Recomeçar do Zero - enfermeiro => Programador

Na altura estive a ponderar entre exactamente isso: fazer uma licenciatura em informática em pós-laboral, que dura pelo menos 3 anos e é mais abrangente, ou fazer um bootcamp que demora 6 meses, dá uma preparação intensiva e especifica para estar pronto a trabalhar.

Acabei por optar pelo bootcamp, principalmente pela questão do tempo e do dinheiro investido.

Arrependeste te da decisão tomada ?
O boot camp e mais caro que uma licenciatura. Pelo menos o da academia de código são 6k.
 
Tal como disse, literalmente no dia em que ia começar o bootcamp propriamente dito tive uma reviravolta profissional, trabalho na área e acabei por não fazer bootcamp. Podia ter tentado conciliar, mas se tivesse de desistir a meio por incompatibilidade tinha de pagar 1000€.

A nível de valores era bastante diferente, sim. Esta "season" do bootcamp eram 79€ por mês, durante 6 meses. Isto porque um dos motes dos criadores eram o conhecimento acessível a todos.
Entretanto as novas inscrições para os bootcamps seguintes, os valores já são superiores, rondam os 300€ por mês.
 
Tal como disse, literalmente no dia em que ia começar o bootcamp propriamente dito tive uma reviravolta profissional, trabalho na área e acabei por não fazer bootcamp. Podia ter tentado conciliar, mas se tivesse de desistir a meio por incompatibilidade tinha de pagar 1000€.

A nível de valores era bastante diferente, sim. Esta "season" do bootcamp eram 79€ por mês, durante 6 meses. Isto porque um dos motes dos criadores eram o conhecimento acessível a todos.
Entretanto as novas inscrições para os bootcamps seguintes, os valores já são superiores, rondam os 300€ por mês.

Pois sendo assim compreendo a tua atitude

Eu tenho emprego mas é precário e deixa me ansioso e nervoso só de ter de ir trabalhar. Já para não falar que chego a fazer 300 horas num mês e pouco mais de 1000 euros trago para casa

A minha questão também prende se por saber quando e que eventualmente a academia de código inicia o boot camp. Se for já em setembro até irei ter de avisar já no serviço.

Em termos de ponderar a licenciatura não sei bem. São 3 anos. E muito tempo
 
Comprendo-te danoninho. Eu também já tenho um curso (Mestrado na área da Educação) mas no meu caso nem trabalho a leccionar numa escola consigo arranjar. O ano passado comecei um novo curso de engenharia electrotécnica e de computadores na FEUP mas o primeiro ano não foi famoso. Foi um choque. Como faço 29 anos neste verão, começo a pensar no fator tempo, e continuando no curso, pelo menos serão mais 5 anos, o que é muito tempo...e entre isso ou a Academia de Código, estou na dúvida, porque após 3 meses e pouco posso eventualmente já entrar no mercado de trabalho.
 
Comprendo-te danoninho. Eu também já tenho um curso (Mestrado na área da Educação) mas no meu caso nem trabalho a leccionar numa escola consigo arranjar. O ano passado comecei um novo curso de engenharia electrotécnica e de computadores na FEUP mas o primeiro ano não foi famoso. Foi um choque. Como faço 29 anos neste verão, começo a pensar no fator tempo, e continuando no curso, pelo menos serão mais 5 anos, o que é muito tempo...e entre isso ou a Academia de Código, estou na dúvida, porque após 3 meses e pouco posso eventualmente já entrar no mercado de trabalho.

Exato e a minha dúvida. Tenho 28 anos e não quero prolongar muito mais os estudos.
Como te está a correr a universidade ?
Opa sinceramente vou investir na academia e ver no que da. Depois de arranjar emprego na área começo a aplicar me a tirar formações e o que conseguir investir. Pelo menos e a minha ótica do assunto
 
Exato e a minha dúvida. Tenho 28 anos e não quero prolongar muito mais os estudos.
Como te está a correr a universidade ?
Opa sinceramente vou investir na academia e ver no que da. Depois de arranjar emprego na área começo a aplicar me a tirar formações e o que conseguir investir. Pelo menos e a minha ótica do assunto

Digamos que este ano não correu muito bem mas acredito que a algumas cadeira que reprovei este ano consigo fazê-las no próximo.
A cena da academia é que são só 3 meses, acho muito pouco tempo. Mas já vi tantos testemunhos na página deles no youtube e tudo indica que aquilo funciona bem.

