1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Recomendação de equipamento: Máquina Compacta e resistente

Discussão em 'Recomendações de Equipamento' iniciada por IcePicK, 21 de Agosto de 2012. (Respostas: 8; Visualizações: 893)

1. IcePicK

IcePicK Power Member

O QUÊ: Que equipamento pretendes comprar?
    Máquina compacta e resistente

POR QUANTO: Qual o orçamento disponível?
    150€.

PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
    - retratos
    - paisagens
    - interiores sem flash (ex: museus)
    - exposições mais prolongadas

PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
    - exteriores de dia
    - exteriores de noite
    - interiores mal iluminados

COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
    entusiasta

JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual?
    Fujifilm Finepix F40FD

COMO É A TUA "REDE": O que usam os teus familiares, amigos e/ou vizinhos?
    Sem resposta :-/ Acho que não faz sentido no meu caso.

ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?
    Loja física

2. OvelhaN

OvelhaN Power Member

Também estou interessado numa parecida mais estou disposto a dar mais 50€
    Até agora, da minha pesquisa cheguei a estas:

canon Ixus 220 hs
    Canon PowerShot SX220 HS Cinza
    Fujifilm FinePix S3200
    Olympus E-PL1

Penso que a Fuji e a Olympus serão as mais flexiveis e permitem um maior controlo da fotografia, mas eu percebo muito pouco, por isso isso peço a alguem com mais conhecimentos que se prununcie.

3. Wildstar

Wildstar Power Member

Pessoal, essas coisas todas não se podem fazer com 150-200€.

Em compactas, têm a IXUS 220, mais barata, com zoom curto. Têm a SX220, mais cara, com zoom longo. São do melhorzito, mas não fazem milagres, não têm robustez por aí além. Não vão tirar aqueles retratos que se vêm em revistas, mas têm boa cor e resultados razoáveis em luz fraca (o possível, pelo menos).

A S3200 é uma bridge barata que, francamente, não recomendo. Já experimentei uma da família e gostei bastante da ergonomia, mas a qualidade de imagem é má. Mais vale a SX220.

A Olympus é uma máquina de objectivas intermutáveis e não tem nada a ver com as acima referidas. É outro campeonato e um que exige que se pense (e gaste) mais em lentes do que máquinas.

4. OvelhaN

OvelhaN Power Member

Concordo contigo, mas para um orçamento destes qual o melhor equipamento que se consegue encontrar para estas tarefas? Qual aquele que fica menos mal na "fotografia" :) ?
    Já agora, que outra maquina é que aconselharias?

5. Wildstar

Wildstar Power Member

O problema é que as tarefas que ele especificou são... Todas as possíveis! Isso é o mesmo que não dizer nada, tem de se fazer escolhas e decidir prioridades.

Em todo o caso, a SX220 é a mais polivalente e uma boa recomendação. Pertence à classe das "travel zoom", cabe no bolso e dá para sujeitos ao perto e ao longe, tem sensor BSI para se aguentar melhor sem flash, e pessoalmente gosto da cor que as Canon fazem. Também tem modos manuais, o que dá sempre jeito em situações mais complicadas.

6. OvelhaN

OvelhaN Power Member

Acho que o principal problema para quem tem poucos ou nenhuns conhecimentos são os interiores e exteriores pouco iluminados.
    Tirar fotos durante um espectáculo ao final da tarde, de um por do sol ou uma saída à noite costuma ser o maior problema. Nas outras situações as quase todas as maquinas cumprem.

Última edição: 22 de Agosto de 2012
  7. Wildstar

Wildstar Power Member

O problema não é dos conhecimentos, é das leis da Física. Quando há pouca luz tem de se usar aberturas grandes e sensores grandes -- e estes dois aspectos são basicamente o que determina os custos de fabrico do equipamento (e também o tamanho e peso).

8. OvelhaN

OvelhaN Power Member

Mas para ter algo que cumpra qual é o minimo que consideras indispensável? Qual o tipo de maquina?
    Quanto será necessário gastar (mais uma vez no minimo)?
    Em ultima instancia, qual é a maquina que cumpre e que valha a pena para alguem que pouco percebe, mas gostava de tirar boas fotos?

Desculpa tanta pergunta, mas apenas estou a pretender puxar um bocadinho mais por ti ;) Também ando muito indeciso pois queria comprar algo que dure e que tire boas fotos sem ser necessário grandes conhecimentos (coisa que não tenho) e que seja em conta pois não irei andar sempre com a maquina atras..

Obrigado desde já por seres tão didata e te dispores a esclarecer/responder a este tipo de duvidas;)

9. IcePicK

IcePicK Power Member

Já comprei uma Ixus 220HS :) Já era a minha favorita mas não coloquei no primeiro post para não influenciar respostas. Também andei a consultar outros posts e avancei com a compra!

Ainda não deu tempo para fazer muitas experiências mas já estou bastante contente. Ao fim de 5 fotos e um vídeo não resisti e fui sacar o Firmware CHDK para fazer mais umas experiências.

Se a máquina já é bastante fixe, com este firmware fiquei :o com a quantidade de novas possibilidades numa máquina ultra-compacta.

Até agora o balanço é muito positivo, espero que assim continue.

Partilhar esta Página