Recomeçar do Zero - enfermeiro => Programador

Boas pessoal, feedbacks recentes?
Também trabalhei em hotelaria uns anos, tenho 29 e estou super interessado em full stack developer/web developer... sempre tive facilidade com computadores (até porque jogo nele lol) portanto sempre fui aprendendo um pouco de hardware e software. Em relação a programação é que estou praticamente às escuras mas, conhecendo-me, acho que tenho perfil para trabalhar na área.
Também me inscrevi na academia de código, já me ligaram mas dar 6.5k para um bootcamp (pelos vistos, muito bom) sem a mínima noção do que é trabalhar na área acho muito arriscado.. acho que vou adiar esse bootcamp e tentar perceber (através de udemy e codeacademy) se vale apena apostar 100% na área.

Em relação a auto didata... sem bases nenhumas como se é auto didata? aconselham algum livro de bases de programação ou linguagem?

Abraço

Vou te dar a minha opinião, eu tirei licenciatura em engenharia Informática há pouco tempo e de momento estou a estagiar na área, mas a razão pela qual fui para esse curso foi quase o mesmo que tu estás a dizer.

Eu também sempre tive intresse em computadores tanto em hardware software porque sempre gostei de jogar e a partir dai surgiu o intresse para essa área, mas quando entrei no curso vi logo que não é nada como pensava porque uma coisa é gostares de jogar e teres um intresse por software e hardware tipo usar software, desmontar o pc, teres uma ideiazinha de como as coisas funcionam internamente, etc.

Outra coisa é estares ali a aprender uma linguagem de programação e resolver problemas, porque se não gostares esquece, vais estar a ver videos, ler livros ou no bootcamp sem vontade nenhuma e ai apenas estás a perder o teu tempo e provavelmente dinheiro, digo isto porque vi muita gente durante o curso que foi para lá porque "há e tal taxa de empregabilidade extremamente alta e bons salários" ou até como eu gostavam de jogar e prontos tinham um intresse na área em geral, mas depois quando era hora de fazer meia dúzia de linhas para resolver um problema parecia que estavam ali obrigados e não se fazia nada nem se tentava.

Por isso o que te aconselho é o seguinte se achas que tens perfil para trabalhar na área exprimenta, mas não aconselho largar 6.5k nem algo do género para um bootcamp, em vez disso dependendo do que gostares procura algum livro ou videos no youtube ou até algum curso na Udemy se quiseres gastar dinheiro apesar de não ser necessário, e usa issso para aprender, digo isto porque eu não sou muito fã de livros e se ficar a ler fico a seca, prefiro sempre ver videos para aprender.

Em termos de linguagem o que te aconselho é começares com Python, porque é uma linguagem extremamente simples para aprender os básicos e transmite uma das coisas mais importantes que é indentação.
Depois passares para C para aprenderes alguns fundamentais como threads, ponteiros, etc, e se depois se quiseres algo orientado a objetos aconselho Java mas tens várias escolhas.
Se quiseres começar mais por front-end vê os básicos de HTML/CSS/JS e começa por ai não vás diretamente para frameworks porque vais te perder porque sem bases fica mais dificil.
Depois de já teres algumas bases em alguma linguagem sugiro gastares um pouco de tempo a ver estruturas de dados e algoritmos, mas não te stresses muito se não conseguires perceber muito bem algum algoritmo estranho ou que te esqueças da maioria deles que é o mais provável, porque ninguém te cruxifica por ires ao Google ver coisas do género ( Sou horrivel com algoritmos :rrotflm:)

Por fim não te preocupes muito com aprender várias linguagens, que se aprenderes uma e tiveres as bases e depois trocares a lenga lenga muda um pouco mas vai sempre dar ao mesmo.

Preocupa te mais em perceber se gostas de estar ali a resolver os problemas e quando digo problemas digo bugs no código também porque vais ter muitos. Porque se fores para a área o mais importante acho que é pensar como vais resolver um problema e não própriamente estar ali a bater código proriamente dito.

