1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Recomeçar do Zero - enfermeiro => Programador

Discussão em 'Programação' iniciada por danoninho, 7 de Junho de 2019. (Respostas: 159; Visualizações: 13338)

1. ric7

ric7 Power Member

Estava a ver o site errado lol. O problema é as workshops serem durante a semana, ter que faltar ao trabalho é chato, ainda para mais sem ter a certeza se vou entrar.

Para os mais entendidos, Java e js é assim tão popular no mundo de programação? Pensava que seriam outras linguagens.

2. assf

assf Power Member

Vou-me candidatar hoje para Lisboa!

Este fim de semana andei ocupada com outras coisas e nem tinha reparado que as candidaturas já tinham aberto.

3. cconst

cconst Power Member

Já vos disseram que existe uma coisa nas faculdades/universidades/politécnicos que se chama "Unidades Curriculares Isoladas"?

Não dá direito a ter um curso na mão.
    É leccionado juntamente com alunos da instituição, logo com o mesmo nível de exigência
    Cada unidade tem um custo (cada instituição é responsável pelo valor, ex. ISEL: 2017/2018: 60+300 por cada UCI)
    Aberto a alunos da instituição e outros
    Atribui os ECTS e fica para o curriculum de estudante
    Em algumas instituições existe o regime pós-laboral

É só mais uma ideia.

4. bITmApp

bITmApp Power Member

Eu estive numa situação semelhante e optei por fazer o curso numa instituição de ensino com regime pós-laboral. 3 anos volvidos estou na recta final da Licenciatura e à procura da primeira experiência profissional nesta nova área. Se tenho um arrependimento é não ter seguido este caminho mais cedo.

Quanto à dificuldade/facilidade em arranjar trabalho: nos últimos tempos aprendi que o que não falta são empresas a precisar de colaboradores pelo que é uma área onde, para já, essa questão não se coloca.

5. MiguelX69

MiguelX69 I fold therefore I AM

Na Universidade do Minho são 270 por cadeira e um máximo de 30 ECTS por ano. As cadeiras tipicamente são de 5 ECTS (uma ou outra são 7.5). Façam as contas.

Não dá canudo mas se tiverem como se matricular no curso depois, podem pedir equivalência. Eu estive um ano na universidade a fazer cadeiras por isso das Unidades Curriculares Isoladas e no ano a seguir pedi equivalência.

6. Porra!!! Isso é caríssimo!

7. Raschmaninov

Raschmaninov Power Member

Só para dar o meu input. 33 (quase 34 anos), 1 licenciatura de 5 anos, 1 quase mestrado, muitas formações (td fora da área de it) e este ano/semestre inscrevi-me em 3 cadeiras de Engenharia Informática.

Estou a gostar e é para seguir.

Velhos são os trapos. Deixem os medos de lado. Façam as coisas com gosto. Não vão apenas atrás de trabalho ou dinheiro. Eu conto acabar a licenciatura dentro de 5 anos (é de 3).

O meu único arrependimento foi nao ter começado mais cedo. Mas tb nao teria o know how que tenho agora. Invistam em vcs

8. lenric

lenric Power Member

Kudos :clap:

9. ric7

ric7 Power Member

Alguém aqui terminou a academia de código? Tiveram que estudar também durante os fins de semana? No final sentiram se prontos para atacar com tranquilidade o mercado de trabalho? Foi difícil encontrar trabalho? (Especialmente aqui no Porto).

Ainda estou com muitas dúvidas se é assim fazível dar tanta matéria em tão pouco tempo, então quando me falam em receber salários de 1000€ líquidos quando existem engenheiros saído da feup que não ganham isso...

10. frpin

frpin Power Member

Eu não fiz esse curso mas sou licenciado em eng. informatica. Trabalho numa software house no Porto e posso-te dar uma perspectiva deste lado.
    Parece-me muito interessante o curso para alguém que já tenha experiência profissional noutra área e queira mudar para programação. O nível de trabalho de curso também vai estar dependente do quanto tu te queres aplicar e da informação que queres tirar dele. Se queres tirar o máximo do curso é provável que tenhas de investir tempo do fim-de-semana para praticar, aplicar o que fores aprendendo e consolidares esses conhecimentos. Só assim vais evoluir.
    Parece-me claro que nunca vais sair desse curso com o mesmo nível de conhecimento que sairias de uma licenciatura, mas podes sair bem melhor preparado do que um recém-licenciado.

Em termos de salário é difícil. A empresa que te for contratar também te vai avaliar e se realmente adquiriste competências durante esse curso e mostras que tens conhecimento e principalmente vontade de aprender então acredito que mesmo no Porto consigas chegar a esses valores. Não podes estar à espera é que só por teres um curso desses ou mesmo uma licenciatura isso é garantia de um limite mínimo de ordenado. Nem mínimo nem máximo! As pessoas devem ter consciência do que valem e do que podem fazer para crescer e ganhar cada vez mais, mas também devem entender o mercado onde estão inseridos e saber qual a média dos ordenados. Para isso o que te aconselho é ires ao máximo de entrevistas que consigas, perceber os valores que as empresas estão a oferecer e filtrar um pouco o que as pessoas dizem. As pessoas tendem a ouvir um salário que alguém disse e achar automaticamente que então eles próprios também devem ganhar o mesmo.

