Recomendação para um iniciante - Mirrorless até 700€

xzk

Power Member
Boa noite, mais um novato a iniciar-se neste mundo!

  1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
    Máquina mirrorless + lente(s)
  2. POR QUANTO: Qual o orçamento disponível? 600-700€ para o corpo , depois a lente tenho de pesquisar bem.
  3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
    Maioritariamente para férias , mais um pouco de tudo : férias, portrait ,street photography , vídeo(muito raramente)
  4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar? R: Exteriores de dia maioritariamente.
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
    Casual/entusiasta
  6. JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual? Telemóvel . Esta será a minha primeira máquina.
  7. COMO É A TUA "REDE": O que usam os teus familiares, amigos e/ou vizinhos? n/a
  8. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar? Não tenho preferência. Online/Loja, Usado, Novo , tanto faz. Tenho um pouco receio em comprar usado porque não consigo avaliar bem se a máquina está em bom estado ou não ( a não ser que o aspecto esteja mesmo degradado).
Um pouco de background:
comecei a editar algumas imagens ( de amigos) há alguns anos no Lightroom/Photoshop e agora deu me a vontade de começar a tirar mais fotos e como tal , pretendo fazer edição de imagem também.
Apesar de já fazer edição há algum tempo , não tenho grande conhecimento sobre as câmaras/lentes e afins, vou ter de estudar bastante.

Tive a ver algumas dentro deste orçamento:
Canon EOS M200
Canon EOS M50
Sony A6000
Sony A6100/A6400 (usados)
Fuji X-T200

Estou mais inclinado para a A6000 ( Edit: Encontrei SONY Alpha 6000 + 16-50mm PZ Preta por 569€ nova)
mas não sei se vejo no mercado dos usados pelas A6100/A6400.
O que acham?

@Rui Marto
@miguelbarroso
@m4ndr4ke
@TheMadyor
@jjmaia
 
Última edição:
Eu não apostava no sistema EOS-M da Canon... principalmente agora que se preparam para lançar cameras RF APS-C

Depois tens de ser tu a sentir se gostas mais do universo Sony ou Fuji. São ambas excelentes marcas, mas com filosofias muito diferentes. Ficas bem servido com qualquer uma.

Consegues é comprar A6000 em 2ª mão muito barata e usares o dinheiro para comprar mais lentes, ou lentes de melhor qualidade.
O mesmo com a X-T100
 
Eu não escolheria a a6000. De caminho ela faz 10 anos e a Sony continua a vendê-la como se fosse uma coisa actual. Não é, essa câmara saiu em 2014. Desde então, as evoluções em mirrorless foram enormes. Isto, falando de comprar novo, ela não vale o que ainda custa.

O sistema EF-M da Canon tem o padre a bater-lhe à porta…por isso é um “não” para ele também.

Já a6100, a6400 e X-T200, essas sim, considero opções válidas. Tenta vê-las numa loja, por ex. No fim de contas todas elas tiram fotos e estão inseridas em sistemas que não estão mortos. A tua primeira câmara não será a última, será meramente aquela em que vais aprender e que vais usar até esbarrares com as suas limitações. Nessa altura trocarás por outra superior. Às vezes é mais simples ir pelo que for mais barato, para a depreciação ser menor na altura de vender; ou simplesmente pela que gostares mais, porque se calhar vais ficar mais motivado para usar o equipamento.

Se for para comprar material antigo, como a a6000, então é ver nos usados ao desbarato.

Se fosse eu? Comprava a Fuji. Já tive ganas de comprar essa câmara no passado.
Porquê? A câmara é gira, sei que é competente, e não simpatizo com Sony (no seu todo, não só em termos de câmaras. Não tenho um único equipamento ou acessório Sony, é que nem auscultadores😂).
Como podes ver, não escolheria pelas specs, neste caso.
 
Última edição:
Eu não apostava no sistema EOS-M da Canon... principalmente agora que se preparam para lançar cameras RF APS-C

Depois tens de ser tu a sentir se gostas mais do universo Sony ou Fuji. São ambas excelentes marcas, mas com filosofias muito diferentes. Ficas bem servido com qualquer uma.

Consegues é comprar A6000 em 2ª mão muito barata e usares o dinheiro para comprar mais lentes, ou lentes de melhor qualidade.
O mesmo com a X-T100

Eu não escolheria a a6000. De caminho ela faz 10 anos e a Sony continua a vendê-la como se fosse uma coisa actual. Não é, essa câmara saiu em 2014. Desde então, as evoluções em mirrorless foram enormes. Isto, falando de comprar novo, ela não vale o que ainda custa.

O sistema EF-M da Canon tem o padre a bater-lhe à porta…por isso é um “não” para ele também.

