Recomendação para Access Point

Colemauro

Power Member
Boas,

Na minha sala tenho um router da Vodafone, que apresenta problemas em dar sinal em toda a casa. Mesmo com um repetidor de sinal (TP Link RE210) tenho na mesma muitos problemas. Já experimentei colocar o repetidor mais perto e mais longe.. mas se na hora melhora.. com o uso a performance diminui.
A Vodafone após 3 tentativas.. desisto de procurar a solução neles...

No escritório ao lado da sala, chego a ter velocidades de download abaixo dos 5MB.. quebras de sinal.. e por outro lado a TV do quarto invariavelmente perde ligação à internet.

Estou a pensar comprar um access point.. querendo gastar apenas o suficiente para me resolver o problema..

Que recomendam?

Obrigado
 
nao compres um AP, compra um router.
desativas o DHCP e o Wifi no router da vodafone e ativas no router que comprares.
Basicamente deixas um cabo ligado do router da vodafone para o novo e tudo o que tiveres em casa ligado ao router novo
 
Devo pensar que não queres andar a passar cabo de rede, de uma divisão para outra certo ???
Sim - o router é a opção certa.
Não - Powerline

Marcas e preço para mim é assim o que é bom custa €€€

Router -Asus Wireless RT-AC1200G+ | Asus AiMesh AC1900 RT-AC68U

Powerline - DEVOLO Magic 2

Qualquer duvida apita.
 
Boas,

Se és o mesmo user que colocou um post noutra thread sobre problemas com o Wi-Fi, em que já foram testados vários equipamentos, sugiro que procures outras fontes de problemas.

Sugiro instalar uma app tipo WiFi analyser no smartphone e ver em várias zonas a captação.
Vê se consegues determinar desde que ponto a velocidade cai, se cai abruptamente, ou se apresenta conflitos de canais.

Também há outros factores a ter em conta, como mobiliário metálico, Espelhos enormes, electrodomésticos em Inox, TV's antigas ou até um escadote de alumínio.

Cumps.
 
Algumas variáveis a pesar:

Moradia ou apartamento?
Tens ATI? tomadas rj45 espalhadas pela casa
Já separaste as redes de 5ghz e 2,4ghz?
 
nao compres um AP, compra um router.
desativas o DHCP e o Wifi no router da vodafone e ativas no router que comprares.
Basicamente deixas um cabo ligado do router da vodafone para o novo e tudo o que tiveres em casa ligado ao router novo
A questão aqui é conseguir (se é que é possível) ter a certeza que isso me resolve o problema percebes?
Devo pensar que não queres andar a passar cabo de rede, de uma divisão para outra certo ???
Sim - o router é a opção certa.
Não - Powerline

Marcas e preço para mim é assim o que é bom custa €€€

Router -Asus Wireless RT-AC1200G+ | Asus AiMesh AC1900 RT-AC68U

Powerline - DEVOLO Magic 2

Qualquer duvida apita.
Boas o Asus AC1200G+ o preço não é mau. Mas como disse acima, será possível ter certezas antes de comprar?

Boas,

Se és o mesmo user que colocou um post noutra thread sobre problemas com o Wi-Fi, em que já foram testados vários equipamentos, sugiro que procures outras fontes de problemas.

Sugiro instalar uma app tipo WiFi analyser no smartphone e ver em várias zonas a captação.
Vê se consegues determinar desde que ponto a velocidade cai, se cai abruptamente, ou se apresenta conflitos de canais.

Também há outros factores a ter em conta, como mobiliário metálico, Espelhos enormes, electrodomésticos em Inox, TV's antigas ou até um escadote de alumínio.

