Recomeçar do Zero - enfermeiro => Programador

Boas a todos

Como muitos, também estou interessado e curioso para entrar neste mundo da programação.
Fazer um bootcamp está fora de questão, por isso andei a estudar o que havia e surgiu a galileu. Têm cursos interessantes.
Neste momento penso em fazer o curso de iniciação " Academia code developer". E depois seguir para "academia desenvolvimento de software".

Gostava de saber a vossa opinião, se há alternativas melhores ou mais baratas e se acham ser um "bom caminho".
 
Boa tarde pessoal. Estou ingressando no mundo da programação, já tive contato com JS e R. Agora surgiu uma oportunidade de estudar Outsystems e gostava de saber se há mercado de fato, se não é só hype em redes sociais, se a empresa está mesmo a crescer e se na ótica de vcs haverá boa empregabilidade.
Se tens hipótese de ir para OS vai de cabeça. Não é hype nenhum e para além de OS ser uma empresa é também um enorme ecossistema/comunidade/.... Existe procura de perfis para a OS em todo lado, PT e fora.
 
uma pergunta para quem já tirou estes cursos CARISSIMOS da ironhack e afins.
Valem a pena??? já ouviram falar na udemy? a diferença é assim tão grande que justifica o investimento??? eu sempre que precisei aprender uma linguagem nova ia ao udemy aprender alias estou a tirar 2 cursos lá agora de Python (não seguidos mas sim para cimentar o conhecimento de 2 formas de abordar a linguagem). E pior pelo que vi esses cursos usam linguagens muito básicas e "ultrapassadas" que não consigo compreender os valores apresentados. Juro que gostava de ser esclarecido e tentar perceber o valor acrescentado destas empresas de formação "rápida".
Se dizem que sim vale a pena, que cursos aconselham?
 
Fui um dos que tirei e já o tinha dito aqui, na minha opinião, não vale a pena e se fosse agora não o teria feito.

Também não acho que seja ultrapassado. Na altura que tirei, estava em linha com o que se aprendia em diversos cursos online. Claro que se surgisse uma nova tecnologia, online eram sempre atualizados mais rapidamente. São cursos virados para web, portanto assentam maioritariamente em javascript. Não poderia ser de outra forma.

O que já recomendei e continuo a recomendar, que é o que faria neste momento era um path do codecademy. No meu caso o de Full stack, que foi o que tirei na ironhack. Segues uma linha contínua e não precisas de andar a ver o que andar a aprender primeiro ou a tirar outros cursos que podem ser ou não desnecessários naquela altura, etc. O plano do curso vai mais ou menos de encontro aquilo que tirei na ironhack e ainda contém mais algumas coisas interessantes. Outro conselho que dou sempre, é seres ativo no discord do curso e juntares-te a um ou dois colegas de forma a irem tirando meio que em conjunto e numa espécie de pair-programming.

Na minha opinião udemy é porreiro para ires tirando novos cursos de coisas que precisas de complementar, para algo mais curto. Para algo mais completo do tipo, 0 bases até developer júnior, não me parece o mais adequado. Mas isto é só a minha opinião. Agora por exemplo, quando quero aprender alguma stack/tecnologia/framework nova, o que for, uso o udemy.
 
Última edição:
O valor desses bootcamps deve-se ao compromisso que impede as pessoas de desistir. Tivessem um amigo na área, no verdadeiro sentido da palavra amigo e poupavam uns milhares.
 
Fui um dos que tirei e já o tinha dito aqui, na minha opinião, não vale a pena e se fosse agora não o teria feito.

Também não acho que seja ultrapassado. Na altura que tirei, estava em linha com o que se aprendia em diversos cursos online. Claro que se surgisse uma nova tecnologia, online eram sempre atualizados mais rapidamente. São cursos virados para web, portanto assentam maioritariamente em javascript. Não poderia ser de outra forma.

O que já recomendei e continuo a recomendar, que é o que faria neste momento era um path do codecademy. No meu caso o de Full stack, que foi o que tirei na ironhack. Segues uma linha contínua e não precisas de andar a ver o que andar a aprender primeiro ou a tirar outros cursos que podem ser ou não desnecessários naquela altura, etc. O plano do curso vai mais ou menos de encontro aquilo que tirei na ironhack e ainda contém mais algumas coisas interessantes. Outro conselho que dou sempre, é seres ativo no discord do curso e juntares-te a um ou dois colegas de forma a irem tirando meio que em conjunto e numa espécie de pair-programming.

