Recomeçar do Zero - enfermeiro => Programador

Olá, Malta!

Sou Chico, acabo de chegar ao fórum e já vejo muitas informações importantes aqui.

Estou para fazer o workshop para a turma de setembro da Academia de Código (já passei pelos challenges todos). Mas estou uma pilha de nervos, pois não sei o que esperar desse Workshop Day. Alguém aqui já o fez e pode compartilhar a experiência? Estou às escuras, não sei mesmo o que esperar e tenho medo de não conseguir me classificar.

Obrigado a todos!
 
Boa noite pessoal, o meu nome é Diogo e tenho a oportunidade de ingressar no bootcamp da Academia de código de Setembro em Lisboa, já ouvi falar bem do curso mas também há muito hate online. Estou super motivado para mudar a minha vida (trabalhei no aeroporto durante alguns anos e call centers antes disso e tenho uma licenciatura em Audiovisual e multimédia), no entanto agora na hora de largar a nota comecei a questionar-me sobre o facto de serem só 3 meses de curso e visto eu estar mentalmente 'enferrujado' tenho medo de não conseguir acompanhar e absorver as quantidades de informação que têm sido reportadas pelos participantes do bootcamp, a minha pergunta é, aquilo é assim tão fast paced? é preciso ser o tipo de pessoa que apanha tudo á primeira ou eles dão te tempo para encontrares o teu ritmo / criam um ambiente competitivo ?
desde já obrigado pela paciência e aproveito para agradecer a existência dsta thread, é realmente confortante saber que há/houve pessoas na mesa situação que eu...
 
Viva, li com muita satisfação este tópico e agrada-me ver pessoal a migrar com sucesso para esta indústria.

Vou só deixar aqui um link para os cursos UpSkill do IEFP (não sei se já foi falado por aqui): https://upskill.pt/. A primeira edição já terminou e penso que deverá abrir uma outra edição no futuro (https://upskill.pt/candidatos/). O interesse destas formações do IEFP é que o pessoal recebe um apoio enquanto fazem o curso, e o estágio é garantido.

Participei como formador na edição de Java em Setúbal (e fui o responsável pelo "desenho" dos módulos e conteúdos da formação em Python), e posso-vos dizer que foi muito positivo para todos os participantes. É um curso muito intensivo (6 meses, 7h/dia), mas é orientado essencialmente para o pessoal desempregado.

Se alguém quiser alguma informação sobre estes cursos (dentro daquilo que foi a minha experiência), força, perguntem.. :)

Viva @joaoventura, que grande coincidência ter encontrado este teu post! É que estou precisamente a pensar fazer a formação em Python (1ª opção) ou Java (2ª opção) do UPskill. Isto, claro está, se for selecionado e se a 2ª edição abrir...

Continuas ligado ao programa? Tenho umas perguntinhas para te fazer :)

Como comparas as formações de Python vs. Java em termos de conteúdo e saídas profissionais?
Lendo as descrições no site, fiquei com a impressão que a de Python se foca sobretudo em web dev com Django, enquanto a de Java abrange mais fundamentos de software dev e trabalho de equipa em projetos (mais contexto de empresa?)
A minha experiência até agora resume-se ao que aprendi num curso online: vários exercícios em C e Python, e como projeto final criei uma aplicação web com Flask.

Já sabes alguma coisa em relação à 2ª edição do UPskill?
Estamos em meados de junho e não há nenhuma atualização nem notícia ou informação de qualquer espécie por parte da APDC, IEFP ou qualquer outro coordenador do programa quanto à abertura de candidaturas para nova edição em 2021. Nem solicitando expressamente por email ou outras vias - a única resposta é silêncio (chega a ser exasperante para um programa que foi tão badalado como a grande aposta do país para a transição digital e formação de quadros nos próximos 3 anos).
 
Última edição:
Continuas ligado ao programa? Tenho umas perguntinhas para te fazer :)

Viva @Endo , a minha participação neste programa foi apenas como formador do curso Java em Setúbal, e como "designer" do curso de Python a nível nacional.

Como comparas as formações de Python vs. Java em termos de conteúdo e saídas profissionais?
Lendo as descrições no site, fiquei com a impressão que a de Python se foca sobretudo em web dev com Django, enquanto a de Java abrange mais fundamentos de software dev e trabalho de equipa em projetos (mais contexto de empresa?)
A minha experiência até agora resume-se ao que aprendi num curso online: vários exercícios em C e Python, e como projeto final criei uma aplicação web com Flask.