Isto é a minha opinião, e boa sorte.
 
Pode ser útil a alguém: https://mindswap.academy

158652402_117632867038365_8969162399217033324_o.png


163546064_122552766546375_3969019523211914603_o.jpg


Vai abrir brevemente :D
 
Última edição:
Malta desde ja obrigado por estarem a usar este tópico para tirarem as vossas dúvidas.

Sinceramente fiquei overwhelmed com a quantidade de pessoas que se encontra e encontrava na mesma situação que eu.

Já se passou um ano, e que ano foi de pandemia. Consegui efetivar contrato com a Deloitte e estive em projeto durante este ano passado todo. O projeto envolvia base de dados e programar em PL SQL o que não me atraiu muito desde o inciio mas decidi dar uma hipotese a situação tendo em conta que também estava a sair fresquinho da Academia de Código.

Cresci imenso em termos pessoais e técnicos contudo o meu tendão de aquiles não deixou de ser a parte técnica. E após varias tentativas de escalar o meu interesse por outras tecnologias e projetos, decidi abandonar a Deloitte.

Fiz entrevista para a empresa Mindera, e já cá estou há 1 mês. Foi a melhor decisão (a seguir a ter mudado de área) que fiz até agora.
Estou a ser "atropelado" todos os dias com coneitos novos e a cena mais fixe acima de tudo é sem dúvida as pessoas com quem trabalho que tornam o meu dia a dia especial.

Sintam -se à vontade para deixar alguma duvida que tenham,

Btw como já foi referido aqui em cima, para quem não sabe o programa Mindswap é para quem quer aprender a programar e mudar de área. A meu ver , e conhecendo o plano de estudos e professores que vão estar presentes, não hesito em recomendar a todos essse mesmo programa. Não se vão arrepender. https://mindswap.academy
 
Malta desde ja obrigado por estarem a usar este tópico para tirarem as vossas dúvidas.

Sinceramente fiquei overwhelmed com a quantidade de pessoas que se encontra e encontrava na mesma situação que eu.

Já se passou um ano, e que ano foi de pandemia. Consegui efetivar contrato com a Deloitte e estive em projeto durante este ano passado todo. O projeto envolvia base de dados e programar em PL SQL o que não me atraiu muito desde o inciio mas decidi dar uma hipotese a situação tendo em conta que também estava a sair fresquinho da Academia de Código.

Cresci imenso em termos pessoais e técnicos contudo o meu tendão de aquiles não deixou de ser a parte técnica. E após varias tentativas de escalar o meu interesse por outras tecnologias e projetos, decidi abandonar a Deloitte.

Fiz entrevista para a empresa Mindera, e já cá estou há 1 mês. Foi a melhor decisão (a seguir a ter mudado de área) que fiz até agora.
Estou a ser "atropelado" todos os dias com coneitos novos e a cena mais fixe acima de tudo é sem dúvida as pessoas com quem trabalho que tornam o meu dia a dia especial.

Sintam -se à vontade para deixar alguma duvida que tenham,

Btw como já foi referido aqui em cima, para quem não sabe o programa Mindswap é para quem quer aprender a programar e mudar de área. A meu ver , e conhecendo o plano de estudos e professores que vão estar presentes, não hesito em recomendar a todos essse mesmo programa. Não se vão arrepender. https://mindswap.academy

Com que tecnologias estás a trabalhar de momento? E já agora, podias falar do processo de recrutamento da Mindera?
 
Acho que já escrevi aí mais para trás mas tendo em conta a quantidade de posts novos talvez não seja demais recordar.

Existem pós graduações semelhantes a esses cursos, mas com a duração de um ano lectivo, ministrados em faculdades. Existe pelo menos um em Coimbra (não me recordo do nome), e um no Porto chamado SWitCH, dado no ISEP.