Já a6100, a6400 e X-T200, essas sim, considero opções válidas. Tenta vê-las numa loja, por ex. No fim de contas todas elas tiram fotos e estão inseridas em sistemas que não estão mortos. A tua primeira câmara não será a última, será meramente aquela em que vais aprender e que vais usar até esbarrares com as suas limitações. Nessa altura trocarás por outra superior. Às vezes é mais simples ir pelo que for mais barato, para a depreciação ser menor na altura de vender; ou simplesmente pela que gostares mais, porque se calhar vais ficar mais motivado para usar o equipamento.

Se for para comprar material antigo, como a a6000, então é ver nos usados ao desbarato.

Se fosse eu? Comprava a Fuji. Já tive ganas de comprar essa câmara no passado.
Porquê? A câmara é gira, sei que é competente, e não simpatizo com Sony (no seu todo, não só em termos de câmaras. Não tenho um único equipamento ou acessório Sony, é que nem auscultadores😂).
Como podes ver, não escolheria pelas specs, neste caso.

Desde já muito obrigado pelas respostas.
Então excluo as Canon EOS-M.

Das que sobram (Sony A6000 , Sony A6100/A6400 (usados) , Fuji X-T200) acho que estou mais virado para as Sony mas hoje vou a uma loja ver como é que são.


Tenho algumas dúvidas:

1) O preço das A6100/A6400 vão para os 1000€ ( fora do orçamento) , vi um user há uns tempos( pré pandemia) a comprar a A6400 + 2 lentes por 550€ mas devido á falta de chips acho que a oferta está muito fraquinha ( não encontro nenhuma A6400 nos usados por exemplo) .
O que sugerem neste caso? Esperar que haja alguma nos usados nas próximas semanas? E qual é o preço aceitável para A6100/A6400 nova e usada?


2)
Outra Alternativa é comprar a A6000 ( apesar de como o @m4ndr4ke disse já vai para os 10 anos de existência). Qual é o preço aceitável a pagar por uma usada?

3) Relativamente aos usados, que tipo de danos é que tenho de ter atenção ao comprar? Para além do número de disparos, visor partido.

4) Alguma alternativa para além destas que falámos?

5)Talvez seja cedo para perguntar sobre lentes mas comprando uma da Sony, que lentes recomendam para um iniciante ? E de preferência que sejam future proof( talvez estas sejam mais caras que o normal).


Desculpem lá tanta dúvida :D
 
Última edição:
A6000 usada, em geral com lente 16-50, não pagava mais de 300-350, dependendo do estado. É frequente aparecerem à venda, com muito pouco uso, pois estas máquinas de entrada de gama, são boas para as "vítimas" do consumismo e de vendedores pouco escrupulosos: malta que não precisa de uma câmera destas, compram para ter algo "melhor", mas depois cansam-se de andar com elas atrás e ficam paradas em casa.

Lente porreiras tens a Sony 18-70/4.0 ou a Tamron 17-70/2.8 (usadas, claro... e já é a queimar o orçamento).
 
A6000 usada, em geral com lente 16-50, não pagava mais de 300-350, dependendo do estado. É frequente aparecerem à venda, com muito pouco uso, pois estas máquinas de entrada de gama, são boas para as "vítimas" do consumismo e de vendedores pouco escrupulosos: malta que não precisa de uma câmera destas, compram para ter algo "melhor", mas depois cansam-se de andar com elas atrás e ficam paradas em casa.

Lente porreiras tens a Sony 18-70/4.0 ou a Tamron 17-70/2.8 (usadas, claro... e já é a queimar o orçamento).
Pois, o stock das câmaras está complicado:

Novos:
Sony A6100 a 999€(c/16-50mm)
Sony A6400 a 1149€ ( c/ 16-50mm)

Usados:
A6400 não encontro
A6100 tem um anuncio nos usados a 700€ c/16-50mm mas ainda não obtive feedback do user
Pergunta: Qual o preço justo para uma A6100 nos usados?

A6000: Tenho uma proposta a 400€ : A6000+ Sony 16-50mm + Tamron 70-300 + bolsa de transporte+carregador. (2k disparos)
Pergunta: Qual o preço justo para este pack? Será que preciso da Tamron 70-300 para street photography/portrait/uso geral?se não precisar talvez abdico dessa objetiva.


Que frustação esta falta de stock, por um lado não queria comprar a A6000 por já ter uns bons anos por outro, acho que não tenho grande alternativa... Na maioria das lojas as outras estão indisponíveis :(
 
Última edição:
Das que puseste acima eu nao ia para as Canon pelas razoes ja indicadas; e nao ia para a Sony apenas por nao simpatizar.
Sobram as Fuji :)
 
Das que puseste acima eu nao ia para as Canon pelas razoes ja indicadas; e nao ia para a Sony apenas por nao simpatizar.
Sobram as Fuji :)
Obrigado pelo feedback , acho que já tou decidido nas Sony.