Sinceramente acho que os conteúdos da formação de Java é péssima, ultrapassada, e muito mal planeada. Não sei quem a fez, mas fez um trabalho horrível! Perdeu-se muito tempo à volta de conteúdos básicos, e as únicas ferramentas dadas para se construir o projecto foi interfaces em JavaFX (cuja relevância no mercado é zero ponto zero). Os conteúdos do curso de Java falam também de webservices, mas nunca explicam o que é HTTP, nem tem nada a ver com web. Simplesmente pegaram nos tópicos sem qualquer ligação e escreveram-nos num ficheiro Word..
Eu já entrei numa fase intermédia do curso, e tive que estar a orientar os alunos para uma framework web para que conseguissem apresentar projectos minimamente interessantes.

Obviamente que isto reflecte os meus "bias", mas 70 e tal % desta indústria é web (ou relacionado com web), e é para aí que eu acho que se deve focar a maioria dos alunos..

Em termos de "mercado", o curso de Python é menos apetecível para as empresas, porque em Portugal $Java > $Python. Mas isto só porque "Java" é um termo mais interessante para os empregadores verem nos currículos. No curso de Python o pessoal aprende com calma a programar, frontends html+css, BDs, backend, webservices, e depois a integrar isto tudo. No de Java aprendem a programar Java, JavaFX, BDs, "webservices? (tipo 1h)" e não sei bem como se pretendia integrar estas coisas todas num projecto minimamente interessante..

No fundo penso que uma pessoa que faça o curso de Python sairá muito melhor preparado, excepto se tenha apanhado algum formador como eu que tenha orientado para coisas mais "interessantes"..

Já sabes alguma coisa em relação à 2ª edição do UPskill?
Estamos em meados de junho e não há nenhuma atualização nem notícia ou informação de qualquer espécie por parte da APDC, IEFP ou qualquer outro coordenador do programa quanto à abertura de candidaturas para nova edição em 2021. Nem solicitando expressamente por email ou outras vias - a única resposta é silêncio (chega a ser exasperante para um programa que foi tão badalado como a grande aposta do país para a transição digital e formação de quadros nos próximos 3 anos).

Como disse acima, apenas participei como formador (e como "designer" do curso de Python), pelo que não tenho mais informação. De qualquer maneira, penso que são cursos em que vale a pena apostar, tanto do lado do IEFP como dos alunos. No entanto, feitas as contas, acredito que seja um curso que sai caro ao IEFP/Estado..

Boa sorte! ;)
 
Última edição:
Olá a todos, também estou a pensar candidatar-me à 2ª edição do upSkill. Estou indeciso entre Java e Python. Já tenho as bases em Java, inclusive fiz uma Academia na Rumos, mas após o final da Academia senti que em termos de conteúdo e de projectos prácticos me faltava muita coisa. Tal como o @joaoventura referiu, também passei por JavaFX e outras tecnologias que nem sequer foram úteis em termos de projecto final e também não sinto procura do mercado...

Já agora, a 2ª edição foi basicamente apresentada hoje. Houve um webinar hoje de manhã, onde estiveram formadores, empresas e onde se falou sobre a 1ª edição e o que se espera da seguinte. Datas concretas, de momento ainda não existem, mas as candidaturas devem abrir a meio do verão e o arranque oficial deverá ser lá para o final. Pelo que foi dado a entender, as empresas vão ter um papel mais influente na programação de conteúdos, por isso imagino que alguns programas sejam actualizados (espero).

Não sei se cá no fórum estão formadores das áreas que referi (ou até outras). Se não se importarem de trocar umas ideias vi PM, agradecia imenso.
 
Olá a todos, vou aproveitar o tópico e expor a minha situação. Estou atualmente no 3º ano da licenciatura em eng. Eletrotécnica e Computadores, e já tive contacto com algumas linguagens de programação tal como C, Python, HTML, PHP, mas nunca senti que estivesse bem preparado nestas linguagens, sendo que C é onde estou melhor. No passado cheguei a tocar em Java e VB, mas esqueci quase tudo.
Já tenho quase 10 anos de experiência profissional, mas ligado à industria da eletricidade e mecânica, mas o meu salário não tem vindo a acompanhar a experiência, e este ano que estou a fazer o projeto final de curso, comecei a gostar um pouco mais de programar e vejo-me a mudar de área, mas necessito de praticar muito mais para o conseguir.

Quem me pode ajudar a elucidar o que o mercado procura de momento, sendo que pretendo começar a procura dentro de 3 meses, e vou aproveitar este tempo para estudar, praticar, e se ainda der tempo tirar algum mini curso/certificação. Agradeço desde já a ajuda.
 