Diria que as vantagens são a profundidade do conhecimento adquirido e a abrangência do mesmo (afinal são 3x mais meses que esses cursos), custam menos de metade do dinheiro (não chega a 3K) e no fim do estágio têm a pós graduação (vale o que vale), e estágio garantido numa das empresas que apoia o curso.

Como desvantagem só vejo uma, que é a de durar 9 meses em vez de 3, e existem pessoas que poderão não poder prescindir de tanto tempo.

Mas para quem possa, parece-me uma melhor opção que esses cursos que têm falado aí para trás.
 
Com que tecnologias estás a trabalhar de momento? E já agora, podias falar do processo de recrutamento da Mindera?
HTML, CSS Javascript, React basicamente.

O processo de recrutamento foi super chill. Basicamente tens de te submeter a 3 entrevistas se não estou em erro. Eu não sei se fiz o processo todo direitinho, mas é mais ou menos assim:

1 - enviam te um code challenge
2 - entrevista cultural
3 - entrevista técnica

A minha entrevista técnica foi quase 1h30m a conversar sobre as tecnologias em geral e o porquê de eu usar as tecnologias que usei nos meus projetos.


Acho que já escrevi aí mais para trás mas tendo em conta a quantidade de posts novos talvez não seja demais recordar.

Existem pós graduações semelhantes a esses cursos, mas com a duração de um ano lectivo, ministrados em faculdades. Existe pelo menos um em Coimbra (não me recordo do nome), e um no Porto chamado SWitCH, dado no ISEP.

Diria que as vantagens são a profundidade do conhecimento adquirido e a abrangência do mesmo (afinal são 3x mais meses que esses cursos), custam menos de metade do dinheiro (não chega a 3K) e no fim do estágio têm a pós graduação (vale o que vale), e estágio garantido numa das empresas que apoia o curso.

Como desvantagem só vejo uma, que é a de durar 9 meses em vez de 3, e existem pessoas que poderão não poder prescindir de tanto tempo.

Mas para quem possa, parece-me uma melhor opção que esses cursos que têm falado aí para trás.


Atenção que o curso da Mindswap não custa nem metade do que o da Accademia de Codigo, e para além do mais a duração são 5 meses. Já para não falar que o conteudo lecionado é muito mais atual.

Mas sim tens esses cursos, quando andei a ver tinha me deparado com o SWITCH mas sao 9 meses de curso e depois "dão-te" um estágio de 9 meses.

Eu tenho uma perspectiva se calhr um pouco radical mas para mim programar é uma questão técnica , e vindo eu de uma profissão muito técnica também, acho que para quem quer ser programador, o que interessa é aprender a programar não interessa em que linguaguem ou curso ou duração de estudo, desde que faças o tal "click" e aprendas a pensar como um programador.
 
Depois de 3 anos quase começar o bootcampo da Eddisrupt (que por sinal tem agora um novo modelo com tutoria semanal, se não estou em erro), inscrevi-me no curso de Web Development I da Smart Ninja.
Se vai servir para mudar de área só o futuro o dirá, mas pelo menos vou ganhar as bases e conhecimentos que há muito sentia que devia ter.
 
Depois de 3 anos quase começar o bootcampo da Eddisrupt (que por sinal tem agora um novo modelo com tutoria semanal, se não estou em erro), inscrevi-me no curso de Web Development I da Smart Ninja.
Se vai servir para mudar de área só o futuro o dirá, mas pelo menos vou ganhar as bases e conhecimentos que há muito sentia que devia ter.
Isto varia de pessoa para pessoa mas eu acredito que estes cursos ajudam mas não fazem o trabalho por nós. Sou muito apologista do learn on the job mas claro que para consegui um job, precisas de mostrar que tens interesse em aprender e sabes o minimo essencial . Se achas que esse curso de vai munir do minimo essencial diria que é uma boa opção mas pessoalmente não acredito muito nessa estratégia.

Eu aprendi React por mim, a fazer uns tutoriais na Udemy.
 