Cumps.
Ora bem a minha sala tem a meio uma lareira que sai para fora, o router está por trás dessa pequena saída, e acredito que isso ajude a bloquear um pouco o sinal.
Com o WiFi Analyzer no escritório ao lado da sala, constato que a rede que vem do meu router é mais fraca inclusivé que a de alguns vizinhos.
Com o repetidor de sinal, o sinal é mais forte, mas mesmo com esse e como disse, chego a fazer downloads abaixo de 1.5Mb e invariavelmente a ligação cai.
Cmpts

Algumas variáveis a pesar:

Moradia ou apartamento?
Tens ATI? tomadas rj45 espalhadas pela casa
Já separaste as redes de 5ghz e 2,4ghz?
Como já deves ter reparado, pouco ou nada percebo disto.

Apartamento
ATI - Podes explicar o que é?
Tomadas RJ45 que tenha visto o apartamento não tem. Só de telefone (apartamento com uns anos)
A questão de separar as redes, podes explicar melhor como verifico/asseguro isso?
Se houver uma página na web que me ajude, envia pf. e eu pesquiso.

Obrigado a todos.
 
Boas,

Pode ser que a localização do router não seja a ideal. Daria para muda-lo de local?

Podes receber um sinal mais forte vindo do repetidor, mas pode ser que o sinal que chega ao repetidor já seja fraco o que leva a velocidades baixas.

Exemplo de um ATI, é o "armário de comunicações", mas se o apartamento já tem uns anos é capaz de não ter.

Colocar um segundo router no mesmo local poderia levar a que o problema persistisse, acho que o melhor seria ir para powerline.

Passar cabo poderia ser mais custoso num apartamento com uns anos e só seria mais barato caso o repetidor tenha entrada RJ45.

Qual a velocidade da net e qual o orçamento disponível para um kit powerline?

Cumps.
 
Como já deves ter reparado, pouco ou nada percebo disto.

Apartamento
ATI - Podes explicar o que é?
Tomadas RJ45 que tenha visto o apartamento não tem. Só de telefone (apartamento com uns anos)
A questão de separar as redes, podes explicar melhor como verifico/asseguro isso?
Se houver uma página na web que me ajude, envia pf. e eu pesquiso.

Apartamento, é importante saber porquê, eu moro num apartamento tenho aqui em meu redor uma dezenas de redes wireless, até que me dei conta de ter contratado o serviço 200mbs e nem 20 ter nos tlm's ou pc's via wifi, e muitas vezes nem sequer andava, apenas no pc que estava ligado por cabo funcionava bem, quando fiz uma análise das redes existentes tinha mais de 20 sobrepostas nos 2,4Ghz (não tinha 5Ghz) no mesmo canal ou adjacentes o que se transferia em degeneração do meu sinal.
A minha solução foi passar um cabo de rede e ligar um AP, investir em equipamentos com norma AC dualband, separar redes de 2,4Ghz e 5Ghz e configurei todos os equipamentos para ligarem aos 5Ghz, e ficou resolvido, na banda dos 2,4Ghz tenho apenas o que não suporta 5Ghz pequenos electrodomésticos que não necessitam de muita largura de banda.

ATI é o Armário de Telecomunicações Individual, faz parte a designação do ITED, é uma caixa onde deverá haver tomadas RJ45, cabos coaxiais e uma caixa para as fibras, que permite centralizar as comunicações e distribuição de sinal.

O separar as redes não é dificil vê isto ->https://pplware.sapo.pt/analises-2/vodafone-smart-router-mude-o-nome-da-rede-wifi/ onde tens rede 2,4Ghz e 5Ghz neste momento tens o mesmo nome, basta mudar o nome da 5Ghz para qualquer coisa e acrescentar 5G ou 5Ghz ou algo que te faça distinguir as duas redes, onde uma está numa banda e a outra na outra.
 
Boas,

Hoje estive bastante tempo a tentar ver isto.
O que fiz?

1. Na sala mudei o router de posição. Para o escritório ao lado continua a ter a parede da lareira a obstruir, mas para o corredor onde está o repetidor de sinal, já não tem esta parede a obstruir.

2. Decidi fazer um teste de velocidade com o portátil e o PC. Os resultados variam muito a cada teste que se faça, mas numa das vezes o portátil deu 47 Mb, e o PC 14 Mb, ambos ligados à rede do repetidor de sinal.
Por curiosidade, no portátil liguei-me à rede 5G, e ultrapassou os 90 Mb. A placa WiFi que tenho no PC, não deteta rede 5G.