Infelizmente o melhor que consigo acho que é 330€ pela A6000 + 16-50mm com 2200 disparos.
Quero tentar ver a A6100 usada ( 700€) mas a pessoa que está a vender ainda não respondeu (nem deve responder )

É pena estas câmaras não terem desvalorizado nada, por falta de stock :(
 
opções:
A)A6000 c/ 16-50mm , 2000 disparos 330€
B)A6100 c/ 16-50mm , 9000 disparos 600€
O que acham?


que tipo de danos é que tenho de ter atenção ao comprar usado? Para além do número de disparos, visor partido..
@miguelbarroso
@m4ndr4ke
@TheMadyor
 
Última edição:
A A6100 é muito mais recente, acima de tudo o sistema AF é bastante melhor (entre outras coisas)

Dito isto, a 6000 continua a ser uma camera porreira e sobra-te mais dinheiro para comprares uma lente melhor.

Verifica os cantos da máquina, se há sinais de algum impacto ou desgaste acentuado não só nos cantos, mas no corpo todo, por exemplo a pintura "polida" (a A6000 pode só ter 2.000 disparos, mas ter sido muito usada em video... esses sinais de desgaste serão a prova disso).

Depois liga a máquina, e verifica se o seletor de programas funciona em todas as posições, e se todos os botões funcionam também. Espreita pelo visor, com a máquina ligada e verifica se a focagem está a funcionar devidamente (aponta para perto, foca, aponta para longe, foca - repete várias vezes). Retira a lente e vê se o sensor tem algum risco. Verifica também se a lente não tem riscos, tanto nos elementos da frente, como de trás.
 
e não simpatizo com Sony

e nao ia para a Sony apenas por nao simpatizar.

Geez... A marca que deu o Walkman e a PlayStation ao mundo... :D

opções:
A)A6000 c/ 16-50mm , 2000 disparos 330€
B)A6100 c/ 16-50mm , 9000 disparos 600€
O que acham?

que tipo de danos é que tenho de ter atenção ao comprar usado? Para além do número de disparos, visor partido..

B. Pelo simples facto de que é uma máquina muito mais recente. Quando te fartares, se calhar ainda a vendes, enquanto a outra deve ser "perda total".

Posto isto, parece-me que tens uma X-T30 por 500€ no OLX com uma XF 18-55 F2.8-4 R. Não conheço bem o sistema mas deve ser comparável à A6100, o EVF deverá ser bem melhor e a lente que trás é mais luminosa, o que é bom para os estilos de foto que procuras.

Não te digo para ires para Fuji, porque eu simpatizo com Sony (e tenho Sony, em muita coisa) :D Mas ambos os sistemas são bons, ambos podem ser compactos o suficiente (que é desejável para viajar, street, etc). A Sony é um sistema maior, com mais oferta de usados e que oferece a possibilidade de full-frame em máquinas também pequenas (embora muita gente viva perfeitamente bem com APS-C). A Fuji talvez seja mais user friendly e dê melhores resultados of-camera.
 
Rui Marto tive Walkman, tive discman e tenho playstation :D
Nao simpatizo na vertente da fotografia, e pode ser apenas ignorância, admito.
E pelas Fuji tenho alguma simpatia mas, mais uma vez, baseado apenas no aspecto e em alguns resultados que vi.
Nao posso propriamente dar uma opinião fundamentada.
 
Rui Marto tive Walkman, tive discman e tenho playstation :D
Nao simpatizo na vertente da fotografia, e pode ser apenas ignorância, admito.
Eu estava na brincadeira. Também sempre tive tudo Sony (Walkman, Discman, Minidisc, TVs todas Triniton, PlayStation 1 e 2, N phones, até tenho uns WH1000XM2 e um Xperia 5III) e há 10 anos dizia-te na mesma que a Sony em fotografia era claramente de se evitar. Depois lá mataram o mount A, focaram-se nas mirrorless e hoje acaba por estar a lutar com a Canon pela liderança.

A Sony até nem costuma ser uma marca barata em nenhum sector, mas neste momento mirrorless acessível, até é das poucas opções (embora com uma política pouco comum de manter modelos à venda até esgotarem).

Aqui neste caso acho que depende mais até dos objectivos. Do que vi e encontrei, também preferia a Fujifilm. Mas se no futuro fosse para meter dinheiro a sério nisto, aí já não.
 