Isto varia de pessoa para pessoa mas eu acredito que estes cursos ajudam mas não fazem o trabalho por nós. Sou muito apologista do learn on the job mas claro que para consegui um job, precisas de mostrar que tens interesse em aprender e sabes o minimo essencial . Se achas que esse curso de vai munir do minimo essencial diria que é uma boa opção mas pessoalmente não acredito muito nessa estratégia.

Eu aprendi React por mim, a fazer uns tutoriais na Udemy.

Isso é sempre discutível, eu também “aprendi” react com cursos da Udemy, YouTube e com a documentação, mas será que chega? Sabes como deixar o projecto bem optimizado sem re renders desnecessários? Utilizar bem redux/usecontext? Fazer funções reutilizáveis? Saber quando utilizar useState ou useReducer?
 
HTML, CSS Javascript, React basicamente.

O processo de recrutamento foi super chill. Basicamente tens de te submeter a 3 entrevistas se não estou em erro. Eu não sei se fiz o processo todo direitinho, mas é mais ou menos assim:

1 - enviam te um code challenge
2 - entrevista cultural
3 - entrevista técnica

A minha entrevista técnica foi quase 1h30m a conversar sobre as tecnologias em geral e o porquê de eu usar as tecnologias que usei nos meus projetos.





Atenção que o curso da Mindswap não custa nem metade do que o da Accademia de Codigo, e para além do mais a duração são 5 meses. Já para não falar que o conteudo lecionado é muito mais atual.

Mas sim tens esses cursos, quando andei a ver tinha me deparado com o SWITCH mas sao 9 meses de curso e depois "dão-te" um estágio de 9 meses.

Eu tenho uma perspectiva se calhr um pouco radical mas para mim programar é uma questão técnica , e vindo eu de uma profissão muito técnica também, acho que para quem quer ser programador, o que interessa é aprender a programar não interessa em que linguaguem ou curso ou duração de estudo, desde que faças o tal "click" e aprendas a pensar como um programador.
A diferença começa logo aí, se queres apenas aprender a programar ou se queres aprender a desenvolver software. Já para não falar de tudo o resto extra que dás e que nesses cursos não é sequer abordado.

Depende do objectivo pessoal e do tempo que a pessoa pode dispender numa reconversão de carreira. Mas mantenho o que disse, para quem puder eu vejo mais vantagens num curso daquele género do que nesses mais rápidos e caros.

Com isto não quero dizer que esses cursos não tenham mérito e/ou propósito, mas para mim, se pudesse escolher entre ambos, não teria dúvidas.

Obviamente pela mesma lógica quem puder dispensar 3 anos ainda fica melhor servido com um curso mesmo mas não é isso que está a ser abordado neste tópico.
 
Isso é sempre discutível, eu também “aprendi” react com cursos da Udemy, YouTube e com a documentação, mas será que chega? Sabes como deixar o projecto bem optimizado sem re renders desnecessários? Utilizar bem redux/usecontext? Fazer funções reutilizáveis? Saber quando utilizar useState ou useReducer?

Sim tens toda a razão nem eu disse o contrário. Mas para entrares e comecares algo como junior tu não tens de saber isso tudo. A meu ver tens de compreender que esses conceitos existem e estudar e praticar muito. Há 4 semanas eu achava que sabia isso, mas agora aprecebo me que não ha volta a dar a não ser que ponha as mãos na massa. Literalmente aprendi a praticar muito.


A diferença começa logo aí, se queres apenas aprender a programar ou se queres aprender a desenvolver software. Já para não falar de tudo o resto extra que dás e que nesses cursos não é sequer abordado.

Depende do objectivo pessoal e do tempo que a pessoa pode dispender numa reconversão de carreira. Mas mantenho o que disse, para quem puder eu vejo mais vantagens num curso daquele género do que nesses mais rápidos e caros.

Com isto não quero dizer que esses cursos não tenham mérito e/ou propósito, mas para mim, se pudesse escolher entre ambos, não teria dúvidas.