Eu também me vou candidatar à academia. Além disso, tive a ser o programa Switch do ISEP hoje. Aquilo dura 1 ano e o preço é perto dos 3000€. Pareceu interessante também...

Esqueci-me de mencionar no post anterior, mas volto dizer-te que acho que eles me disseram que o bootcamp no Porto começa em Setembro.
Mas, na dúvida, podes ligar para lá a perguntar e assim vês essa questão de notificares o teu trabalho atual.
 
Boas
Obrigado pelo teu feedback.
Onde estás a tirar o curso? Vi que o ISEP aqui no Porto tem candidaturas para maiores de 23 mas há um exame de matemática que é necessário fazer. Na altura lembras-te se tiveste de o fazer ? O ISEP ajuda com um curso intensivo de 40 horas de matemática mas que já fechou. E eu queria mesmo entrar este ano.

No meu caso estou no IPLeiria, na ESTG, mas penso que o curriculo das licenciaturas é semelhante. Aqui, para além do M23, tem algumas vagas para quem já tem uma licenciatura e caso entres por esse regime não precisas de fazer exame nenhum, tens é depois de te aguentar as matemáticas no primeiro ano. Pelo M23 penso que sim, que tens de fazer um exame de matematica e uma entrevista, mas aí sei que varia de escola para escola. Aqui tens a oportunidade de fazer um curso de matematica de 3 meses (2d/semana à noite) para no fundo dares matemática de 10,11, 12º ou refrescares a memória e nesse caso depois já não precisas de fazer nenhum exame.

Percebo a impaciencia, também estava em pulgas para mudar de vida, mas o melhor é mesmo informares-te aí no ISEP como funciona. Para mim foi uma opção excelente, comecei a trabalhar na area no final do primeiro ano, tenho tanto bases de programação como de engenharia no geral, e sim foi uma estafa de 3 anos ainda mais a trabalhar, mas penso que o numero de ofertas no mercado e qualidade dessas ofertas é diferente, assim como a forma de pensar com que terminas a formação, e o tipo de enquadramento que dás às coisas.

Mas, também é possível chegar lá sozinho, é só não te conformares com a sopa que te derem, e continuares a pedalar por ti já e depois dos cursos ou bootcamps, agora soluções milagrosas em 3 meses, não acredito :).
 
O exame de matemática do ISEP é básico.
Mesmo as cadeiras de matemática do ISEP são simples.
Em EI há cadeiras mais difíceis de fazer do que matemática/estatística.
 
Digamos que este ano não correu muito bem mas acredito que a algumas cadeira que reprovei este ano consigo fazê-las no próximo.
A cena da academia é que são só 3 meses, acho muito pouco tempo. Mas já vi tantos testemunhos na página deles no youtube e tudo indica que aquilo funciona bem.

Eu também me vou candidatar à academia. Além disso, tive a ser o programa Switch do ISEP hoje. Aquilo dura 1 ano e o preço é perto dos 3000€. Pareceu interessante também...

Esqueci-me de mencionar no post anterior, mas volto dizer-te que acho que eles me disseram que o bootcamp no Porto começa em Setembro.
Mas, na dúvida, podes ligar para lá a perguntar e assim vês essa questão de notificares o teu trabalho atual.

Pronto o que interessa é que vas fazendo o curso com calma e que tires o maior proveito disso.
Também acho muito pouco tempo mas tens de ver o bootcamp como um kit de ferramentas que te dão para tu arregacares as mangas e começares a trabalhar. Depois já se sabe que tens de continuar a investir na área da educação porque se não não progrides.

Eu candidatei me ao da SWITCH para ver no que da. Não perco nada em mandar a candidatura e sempre e mais uma aposta.

Eu hoje ou amanhã volto a contactar a academia e a questionar sobre isso. Obrigado camarada
 
ficas full stack developer na mesma..a linguagem não tem tanto a ver com isso mas sim é maioritariamente java mas tens javascript tb um pouco

Lordbifana eu sei que a remuneração vai depender de muitos fatores. Mas consegues dar me uma ideia o que é que a Malta está a conseguir obter em termos de remunerações quando finaliza o curso da academia de código? Obrigado
 
No meu caso estou no IPLeiria, na ESTG, mas penso que o curriculo das licenciaturas é semelhante. Aqui, para além do M23, tem algumas vagas para quem já tem uma licenciatura e caso entres por esse regime não precisas de fazer exame nenhum, tens é depois de te aguentar as matemáticas no primeiro ano. Pelo M23 penso que sim, que tens de fazer um exame de matematica e uma entrevista, mas aí sei que varia de escola para escola. Aqui tens a oportunidade de fazer um curso de matematica de 3 meses (2d/semana à noite) para no fundo dares matemática de 10,11, 12º ou refrescares a memória e nesse caso depois já não precisas de fazer nenhum exame.