Na minha opinião udemy é porreiro para ires tirando novos cursos de coisas que precisas de complementar, para algo mais curto. Para algo mais completo do tipo, 0 bases até developer júnior, não me parece o mais adequado. Mas isto é só a minha opinião. Agora por exemplo, quando quero aprender alguma stack/tecnologia/framework nova, o que for, uso o udemy.
Na altura que tirei, estava em linha com o que se aprendia em diversos cursos online.
foi o que disse. tudo que tenho visto é só coisas ultrapassadas la por veres nos outros nao faz do que tiraste melhor....hoje em dia consegues fazer quase tudo em html 5 e css sem javascript para o frontend. e para backend tens php, python, go, etc. detesto javascript e se o puder evitar evito. é claro que 90% vai discordar comigo, mas cada um faz o ke ker. os sites ke faco tem entre 96 a 100% de score na google.
para frontend nem precisas de aprender a programar ke existem centenas de software que te fazem o site por ti ou contigo. Até existem com AI incorporado que depois de responderes a um questionário te faz um site (muito foleiro mas faz).
sou do tempo do Assembler e C puro na Universidade. Nao tenho medo de linguagens de programacao. aos 14 já fazia jogos e isto antes de existir internet...(tempo do basic).
Vou ter que simplificar a vida que tive um acidente grave que perdi parte do cerebro. Programacao pura e dura esquece....python é o mais proximo de portugues que estou a aprender em relacao a programacao. ke uma linguagem deve ser como portugues no sentido de pensas no que keres e fazes a velocidade do pensamento como a escrever um texto...
provavelmente vou.me dedicar ao backend se conseguir. os cursos que tenho visto sao muito "foleiros" nao vejo mais valias em relacao ao udemy por isso meti o outro post.
udemy nao tem cursos so de linguagens de programacao tem TUDO. na Universidade nao aprendes nada estruturado em relacao a programacao aprendes 3 tipos de linguagens das o basico fazes um trabalho de equipe ke demora 1 mes (que faco em 2 dias sozinho). sais de la a nao saber nada...ou ja sabes ou aprendes ca fora...
 
Estás a ser demasiado redutor em relação à universidade, há uma diferença entre aproveitar a universidade onde consegue aprender e conseguir finalizar o curso. É verdade que há de tudo, desde alunos que não aproveitam a universidades que tem um plano de ensino fraco. Mas diria que é mais excepção do que regra. E isto vindo de alguem que trabalha na área e não andou num curso de engenharia. Basta consultar um plano de ensino de uma engenharia do ISEP ou da FEUP e acho que dá para perceber que não é bem como disseste.

Eu também sei fazer um site num par de horas com bom aspeto com 100% score na Google. Quando tens um cliente que pede mundos e fundos e começas encontrar limitações no jquery e afins, vais ver que o JS/frameworks tem muito para oferecer. Estão cheias de falhas, problemas sobejamente conhecidos, mas que actualmente o que oferecem + facilidade de uso batem o resto. Sim, preferia mil vezez não ter que aprender frameworks, por mim fazia um pedido ao backend e ele até já me devolvia a página montada, mas nem tudo é à vontade do freguês.

Não me vou alongar mais, mas espero que quem leia o teu post procure mais opiniões.
 
foi o que disse. tudo que tenho visto é só coisas ultrapassadas la por veres nos outros nao faz do que tiraste melhor....hoje em dia consegues fazer quase tudo em html 5 e css sem javascript para o frontend. e para backend tens php, python, go, etc. detesto javascript e se o puder evitar evito. é claro que 90% vai discordar comigo, mas cada um faz o ke ker. os sites ke faco tem entre 96 a 100% de score na google.
para frontend nem precisas de aprender a programar ke existem centenas de software que te fazem o site por ti ou contigo. Até existem com AI incorporado que depois de responderes a um questionário te faz um site (muito foleiro mas faz).
sou do tempo do Assembler e C puro na Universidade. Nao tenho medo de linguagens de programacao. aos 14 já fazia jogos e isto antes de existir internet...(tempo do basic).
Vou ter que simplificar a vida que tive um acidente grave que perdi parte do cerebro. Programacao pura e dura esquece....python é o mais proximo de portugues que estou a aprender em relacao a programacao. ke uma linguagem deve ser como portugues no sentido de pensas no que keres e fazes a velocidade do pensamento como a escrever um texto...
provavelmente vou.me dedicar ao backend se conseguir. os cursos que tenho visto sao muito "foleiros" nao vejo mais valias em relacao ao udemy por isso meti o outro post.
udemy nao tem cursos so de linguagens de programacao tem TUDO. na Universidade nao aprendes nada estruturado em relacao a programacao aprendes 3 tipos de linguagens das o basico fazes um trabalho de equipe ke demora 1 mes (que faco em 2 dias sozinho). sais de la a nao saber nada...ou ja sabes ou aprendes ca fora...
Mas nós estamos a falar de saber fazer sites estáticos ou saber trabalhar em web apps grandes? Hoje em dia é impossível, em apps grandes, simplesmente fazer o pedido ao backend e apresentar no browser a pág já feita, isso é o que a maior parte das pessoas queria, teríamos muito menos dores de cabeça.