Obviamente pela mesma lógica quem puder dispensar 3 anos ainda fica melhor servido com um curso mesmo mas não é isso que está a ser abordado neste tópico.
Opiniões :) São todas bem vindas.
Mais uma vez, quero frisar que as decisões que eu tomei na minha vida , só a mim me dizem respeiteo e eu decidi partilhar com todos aqui no forum porque opiniões todos temos, e temos direito a partilhá-las.

E dito isto, cada um faz o que acha melhor para si :)
 
Sim tens toda a razão nem eu disse o contrário. Mas para entrares e comecares algo como junior tu não tens de saber isso tudo. A meu ver tens de compreender que esses conceitos existem e estudar e praticar muito. Há 4 semanas eu achava que sabia isso, mas agora aprecebo me que não ha volta a dar a não ser que ponha as mãos na massa. Literalmente aprendi a praticar muito.



Opiniões :) São todas bem vindas.
Mais uma vez, quero frisar que as decisões que eu tomei na minha vida , só a mim me dizem respeiteo e eu decidi partilhar com todos aqui no forum porque opiniões todos temos, e temos direito a partilhá-las.

E dito isto, cada um faz o que acha melhor para si :)
Na minha opinião já devíamos saber esse tipo de coisas, senão estamos a fazer de uma maneira e alguém vai ter que o retificar, e contra mim falo.

Comecei a minha aventura no mundo profissional à 1 mês e meio sensivelmente, e até aquele momento apenas trabalhei com html, css (e variantes como scss e styled components), react, gatsby, node, mongodb e no inicio do ano estava a praticar com sql, mais concretamente postgress, e nestea empresa trabalhamos com laravel e react native em mobile, e antes de começar a trabalhar estive uma semana a estudar php e laravel, fiz 2 projectos tentando aplicar as melhores práticas, mas ao ver os projectos que já estavam feitos na empresa até fiquei desmotivado, não consigo fazer quase nada com eles, são projectos extremamente grandes, carregados de funcionalidade e eu até me perco neles, tirando 2 semanas que estive a fazer um projecto em react native do zero (até aquele momento nunca tive contacto com react native, e nessas duas semanas refiz o código 2 vez devido a pensar como um projecto react normal e o sistema de navegação não tem nada haver), ainda não fiz anda produtivo, e o facto de nunca ter levado oop mais a sério (sempre fui a favor de programação funcional) tem sido um belo desafio.

Tenho estado a fazer um tweeter clone, para melhorar, mas bolas isto tem sido mesmo difícil.

Já agora, podes colocar aqui o repo de algum projecto teu? Para eu comparar com os meus :), tens aqui os meus se quiseres ver: https://portfolio2-gatsby.netlify.app/
 
Sim tens toda a razão nem eu disse o contrário. Mas para entrares e comecares algo como junior tu não tens de saber isso tudo. A meu ver tens de compreender que esses conceitos existem e estudar e praticar muito. Há 4 semanas eu achava que sabia isso, mas agora aprecebo me que não ha volta a dar a não ser que ponha as mãos na massa. Literalmente aprendi a praticar muito.



Opiniões :) São todas bem vindas.
Mais uma vez, quero frisar que as decisões que eu tomei na minha vida , só a mim me dizem respeiteo e eu decidi partilhar com todos aqui no forum porque opiniões todos temos, e temos direito a partilhá-las.

E dito isto, cada um faz o que acha melhor para si :)
Não precisas de estar na defensiva porque eu não critiquei a decisão que tomaste, reforcei várias vezes que há vários factores que influenciam a escolha num ou noutro sentido. Nem faria sentido estar a criticar uma decisão que já foi mais que tomada e feita.

Logo no primeiro post eu disse que estava a comentar devido à avalanche de pedidos de informação nas últimas semanas, não me estava a referir ao teu caso concreto nem a passar a informação para ti mas sim para eles, não sei como foste interpretar o que escrevi como uma crítica à decisão que tomaste.