3. Ao pesquisar pelo Google, apercebi-me que a altura a que o PC está, pode influenciar estas coisas. O meu PC estava no chão encostado à parede. Por isso, coloquei o PC em cima da mesa. Testei agora mesmo duas vezes, e em ambos subiu para os 30 Mb.
Se calhar para vocês é um dahh.. mas como disse.. não percebo nada disso.. mas aos poucos vou aprendendo :)

Boas,

Pode ser que a localização do router não seja a ideal. Daria para muda-lo de local?

Podes receber um sinal mais forte vindo do repetidor, mas pode ser que o sinal que chega ao repetidor já seja fraco o que leva a velocidades baixas.

Exemplo de um ATI, é o "armário de comunicações", mas se o apartamento já tem uns anos é capaz de não ter.

Colocar um segundo router no mesmo local poderia levar a que o problema persistisse, acho que o melhor seria ir para powerline.

Passar cabo poderia ser mais custoso num apartamento com uns anos e só seria mais barato caso o repetidor tenha entrada RJ45.

Qual a velocidade da net e qual o orçamento disponível para um kit powerline?

Cumps.
Creio que não tenho um ATI.
Após muita pesquisa também estou orientado para uma Powerline. Estava a pensar na Devolo Magic 1 Lan. Só não percebi se com esta powerline, apenas terei internet ligando um cabo de rede, ou se também tem WiFi?
Não queria passar dos 50€/60€
Que achas? Boa escolha ou arranja-se melhor pelo menos valor?


Apartamento, é importante saber porquê, eu moro num apartamento tenho aqui em meu redor uma dezenas de redes wireless, até que me dei conta de ter contratado o serviço 200mbs e nem 20 ter nos tlm's ou pc's via wifi, e muitas vezes nem sequer andava, apenas no pc que estava ligado por cabo funcionava bem, quando fiz uma análise das redes existentes tinha mais de 20 sobrepostas nos 2,4Ghz (não tinha 5Ghz) no mesmo canal ou adjacentes o que se transferia em degeneração do meu sinal.
A minha solução foi passar um cabo de rede e ligar um AP, investir em equipamentos com norma AC dualband, separar redes de 2,4Ghz e 5Ghz e configurei todos os equipamentos para ligarem aos 5Ghz, e ficou resolvido, na banda dos 2,4Ghz tenho apenas o que não suporta 5Ghz pequenos electrodomésticos que não necessitam de muita largura de banda.

ATI é o Armário de Telecomunicações Individual, faz parte a designação do ITED, é uma caixa onde deverá haver tomadas RJ45, cabos coaxiais e uma caixa para as fibras, que permite centralizar as comunicações e distribuição de sinal.

O separar as redes não é dificil vê isto ->https://pplware.sapo.pt/analises-2/vodafone-smart-router-mude-o-nome-da-rede-wifi/ onde tens rede 2,4Ghz e 5Ghz neste momento tens o mesmo nome, basta mudar o nome da 5Ghz para qualquer coisa e acrescentar 5G ou 5Ghz ou algo que te faça distinguir as duas redes, onde uma está numa banda e a outra na outra.
Pelo que dizes pareces ter uma casa cheia de tecnologia :)

Quanto às redes 2.4 e 5, agora que sei o que é tê-las separadas, sim já tinha assim obrigado :)
A placa WiFi do meu PC não deteta 5 Gb, mas se optar pela powerline já não vai fazer diferença.

Obrigado.
 
Pelo que dizes pareces ter uma casa cheia de tecnologia :)

Quanto às redes 2.4 e 5, agora que sei o que é tê-las separadas, sim já tinha assim obrigado :)
A placa WiFi do meu PC não deteta 5 Gb, mas se optar pela powerline já não vai fazer diferença.

Obrigado.