Geez... A marca que deu o Walkman e a PlayStation ao mundo... :D
Lamento, nem i:PSx::PSx::PScircle: 😂
Nada além duma televisão e alguns auscultadores.
Ainda que eu até seja da opinião que, na fotografia moderna, eles nem sejam muito "do contra"...na generalidade das coisas são-o, e não vou com essa filosofia (apesar de eu até usar Apple...mas a Apple geralmente faz coisas que realmente funcionam).
Mesmo assim, não é essa a minha razão para não simpatizar com câmaras Sony. É mesmo a ergonomia, menus, mecânicas de funcionamento...epah não, não me convence.
Dito isto, como a maior parte de vocês sabe, eu ponderei seriamente comprar Sony quando fui para a R6. Ponderei Canon, Sony e Fuji. Esforço-me por ser justo nas minhas avaliações. Por pouco não comprei uma Alpha 9 em vez da R6. Mas manter-me na marca era muito mais fácil, visto que já tinha sistema montado.
Se não fosse isso, se calhar agora estava a usar Sony, e até poderei um dia vir a usar, quem sabe?


Eu voto nessa a6100, porque é bem mais evoluída do que a a6000, está dentro do orçamento que tinhas definido até só para o corpo, e servirá perfeitamente para arrancares e aprenderes muito. Espero que esteja impecável e que a consigas comprar.
 
...na fotografia moderna, eles nem sejam muito "do contra"...na generalidade das coisas são-o, e não vou com essa filosofia (apesar de eu até usar Apple...mas a Apple geralmente faz coisas que realmente funcionam).
<Veste a camisola fanboy> Falar assim de uma das empresas tecnológicas que mais deu ao mundo em inovação e depois falar assim da Apple... Geez... :D

Eu voto nessa a6100, porque é bem mais evoluída do que a a6000, está dentro do orçamento que tinhas definido até só para o corpo, e servirá perfeitamente para arrancares e aprenderes muito. Espero que esteja impecável e que a consigas comprar.
Mesmo ao lado da X-T30 com um zoom 2.8-4?
 
A lente vejo várias a rondar os 250-300€ +- porque eram lentes de kit. Está lá também uma E1 com essa lente por 480€. Diria que só o corpo já deve valer os 500€. A lente não está referida no título, mas depois mostra o kit nas fotos e diz que a lente está nova na descrição, portanto assumi que está incluída. Tem lá um preço no final, mas é para uma prime 23mm F2 por 320€.

Mas por outro lado nestas coisas nunca se sabe. Eu quando comprei a minha também estranhei uma A7rIII com dois meses e uma centena de disparos por cerca de 1700€.

Na volta é como o tipo que vendeu a Multistrada por 13.500€ com menos de 1 ano de 3000km. :D

Mesmo assim, não é essa a minha razão para não simpatizar com câmaras Sony. É mesmo a ergonomia, menus, mecânicas de funcionamento...epah não, não me convence.
Isto é verdade. Chegas lá eventualmente, porque a máquina é muito programável, mas requer ler o manual e prestar atenção (coisa que eu não fiz e na Canon nunca senti que fosse necessário). Ao fim de um ano ainda vou ajustando pormenores na máquina.
 
Última edição:
O OLX é um mundo... tanto tens gente a pedir preço de novo (ou mais caro) por material usado, como por vezes aparece gente a "despachar" coisas por preços muito apetecíveis... Já fiz negócios fantásticos.
 
De facto gosto do aspecto das Fuji mas quando peguei não gostei tanto do grip , mas gostei da quantidade de dials :D
Pelas reviews, dá me a sensação que as Fuji são mais user friendly e os resultados sem edição são melhores.
Infelizmente não tive a oportunidade de testar o funcionamento das duas, isso sim seria muito bom.


Amanhã vou ter com o vendedor da Sony A6100 para ver a condição da mesma e talvez compre pelos 600€
Contactei o da X-T30 just in case , apesar de ele ser do Porto e eu de Lisboa.
Agora fiquei curioso para ver as X-T30 mas também não há mais opções nos usados ( dentro do orçamento)


Uma questão:
Apesar do objetivo ser 90 % fotografia , vi que a A6100 não tem os picture profiles / S-Log que as A6400/A6600/X-T30 têm.
Para editar mini clips , do estilo de Instagram Reels, não ter os picture profiles/ S-Logs dificulta a edição, é isso?
 
Os profiles servem como presets basicamente, as fotos e vídeos vão-te sair já com um certo tratamento. Isto ajuda para sacar JPEGs já prontos a usar.

O S-Log (não percebo nada de vídeo!) é um vídeo "flat", mas que por não fazer tratamento, retém mais informação para trabalhares posteriormente. Facilita a edição, mas vais mesmo ter que ter trabalho com ela. É o oposto do conceito dos perfis, em que sai já tudo tratado.

Não sei se me expliquei bem, mas acho que é isso.
 
Back
Topo