Sobre tirar um bootcamp ou um par de cursos da udemy, o primeiro vai ter mais relevância no mercado quando estiveres à procura do primeiro emprego e sei do que falo porque entrei no mercado com esses cursos da udemy e sempre que falam comigo recomendo ir para a faculdade ou tirar um bom curso de programação.
 
Mas nós estamos a falar de saber fazer sites estáticos ou saber trabalhar em web apps grandes? Hoje em dia é impossível, em apps grandes, simplesmente fazer o pedido ao backend e apresentar no browser a pág já feita, isso é o que a maior parte das pessoas queria, teríamos muito menos dores de cabeça.

Sobre tirar um bootcamp ou um par de cursos da udemy, o primeiro vai ter mais relevância no mercado quando estiveres à procura do primeiro emprego e sei do que falo porque entrei no mercado com esses cursos da udemy e sempre que falam comigo recomendo ir para a faculdade ou tirar um bom curso de programação.
eu nao estou a procura do primeiro emprego e ja estive na faculdade no melhor curso de informática do país na altura. um bootcamp como te disse encontras os mesmos conteudos na udemy. la nao encontras so cursos de programacao. Para primeiro emprego e sem estrutura nenhuma sim, tirar um ou 2 cursos na udemy pouco vai acrescentar ao teu valor acrescentado. mas tambem acho que esses bootcamps pouco vao acrescentar. Procurar essa estrutura duvido que tambem alguem o faça por livre vontade. Vao aprender mais no trabalho que no bootcamp ou curso da udemy. Mas entre os 2 quem é "preguiçoso" e tiver o dinheiro absurdo do bootcamp, que o faça. Universidade acrescenta valor acrescentado claro, pela estrutura que apresenta, mas informatica muda tudo muito rapido o que aprendes la pouco ou nada vais usar na vida real....quando sai da universidade nao existiam smartphones, e internet era nova (fomos os primeiros a utiliza-la em pt) tudo que ja fiz em informatica tive que aprender sozinho. nao existia.
 
Universidade acrescenta valor acrescentado claro, pela estrutura que apresenta, mas informatica muda tudo muito rapido o que aprendes la pouco ou nada vais usar na vida real....
Não podia estar em mais desacordo.

Saí da faculdade em 2005 (já havia smartphones com o windows Mobile... mas...). Lá entre muitas outras coisas, aprendi fundamentalmente a estruturar pensamento e "programas". Estas coisas, mais que uma ou outra linguagem, ou um ou outro paradigma de programação é mais importante e não se aprende num bootcamp ou por nós próprios sem que seja necessário um investimento de tempo muito grande (já para não falar em literatura especializada).

ja estive na faculdade no melhor curso de informática do país na altura.
Tenho pena que o melhor curso de informática não te tenha dado nada que uses na vida real. O meu, um mero curso de um Politécnico deu-me tanto!
 
Não podia estar em mais desacordo.

Saí da faculdade em 2005 (já havia smartphones com o windows Mobile... mas...). Lá entre muitas outras coisas, aprendi fundamentalmente a estruturar pensamento e "programas". Estas coisas, mais que uma ou outra linguagem, ou um ou outro paradigma de programação é mais importante e não se aprende num bootcamp ou por nós próprios sem que seja necessário um investimento de tempo muito grande (já para não falar em literatura especializada).


Tenho pena que o melhor curso de informática não te tenha dado nada que uses na vida real. O meu, um mero curso de um Politécnico deu-me tanto!

Concordo plenamente. É nessa parte do raciocínio e algoritmos que costumo notar diferenças nas entrevistas.

Então quando coloco limites de complexidade na resolução de mini exercícios apanhas normalmente quem andou no ensino superior ou não.
 
Concordo plenamente. É nessa parte do raciocínio e algoritmos que costumo notar diferenças nas entrevistas.

Então quando coloco limites de complexidade na resolução de mini exercícios apanhas normalmente quem andou no ensino superior ou não.
100%. Tem sido essa a minha experiência também. A partir de certo nível de senioridade/complexidade, há uma diferença exponencial entre quem tem e não tem essas bases.
 
Não podia estar em mais desacordo.

Saí da faculdade em 2005 (já havia smartphones com o windows Mobile... mas...). Lá entre muitas outras coisas, aprendi fundamentalmente a estruturar pensamento e "programas". Estas coisas, mais que uma ou outra linguagem, ou um ou outro paradigma de programação é mais importante e não se aprende num bootcamp ou por nós próprios sem que seja necessário um investimento de tempo muito grande (já para não falar em literatura especializada).


