Recomendação de mirrorless

renamob

Power Member
Olá! Estou a pensar trocar a minha Nikon D3100 por uma coisa mais leve. Segue o questionário:

  1. O QUE: máquina + lente (pode ou não ser kit). Fujifilm, canon ou Nikon (nem sei se estas duas últimas têm máquinas do género para o meu budget)
  2. POR QUANTO: idealmente até aos 500, 600€ máximo
  3. PARA FAZER O QUE: fotografia de viagem (paisagens, retratos(
  4. PARA USAR ONDE: em exterior, durante o dia e o fim da tarde
  5. COMO ÉS: Gosto de fotografar nas minhas viagens, casualmente. Inclui portanto fotos dos sítios que visito mas também de pessoas.
  6. JÁ TENS: Tenho há alguns anos uma Nikon D3100 com kit 18-55. Deu para aprender os básicos (aka não utilizar o modo automatico), mas a determinada altura senti que a lente 18-55 não me chegava. Quis trocar por uma 35mm (que cheguei a experimentar, emprestada por um amigo) e adorei, mas acho a D3100 tão pesada e o uso que lhe dou é tão casual que só quero trocá-la por uma coisa mais leve, idealmente com uma lente parecida a esta 35mm que usei na Nikon.
  7. COMO É A TUA "REDE": não tenho muitos amigos que liguem a fotografia, a maioria usa apenas o telemóvel lol
  8. ONDE COMPRAR: Loja online.
obrigada :)
 
A D3100 é bem leve. Não vais notar nada de especial trocando para uma mirrorless, sobretudo se quiseres alguma coisa com ergonomia idêntica.

Sendo a 35mm também levezinha, não vejo bem qual é a tua limitação.

Se falares em funcionalidades que a D3100 não tem, já é outra questão.

Mas pelo peso, acho que te estás a iludir.
 
A D3100 é bem leve. Não vais notar nada de especial trocando para uma mirrorless, sobretudo se quiseres alguma coisa com ergonomia idêntica.

Sendo a 35mm também levezinha, não vejo bem qual é a tua limitação.

Se falares em funcionalidades que a D3100 não tem, já é outra questão.

Mas pelo peso, acho que te estás a iludir.

A D3100 tem algumas limitações que também me chateiam sim. Não ter qualquer tipo de conectividade (Wi-Fi/BT), não ter timer. Fora isso é o peso e ser pouco compacta. Óbvio que se fores comparar com outras DSLRs a D3100 é “leve”...
 
Bom... Mantenho o que disse.

E não é a comparar com outra dslr.

https://camerasize.com/compare/#3,689

Mais, ainda ganhas no tamanho do sensor.

Há mirrorless mais pequenas, é verdade... Mas vais ter uma ergonomia má. Por isso referi isso no meu primeiro post.

A questão de funcionalidades já é outra questão, e aí, não há margem para dúvidas que ganhas, passando para algo mais recente.


O que te queria dizer, é que tens uma máquina que te permite trocar lentes, que é pequena e leve... E que por vezes, iludimo-nos a pensar que, passando para menos 100g (que é o que vais conseguir), vais levar mais vezes a camera... E ainda tens que ver o peso da lente, já que a lente Nikon 35mm é leve também.

Só passando eventualmente para o mico 4/3 vais notar algo palpável em termos de dimensão/peso. Mas vais perder tamanho do sensor.

Mas pesquisa. Eu vejo as coisa pelo lado mais prático, e não ligo a mais 100g pra trás ou para a frente... Porque acredito que no final do dia, isso não me faz diferença nenhuma.
 
Bom, eu acho que tenho o "kit" mirrorless mais leve e compacto que existe, também o mais acessível:

EOS M200 + 22mm >> 299g + 105g = 304g
vs
D3100 + 35mm 1.8 >> 505g + 200g = 705g

Se vais notar? Claro que vais, é menos de metade do peso e bem mais pequena (perdes também na ergonomia, mas isso já tem a ver com as pioridades de cada um).

Se vale a pena? Se calhar não...

E digo que não, por um motivo diferente do @Lyp... Tens a D3100 há alguns anos e tens apenas o kit básico, sendo que agora queres duplicar o investimento para cortar algumas gramas. Deduzo por isso que também não andes com tripé às costas, nem queiras andar com várias lentes.
Em que medida sentiste limitações com a 18-55mm que não irias sentir com a 35mm? Uma prime faz zoom com os pés e isso em viagens por vezes implica atascar os Adidas Vantage branquinhos em lama até aos joelhos para conseguir a foto (eu na semana passada para a foto abaixo).
https://www.instagram.com/p/CEAZ980HBup/?utm_source=ig_web_button_share_sheet

Antes de decidir por esta máquina, andei a ver a Sony RX100 V. Sim, é uma compacta, mas faz tudo razoavelmente bem. Tem as focais mais úteis e uma boa abertura constante. E arranjas usada a metade do teu budget. Não precisas de uma DSLR para aprender a fotografar, para ter modos manuais, RAW, etc.
Com isto, não te estou a julgar, mas acho que deves ponderar bem as tuas opções, para que a fotografia seja algo que te traga prazer e não apenas um hobby caro. :)
 
Deduzo por isso que também não andes com tripé às costas, nem queiras andar com várias lentes.

Confirmo :) quero uma máquina mais compacta, mais portátil, que não seja um “mono” para andar com ela atrás que é o que sinto atualmente. Posso até estar mal habituada, mas não fazendo fotografia profissional não sinto necessidade de andar com todo um kit canivete suíço atrás...

