Recomeçar do Zero - enfermeiro => Programador

Antes demais, PARABENS! self taught é dificil... e tu conseguiste ! mereces sentir-te satisfeito com esse achievement.

Agora vou te contar um segredo ( não é segredo nenhum :P) :

TODOS OS PROGRAMADORES sentem-se inseguros a programar. Essa insegurança é o que vai fazer com que tu crescas e te esforçes para aperfeiçoar as tuas skills.

Sabes o que diferencia um programador com 20 anos de experiencia a trabalhar na Google e um programador como eu ? O programador com 20 anos de experiência teve mais 20 anos que eu a debater-se com problemas e a errar e consequência disso aprendeu , melhorou e cresceu. Por isso não desistas pois vais conseguir. Se achas que funcionas melhor em equipa , força e tentar mudar para outro projeto ou empresa.

Sinceramente para te dizer se devias ir pro bootcamp ou não, é dificil. tu é que tens de ser muito critico do teu trabalho e avaliar isso.
PAra teres noção um rapaz que conheci no bootcamp era designer, programador, ja tinha a empresa dele, e veio tirar o bootcamp porque não se sentia a vontade com backend. E agora é uma maquina aquele gajo! por isso deixo -te isto ...

Antes de mais, obrigado pelas tuas palavras, acredita que ajudaram bastante! Tu e alguns membros do forum, ao partilhar as suas experiências e opiniões, fizeram-me ver que não era o único nesta situação e que só tenho de seguir em frente e meter as mãos na "massa", praticar, praticar, encontrar problemas, resolve-los e mesmo encontrar uma solução viável para aqueles que não consigo resolver. Faz tudo parte do trabalho como programador. No fim, o que interessa, é fazer sempre o que achas que é melhor pra mim.

Infelizmente, não conseguia ver isto desta maneira, antes de falar com alguns membros deste forum, por isso, muito obrigado!

Ps: Não sei se partilhaste aqui no tópico ou não, mas caso não o tenhas feito, podes me dizer o valor que investiste no bootcamp? Se quiseres pode ser por mensagem privada :)
 
Para o Porto. Noutros bootcamps o valor pode ser diferente , dependendo dos protocolos
Exato, até porque nos Açores, é 'gratuito'. Tão gratuito que tens de ficar lá a trabalhar e caso rejeites as propostas deles pode ser menos gratuito: "caso, nos 3 meses subsequentes ao final do bootcamp, optes por recusar uma oferta de emprego que te seja feita por uma empresa TICE sediada na Região Autónoma dos Açores ou por aceitar uma oferta de emprego numa empresa TICE fora da mesma, deverás compensar a SDEA no montante de 10.000€ (Dez Mil Euros)."
 
Exato, até porque nos Açores, é 'gratuito'. Tão gratuito que tens de ficar lá a trabalhar e caso rejeites as propostas deles pode ser menos gratuito: "caso, nos 3 meses subsequentes ao final do bootcamp, optes por recusar uma oferta de emprego que te seja feita por uma empresa TICE sediada na Região Autónoma dos Açores ou por aceitar uma oferta de emprego numa empresa TICE fora da mesma, deverás compensar a SDEA no montante de 10.000€ (Dez Mil Euros)."

No Fundão por exemplo eram 2500. Nos Açores são essas condições. Em Aveiro são outras. Só aceita quem quer. Elas são explícitas
 
6000 euros? Não é qualquer pessoa que tem esse valor pra dar por uma espécie de "estágio". Não tinha ideia que era tão caro. Dá para pagar às prestações ao menos? em quantos anos no máximo?
 