Dito isto, reforço o que escrevi. Parece que não ficou claro por isso repito novamente :).

Existem mais opções além dos cursos falados nas últimas páginas, e dependente da situação e objectivos de cada um pode ser melhor ou pior opção. Na minha opinião, que é apenas isso mesmo tal como todas as outras aqui, quem puder deveria tentar fazer um dos outros devido às vantagens que enumerei. São mais baratos, mais extensos, e têm a garantia de estágio no final.

Quem não quiser/puder e/ou tenha outras prioridades tem outras opções, e se achas que são melhores podes enumerar as vantagens/desvantagens na tua opinião. :)
Teres levado o que escrevi como um ataque pessoal à tua decisão é bastante estranho. Ou realmente não interpretaste bem o que foi escrito, ou a sensação que fica é a de que apenas é aceitável para ti falar de certas opções e outras têm de ser censuradas por algum motivo.
 
Como se costuma dizer, cada caso é um caso e cada um tem de avaliar o que mais lhe convém pela sua situação corrente, quando procura essa mudança no percurso. Se assim não fosse, de certeza que não teríamos as várias opções à disposição.

No meu caso, por exemplo, na altura que entrei na Academia de Código não pus a hipótese do Switch ou mesmo de mudar de curso para Eng. Informática, porque tinha acabado de dar uma pausa no meu curso - Bioengenharia na FEUP - e estava "farto" do método de ensino mais tradicional onde estava inserido. Daí que no meu percurso foi importante essa mudança, para algo do estilo do bootcamp. Mas também há que dizer, que uma Academia de Código, não é para qualquer um. Não é a coisa mais fácil de te adaptares e o ritmo é mesmo intenso, sendo que naqueles 3 meses não existe mais nada para ti.

Quanto ao MindSwap, parece-me que será também uma opção interessante para algumas pessoas. É claro que trabalhando na Mindera desde que saí da AC há ano e meio, pode ser uma opinião biased. Em vez dos 3 meses são 5 meses a duração do curso e a nivel monetário é bem mais interessante, sendo menos de metade do valor da AC e até menos que o Switch (se realmente for o valor que falaram aí atrás). O facto de serem devs (e também outras posições conforme o que esteja a ser ensinado) da Mindera a ensinar, penso que também traga valor ao curso.

Portanto, acredito que opções não faltem no mercado e que cada um deve analisar e ver o que será que lhe adequa melhor.
 
@pedrituh_9 concordo a 100% com o que escreveste. Foi exactamente o meu ponto, eu próprio não fui para engenharia informática pelos motivos que apontas (e também já não era muito novo para “perder” ainda mais tempo).

Vou apenas fazer uma correção para não induzir as pessoas em erro (já reparei que tu próprio tens a percepção errada desse ponto).

Eu não sei se eles se copiaram uns aos outros ou se copiaram todos do mesmo método de ensino de outros países (creio que é a última hipótese) mas o método de ensino dos cursos “universitários” que falei não são o método de ensino tradicional de um curso de engenharia informática como estás a pensar e referiste, bem longe disso, muito longe mesmo.

É tal o qual o que escreveste, ritmo de trabalho super intenso, e sim, estou a falar de feriados, fins de semana, noites, não existe propriamente aulas (existem poucas, o mínimo estritamente necessário), é viver para aquilo durante aqueles meses.

Os métodos são extremamente similares ou até igualzinhos mesmo. As diferenças são na duração, custos, abrangência do que é dado etc, não é no método de ensino.
 
Malta desde ja obrigado por estarem a usar este tópico para tirarem as vossas dúvidas.

Sinceramente fiquei overwhelmed com a quantidade de pessoas que se encontra e encontrava na mesma situação que eu.

Já se passou um ano, e que ano foi de pandemia. Consegui efetivar contrato com a Deloitte e estive em projeto durante este ano passado todo. O projeto envolvia base de dados e programar em PL SQL o que não me atraiu muito desde o inciio mas decidi dar uma hipotese a situação tendo em conta que também estava a sair fresquinho da Academia de Código.