Em que medida sentiste limitações com a 18-55mm que não irias sentir com a 35mm? Uma prime faz zoom com os pés e isso em viagens por vezes implica atascar os Adidas Vantage branquinhos em lama até aos joelhos para conseguir a foto (eu na semana passada para a foto abaixo).
https://www.instagram.com/p/CEAZ980HBup/?utm_source=ig_web_button_share_sheet

Ter que andar mais para trás ou para a frente não me faz assim tanta diferença, sinceramente. Tanto que por isso (e outras coisas) é que andei a namorar a 35mm. A 18-55 também não me deixava tirar fotos com o sol já mais baixo, não deixa entrar luz suficiente, por exemplo. O que ganhava em poder fazer zoom não me compensava este downside, na minha opinião. Além disso para tirar aquelas fotos com bokeh na 18-55 o f mais baixo é ainda assim insuficiente para o resultado final que gostava de alcançar. btw, boa foto! Valeu a pena sujar os ténis

Antes de decidir por esta máquina, andei a ver a Sony RX100 V. Sim, é uma compacta, mas faz tudo razoavelmente bem. Tem as focais mais úteis e uma boa abertura constante. E arranjas usada a metade do teu budget.
Não espreitei a Sony, mas fui ver a tua Canon e a EOS M50 chamou-me à atenção, embora seja um pouco mais cara (em segunda mão pelo que vi consigo com valores mais amigáveis). Esta M50 tem a vantagem de ter visor ótico também, não apenas o touchscreen... não sei, acho que tenho que investigar mais a fundo o tema. De qualquer forma a ideia é mesmo trocar a Nikon.
 
Sim, tirar fotos ao sol com o LCD é para esquecer. E se usares óculos de sol, com lentes polarizadas, ainda pior porque quando metes a máquina na vertical o ecrã fica preto, o que obriga a tirar os óculos e ficar cego com o sol.
Só uma correcção, o viewfinder da M50 (ou de qualquer mirrorless suponho) é electrónico (EVF), não óptico. :)

Se o problema são fotos em baixa luminosidade e bokehs, tens também algumas compactas com grandes aberturas. E focais mais altas, como equivalentes a 70, 85 ou mais, também vão contribuir para bons bokehs em retratos. Para mim o ideal são focais equivalentes entre 85mm e 100mm de F2.8 a F4. Nestas focais abrir abaixo de F2.8 é pedir guerras com a focagem.
O downside de algumas destas compactas, como a Sony RX100 ou a Canon G7 é que o sensor é mais pequeno que uma DSRL/mirrorless, mesmo sendo bem maior que os dos telemóveis ou maioria das compactas.
No entanto há dois casos particulares:
1) Lumix LX100 II que é uma compacta com sensor m4/3 e uma lente 24-75mm F1.7-2.8!
2) Canon G1 com EVF e um sensor APS-C, mas que infelizmente a lente na focal máxima só abre a F5.6...

Vê aqui uma lista de compactas bem interessantes, cada uma com o seu quê.
https://www.techradar.com/news/best-compact-camera
 
Se queres algo mesmo muito mais compacto, tens a RX100 ou a Panasonic LX100 II como já referiram. Já tive duas RX100 (a I e a III) e posso atestar que são muito porreiras.

Uma opção que quase ninguém conhece é a Panasonic GM-5, a Mirrorless com visor mais pequena do mercado. Não são fáceis de arranjar, já tive uma e é bem minúscula. Com uma 20mm/1.7 fica um conjunto muito pequeno e leve, e com uma performance engraçada.

Tens também as Olympus E-M10 neste segmento MFT, já com um AF melhor entre outras coisas, mas maiorzita.

Conselho, dá um salto a umas tantas lojas das que têm vários modelos e pega nelas e logo sentes na mão a diferença para o que tens.

Aqui um vão várias opções lado a lado: https://camerasize.com/compact/#555,793,3.333,570.30,770.30,856.30,833.349,ha,t
 
Última edição:
Eu gosto muito da Panasonic GX9, com a pancake 20mm f/1.7.
Acho que é um combo bastante interessante, na medida do peso/tamanho/qualidade.

31252809547_00a5c5f3b2_b.jpg


Facilmente se mete num bolso de um casaco (um bolso maior), numa mala pequena ou numa carteira de mulher (que penso ser o caso da OP).

Depois também se pode juntar ali a 42.5mm 1.7 ou 45mm 1.8, que são lentes bem pequeninas e óptimas para retrato.

Cumps
 
Muito obrigada a todos :) vou estudar as specs de todas e ver se arranjo uma promo bacana. Também vou tentar ir a uma loja experimentar o feeling de algumas, para ver o que gosto mais.
 
Muito obrigada a todos :) vou estudar as specs de todas e ver se arranjo uma promo bacana. Também vou tentar ir a uma loja experimentar o feeling de algumas, para ver o que gosto mais.
Essa última recomendação do MylleZ é fixe, já experimentei.
Com a 20mm e a 45mm não precisas de mais nada para o que pretendes.
 
Essa última recomendação do MylleZ é fixe, já experimentei.
Com a 20mm e a 45mm não precisas de mais nada para o que pretendes.

Eu prefiro a 14mm f2.5, tinha a 20mm mas vendi-a, é muito lenta a focar, algo que se mexa mais um bocadinho e lá ia a foto, quer na G6 que na gx9.
 
Back
Topo