Recomeçar do Zero - enfermeiro => Programador

Olá, Malta!

Sou Chico, acabo de chegar ao fórum e já vejo muitas informações importantes aqui.

Estou para fazer o workshop para a turma de setembro da Academia de Código (já passei pelos challenges todos). Mas estou uma pilha de nervos, pois não sei o que esperar desse Workshop Day. Alguém aqui já o fez e pode compartilhar a experiência? Estou às escuras, não sei mesmo o que esperar e tenho medo de não conseguir me classificar.

Obrigado a todos!

Boa noite pessoal, o meu nome é Diogo e tenho a oportunidade de ingressar no bootcamp da Academia de código de Setembro em Lisboa, já ouvi falar bem do curso mas também há muito hate online. Estou super motivado para mudar a minha vida (trabalhei no aeroporto durante alguns anos e call centers antes disso e tenho uma licenciatura em Audiovisual e multimédia), no entanto agora na hora de largar a nota comecei a questionar-me sobre o facto de serem só 3 meses de curso e visto eu estar mentalmente 'enferrujado' tenho medo de não conseguir acompanhar e absorver as quantidades de informação que têm sido reportadas pelos participantes do bootcamp, a minha pergunta é, aquilo é assim tão fast paced? é preciso ser o tipo de pessoa que apanha tudo á primeira ou eles dão te tempo para encontrares o teu ritmo / criam um ambiente competitivo ?
desde já obrigado pela paciência e aproveito para agradecer a existência dsta thread, é realmente confortante saber que há/houve pessoas na mesa situação que eu...

Viva, li com muita satisfação este tópico e agrada-me ver pessoal a migrar com sucesso para esta indústria.

Vou só deixar aqui um link para os cursos UpSkill do IEFP (não sei se já foi falado por aqui): https://upskill.pt/. A primeira edição já terminou e penso que deverá abrir uma outra edição no futuro (https://upskill.pt/candidatos/). O interesse destas formações do IEFP é que o pessoal recebe um apoio enquanto fazem o curso, e o estágio é garantido.

Participei como formador na edição de Java em Setúbal (e fui o responsável pelo "desenho" dos módulos e conteúdos da formação em Python), e posso-vos dizer que foi muito positivo para todos os participantes. É um curso muito intensivo (6 meses, 7h/dia), mas é orientado essencialmente para o pessoal desempregado.

Se alguém quiser alguma informação sobre estes cursos (dentro daquilo que foi a minha experiência), força, perguntem.. :)

Viva @joaoventura, que grande coincidência ter encontrado este teu post! É que estou precisamente a pensar fazer a formação em Python (1ª opção) ou Java (2ª opção) do UPskill. Isto, claro está, se for selecionado e se a 2ª edição abrir...

Continuas ligado ao programa? Tenho umas perguntinhas para te fazer :)

Como comparas as formações de Python vs. Java em termos de conteúdo e saídas profissionais?
Lendo as descrições no site, fiquei com a impressão que a de Python se foca sobretudo em web dev com Django, enquanto a de Java abrange mais fundamentos de software dev e trabalho de equipa em projetos (mais contexto de empresa?)
A minha experiência até agora resume-se ao que aprendi num curso online: vários exercícios em C e Python, e como projeto final criei uma aplicação web com Flask.

Já sabes alguma coisa em relação à 2ª edição do UPskill?
Estamos em meados de junho e não há nenhuma atualização nem notícia ou informação de qualquer espécie por parte da APDC, IEFP ou qualquer outro coordenador do programa quanto à abertura de candidaturas para nova edição em 2021. Nem solicitando expressamente por email ou outras vias - a única resposta é silêncio (chega a ser exasperante para um programa que foi tão badalado como a grande aposta do país para a transição digital e formação de quadros nos próximos 3 anos).

Última edição: