Recomendações de DSLR/Mirrorless para Fotografia Automóvel/Astrografia/Paisagem

r_inoc

Power Member
Olá pessoal. Estou neste momento a ponderar trocar a minha D5200, por sentir que necessito de um hardware mais actual e compacto para o tipo de fotografia que pretendo e tenho estado a estudar várias opções FX dentro das DSLR e Mirrorless.

Resumindo pelo questionário:
  1. O QUÊ: Máquina, DSLR ou Mirrorless, Full Frame
  2. POR QUANTO: 1000-1200€, podendo passar ligeiramente, "se compensar"
  3. PARA FAZER O QUE: Maioritariamente fotografia automóvel, estática, mas queria começar a enveredar pela astrografia e paisagens
  4. PARA USAR ONDE: Exteriores de dia, sobretudo, com algumas tiradas em interiores (eventos) e Exteriores de noite
  5. COMO ÉS: Entusiasta e semi-profissional
  6. JÁ TENS: Nikon D5200 + 50mm AFD + 18-55mm AFP + 28-80mm
  7. COMO É A TUA "REDE": Um misto de entusiastas e profissionais, Nikonistas e Canonistas
  8. ONDE COMPRAR: Aqui é onde se "complica" a decisão. Tenho imensa preferência por loja física, sobretudo na W. devido a descontos. Mas se existirem outras sugestões, estou aberto a ler as ditas.

Em relação ao que já tenho visto, comecei por pensar na Nikon D750, de forma a aproveitar as lentes que já possuo, contudo, vendo como o mercado está a evoluir em torno das Mirrorless, não seria má ideia fazer o investimento por aqui, pelo que a coloquei de parte, pelo menos para já.

Dentro do meu orçamento e olhando à preferência da loja, coloquei na minha mira a Canon R_P e a Sony Alpha 7 II:
  • Canon R_P + RF 50mm + Bateria
  • Sony Alpha 7 II + 28-70mm
No comparativo entre as duas a minha indecisão prende-se em:

  • O Dynamic Range da R_P é inferior ao da minha actual Nikon e da A7II (13.9 vs 11.9). A minha questão é, será este ponto assim tão notório tendo em conta que faço bastante pós-processamento?
  • A R_P tem uma performance boa (e melhor que a A7II) em ISOs mais elevados. Embora não deva passar muitas vezes de 3200, notarei assim tanta diferença "na vida real"? Pelos comparativos da dpreview notei a diferença, contudo, vendo fotos exemplo no Flickr, nem por isso. Se houver aqui alguém que tenha tinhas as duas em mãos e que possa dar um feedback, agradecia.

Estas duas opções que apresentei têm a desvantagem de precisar de adaptadores para usar algumas lentes que já possuo.

Uma alternativa que também estudei, mas infelizmente ainda não encontro em loja física (ou pelo menos as que pretendo), é a Nikon V5. As reviews que li agradaram-me e teria "maior" facilidade em reaproveitar as lentes que já tenho com o adaptador.

Fora isto, li que a R_P terá sucessora ainda este ano, confirma-se?

E é isto, estou aberto a sugestões e agradeço a vossa disponibilidade, antes de mais.
 
Última edição pelo moderador:
Penso que dentro desse orçamento a Canon ***** parece ser uma boa opção dado que não tens um kit com lentes algo profissional que justifica manteres na Nikon.

podes vender o teu kit e comprares a Canon ***** que a nível de sistema de focagem é bem melhor que a Sony A7II. Depois adicionas a RF 50mm f1.8 e uma zoom EF com o adaptador para desenrascar até conseguires arranjar uma zoom nativa.
 
Penso que dentro desse orçamento a Canon ***** parece ser uma boa opção dado que não tens um kit com lentes algo profissional que justifica manteres na Nikon.

podes vender o teu kit e comprares a Canon ***** que a nível de sistema de focagem é bem melhor que a Sony A7II. Depois adicionas a RF 50mm f1.8 e uma zoom EF com o adaptador para desenrascar até conseguires arranjar uma zoom nativa.

