Recomendação de Distribuição de Linux - Mais uma...

MAntunes

Power Member
Boa tarde,

devido ao meu trabalho, na área da engenharia eletrotécnica, sinto cada vez mais necessidade de mudar para um sistema Linux.
A minha ideia inicial seria instalar Ubuntu, ou um flavour deste.
Mas ultimamente tenho andado a olhar para Arch Linux, nomeadamente Manjaro e tem-me parecido bastante interessante.
Há algum inconveniente de usar este tipo de distribuições mais "obscuras" para trabalho? Todos os programas que uso parecem ser compatíveis e funcionar e já tenho alguma experiência com Linux.

Cumprimentos,
Miguel
 
Neste momento Matlab e algum programa para desenho de PCBs (atualmente uso Autodesk Eagle, mas não me importo de mudar para KiCAD) são essenciais.
Depois trabalho com várias toolchains de microcontroladores que são facilmente instaláveis em Linux, muito mais que no Windows, e é uma das razões que me leva a mudar.

Uso também o Spotify para ouvir música.
Outra coisa que me preocupa é a cloud, neste momento uso OneDrive, mas pelo que vi não há cliente oficial para Linux.
 
Já estive nesse site e pCloud parece-me bastante interessante! E dá para fazer backup para a OneDrive.

Quanto ao meu portátil pessoal, tem Intel i7 6700HQ, 8GB, GTX960M, 250GB SDD.
Futuramente, devo arranjar uma torre que não irá ter especificações inferiores ao portátil.

Certo, queres algo tipo windows ou não tens preferência, xfce, cinnamon, mate, etc?
 
Pretendo algo simples, estável e customizável, mas sem grandes "*****".
Usei Xubuntu esporadicamente e gostei.

EDIT: Existem drivers para o meu Logitech MX Master?
EDIT2: Já vi que funciona: https://wiki.archlinux.org/index.php/Logitech_MX_Master

Sim, por norma o linux reconhece e instala os drivers necessários. Eu nas minhas distribuições, tenho que instalar sempre Broadcom-wl, por causa do meu Dell.
De resto nunca tive problemas, da família Ubuntu, não aconselho tem existido muitos problemas de compatibilidades, principalmente wifi.
Como falas-te no Manjaro, ía aconselhar-te este. Da família dos "buntus", dá antes uma vista de olhos no LinuxMint, é um Ubuntu, mas com os bugs resolvidos.
 
Eu uso o Manjaro KDE e é simplesmente incrível. Qualquer programa que queiras está nos repositórios, quer nos oficiais ou no comunitário, o chamado AUR.
 
Obrigado aos dois!
Vou experimentar o Manjaro e depois logo digo o que acho!

Só uma dica, instala sempre um kernel lts. Por vezes, existem problemas com os kernel novos.

Uma ferramenta muito útil, é este gestor;

Lgy9FWe.png


rSFpkCY.png
 
Back
Topo