Do lado das empresas parece-me que não terás qualquer problema em arranjar várias propostas nesta área com um curso desses. Mas não te fies só no curso. Tens de entender o curso, estudar para ganhar algumas bases fundamentais, e dessa forma terás muitas portas abertas nesta área. Com essas bases e a mostrares ambição de querer aprender mais, tens o futuro garantido.

11. lordbifana

lordbifana Power Member

sim...na academia de codigo prepara-te para não teres fim-de-semanas
    por exemplo ontem começámos a dar concurrent programming e isto e um filme do caraças e vou passar o fds a estudar threads e afins

podia-me estar a lixar e não fazer nada no fds mas lá está..o que aprenderes aqui depende tb do esforço que aplicares

12. ric7

ric7 Power Member

Obrigado pelas respostas, em relação ao fim de semana, estava a perguntar porque consigo arranjar um part time, o que dava muito jeito, porque estar 3 meses e meio sem ganhar é muito, especialmente ao largar 6000€ assim de repente, ainda para mais vai haver despesas de comida e transporte.

Em relação ao curso, ainda estou com o pé atrás, aprender tanto em tão pouco tempo, ainda para mais eu ainda apenas consegui fazer a week 1 do curso de stanford, vou ver se acabo a week 2 hoje e o resto no domingo, e as minhas bases é perto de zero de momento, por diversão meti me a ver alguns testes que costumam usar para entrar na Google por exemplo, e não percebo nada daquilo.

Sinceramente, é um risco muito grande largar 6000€, ainda para mais quando apenas tenho 15 dias para decidir...

Mas já estás a acabar o curso? Já li aqui que também foste a 0 para lá, como te sentes de momento? capaz de abraçar este desafio a que te propuseste? Mesmo sendo dificil não está ser de todo impossível absorver tudo?

Última edição: 28 de Junho de 2019
  13. lordbifana

lordbifana Power Member

hoje é literalmente o meio do bootcamp...estou a conseguir acompanhar o ritmo minimamente bem..claro que é preciso sempre tentar rever tudo e o que demos esta semana foi mesmo super complicado
    comecei do 0 sim..sabia nada de programação e comecei com os tutoriais de javascript
    mas posso-te dizer que há pessoas com dificuldade em acompanhar o ritmo mas acaba por ser normal...se no final toda a gente terá apanhado tudo só te posso responder no fim e feedback de tudo também só no fim

quanto a sentir-me preparado...sinceramente não faço idea... é algo que só saberei parece-me quando chegar às entrevistas/começar a trabalhar..há tanto para saber que para mim é dificil ver o nivel que estou vs o nivel requerido para começar como junior developer

14. ric7

ric7 Power Member

Para o pessoal que se está a preparar para o curso, onde estão a estudar? Já vou a meio do curso de stanford (ando com pouco tempo devido ao trabalho, vou ver se acabo amanhã), e já dei uns toques no free academy, até já andei a ver how to no youtube, mas isso vou deixar para depois porque são vídeos de 6hrs.

E já agora, alguém sabe quando vai ser mesmo o workshop no porto?

15. danoninho

danoninho Power Member

Fiz exatamente isso
    Fiz o curso de stanford. O curso gratuito do codeacademy, e depois candidatei me. O code challenge comeu me a cabeça mas lá consegui fazer.

Aconselho a que aceleres esses estudos. Quanto mais tarde candidatares-te menos probabilidade tens de entrar

16. ric7

ric7 Power Member

Só com o curso de Stamford é possível completar o code challenge?

17. lordbifana

lordbifana Power Member

não..o curso de stanford é mesmo o básico do básico..vais precisar do tutorial de javascript para o fazer

18. assf

assf Power Member

Curso de Stanford, curso da codeacademy que eles pedem para fazeres quando enviam o Challenge, e muita pesquisa no google!
    Acabei ontem à noite o Challenge e já o enviei, agora é aguardar novidades. Vais ter que arranjar algum tempo para fazeres o Challenge porque se fores pegando naquilo aos bocados nunca mais acabas, porque perdes a lógica do que estás a fazer e tens que começar tudo de novo.

Quanto ao 1º Workshop, tal como cá em Lisboa, deve ser antes de dia 26 de Julho, pois eles têm um preço para candidaturas aprovadas até 26 de Julho e outro para candidaturas aprovadas posteriormente.

Não, nem lá perto sequer. O curso de Stanford é apenas umas noções gerais de informática tem muito pouco de código. O que te prepara para o Challenge é o curso da Codeacademy que eles pedem que faças a seguir, e mesmo assim só o que está lá não chega, eu tive que pesquisar mais informação no Google para conseguir terminar o Challenge.

19. ric7

ric7 Power Member

Bem estou a ver que estou lixado, ando mesmo com falta de tempo, pensava que ia conseguir trabalhar os fim de semana para juntar dinheiro mas pelo vistos não vai dar, ainda nem acabei o curso de stanford...durante a semana é complicado.