Canon R P.
 
por sentir que necessito de um hardware mais actual e compacto
Pretendes mais compacto e olhas para full-frame? Não me parece o melhor raciocínio.

As objectivas que tens são algumas das mais pequenas para o sistema que tens.
O corpo que tens também é bastante pequeno, para DSLR.

Passar para mirrorless vai tirar-te o espelho do caminho, é verdade, mas é a única redução que terás.
 
Penso que dentro desse orçamento a Canon ***** parece ser uma boa opção dado que não tens um kit com lentes algo profissional que justifica manteres na Nikon.

podes vender o teu kit e comprares a Canon ***** que a nível de sistema de focagem é bem melhor que a Sony A7II. Depois adicionas a RF 50mm f1.8 e uma zoom EF com o adaptador para desenrascar até conseguires arranjar uma zoom nativa.

Não são profissionais, mas a qualidade da lente para os trabalhos que fazia servia perfeitamente, e as poucas aberrações cromáticas na mais simples 50mm agradam-me, daí também estar a olhar para o universo Nikon.

Sobre a Canon e as lentes nativas para as mirrorless, esse é um tópico que ainda tenho de “absorver” dadas as diferenças de custo.

Mas em suma, estarei disposto a fazer o que referiste para mudar para outro sistema.

Ainda sobre a R_P, consideras o sistema de focagem melhor em que aspecto? Precisão, rapidez ou ambos? Dou prioridade à precisão, já agora.

Pretendes mais compacto e olhas para full-frame? Não me parece o melhor raciocínio.

As objectivas que tens são algumas das mais pequenas para o sistema que tens.
O corpo que tens também é bastante pequeno, para DSLR.

Passar para mirrorless vai tirar-te o espelho do caminho, é verdade, mas é a única redução que terás.

Talvez me tenha expressado mal. (EDIT: E expressei-me, e peço desculpa pelo mal entendimento) Quando me referi a algo mais compacto, referia-me dentro das Full Frames. Comparando a A7 II com a D750, são praticamente 2cm a menos por medida, sendo a R_P também mais compacta mas menos que a A7 II, por exemplo.

Mas também é apenas um, e somente um dos, motivo para a mudança. Não é um apontamento prioritário para a minha escolha, mas sim um tópico da wishlist. Há mais razões para querer mudar para Full Frame.

E em relação às minhas outras dúvidas, mais alguém pode ajudar?
 
Última edição pelo moderador:
Embora não deva passar muitas vezes de 3200, notarei assim tanta diferença "na vida real"?
Não, em ISO elevado será entre pouca e nenhuma. No entanto, em ISO baixo essa diferença nota-se. Eu tive a 6D Mark II, que usa o mesmo sensor do que a R P. São câmaras em que tens que controlar bem as exposições, pois nem sempre vais conseguir recuperar o que queres.
Fora isto, li que a R_P terá sucessora ainda este ano, confirma-se?
Em princípio, o que aí vem é algo ainda abaixo da R P


Canon R_P + RF 50mm + Bateria
  • Sony Alpha 7 II + 28-70mm
Entre as duas, o meu voto vai para a Sony sem grandes dúvidas. Tem IBIS, melhor sensor, carrega por USB com qualquer carregador, faz mais disparos por segundo. É um corpo mais antigo, mas de gama superior, é um corpo profissional. E ainda é mais barata.
Adicionalmente, em Sony tens muita mais oferta de objectivas da Tamron e da Sigma. Aquelas 28-70 f/2.8 e 70-180 f/2.8 resolvem logo tudo. É claro que isto pode mudar no futuro, mas actualmente está assim.
Cuidado com os preços. Ela já tem estado muitas vezes a 800€ com a 28-70.

Os únicos benefícios da R P são o eyeAF para single shot (também funciona em disparo contínuo, mas a velocidade de disparo contínuo dela é baixa, são só 3fps), a capacidade de focar com menos luz, e o melhor LCD traseiro (a Sony aposta pouco nisso).

