Recomendações de DSLR/Mirrorless para Fotografia Automóvel/Astrografia/Paisagem

Track days não sei o quem será mas presumo algo com velocidade, corridas logicamente velocidade. Onde é que o IBIS vai ajudar te aqui? Salões automóveis, assumo que as condições de luz são mesmo muito boas ao ponto de não precisares de IBIS. Talvez nas situações onde está tudo escuro e vão apresentar algo mas mesmo assim vai haver novinho, pessoas, cortinas, etc onde irão aparecer com arrastamento.
Só estou a tentar fazer ver outra perspectiva. Não servido contra. Eu tbm era daqueles que queria ter IBIS a força toda mas já não penso bem assim. Para retratos talvez ajude onde o sujeito não se mexe.
As câmeras novas todas tem relativamente bom desempenho em ISOs até 12800. Recentemente estive na equipa onde fizemos um casamento onde usei ISO 10000 e a imagem estava em excelente condição. Estava a usar uma 1DX MK I com primes.
 
Track days não sei o quem será mas presumo algo com velocidade, corridas logicamente velocidade. Onde é que o IBIS vai ajudar te aqui?

Para esse caso em específico é meio irrelevante, dado que praticamente faço pannings.

Salões automóveis, assumo que as condições de luz são mesmo muito boas ao ponto de não precisares de IBIS.

Os salões automóveis de clássicos e/ou novos que mais frequento por norma são realizados na FIL que tem condições de luz bastante manhosas. Pelo menos com a D5200 tenho de puxar o ISO a 1200 e torna-se insuficiente se quiser manter a abertura que pretendo para o efeito. E aí o IBIS poderá dar jeito. Actualmente a 1/25 já tenho alguma dificuldade em manter a câmara estável (sem tripé nem monopé). Acredito que com a ajuda de um monopé consiga obter resultados bastante mais agradáveis nesse tipo de eventos.

E a D5200 a partir de (e inclusive) ISO1200 já começa a demonstrar imagens bastante pobres (para o que pretendo).

Só estou a tentar fazer ver outra perspectiva. Não servido contra. Eu tbm era daqueles que queria ter IBIS a força toda mas já não penso bem assim. Para retratos talvez ajude onde o sujeito não se mexe.
As câmeras novas todas tem relativamente bom desempenho em ISOs até 12800. Recentemente estive na equipa onde fizemos um casamento onde usei ISO 10000 e a imagem estava em excelente condição. Estava a usar uma 1DX MK I com primes.

E fazes bem, é precisamente este tipo de debates que também me ajudará na decisão final, que não tem estado fácil, confesso.
 
Para esse caso em específico é meio irrelevante, dado que praticamente faço pannings.
Se fazes pannings então aí é que ter algum tipo de estabilização dá mesmo jeito, seja na objectiva ou no corpo. Torna-se bem mais fácil.

Actualmente a 1/25 já tenho alguma dificuldade em manter a câmara estável (sem tripé nem monopé).
Sim, com algum tipo de estabilização melhoras isso logo em 3 a 4 stops. Fotos a ISO 1250 poderias passar a tirar a 200 ou menos. Seria uma melhoria significativa.

E a D5200 a partir de (e inclusive) ISO1200 já começa a demonstrar imagens bastante pobres (para o que pretendo).
Sim, para uma edição pormenorizada o ideal é que estejas o mais próximo possível do ISO base, para aproveitares tudo o que o sensor consegue fazer.
Nessa situação, confesso, o sensor de 26MP da Canon fica algo aquém. As últimas imagens que fiz com a 6D Mark II foram para um projecto de território, no início do ano, e só em ISOs até 800 já tive problemas a puxar sombras de forma localizada, depois em Photoshop. Aquele sensor oferece menos DR do que um sensor APS-C moderno, naqueles valores de ISO.


Aconselhava-te a não excluires a hipótese de uma câmara APS-C. Para o que queres fazer, tens várias com IBIS e melhor DR do que a CanonRP e, provavelmente também com melhor focagem.
Os usos que tens estado a apontar não são dependentes do look de full-frame, pelo que a única vantagem que terias no sensor maior seria a maior resolução de detalhe. No entanto, para conseguires tirar partido disso também precisas de boas objectivas a acompanhar, melhores do que as de kit.
 
Se fazes pannings então aí é que ter algum tipo de estabilização dá mesmo jeito, seja na objectiva ou no corpo. Torna-se bem mais fácil.

Actualmente desactivava a estabilização e punha o AF contínuo, porque comecei a reparar que tinha resultados menos nítidos para o mesmo tempo de exposição que aplicava. Mas as tecnologias evoluem, portanto…

Sim, com algum tipo de estabilização melhoras isso logo em 3 a 4 stops. Fotos a ISO 1250 poderias passar a tirar a 200 ou menos. Seria uma melhoria significativa.

E que melhoria, seria exactamente isso que pretendia.