6000 euros? Não é qualquer pessoa que tem esse valor pra dar por uma espécie de "estágio". Não tinha ideia que era tão caro. Dá para pagar às prestações ao menos? em quantos anos no máximo?
Essas informações estão todas no site.
É só lá ir e já ficam a par de tudo. ;)
 
Exato, até porque nos Açores, é 'gratuito'. Tão gratuito que tens de ficar lá a trabalhar e caso rejeites as propostas deles pode ser menos gratuito: "caso, nos 3 meses subsequentes ao final do bootcamp, optes por recusar uma oferta de emprego que te seja feita por uma empresa TICE sediada na Região Autónoma dos Açores ou por aceitar uma oferta de emprego numa empresa TICE fora da mesma, deverás compensar a SDEA no montante de 10.000€ (Dez Mil Euros)."

Faz sentido que assim o seja, o Governo dos Açores está a fazer um investimento e quer posteriormente ter retorno.
 
É algo que concordo a 100%. Até devia ser extendido ao interior do país, em força.
no fundão tb era assim ou então pagavas só metade do curso, não me lembro exatamente, entretanto acabou pq acho que o acordo com a câmara acabou e alojar as pessoas tb estava a ser dificil e abriram em Aveiro

já agora ali atrás disseste que tinhas pena de ensinarem jQuery...podes dizer pq? é algo que não se usa no mundo real?
 
no fundão tb era assim ou então pagavas só metade do curso, não me lembro exatamente, entretanto acabou pq acho que o acordo com a câmara acabou e alojar as pessoas tb estava a ser dificil e abriram em Aveiro

já agora ali atrás disseste que tinhas pena de ensinarem jQuery...podes dizer pq? é algo que não se usa no mundo real?
Não sabia isso do Fundão (a parte de ter acabado), mas conheço quem tenha feito o curso lá e acabou por ficar. Acho que foi uma excelente aposta lá.

Claro que jQuery é usado, e vai continuar a ser. Mas tem problemas, tem alternativas, se percorreres vários anúncios de emprego vais ver que pedem várias outras coisas, novas/actuais frameworks/librarias. Claro que há milhões de projectos que precisam de conhecimento de jQuery, mas um bootcamp de 6K é, na minha opinião, ridiculo ao perder tempo a ensinar jQuery.

Por isso é que tenho colegas que precisam de pegar num elemento html pelo id/class e tem que carregar o jQuery todo para poderem fazer $("#randomId).

Para mim é uma questão de perspectiva/investimento.
 
Já o disse no passado e volto a dizer: 6k por um bootcamp que ensina umas bases de programação é ridículo. Sei de n casos de pessoas sem formação que são hoje grandes profissionais.

Alternativas?

- Audodidacta: com tantos recursos online para aprender tudo e mais alguma coisa a educação formal já não vale o que valia, apesar de ainda abrir algumas portas no início. Um portefólio neste caso diria que é uma grande ajuda.

- Frequência universitária: são também inúmeros os casos onde não se completa o curso para ir trabalhar e se soubesse o que sei hoje talvez tivesse tomado decisões diferentes no meu percurso. Tem a vantagem de dar umas bases bastante sólidas e pode-se tirar partido do estatuto de trabalhador estudante, apesar de não ser fácil conciliar as duas coisas. Diria que após 1 ano já se têm os conhecimentos mínimos para ir a umas entrevistas, com o nome de uma boa faculdade no CV não é difícil. As propinas até estão mais baixas e tudo.

- Academias de empresas: não me posso pronunciar muito sobre esta opção e a viabilidade da mesma mas sei que existem inúmeras empresas a dar formação a pessoas de áreas completamente diferentes. Ou seja, pagam-vos para aprender.


Empresas de outsourcing aceitam literalmente qualquer um, a única coisa que eles querem é ganhar a margem deles. Empresas mais pequenas estão também sempre desesperadas por programadores com vontade para trabalhar. Pagam pouco é verdade mas é melhor que dar 6k.
 
Já o disse no passado e volto a dizer: 6k por um bootcamp que ensina umas bases de programação é ridículo. Sei de n casos de pessoas sem formação que são hoje grandes profissionais.