De resto, esquece o “mais compacto”. Reduzes no volume do corpo, mas a maior parte das objectivas mirrorless são maiores. Eu estou a usar a R6 com objectivas EF adaptadas, e tenho casos em que, mesmo com o adaptador, a diferença de tamanho entre o que eu tenho e a opção nativa mirrorless é inferior a 1cm. A minha fica maior, mas pouco.

PS: É ridículo o fórum estar a censurar a sigla! Estamos a tentar escrever o modelo da câmara e não conseguimos! Isto não estava assim, já temos falado muitas vezes desta câmara por aqui. 🤬
 
Última edição:
Não, em ISO elevado será entre pouca e nenhuma. No entanto, em ISO baixo essa diferença nota-se. Eu tive a 6D Mark II, que usa o mesmo sensor do que a R P. São câmaras em que tens que controlar bem as exposições, pois nem sempre vais conseguir recuperar o que queres.

Portanto, se não entendi mal, a questão da gestão da exposição estará, em parte, relacionada com o dynamic range inferior, correcto?

Em princípio, o que aí vem é algo ainda abaixo da R P

Ok, deverei estar atento, ainda assim.

Entre as duas, o meu voto vai para a Sony sem grandes dúvidas. Tem IBIS, melhor sensor, carrega por USB com qualquer carregador, faz mais disparos por segundo. É um corpo mais antigo, mas de gama superior, é um corpo profissional. E ainda é mais barata.
Adicionalmente, em Sony tens muita mais oferta de objectivas da Tamron e da Sigma. Aquelas 28-70 f/2.8 e 70-180 f/2.8 resolvem logo tudo. É claro que isto pode mudar no futuro, mas actualmente está assim.
Cuidado com os preços. Ela já tem estado muitas vezes a 800€ com a 28-70.

Pois, a minha reticência estava no facto de ser mais antiga, mas de facto, a questão do IBIS, carregamento por USB e sobretudo, a maior disponibilidade de lentes, são pontos bastante fortes.

Sobre esse preço, falamos de nova?

Os únicos benefícios da R P são o eyeAF para single shot (também funciona em disparo contínuo, mas a velocidade de disparo contínuo dela é baixa, são só 3fps), a capacidade de focar com menos luz, e o melhor LCD traseiro (a Sony aposta pouco nisso).

Os fps não são importantes para o meu caso (pelo menos para já), mas de facto é um factor a ter em conta. Quanto a focar com menos luz, também é um ponto que não me incomoda (muito), dado que foco manualmente em 90% das vezes.

PS: É ridículo o fórum estar a censurar a sigla! Estamos a tentar escrever o modelo da câmara e não conseguimos! Isto não estava assim, já temos falado muitas vezes desta câmara por aqui. 🤬

Confere, mesmo a navegar durante as minhas pesquisas tornou-se chato.
 
Portanto, se não entendi mal, a questão da gestão da exposição estará, em parte, relacionada com o dynamic range inferior, correcto?
Certo

Se fores daquelas pessoas que tem o hábito de subexpôr, por exemplo, esquece. Com esse sensor tens que fazer exposições controladas, planeadas. Em ISO alto não faz diferença porque ela tem tanta DR como as outras, mas em ISO baixo fica aquém.
Raramente isto é limitador, é só uma questão de conhecer a câmara. Eu na 6D2 já sabia como expôr correctamente de forma a preservar os detalhes que me interessavam.
Mas quando tirares uma foto com a exposição muito ao lado, nessa perdes mesmo a foto. Se tentares recuperar dois stops inteiros e puxares mais um bocadinho nas sombras já tens degradação na imagem.

Por outro lado, é um sensor com excelentes níveis de ruído. Mas pessoalmente acho mais relevante a DR.


Sobre esse preço, falamos de nova?
Sim. É uma campanha que já tem ocorrido váris vezes, em vários anos.
 
Já tive a A7 II... ha aqui quem goste dela, mas eu não a recomendo (tenho agora a A7 III). Mais depressa comprava uma A6400 (que também já tive). A focagem é lenta e pouco fiável, a bateria tem uma durabilidade muito curta e a qualidade de imagem é pouco melhor do que a 6400.
 
Não são profissionais, mas a qualidade da lente para os trabalhos que fazia servia perfeitamente, e as poucas aberrações cromáticas na mais simples 50mm agradam-me, daí também estar a olhar para o universo Nikon.

Sobre a Canon e as lentes nativas para as mirrorless, esse é um tópico que ainda tenho de “absorver” dadas as diferenças de custo.

Mas em suma, estarei disposto a fazer o que referiste para mudar para outro sistema.

Ainda sobre a R_P, consideras o sistema de focagem melhor em que aspecto? Precisão, rapidez ou ambos? Dou prioridade à precisão, já agora.



Talvez me tenha expressado mal. (EDIT: E expressei-me, e peço desculpa pelo mal entendimento) Quando me referi a algo mais compacto, referia-me dentro das Full Frames. Comparando a A7 II com a D750, são praticamente 2cm a menos por medida, sendo a R_P também mais compacta mas menos que a A7 II, por exemplo.

Mas também é apenas um, e somente um dos, motivo para a mudança. Não é um apontamento prioritário para a minha escolha, mas sim um tópico da wishlist. Há mais razões para querer mudar para Full Frame.

E em relação às minhas outras dúvidas, mais alguém pode ajudar?

Percebo perfeitamente o que dizes. A 28-80mm de facto é uma lente razoavelmente boa. Estava a referir se tivesses uma 24-70 mm f2.8 ou uma 58mm f1.4, mas penso que se tivesses não precisavas de nenhuma opinião que não que Nikon escolher. Porém sob o meu ponto de vista, com base nos tuas necessidades, a Canon R P encaixa perfeitamente. IBIS para os teus requisitos não precisas. A Canon R P tem um sistema de focagem muito mas muito melhor que a Sony A7II. Podes sacar os RAWs que devem existir pela net e brincar com eles. A Sony A7II tem melhor gama dinâmica mas será que notarás a diferença? Há houve aqui algumas discussões se olhares para posts anteriores onde malta discutiu isso (DR) e o m4ndr4ke inclusive é da opinião que não., não há assim grande diferenças.
Saca os ficheiros que existem pela net e brinca com eles. Vê os ISOs que usam e o ambiente onde foram tiradas e compara.

Há muita gente a usar a R P para casamentos mesmo só com um cartão por exemplo e isso diz tudo.

A Sony A7 II come bateria como tudo. A R P nao come bateria por ineficiência mas pela capacidade.
Em termos de ergonomia é uma questão pessoal.

Para mim a Sony A7II é uma máquina já velha em que o sistema de focagem está obsoleto. Vai ao YouTube ver comparativos.
 
Nao considero a DR um factor crucial, mas para o caso, de fotografia estática, parece-me mais pertinente isso do que a focagem. É mais margem que tens para edição.

Quer com uma câmara, quer com a outra, vais poder deixar de usar focagem manual.

Deduzo que seja para fotografar em tripé, com algum controlo da iluminação. Numa situação dessas é viável usar a câmara ligada à corrente eléctrica, ou a uma powerbank ou assim. A Sony poderá trabalhar com qualquer carregador. Já a CanonRP é só com carregadores ou powerbanks que façam power delivery.
Existe ainda battery grip para a Sony, que não existe para a CanonRP.
As duas têm autonomias de bateria relativamente fracas, independentemente de qual a razão para isso.

Se for sem tripé, ainda tens o benefício do IBIS.

E vale a pena lembrar que esta Sony é mais barata. Consegue-se o corpo com a zoom de kit por menos de 1000€.
A CanonRP fica a rondar os 1000€ mas é só corpo. A objectiva de kit dela é a 24-105mm f/4-7.1, mas isso já vai aumentar o gasto pelo menos em 250€. Eu vi que tens orçamento para isso, mas com a Sony esse valor já dava para outras coisas.

A Sony a7II é realmente mais antiga, mas é um equipamento duma gama acima.

Por outro lado, como falou o @miguelbarroso e muito bem, há a a6400.
E de facto não vejo nesse uso necessidade de full-frame.
 
Boa sorte a fotografar eventos com a A7II. Para eventos o sistema de AF é importante. A A7II tem muito lag/blackout. O AF é uma porcaria e lento. Tem menos pontos de focagem que a Canon R P. Eu não compraria a A7II. Se me oferecessem vendia no dia seguinte. Só usa um power bank que faz power delivery então que compre o power bank que faz power delivery. Fotografia não é um hobbies/profissão com equipamento barato. Já para não falar na panóplia de lentes que existe na canon quer EF e agora com as RF. Adaptar lentes a Sony significa comprar um adaptador razoável (~200€ mínimo, obviamente novo).
Se for para comprares a A7II mais vale comprares a D750 e ficas bem servido durante uns tempos. Máquina perfeita na Nikon para tudo. Landscape, desporto, eventos incluindo casamentos, birds in flight, etc.
 
Boa sorte a fotografar eventos com a A7II. Para eventos o sistema de AF é importante.
Acho que não era esse tipo de eventos que ele estava a dizer...penso que ele se refere mais a fotografar carros em exposições e assim. Ele inclusive disse que fotografa actualmente quase tudo com focagem manual.

  1. PARA FAZER O QUE: Maioritariamente fotografia automóvel, estática, mas queria começar a enveredar pela astrografia e paisagens
  2. PARA USAR ONDE: Exteriores de dia, sobretudo, com algumas tiradas em interiores (eventos) e Exteriores de noite


Adaptar lentes a Sony significa comprar um adaptador razoável (~200€ mínimo, obviamente novo).
Para quê adaptar se há soluções nativas ainda melhores? Tens uma panóplia de objectivas Sigma e Tamron. Tens zooms f/2.8 a preços incríveis, nativas, e que funcionam lindamente. Estive a dois dedos de saltar para Sony muito por causa disso.


Fotografia não é um hobbies/profissão com equipamento barato.
Se vamos por aí, nem se recomenda uma nem outra. Recomenda-se uma a7 III e fica o assunto rapidamente fechado. Esse comentário não ajuda.
Repara que eu estou em Canon RF e mesmo assim estou a recomendar-lhe Sony. Isso devia valer de algo.
Não estou mal nem tenho razões de queixa, mas eu já tinha um investimento avultado em EF que justificava fazer o esforço de continuar na mesma marca.
Aqui estamos a falar de montar um sistema do zero.
 
A minha recomendação aqui, tendo em conta o que o OP diz, tem colocado mais ênfase na qualidade do sensor, porque deduzo dali que esses seriam atributos mais úteis para o tipo de conteúdo que ele vai produzir.
Se ele normalmente consegue focar manualmente, então deduzo que eyeAF ou a quantidade de pontos de foco não lhe sejam muito pertinentes, pois ele tem tempo para compor a foto. Com uma câmara ou com a outra, para sujeitos parados vai conseguir usar AF, o que já será uma melhoria face ao que faz agora.

Por outro lado, se costuma usar ISO elevado e os sujeitos estão parados, então pode tirar partido de IBIS e baixar o ISO, o que lhe dará ficheiros com mais qualidade para editar.

As duas câmaras têm EVFs fracotes, portanto não é por aí.

Nenhuma das duas é algo de especial em termos de bateria, mas supostamente a Sony até tem melhor autonomia, e tem um grip de bateria oficial, o que não acontece na CanonRP.

A única coisa que me tira do sério na Sony são mesmo os menus, para ser franco.

Neste caso específico, a minha recomendação vai para a a7II.
Se ele me dissesse que isto era para fazer retratos eu já lhe dizia exactamente o contrário, só por causa do eyeAF.

Exacto, já tinhas investimento em lentes profissionais o que faria sentido continuar na canon.
Sim, além de a R6 ser o tipo de câmara que eu queria, ficava-me mais barato fazer o esforço de comprar um corpo mais caro do que vender tudo para mudar de sistema. Por isso, assim fiz.
 
