Recomendação de primeira lente para Fuji X-T100

diaabo

Power Member
Boas tardes! Há cerca de um mês para comprei a máquina Fujifilm X-T100 pois sempre tive um bichinho por fotografia e para acompanhar com qualidade o crescimento do meu filho. Pensei agora aproveitar a black friday para comprar uma segunda lente (sendo a primeira a do kit - XC 15-45mm f/3.5-5.6 OIS) .

  1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
    Lente.
  2. POR QUANTO: Qual o orçamento disponível?
    350€ (posso dar um pouco mais se justificar)
  3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
    Principalmente Retratos mas também se der fotografia de rua e paisagens.
  4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
    Exteriores de dia, interiores iluminação normal de casa.
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
    Casual e entusiasta a ganhar conhecimento
  6. JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual?
    Fujifilm X-T100 com XC 15-45mm f/3.5-5.6 OIS
  7. COMO É A TUA "REDE": O que usam os teus familiares, amigos e/ou vizinhos?
    Telemóveis :D
  8. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?
    Tanto faz.

Estou de olho na Fujifilm XF35mmF2 R WR por 350€. Acham boa escolha ou recomendam outra?

Obrigado desde já!
 
Acho que vai depende bastante da tua preferência pessoal em termos de distância focal e abertura que pretendes, tanto nos retratos como para fotografia de rua e paisagens.

Em termos de qualidade de imagem essa lente é muito fixe. Também tens a 23mm F2 (que pelo que tenho lido é das melhores) e a 50mm F2, ambas com excelente qualidade. Estas 3 são Weather Resistant, não sei se é um must para ti.

Depois também tens lentes com maior abertura que podes querer considerar.
 
Obrigado pela resposta!

Pois... bem, ainda estou também a aprender, por isso ainda não tenho grandes preferências. Neste momento o mais importante seria uma lente que conseguisse bons retratos mesmo em condições de luz menos boas como por exemplo em casa à noite. A lente do kit nestas condições já é bem fraquinha. Vou analisar as lentes que falas.
 
Nesse caso aconselho a veres as lentes com abertura maiores, mas penso que já vão todas sair do teu orçamento:
35mm 1.4
56mm 1.2
23mm 1.4

Foco manual é uma opção? Tens outras excelentes lentes com boas aberturas e muito mais em conta.
 
Pareciam excelentes mas.... já são bem mais caras :( talvez no futuro...

Neste momento e sendo eu um beginner, acho que vou optar por foco automático. Estou inclinado para a 35 mm por reviews que tenho visto que parece que se ajusta mais ao meu estilo de fotografia (e pelo preço a que está também).
 
Não levo a mal claro, e realmente acho que podes ter razão. Se calhar o melhor é aprimorar skills com a kit lens. Não andava satisfeito com os retratos que estava a fazer mas o problema deve ser mesmo do outro lado da câmara e não da objectiva :D

Então acham que para fotografia de retrato não ganhava muito com uma lente prime?
 
Se nao a souberes usar achas que vais ganhar algo? :)

Eu nao comprava por comprar. Usa a que tens ate' sentires realmente limitacoes ou quereres fazer algo diferente. As promocoes nao acabam "hoje".
 
Tinhas a ganhar é profundidade de campo que efectivamente é fixe para os retratos. Mas se não for isso que te anda a chatear também acho que mais vale andares a brincar com a lente de kit.
 
Para retratos 35mm em APS-C não é demasiado wide? Eu achava que os 50mm FF eram bons para retrato até começar a fotografar a 90mm e perceber que para retrato é fundamental ter alguma distância do sujeito, em vez de lhe meter a máquina a 1 metro de distância.
 
Para retratos 35mm em APS-C não é demasiado wide? Eu achava que os 50mm FF eram bons para retrato até começar a fotografar a 90mm e perceber que para retrato é fundamental ter alguma distância do sujeito, em vez de lhe meter a máquina a 1 metro de distância.
+1

Eu tenho primes de 35mm, 50mm e 85mm que uso em APS-C. Para retratos, a minha favorita é, de longe, a 85mm (equivalente a 135mm). Admito que não é uma lente fácil de usar, e não dá para ser usada em casa, por exemplo, mas a diferença nos resultados é notória.
Dito isso, custa-me a recomendar menos do que 50mm em APS-C (equivalente a 75/80mm) para retrato, a menos que seja retrato com contexto, numa perspectiva bem mais distante do sujeito.

Mas dentro de casa, para aquelas fotos de família e assim, reconheço que temos mesmo que recorrer a algo wide por causa da falta de espaço. Aí, acho que a lente de kit serve perfeitamente (uso muito a minha), desde que seja dada boa iluminação à cena. E para dar essa boa iluminação, nada melhor do que um flash.
 
Obrigado pelas opiniões! Neste momento optei por ficar com a lente do kit.

Dentro de casa tenho tido dificuldades em conseguir resultados satisfatórios. O puto não pára quieto e com a luz de casa nunca consigo tirar uma boa foto :\

Algumas sugestões?
 
Hmm olha que isso...nunca sabemos o que esperar deles :P

Dentro de casa uso sempre flash rebatido no tecto.

A minha sobrinha (tem 2 anos) adora quando eu estou a usar flash, acha as flashadas giríssimas, começa às gargalhadas após cada disparo, e depois até fica parada à espera da próxima :P
 
O meu ainda é pequenino :)

Mas vou ter que dar um jeito. Só fico lixado porque parece que as fotos tiradas com o telemóvel ficam sempre melhores
 
Para isso é uma lente que faça uns 1.4 a 2.0 e o ISO puxado para cima. E depois flash indirecto. Na rua tens imensa luz e não faz mal aos olhos da criança, se regulares a potência do flash para o mínimo necessário e o apontares para uma parede ou para o tecto, resolves o problema.
 
Última edição:
Neste momento só tenho o flash da câmara. Mas vou fazer umas experiências e se vir que tal vejo flashes para comprar.

Até que ISO acham que se pode ir sem a fotografia ficar com ruído? (na X-T100)
 
Isso depende da tua opinião pessoal, do tamanho de impressão, da edição e como li uma vez: Prefiro uma foto cheia de ruído, do que uma foto toda arrastada.

Estás a falar do flash da máquina? Isso é que não deves usar, que dispara mesmo para a cara das pessoas. Ou é direcional?
 
Back
Topo