Umas bases que têm garantido oportunidades de trabalho interessantes. Nem todos têm a aptidão para serem auto-didatas, que é extremamente exigente e exige uma enorme disciplina. Muitos desconhecem por onde e como começar, como organização a aprendizagem e estes bootcamps dão-te isso, organização, método e disciplina. É uma outra forma de aprender e lançar-se ao mercado. O preço é aquilo que o mercado define, têm procura, pouca oferta e o facto de quase garantirem trabalho no fim é aliciante para qualquer um.

Eu, por exemplo, gostaria de ganhar aptidões na área da programação. Já tentei sozinho aprender e facilmente desisti, pela pouca disciplina e por dificuldade em gerir o excesso de informação existente na web. É fundamental separar o trio do joio e estes bootcamps fazem-no bem, com bons métodos de trabalho e uma intensidade exigente. Viria sempre com bons olhos fazer uma formação intensa destas na programação.

Os 6k assustam, é um facto, mas se olharmos como investimento com retorno, custa certamente menos.
 
Umas bases que têm garantido oportunidades de trabalho interessantes. Nem todos têm a aptidão para serem auto-didatas, que é extremamente exigente e exige uma enorme disciplina. Muitos desconhecem por onde e como começar, como organização a aprendizagem e estes bootcamps dão-te isso, organização, método e disciplina. É uma outra forma de aprender e lançar-se ao mercado. O preço é aquilo que o mercado define, têm procura, pouca oferta e o facto de quase garantirem trabalho no fim é aliciante para qualquer um.

Se o bootcamp é destinado a quem não é auto-didacta tenho más noticias se o objectivo é realmente seguir full stack development.

Por curiosidade fui ver o programa da academia de código:

// Programming in Java
Introduction to Computer Science and Programming
Version Control Systems
Java Programming Language
Object-Oriented Programming

// Advanced Concepts and Tools
Documentation and Code Conventions
Network Programming
Concurrent Programming
Software Engineering
Build Systems
Testing
Debugging

// Databases, Frameworks and Web Development
Relational Database Management Systems
Java Database Connectivity
Java Persistence
Spring Framework
Java Web Programming

// JavaScript
JS Fundamentals
Frontend Web Development
jQuery Library

Procurando por "introduction to full stack web development" este é literalmente o 1º resultado do udemy:

https://www.udemy.com/course/the-full-stack-web-development/

E o stack não agradar: https://www.udemy.com/topic/full-stack-web-development/

Para uma educação mais "formal" equiparável ao que se aprende numa faculdade mas sem custos:

https://github.com/ossu/computer-science

Para preparação de entrevistas (mais virado para algoritmia, desenho de sistemas):

https://github.com/jwasham/coding-interview-university

Com isto não digo que não se aprenda nada no bootcamp, mas não vale os 6k (que na verdade passa os 7k se tiveres que recorrer a empréstimos) valor com o qual pagas as propinas de um curso de 5 anos e ainda sobra dinheiro.

Fazendo contas:

Formação em eng. Informática no IST:
- Valor anual licenciatura: 871.52€
- Valor total licenciatura: 2614.56€
- Valor anual mestrado: 1063,47 €
- Valor total licenciatura + mestrado: 4741.5€

Bootcamp (Academia de código):
- Valor total: 6000€ até dia 7 de Novembro, 6500€ depois dessa data pelos vistos.
- Valor total c/ recurso a crédito que mencionam no site deles (empréstimo a 5 anos para 5400€): 7460.40€
- Valor total c/ recurso a crédito que mencionam no site deles (empréstimo a 5 anos para 5900€): 8151€

E atenção que um aluno focado de 1º ano numa boa faculdade que dê uns toques em web development nos tempos livres vai estar a milhas em termos de preparação comparativamente a quem saia do bootcamp. E como disse anteriormente, nem precisa de acabar o curso.

Mas para quem precisa de se sentir "financeiramente investido" para ficar motivado talvez seja uma boa opção.
Na minha opinião existem formas muito melhores de atingir o objectivo pretendido.
 
Se o bootcamp é destinado a quem não é auto-didacta tenho más noticias se o objectivo é realmente seguir full stack development.