Já agora, o que achastes? Vale a pena, ou achas mais pertinente outro tipo de abordagem ou curso?
Se ainda estás à procura de emprego na área, não caias na tentação de fazer sempre tutoriais, faz coisas por ti próprio. Dou-te o meu exemplo, queria fazer um clone do instagram depois de ter visto este video:
, e apesar de me ter baseado neste video, implementei mais coisas, capacidade de fazer posts com imagem alojando as imagens no cloudinary, , apagar e editar posts, editar o perfil e com adição de uma imagem ao perfil, lazy loading nas imagens, paginação, uma arquitetura diferente, possibilidade de apagar os comentários, privilégios de admin e outras coisas que não me lembro, e agora estou a fazer um inventário de bolos para a minha irmã, desta vez usando next js com typescript e outras ferramentas novas.
 
Se ainda estás à procura de emprego na área, não caias na tentação de fazer sempre tutoriais, faz coisas por ti próprio. Dou-te o meu exemplo, queria fazer um clone do instagram depois de ter visto este video:
, e apesar de me ter baseado neste video, implementei mais coisas, capacidade de fazer posts com imagem alojando as imagens no cloudinary, , apagar e editar posts, editar o perfil e com adição de uma imagem ao perfil, lazy loading nas imagens, paginação, uma arquitetura diferente, possibilidade de apagar os comentários, privilégios de admin e outras coisas que não me lembro, e agora estou a fazer um inventário de bolos para a minha irmã, desta vez usando next js com typescript e outras ferramentas novas.

Eu entendo e neste momento esta aprendizagem é mais um hobby. É para ir fazendo no final do dia.
 
Caros, boa tarde.

Gostaria de perguntar aos membros que já terminaram os seus bootcamps, como foi a busca pelo 1 emprego na área?
Terminei agora bootcamp full stack web dev na ironhack, estou participando de várias entrevistas nas consultorias, ainda não deram feedback, mas só se passou 1 semana. Meu LinkedIn está ok, GitHub com maia de 41 repositórios com alguns “deployados”. Se alguém souber alguma vaga em suas empresas e puder também compartilhar suas experiências, agradeço.

Obrigado desde já.
 
@Franciscoamar vou começar agora esse mesmo bootcamp também na ironhack. Podes dar algum feedback? Obrigado

Opa, boa noite.
Indico demais, aprendi muito, mas posso dizer q tive q estudar muuuuito por fora do bootcamp, material de la e péssimo, nunca utilizei, sempre buscava em cursos ou revia as aulas gravadas. A grande vantagem são os labs, como há um todo dia, tu aprende mesmo não querendo.
 
Já tinhas algumas bases ou já tinhas tido contacto com programação antes? Tiraste presencial em Lisboa ou remoto?

Estudei digamos até as bases iniciais do JS(até basicamente o for), html e css já tinha uma boa base. Fiz o remoto, mas vou ter a semana da carreira em Lisboa. O que te indico, estuda o q conseguires antes, o máximo.
 
Ora boas. Desde já as minhas felicitações a todo o pessoal que teve a coragem de investir em si mesmo sabendo dos riscos que estava a correr. É meio caminho para o sucesso!

Vou expor a minha situação que de certa forma é parecida a muitos users que aqui participaram.
Já não sou propriamente novo - 25 anos, estou empregado e até estou numa área interessante, apesar de não ser aquilo que me vejo a fazer daqui a 5 anos.
Curiosamente encontrei este tópico e apercebi-me que sou praticamente mais um com estas incertezas e receios de mudança.
Mas vamos ao que interessa (peço desculpa por estar a engonhar)!
Eu gostaria de mudar de emprego e é claro que a programação, embora não seja a minha área de sonho, é das áreas mais interessantes e cativantes em termos evolutivos e é por isso que venho aqui pedir alguns conselhos de iniciação à programação, desde o básicos dos básicos.
Já li algumas coisas em relação a esses cursos (switch, academia de código, etc) e estou a ponderar fazer um deles, não para já visto que o meu conhecimento é praticamente nulo mas daqui a algum tempo, se for possível.
O meu maior receio é mesmo "bloquear" nas matérias e não conseguir evoluir no tempo esperado, ainda para mais num espaço de tempo tão reduzido que é lecionada a maioria desses cursos. Que tipo de teste recomendam fazer? Algo para testar a nossa preparação/capacidade para conseguir efetivamente fazer as coisas no tempo devido; Acham possível alguém que tenha praticamente 0 conhecimento na matéria conseguir evoluir e ser um profissional em meia dúzia de meses?
Estou ciente que parte de nós e a eventual evolução será apenas conseguida com muita dedicação, daí querer aprender primeiros os básicos e só depois partir para o tal desafio do curso.

Desde já o meu obrigado!
 
Back
Topo