Recomendação de equipamento

Boa noite,
Gostaria que me recomendassem uma máquina fotográfica. Uma vez que uso o telemóvel será o meu primeiro equipamento. Normalmente só tiro mais fotografias nas minhas viagens, mas gostava que fosse um equipamento que desse para evoluir.
  1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar? Máquina e Lente
  2. POR QUANTO: Qual o orçamento disponível? 800€
  3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar? Retratos e Paisagens
  4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar? Exterior de dia e noite
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo? Casual/entusiasta; viagens
  6. JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual? Apenas telemóvel
  7. COMO É A TUA "REDE": O que usam os teus familiares, amigos e/ou vizinhos? Nada
  8. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar? Loja física ou online.
Tenho visto a Olympus M10 Mark IV, que está à venda 769€ na Digi Foto. O que acham e quais as vossas sugestões?

Tens várias opiniões no tópico do lasanha: https://forum.zwame.pt/threads/ajuda-compra-de-maquina-fotografica.1069682/

Não conheço bem o sistema m4/3, nem sou fã, mas 800€ por um kit básico para iniciar, parece-me puxado. E como podes ver pelo meu post no outro tópico, eu não recomendo este tipo de máquina a menos que tenhas muita certeza de que vais dar seguimento ao investimento e dar uso, no sentido de aprender e ter algum trabalho ao tirar as fotos.

A maioria das pessoas assim que percebe "a complicação" que é a fotografia, desistem logo. Metem a máquina em "Auto" e siga, isto se não acabar na gaveta porque não é prática e para alguns, nem vêem diferença para o telemóvel.
Pensa que cada foto deve ser pensada, não só no sentido do que queres fotografar, mas também em como o fazer tecnicamente. Podes ter que andar com 2 ou 3Kg de material a ocupar uma bolsa inteira, andar a trocar de lentes, perder horas no PC a escolher as melhores, a alterar umas cores aqui e ali, etc. E as primeiras centenas de fotos provavelmente vão deixar muito a desejar.

Em termos de "evoluir", se esse é o teu objectivo, tens compactas com muito boa qualidade, com todos os controlos manuais, que tiram fotos em RAW e algumas até sapata para flash têm. Acabam por ser mais práticas porque a lente que trazem geralmente tem uma gama de focais maior, permitem fazer mais coisas sem precisar de mais nada. Por serem mais pequenas/leves são melhores para viajar e exigem menos caso queiras juntar-lhe um tripé para fotos com pouca luz de cidades ou paisagens. A qualidade não é a mesma de uma mirrorless claro, mas custo vs faciliade vs aprendizagem, são boas.

Indo para mirrorless, eu procuraria nem que fosse usado, até uns 500€ corpo + lente de kit ou um pouco mais se for corpo + duas lentes (kit + prime ou kit + tele), Fuji ou Sony tenho ideia de ser o mais fácil de encontrar.

Concordo que não precisas de gastar 800€ para iniciar, mas admito que pode facilitar na escolha da câmara. Olha eu comecei com 300€, há quase seis anos.

A tua primeira câmara será aquela em que vais aprender, sem conseguires antecipar quais serão as tuas necessidades quando tiveres mais conhecimento. Por isso mais vale começares num equipamento básico, fazeres dois ou mais anitos de utilização regular com ele, ires aprendendo, ires comprando as objectivas que te forem atraindo e, mais tarde, trocar só o corpo por um melhor.

Recomendaria que olhasses maioritariamente para os sistemas Fuji e Sony; ou em alternativa, para a Canon EOS M50 (1ª ou 2ª, a que ficar mais barata) em kit com a 15-45mm na condição de que, mais tarde, só lhe comprasses objectivas EF para usar com o adaptador (mas isso é depois).

Back