou o bootcamp em julho deste ano. O mercado já estava igualmente mau, até um gajo com licenciatura neste momento pode demorar vários meses a arranjar uma oportunidade, quanto mais com bootcamps de 3 meses. A era dourada de toda a gente entrar em IT já lá vai.
Ok, MAs ele não se inscreveu em julho para o curso, o curso demora 14 semanas e começa antes com os desafios e entrevistas. Eu no início do ano pensava que as coisas estariam melhores por esta altura, não como estiveram em 2020/2021, mas melhores do que estão atualmente.
 
Ok, MAs ele não se inscreveu em julho para o curso, o curso demora 14 semanas e começa antes com os desafios e entrevistas. Eu no início do ano pensava que as coisas estariam melhores por esta altura, não como estiveram em 2020/2021, mas melhores do que estão atualmente.
Correto, comecei o processo em Janeiro e nessa altura não estava assim tão mau, lembro-me de ver muito mais ofertas de emprego do que vejo hoje em dia e como já disse, acreditei muito no feedback de malta pela net fora e confiei na informação que me deram no que diz respeito à ajuda a encontrar emprego.
 
Ok, MAs ele não se inscreveu em julho para o curso, o curso demora 14 semanas e começa antes com os desafios e entrevistas. Eu no início do ano pensava que as coisas estariam melhores por esta altura, não como estiveram em 2020/2021, mas melhores do que estão atualmente.
Eram os anos em que só se ouvia falar de contratações e mais contratações. Hoje em dia só se ouve falar em despedimentos e downsizings. Foram contratadas demasiadas pessoas para a área, agora o mercado está-se a ajustar. Neste momento ele está a competir com malta self-taught, reconvertidos, licenciados, etc. Além de que com os despedimentos que têm havido, está imensa malta com experiência no mercado. Isto não é para desmotivar, mas vai ser MUITO complicado ele arranjar alguma coisa nos dias de hoje só com um bootcamp de 3 meses.

 
Eram os anos em que só se ouvia falar de contratações e mais contratações. Hoje em dia só se ouve falar em despedimentos e downsizings. Foram contratadas demasiadas pessoas para a área, agora o mercado está-se a ajustar. Neste momento ele está a competir com malta self-taught, reconvertidos, licenciados, etc. Além de que com os despedimentos que têm havido, está imensa malta com experiência no mercado. Isto não é para desmotivar, mas vai ser MUITO complicado ele arranjar alguma coisa nos dias de hoje só com um bootcamp de 3 meses.

Disso eu não tenho qualquer dúvida, não é nada fácil e neste momento prefiro mesmo investir em mim e numa licenciatura e toda a reconversão e risco que isso acarreta. Afinal, nunca é tarde para correr atrás de um sonho…
 
Back
Topo