(...)Se fores daquelas pessoas que tem o hábito de subexpôr, por exemplo, esquece. Com esse sensor tens que fazer exposições controladas, planeadas. Em ISO alto não faz diferença porque ela tem tanta DR como as outras, mas em ISO baixo fica aquém.
Raramente isto é limitador, é só uma questão de conhecer a câmara. Eu na 6D2 já sabia como expôr correctamente de forma a preservar os detalhes que me interessavam.(...)

Não sou necessariamente esse tipo de pessoa, dado que costumo sobreexpor um pouco para controlar os realces de algumas áreas mais luminosas com gradients.

A questão da performance do ISO alto é precisamente pelos eventos e nalgumas sessões nocturnas, para cortar um pouco no tempo de exposição e rentabilizar o tempo que dedico a determinadas fotos. No caso dos automóveis, dá imenso jeito para fotos de interior em que não posso ter aberturas maiores que f/5.6.

Mas pessoalmente acho mais relevante a DR.

Creio que também estou nessa "onda".

Espera lá, fiz confusão. A primeira A7 é que costumava descer para os 800€.
A a7 II desce várias vezes para os ~1000€, e por acaso até está agora a 979€ no El Corte.

Ah, ok, sem problema! 👍 De facto estou neste momento de olho nessa promoção. Mas continuo reticente, sim.

Já tive a A7 II... ha aqui quem goste dela, mas eu não a recomendo (tenho agora a A7 III). Mais depressa comprava uma A6400 (que também já tive). A focagem é lenta e pouco fiável, a bateria tem uma durabilidade muito curta e a qualidade de imagem é pouco melhor do que a 6400.

Obrigado pelo feedback! A questão da bateria não tem problema para mim, porque a resolveria com powerbank e as sessões que costumo fazer rondam as 30-50 fotos cada uma, somente em eventos tereria essa necessidade.

Percebo perfeitamente o que dizes. A 28-80mm de facto é uma lente razoavelmente boa. Estava a referir se tivesses uma 24-70 mm f2.8 ou uma 58mm f1.4, mas penso que se tivesses não precisavas de nenhuma opinião que não que Nikon escolher.

Ah, ok, sim, agora compreendi o que quiseste dizer a 100% e concordo, de facto.

Porém sob o meu ponto de vista, com base nos tuas necessidades, a Canon R P encaixa perfeitamente. IBIS para os teus requisitos não precisas. A Canon R P tem um sistema de focagem muito mas muito melhor que a Sony A7II. Podes sacar os RAWs que devem existir pela net e brincar com eles. A Sony A7II tem melhor gama dinâmica mas será que notarás a diferença? Há houve aqui algumas discussões se olhares para posts anteriores onde malta discutiu isso (DR) e o m4ndr4ke inclusive é da opinião que não., não há assim grande diferenças.
Saca os ficheiros que existem pela net e brinca com eles. Vê os ISOs que usam e o ambiente onde foram tiradas e compara.

Não sei até que ponto o IBIS não seria útil em indoors, já que em eventos de interior é virtualmente impossível fotografar com tripé (nunca me atrevi a usar monopé, contudo). É nessas alturas que viro bicho anti-social. :002:

Para mim a Sony A7II é uma máquina já velha em que o sistema de focagem está obsoleto. Vai ao YouTube ver comparativos.

É só o que me falta, apenas tenho lido e relido reviews.

Se for para comprares a A7II mais vale comprares a D750 e ficas bem servido durante uns tempos. Máquina perfeita na Nikon para tudo. Landscape, desporto, eventos incluindo casamentos, birds in flight, etc.

Honestamente, ainda não tirei a D750 da equação precisamente pelo facto de poder reutilizar material, assim como poderia recorrer a lentes mais antigas e usufruir do motor de focagem no corpo, coisa que não tenho na D5200. Contudo, com o mercado a pender para as mirrorless e tendo em conta algumas vantagens inerentes, estou mais inclinado para isso.