Tenho pena que o melhor curso de informática não te tenha dado nada que uses na vida real. O meu, um mero curso de um Politécnico deu-me tanto!
eu sai em 1995 nao em 2005....fui dos primeiros a ter internet em portugual..alias via a internet nascer em PT. de usar bbs e muds....do aparecimento do yahoo...do netscape ...kuando foi 2.0 foi revolucao (ja apareciam imagens) ;).....

quanto ha "estrutura" como te disse ja a devias ter antes de entrares para la..pelo menos eu aprendi isso no liceu. e saiste numa boa altura ke essa "estrutura" agora é geracao copiar e colar..ja estamos em 2023....atao com o AI...
 
100%. Tem sido essa a minha experiência também. A partir de certo nível de senioridade/complexidade, há uma diferença exponencial entre quem tem e não tem essas bases.
certo ker isto dizer ke kem estudou a mais tempo teve melhores bases ;)
ainda nao encontrei um bom programador sub 30 anos....
 
Por vezes nem se trata de ser sénior ou não, eu passei quase pelo mesmo, foi Técnico de Radiologia (conclui licenciatura em 2009), em 2014 ingressei num curso de programação, em 2015 estava a trabalhar, sinceramente foi das melhores decisões que fiz a nível profissional.

E sinceramente não é preciso ir a faculdade para aprender a programar e ser um bom programador, embora o "status" valha algo na hora da entrevista, nem sempre significa que seja melhor profissional que aquele que não foi a faculdade. Não me falta para onde ir trabalhar e não sou licenciado na área. O curso que fiz deu-me as bases, as noites mal dormidas, marrar e aprender com os erros, procurar soluções e como simplificar, é aí que se aprende, quem se fica pelo que aprendeu na faculdade ou no curso não vai muito longe, é preciso mente aberta.
 
Por vezes nem se trata de ser sénior ou não, eu passei quase pelo mesmo, foi Técnico de Radiologia (conclui licenciatura em 2009), em 2014 ingressei num curso de programação, em 2015 estava a trabalhar, sinceramente foi das melhores decisões que fiz a nível profissional.

E sinceramente não é preciso ir a faculdade para aprender a programar e ser um bom programador, embora o "status" valha algo na hora da entrevista, nem sempre significa que seja melhor profissional que aquele que não foi a faculdade. Não me falta para onde ir trabalhar e não sou licenciado na área. O curso que fiz deu-me as bases, as noites mal dormidas, marrar e aprender com os erros, procurar soluções e como simplificar, é aí que se aprende, quem se fica pelo que aprendeu na faculdade ou no curso não vai muito longe, é preciso mente aberta.
Posso perguntar onde fizeste o teu curso de programação? Estou a pensar tirar o meu na Ironhack. Apesar do custo elevado e de me dizerem que pelo Udemy consigo o mesmo por uma fração do preço. Necessito de ter a "obrigação" de fazer o curso.
 
(...)E sinceramente não é preciso ir a faculdade para aprender a programar e ser um bom programador(...)

@iwolf Nisto concordo contigo. Mas também consigo concordar que quem tem licenciatura na área das TI, em regra tem mais margem de progressão, simplesmente porque teve uma formação mais abrangente e progressiva.

Pessoalmente, considero-me um bom programador atendendo ao meu background nesta área, contudo muitas vezes sinto que me faltam bases para me ajudar a visualizar a "big picture" e dessa forma efetuar ligações de forma natural e resolver os problemas mais rapidamente. Eventualmente chego lá, mas tenho de dar o extra.

Com isto não quero dizer que não hajam programadores sem licenciatura que não cheguem onde chegam os licenciados/mestres e tão ou mais depressa, mas acho que serão a exceção mais do que a regra.

Independentemente disto, se as pessoas não se sentem bem com o que fazem e querem mudar, tomando a decisão em consciência e empenhando-se, não vejo porque não possam ter sucesso. Mas é engraçado, se me dissessem há 5 anos atrás que hoje estaria a trabalhar me programação, numa área completamente diferente da que me formei e trabalhei, diria que eram malucos.
 
Mas conseguem arranjar trabalho na área sem a tal licenciatura?
Eu consegui depois de estar a estudar (muito) durante um ano sozinho com 31 anos, é possivel, mas é muito dificil, sinceramente eu aconsolho a tirarem um curso de programação, será mais fácil as empresas aceitarem uma pessoa, especialmente agora que já não existe tanta procura como existia há 2/3 anos.
 
Mas conseguem arranjar trabalho na área sem a tal licenciatura?

Eu não tenho licenciatura, tirei um CET em Programação de Sistemas de Informação. O curso iniciou em 2019 tinha eu 38 anos e terminou no início de 2021 estando eu praticamente com 40 anos. Não tive qualquer dificuldade em arranjar empresa para estagiar e no fim do estágio também arranjei logo empresa para trabalhar.

Claro que um CET, por ser um curso mais tradicional, provavelmente não se adequará a todos, principalmente se já tiverem responsabilidades financeiras e familiares.
 
Back
Topo