Percebo a impaciencia, também estava em pulgas para mudar de vida, mas o melhor é mesmo informares-te aí no ISEP como funciona. Para mim foi uma opção excelente, comecei a trabalhar na area no final do primeiro ano, tenho tanto bases de programação como de engenharia no geral, e sim foi uma estafa de 3 anos ainda mais a trabalhar, mas penso que o numero de ofertas no mercado e qualidade dessas ofertas é diferente, assim como a forma de pensar com que terminas a formação, e o tipo de enquadramento que dás às coisas.

Mas, também é possível chegar lá sozinho, é só não te conformares com a sopa que te derem, e continuares a pedalar por ti já e depois dos cursos ou bootcamps, agora soluções milagrosas em 3 meses, não acredito :).

Sim realmente vi que havia essas possibilidades aqui no isso no Porto. Eu amanhã vou ligar para lá e obter mais informação ou até vou lá pessoalmente para verificar melhor as hipóteses todas que tenho.

Pois tens mais futuro ou mais opções se tirares um curso de engenharia do que apenas programação. Eu compreendo esse ponto de vista mas não sei se me consigo compromoter a um curso de 3 anos de momento. A ver vamos.

Sei também que não é fácil , que tudo depende do quanto eu me entregue ao curso e quanto me dedique. E que não acaba aí , que após tirar o curso tenho de dar o litro para acompanhar. Mas eu estou disposto a fazer isso.
Nao há milagres nem ninguém da nada a ninguém , mas com esforço e dedicação eu acredito que consigo.
 
Lordbifana eu sei que a remuneração vai depender de muitos fatores. Mas consegues dar me uma ideia o que é que a Malta está a conseguir obter em termos de remunerações quando finaliza o curso da academia de código? Obrigado

A minha amiga que fez o bootcamp da academia do codigo arranjou logo trabalho e disse que em 4 meses de trabalho tinha conseguido pagar o curso.
 
Lordbifana eu sei que a remuneração vai depender de muitos fatores. Mas consegues dar me uma ideia o que é que a Malta está a conseguir obter em termos de remunerações quando finaliza o curso da academia de código? Obrigado
o normal acho que anda nos 1000-1100 liquidos em lisboa
mas ja houve um ou outro que chegou aos 1400
 
@danoninho

Também me devo candidatar ao do ISEP. Acho que temos até Agosto ate dia 23 de Agosto para fazer isso mas se nos candidatar-mos à academia acho que por essa altura já devemos saber os resultados (presumo eu).
 
@danoninho

Também me devo candidatar ao do ISEP. Acho que temos até Agosto ate dia 23 de Agosto para fazer isso mas se nos candidatar-mos à academia acho que por essa altura já devemos saber os resultados (presumo eu).

Ok vou na mesma informar me melhor sobre isso
Achas ? Esperemos que sim para poder orientar a minha vida ....
 
Tendo em conta que queres entrar rápido no mercado de trabalho acho que a Academia de Código é uma opção. A Switch também seria fixe, mas são 12 meses, ainda que tenhas estágio remunerado no fim.

Onde choco de frente com bootcamps (e digo o mesmo dos bootcamps online, como Lambda School ou AppAcademy) é o formato ser 40h semanais (fora o que fazes em casa posteriormente). É demasiado intensivo e não sei até que ponto isso permite a maturação de certas ideias e conceitos, coisa necessária em qualquer área.

Por exemplo, a parte de algoritmia (que não se utiliza muito em web development) implica que os conceitos básicos de programação estejam algo "maturados" na cabeça quanto mais difícil seja um algoritmo. O mesmo para as partes mais teóricas de JS (que presumo que seja o que se aprende após Java).

Mas acho uma boa iniciativa sem dúvida, especialmente para quem tem o dinheiro, mas falta-lhe tempo.
Se a médio/longo prazo, em termos de carreira, será benéfico a prazo ver-se-á.
 
Back
Topo