Acho que não era esse tipo de eventos que ele estava a dizer...penso que ele se refere mais a fotografar carros em exposições e assim. Ele inclusive disse que fotografa actualmente quase tudo com focagem manual.

Exactamente. Para dar umas luzes, a lente que mais uso é a 50mm 1.8D que, em conjunto com a D5200, não tem qualquer possibilidade de focagem auto. Assim como a 28-80mm. Pelo menos tenho tido resultados mais fiáveis assim.

Para quê adaptar se há soluções nativas ainda melhores? Tens uma panóplia de objectivas Sigma e Tamron. Tens zooms f/2.8 a preços incríveis, nativas, e que funcionam lindamente. Estive a dois dedos de saltar para Sony muito por causa disso.

Verdade. Também tenho visto este tópico.

Se vamos por aí, nem se recomenda uma nem outra. Recomenda-se uma a7 III e fica o assunto rapidamente fechado. Esse comentário não ajuda.
Repara que eu estou em Canon RF e mesmo assim estou a recomendar-lhe Sony. Isso devia valer de algo.
Não estou mal nem tenho razões de queixa, mas eu já tinha um investimento avultado em EF que justificava fazer o esforço de continuar na mesma marca.
Aqui estamos a falar de montar um sistema do zero.

Sim, no meu caso não tem qualquer tipo de problema em migrar de "ambiente" dado que as minhas lentes não possuem grande valor comercial.

A minha recomendação aqui, tendo em conta o que o OP diz, tem colocado mais ênfase na qualidade do sensor, porque deduzo dali que esses seriam atributos mais úteis para o tipo de conteúdo que ele vai produzir.

Sim, aposto um bom bocado em pós processamento, daí ter colocado os pontos de interrogação com maior ênfase no DR e ISO.

Se ele normalmente consegue focar manualmente, então deduzo que eyeAF ou a quantidade de pontos de foco não lhe sejam muito pertinentes, pois ele tem tempo para compor a foto. Com uma câmara ou com a outra, para sujeitos parados vai conseguir usar AF, o que já será uma melhoria face ao que faz agora.

Concordo, por norma os meus ambientes são todos controlados, excepto em eventos.

Por outro lado, se costuma usar ISO elevado e os sujeitos estão parados, então pode tirar partido de IBIS e baixar o ISO, o que lhe dará ficheiros com mais qualidade para editar.

Como referi anteriormente, costumo usar em eventos interiores e fotos de interior dos automóveis, por isso, também me faz sentido que o IBIS seja um ponto a favor da Sony.

E de facto não vejo nesse uso necessidade de full-frame.

Seria mais numa perspectiva de melhor qualidade geral e maior margem de progressão.
 
Última edição pelo moderador:
Que tipo eventos referes? Uma coisa que me ocorreu foi o fact de tanto a R P como a R têm uma espécie de focus confirmation com dois triângulos que no campo pessoal prefiro ao focus peaking.
 
Acho que o que ele mais deve querer neste momento é livrar-se da focagem manual 😂😂

Acho que com qualquer mirrorless já terá uma melhoria, nesse aspecto. Têm áreas de focagem mais abrangentes, têm “live view permanente”…já fica com a vida mais fácil para fotografar só por poder usar AF, e depois o resto vem por acréscimo.
 
Que tipo eventos referes? Uma coisa que me ocorreu foi o fact de tanto a R P como a R têm uma espécie de focus confirmation com dois triângulos que no campo pessoal prefiro ao focus peaking.

Salões automóveis, Track days, corridas, basicamente. Vou ler sobre isso.

Acho que o que ele mais deve querer neste momento é livrar-se da focagem manual 😂😂

Acho que com qualquer mirrorless já terá uma melhoria, nesse aspecto. Têm áreas de focagem mais abrangentes, têm “live view permanente”…já fica com a vida mais fácil para fotografar só por poder usar AF, e depois o resto vem por acréscimo.

Confesso que para fotos de interior ajudava imenso. Mas não é prioridade, parte do gosto por fotografar advém daí.
 
Back
Topo