Tenho apenas o essencial das soluções dos problemas que me aparecem, com o wireless tive alguns, desde que coloquei como tenho nunca mais tive problemas.

Com o powerline deixas de ter problemas, mas não te esqueças, se não tens nenhum vais precisar sempre de dois para começar, um que fica ao lado do router para converter o sinal e outro ao lado do pc que "desconverte" para Rj 45 ou wifi para teres ligação.

Dentro o que queres gastar talvez os da Tp-link -TL-PA7010P KIT custa à volta do que queres gastar mas não tem wireless, ou o TL-WPA4220KIT que tem e custa +/- o mesmo na casa dos 60€ e dá para ligares o pc por cabo e outros equipamentos por wifi, o chato é não terem tomada, perdes sempre uma tomada com este tipo de plc, com tomada é um bocado mais caro. (estes TL-WPA8630P Kit, têm tomada, wifi dual band e ainda switch com 3 portas rj45, mas vai para os cento e picos €)


O router já referiu que é o da vodafone, só não disse qual deles, o repetidor é um TP-link RE210, como disse acima.
 
A chatice é que se quiser ligar mais algum por cabo tem de meter um switch, vendo as promoções consegue-se encontrar alguma coisa +/- dentro que se quer, ando com umas ideias, mas estão fora do orçamento de momento, como o Devolo Dlan Magic 2 com wifi, mas custa 190€ e é muito.

Mas os mais em conta e com boa relação qualidade preço, os TP-link são muito bons para ao preço, é só uma questão de procurar as promoções.
 
O router é o Huawey HG8247Q.
O repetidor de sinal é o TP Link RE210z

Quanto ao AP tenho que começar por dois? Isso já passa dos 100 paus certamente.
Terei que ver amanhã com calma
 
Boas,

O Tp-Link TL-PA7010P é um kit de 2 adaptadores e se pesquisares o preço vês que ronda os 55€ (Não tem Wifi, mas a ligação por cabo é Gigabit = 1000mb )
O Tp-Link TL-WPA4220KIT é um kit de 2 adaptadores e se pesquisares o preço vês que ronda os 60€ (Tem Wifi mas a ligação por cabo é só a 100mb)

Cumps.
 
Boas,

O Tp-Link TL-PA7010P é um kit de 2 adaptadores e se pesquisares o preço vês que ronda os 55€ (Não tem Wifi, mas a ligação por cabo é Gigabit = 1000mb )
O Tp-Link TL-WPA4220KIT é um kit de 2 adaptadores e se pesquisares o preço vês que ronda os 60€ (Tem Wifi mas a ligação por cabo é só a 100mb)

Cumps.
Faca de 2 gumes (ou gumos??).
E para ter o melhor de dois mundos que sugeres?
 
Boas,

Procura um PowerLine D-Link AV1000 Wi-Fi AC Starter Kit ou TP-Link AV1200 Gigabit Kit.

Sugiro o segundo apesar de mais caro, tem tecnologia MiMo que pode ser vantajoso dados os problemas com Wireless.

Cumps.
 
Bem pessoal,

Após ver as vossas opiniões e ter visto algumas reviews, em principio, se não ganhar juízo entretanto vou estourar o orçamento que tinha e ir para o Delovo.
No meu caso, a velocidade de internet contratada é de 100Mb com a minha operadora. Pelo que percebi o Magic 1 é suficiente para Ethernet enquanto em WiFi fica muito atrás do Magic 2.

Pelo que vi, numa loja conhecida está a 119€. O Magic 2 encontra-se a 169€. Preferia o Magic 2 mas é muito caro.
Amanhã vou ver se passo na loja e logo decido.
 
Última edição:
Hoje percebi que ontem estive a ver os preços para o LAN kit e não o WIFI :(
Outra dúvida que me surgiu hoje, é que como posso assegurar que o meu quadro elétrico permite usar isto? Pelo que vi, por vezes a malta compra um kit tipo este e depois não funciona devido ao quadro elétrico.
 
Back
Topo