[Recomendação de Equipamento] Máquina para férias e lazer

miguzi

Membro
Boas,

Agradecia sugestões para o meu caso.



  1. O QUE: Máquina e Lente(s)
  2. POR QUANTO: € 400 (com alguma flexibilidade)
  3. PARA FAZER O QUE: Pretendo usar a máquina essencialmente em viagens de férias. Desta forma a máquina destina-se essencialmente para fotografar momumentos e paisagens. Gosto também de registar e video (e posterior edição).
  4. PARA USAR ONDE: Gosto essencialmente de fotografar ao ar livre. Em caso pontuais será também para fotografar dentro de monumentos (antigos principalmente).
  5. COMO ÉS: Casual. No entanto, irei brevemente iniciar um curso básico de fotografia e posteriormente pretendo frequentar cursos mais de níveis mais avançados.
  6. JÁ TENS: Canon Ixus 300 HS
  7. COMO É A TUA "REDE": Máquina compactas.
  8. ONDE COMPRAR: No sitio mais barato (dentro dos sítios de confiança online ou físico)

Basicamente gostaria comprar uma máquina que me permita para fazer o que pretendo neste momento e que me permita também depois evoluir conforme for adquirindo mais experiência e conhecimentos de fotografia.


Obrigado.

Cumps,
MM
 
O que é que achas que precisas numa maquina que a tua Canon Ixus 300 HS não faz?

- Maior resolução nas fotos
- Captura de fotos em pontos mais afastados
- Maior qualidade de gravação de video
- Não sei o termo técnico, mas queria ter um ângulo de captura maior para mesmo estando perto de um monumento 'apanhar' a totalidade deste
- Máquina que me permita evoluir como fotografo uma vez que tenho conhecimento médios de tratamento de imagem em Photoshop e Lightroom

Obrigado.

Cumps,
MM
 
- Maior resolução nas fotos
- Captura de fotos em pontos mais afastados
MM
maior distancia focal. em fotografia é o lado Tele das objectivas

Não sei o termo técnico, mas queria ter um ângulo de captura maior para mesmo estando perto de um monumento 'apanhar' a totalidade deste
MM

o contrário do ponto acima, é o chamado wide, ou Ultra wide,UGA grande angular...

Estas duas coisas não são existem numa máquina compacta, nem numa única objectiva no caso de SLR's ou afins.

No caso de uma SLR, necessitavas de uma objectiva 10-20 mais coisa menos coisa, para teres o tal ângulo de captura maior. Só uma objectiva destas, papa-te quase os 400€ no mínimo.

Numa compacta, julgo não existirem distancias focais assim.

As compactas têm normalmente uma distancia focal equivalente a 35mm de uns 26-28mm

Para teres este efeito que julgo que procuras, precisavas de algo com distancia focal equivalente a uns 15 mm

a diferença é enorme, mas não existem tais distancias focais em compactas, nem numa unica objectiva. Algo tipo SLR, é caro, grande, pesado, etc...
 
Última edição:
Também não é preciso exagerar. 24mm é suficiente para a maior parte das aplicações, angular maior começa a exagerar a perspectiva demasiado para ser útil.
Todas as compactas "travel-zoom" hoje em dia combinam angular de 24mm com tele de 300mm e acima. Recomendações do costume são a SX240/260/270/280; Sony HX50; Panasonic TZ40...
 
- Maior resolução nas fotos

= queres mais de 10 MPix.


- Captura de fotos em pontos mais afastados
- Não sei o termo técnico, mas queria ter um ângulo de captura maior para mesmo estando perto de um monumento 'apanhar' a totalidade deste

= queres mais wide que 28mm e mais tele do que 105mm (equivalentes 35mm).


- Maior qualidade de gravação de video

= queres algo melhor que 720p 30fps.


- Máquina que me permita evoluir como fotografo uma vez que tenho conhecimento médios de tratamento de imagem em Photoshop e Lightroom

= queres controlos manuais e quiçá suporte para RAW.


A Sony HX50 por exemplo:

- Tem 20 MPix (mas é muito discutível se isto é realmente uma vantagem)
- Tem uma objetiva 24-720mm (o extremo tele é quase um exagero; o extremo wide não é nada de especial, mas em compactas é difícil arranjar mais wide que isto)
- Filma 1080p 60fps (resta saber se o bitrate é bom)
- Tem controlos manuais mas não RAW
 
Viva,

Muito obrigado pelas opiniões.

Podem-me esclarecer em que situações se justifica a compra de máquinas de gamas superiores (reflex, ...)?

Obrigado.


Cumps,
MM
 
As desvantagens das reflex são serem grandes, pesadas e conspícuas, pelo que se justifica nas situações onde estes aspectos não são impecilhos. Que não é o caso de viagens.
Portanto em todas as situações onde o tamanho, peso e ter pessoas a olhar para ti não são problema, geralmente ficas melhor servido com uma reflex. E ignorando o preço, claro.
 
Última edição:
Back
Topo