Cresci imenso em termos pessoais e técnicos contudo o meu tendão de aquiles não deixou de ser a parte técnica. E após varias tentativas de escalar o meu interesse por outras tecnologias e projetos, decidi abandonar a Deloitte.

Fiz entrevista para a empresa Mindera, e já cá estou há 1 mês. Foi a melhor decisão (a seguir a ter mudado de área) que fiz até agora.
Estou a ser "atropelado" todos os dias com coneitos novos e a cena mais fixe acima de tudo é sem dúvida as pessoas com quem trabalho que tornam o meu dia a dia especial.

Sintam -se à vontade para deixar alguma duvida que tenham,

Btw como já foi referido aqui em cima, para quem não sabe o programa Mindswap é para quem quer aprender a programar e mudar de área. A meu ver , e conhecendo o plano de estudos e professores que vão estar presentes, não hesito em recomendar a todos essse mesmo programa. Não se vão arrepender. https://mindswap.academy

Bem vindo @danoninho :D

Já começamos a ter uma comunidade de malta da Zwame na Mindera :D
 
Não precisas de estar na defensiva porque eu não critiquei a decisão que tomaste, reforcei várias vezes que há vários factores que influenciam a escolha num ou noutro sentido. Nem faria sentido estar a criticar uma decisão que já foi mais que tomada e feita.

Logo no primeiro post eu disse que estava a comentar devido à avalanche de pedidos de informação nas últimas semanas, não me estava a referir ao teu caso concreto nem a passar a informação para ti mas sim para eles, não sei como foste interpretar o que escrevi como uma crítica à decisão que tomaste.

Dito isto, reforço o que escrevi. Parece que não ficou claro por isso repito novamente :).

Existem mais opções além dos cursos falados nas últimas páginas, e dependente da situação e objectivos de cada um pode ser melhor ou pior opção. Na minha opinião, que é apenas isso mesmo tal como todas as outras aqui, quem puder deveria tentar fazer um dos outros devido às vantagens que enumerei. São mais baratos, mais extensos, e têm a garantia de estágio no final.

Quem não quiser/puder e/ou tenha outras prioridades tem outras opções, e se achas que são melhores podes enumerar as vantagens/desvantagens na tua opinião. :)
Teres levado o que escrevi como um ataque pessoal à tua decisão é bastante estranho. Ou realmente não interpretaste bem o que foi escrito, ou a sensação que fica é a de que apenas é aceitável para ti falar de certas opções e outras têm de ser censuradas por algum motivo.
Tranquilo camarada :) não levei a mal, e sei que tu tambem não. Talvez me tenha expressado mal. De qualquer dar formas a tua opinião é tão válida como a minha e tens ai uns pontos interessantes


Bem vindo @danoninho :D

Já começamos a ter uma comunidade de malta da Zwame na Mindera :D

Ora essa é nova :D
Obrigado eheh
 
Viva, li com muita satisfação este tópico e agrada-me ver pessoal a migrar com sucesso para esta indústria.

Vou só deixar aqui um link para os cursos UpSkill do IEFP (não sei se já foi falado por aqui): https://upskill.pt/. A primeira edição já terminou e penso que deverá abrir uma outra edição no futuro (https://upskill.pt/candidatos/). O interesse destas formações do IEFP é que o pessoal recebe um apoio enquanto fazem o curso, e o estágio é garantido.

Participei como formador na edição de Java em Setúbal (e fui o responsável pelo "desenho" dos módulos e conteúdos da formação em Python), e posso-vos dizer que foi muito positivo para todos os participantes. É um curso muito intensivo (6 meses, 7h/dia), mas é orientado essencialmente para o pessoal desempregado.

Se alguém quiser alguma informação sobre estes cursos (dentro daquilo que foi a minha experiência), força, perguntem.. :)
 
Back
Topo