Recomendação Máquina

matadordacolina

Power Member
Bom dia,

Gostaria de pedir o vosso apoio para a aquisição de uma máquina fotográfica. Em conversa com uma amiga fotógrafa, ela falou-me numa Nikon D810. Porém, atualmente tenho preferência por Canon, em virtude de conseguir ter acesso a umas lentes canons de uns amigos.

Para mim é importante a funcionalidade do WiFi (que a Nikon D810 não tem), pois facilita passar as fotografias para o telemóvel e editar por exemplo no LR. Mas ouvi falar de uns adaptadores SD com saída para o telemóvel que seria ainda mais rápido que o WiFi. Consigo uma Nikon D810 refurbished de site de confiança dentro do meu budget, mas tem a questão de ter de adquirir as lentes ainda. Enquanto Canon já consigo ter 1/2 lentes à partida.

Fico à espera das vossas sugestões.

  1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
    Máquina
  2. POR QUANTO: Tentar não ultrapassar os 1500€
  3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar? Arquitectura, Paisagens e Retratos (gosto muito de fotografar P&B)
  4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
    Exteriores de dia, exteriores de noite e interiores mal iluminados
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo? Casual. Em transição para aficionado, a deixar de fotografar apenas com o telemóvel.
  6. JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual? Não.
  7. COMO É A TUA "REDE": O que usam os teus familiares, amigos e/ou vizinhos? Canon
  8. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar? Indiferente

EDIT: Prefiro Canon, mas estou logicamente aberto a todas as sugestões.
EDIT 2: A ideia depois será meter uma 35mm 1.4 Sigma e/ou NIKON AF-S NIKKOR 50mm f/1.4G (se for Nikon)

Obrigado
 
Última edição:
Ok, eu acho que percebo a ideia com as sugestões que te foram dadas, mas sinceramente parecem-me erradas para o nível em que dizes estar. Esses conselhos seriam minimamente úteis se estivesses a comprar uma câmara para começares a trabalhar mas, pelo dizes, não me parece ser o caso.

Não vejo vantagem em ter como primeira câmara uma que seja profissional, considerando que isso te vai influenciar e muito os custos posteriores.

Adicionalmente, irias editar num telemóvel as fotos tiradas com uma câmara profissional? Não é sequer proporcional. É como comprares um Ferrari e ele ficar estacionado na rua, sem teres uma garagem para ele. Não faz sentido.

Outra coisa, por wifi as câmaras normalmente só enviam jpegs, não enviam RAWs. Ou as que enviam, acabam por fazê-lo lentamente.


Recomendo-te que olhes mais para baixo, de forma a ficares mais bem equipado.

Para começar, se tens 1500€ para gastar, eu no teu lugar não os investiria em DSLR à data actual, é seguir já para mirrorless. Poderias ainda comprar uma DSLR se fosses profissional e soubesses que ias derreter a câmara toda em três tempos. Além disso, deduzias despesas e fazias lucro com ela. Era justificável.
Ou então se não tivesses orçamento suficiente para mirrorless, o que também não é o caso.


Se vais manter a questão de editar no telemóvel, recomendo-te apenas uma câmara compacta avançada, ou no máximo uma mirrorless da gama de entrada, depois juntas umas objectivas fixas acessíveis, provavelmente nem gastas o teu orçamento todo, e está feito.


Isto é uma questão de adequar a ferramenta e o investimento ao uso que se vai dar, e um corpo profissional nessa situação parece-me descabido.
 
Ok, eu acho que percebo a ideia com as sugestões que te foram dadas, mas sinceramente parecem-me erradas para o nível em que dizes estar. Esses conselhos seriam minimamente úteis se estivesses a comprar uma câmara para começares a trabalhar mas, pelo dizes, não me parece ser o caso.

Não vejo vantagem em ter como primeira câmara uma que seja profissional, considerando que isso te vai influenciar e muito os custos posteriores.

Adicionalmente, irias editar num telemóvel as fotos tiradas com uma câmara profissional? Não é sequer proporcional. É como comprares um Ferrari e ele ficar estacionado na rua, sem teres uma garagem para ele. Não faz sentido.

Outra coisa, por wifi as câmaras normalmente só enviam jpegs, não enviam RAWs. Ou as que enviam, acabam por fazê-lo lentamente.


Recomendo-te que olhes mais para baixo, de forma a ficares mais bem equipado.

Para começar, se tens 1500€ para gastar, eu no teu lugar não os investiria em DSLR à data actual, é seguir já para mirrorless. Poderias ainda comprar uma DSLR se fosses profissional e soubesses que ias derreter a câmara toda em três tempos. Além disso, deduzias despesas e fazias lucro com ela. Era justificável.
Ou então se não tivesses orçamento suficiente para mirrorless, o que também não é o caso.


Se vais manter a questão de editar no telemóvel, recomendo-te apenas uma câmara compacta avançada, ou no máximo uma mirrorless da gama de entrada, depois juntas umas objectivas fixas acessíveis, provavelmente nem gastas o teu orçamento todo, e está feito.


Isto é uma questão de adequar a ferramenta e o investimento ao uso que se vai dar, e um corpo profissional nessa situação parece-me descabido.
Obrigado pelo feedback (precioso!).

Dentro daquilo que pretendo e da lógica de mirrorless, o que recomendarias? As objetivas fixas foi algo que realmente me referiram. Se me conseguires dar uma ajuda nisso agradecia.

Obrigado!
 
Com um orçamento desses diria que tens muita escolha, mas acho que Sony e Fuji é onde vais encontrar mirrorless mais acessível. Não porque sejam piores, mas porque a Nikon e a Canon não têm nada de muito apelativo nestes valores (a Canon tem as M mas anda sempre no limbo e acho que há mais de 6 meses que não há novidades).

Não estou muito por dentro da oferta, mas sei que por menos de 500 ou 400€ compras uma Fuji A5 ou Sony A6000, havendo modelos mais recentes a rondar os 1000€ já com uma lente. Mais uma 85mm até aos 400/500€ para uns retratos fixes, já fazes bastante.
Tens a Canon ***** abaixo dos 1000€ mas sendo RF vai-te obrigar a comprar sempre lentes FF, o que pode não ser desejável pelo peso e preço.
 
Um corpo APS-C mirrorless com a zoom de kit, uma fixa de 50mm e está feito.

Eu votava se calhar numa Sony a6100 com a objectiva de kit 16-50mm, que está a 750€, e mais tarde pensavas numa 50mm f/1.8. Nem 1000€ gastas em tudo e já ficas com muita margem para evolução.
 
Back
Topo