Por curiosidade fui ver o programa da academia de código:



Procurando por "introduction to full stack web development" este é literalmente o 1º resultado do udemy:

https://www.udemy.com/course/the-full-stack-web-development/

E o stack não agradar: https://www.udemy.com/topic/full-stack-web-development/

Para uma educação mais "formal" equiparável ao que se aprende numa faculdade mas sem custos:

https://github.com/ossu/computer-science

Para preparação de entrevistas (mais virado para algoritmia, desenho de sistemas):

https://github.com/jwasham/coding-interview-university

Com isto não digo que não se aprenda nada no bootcamp, mas não vale os 6k (que na verdade passa os 7k se tiveres que recorrer a empréstimos) valor com o qual pagas as propinas de um curso de 5 anos e ainda sobra dinheiro.

Fazendo contas:

Formação em eng. Informática no IST:
- Valor anual licenciatura: 871.52€
- Valor total licenciatura: 2614.56€
- Valor anual mestrado: 1063,47 €
- Valor total licenciatura + mestrado: 4741.5€

Bootcamp (Academia de código):
- Valor total: 6000€ até dia 7 de Novembro, 6500€ depois dessa data pelos vistos.
- Valor total c/ recurso a crédito que mencionam no site deles (empréstimo a 5 anos para 5400€): 7460.40€
- Valor total c/ recurso a crédito que mencionam no site deles (empréstimo a 5 anos para 5900€): 8151€

E atenção que um aluno focado de 1º ano numa boa faculdade que dê uns toques em web development nos tempos livres vai estar a milhas em termos de preparação comparativamente a quem saia do bootcamp. E como disse anteriormente, nem precisa de acabar o curso.

Mas para quem precisa de se sentir "financeiramente investido" para ficar motivado talvez seja uma boa opção.
Na minha opinião existem formas muito melhores de atingir o objectivo pretendido.

Concordo com isto, mas não sei se ainda é assim tão fácil alguém com o 1º ou 2º anos de licenciatura feitos arranjar emprego na área.
 
Se o bootcamp é destinado a quem não é auto-didacta tenho más noticias se o objectivo é realmente seguir full stack development.

Ter ajuda presencial para arrancar é determinante para muitos, sobretudo para quem vem de outra área de formação académica e profissional. É o que o bootcamp é, guidelines, apoio presencial, método de aprendizagem, disciplina. Tudo fundamental para quem agora começa.

Com isto não digo que não se aprenda nada no bootcamp, mas não vale os 6k (que na verdade passa os 7k se tiveres que recorrer a empréstimos) valor com o qual pagas as propinas de um curso de 5 anos e ainda sobra dinheiro.

Estás a comparar três anos de formação académica com três meses de iniciação à programação. Faz nenhum sentido. O bootcamp dá-te ferramentas, inicia-te na programação e lança-te no mercado no espaço de três meses, isto para quem tem pouca disponibilidade é fundamental e sobretudo para quem precisa de garantir uma fonte de recursos no curto prazo. Objectivamente quem se forma com três / quatro anos de academia tem mais conhecimentos e outra bagagem intelectual. Repara, quem faz o bootcamp em três meses, arranja trabalho logo e enquanto estás na faculdade a formar-te, essa pessoa está no mercado de trabalho a evoluir, a aprender. Quando fores licenciado, essa pessoa já possui três / quatro anos de experiência profissional. Queres comparar remunerações?

Eu no fundo concordo contigo, é um investimento considerável. Mas têm procura, os bootcamps estão com excelente afluência e têm crescido imenso. Logo, há procura e enquanto existir procura os preços vão se manter nesta linha. E formação presencial > formação online para grande parte das pessoas, sobretudo numa fase muito prematura do seu desenvolvimento.

Tem igualmente a questão da língua. Em português é mais fácil, em princípio (numa fase inicial onde é tudo novidade e tudo muito negro).
 
Back
Topo