Sim, para uma edição pormenorizada o ideal é que estejas o mais próximo possível do ISO base, para aproveitares tudo o que o sensor consegue fazer.
Nessa situação, confesso, o sensor de 26MP da Canon fica algo aquém. As últimas imagens que fiz com a 6D Mark II foram para um projecto de território, no início do ano, e só em ISOs até 800 já tive problemas a puxar sombras de forma localizada, depois em Photoshop. Aquele sensor oferece menos DR do que um sensor APS-C moderno, naqueles valores de ISO.


Aconselhava-te a não excluires a hipótese de uma câmara APS-C. Para o que queres fazer, tens várias com IBIS e melhor DR do que a CanonRP e, provavelmente também com melhor focagem.
Os usos que tens estado a apontar não são dependentes do look de full-frame, pelo que a única vantagem que terias no sensor maior seria a maior resolução de detalhe. No entanto, para conseguires tirar partido disso também precisas de boas objectivas a acompanhar, melhores do que as de kit.

Não irei descartar, de todo, tanto que também já estive de olho na A6400 que já foi aqui referida.

A questão da full frame, para além da profundidade de campo e mais informação que se pode colocar em cada pixel, seria a vantagem que teria em arranjar lentes sem ter de me preocupar com o Crop Factor (não que seja um bicho de sete cabeças). Se o puder remover das minhas equações tenho “mais facilidade” em encontrar boas lentes que se adeqúem ao que procuro para, por exemplo, fotos de interiores.

O que também já pensei foi se não seria melhor aguardar mais umas semanas e estar atento a potenciais descidas de valor da A7 III, dado que a A7 IV está para sair. Sempre seria mais actual e tem uma performance francamente superior.
 
Actualmente desactivava a estabilização e punha o AF contínuo, porque comecei a reparar que tinha resultados menos nítidos para o mesmo tempo de exposição que aplicava. Mas as tecnologias evoluem, portanto…
O que te servir melhor ^^ somos todos diferentes😛


O que também já pensei foi se não seria melhor aguardar mais umas semanas e estar atento a potenciais descidas de valor da A7 III, dado que a A7 IV está para sair. Sempre seria mais actual e tem uma performance francamente superior.
Sem querer negar isso, porque concordo que a A7 III é francamente superior...

...acho que deves colocar mais atenção na objectiva. No teu lugar, se equacionasse aumentar o orçamento, e assumindo que era para continuar a ver full-frame, eu mais depressa colocava os olhos numa 24-70 f/4 do que num corpo melhor. Digo isto independentemente da marca. A objetiva vai ter bastante impacto no quanto mais detalhe vais ter com o sensor maior, em comparação com APS-C. Pode ser muito mais, pouco, ou nenhum.

A verdade nua e crua é que 1200€ não é um orçamento para montar um sistema full-frame. Dá para um corpo de gama de entrada (ou modelos antigos) e pouco ou nada mais. Por isso, se conseguisses aumentar, seria sempre melhor para ti. Não fui ver preços, mas com 2k provavelmente já consegues um corpo FF e uma 24-70 f/4.
 
O que te servir melhor ^^ somos todos diferentes😛



Sem querer negar isso, porque concordo que a A7 III é francamente superior...

...acho que deves colocar mais atenção na objectiva. No teu lugar, se equacionasse aumentar o orçamento, e assumindo que era para continuar a ver full-frame, eu mais depressa colocava os olhos numa 24-70 f/4 do que num corpo melhor. Digo isto independentemente da marca. A objetiva vai ter bastante impacto no quanto mais detalhe vais ter com o sensor maior, em comparação com APS-C. Pode ser muito mais, pouco, ou nenhum.

A verdade nua e crua é que 1200€ não é um orçamento para montar um sistema full-frame. Dá para um corpo de gama de entrada (ou modelos antigos) e pouco ou nada mais. Por isso, se conseguisses aumentar, seria sempre melhor para ti. Não fui ver preços, mas com 2k provavelmente já consegues um corpo FF e uma 24-70 f/4.

Atenção que não pretendo montar o meu sistema apenas com 1200€. É apenas o investimento inicial, focado no corpo. A ideia é complementar o corpo com a compra gradual de lentes boas. Como se costuma dizer, Roma e Pavia não se fizeram em um dia.

E por muito que uma boa lente faça realmente a diferença (e eu sei bem disto porque notei a diferença com a 50mm e com uma Sigma 17-50 que pedi emprestada), se também puder investir num bom corpo tenho o melhor de dois mundos durante bastante tempo. Daí a ponderação pela A7 III.
 
Nesse caso então sim, a7 III, e esquece lá as outras todas abaixo, porque nenhuma rivaliza com ela. Tenho ideia que ela já andou a 1800€ com a 28-70, e acho que a Sony tem uma campanha de reembolso a decorrer.
 
Nesse caso então sim, a7 III, e esquece lá as outras todas abaixo, porque nenhuma rivaliza com ela. Tenho ideia que ela já andou a 1800€ com a 28-70, e acho que a Sony tem uma campanha de reembolso a decorrer.

Irei estar atento!

Entretanto tenho estado em leitura intensiva de reviews, quer aqui, quer fora e neste momento estou a aguardar o lançamento das novas Canon R e da A7 IV. No caso das primeiras, caso a sucessora/gama acima da ***** venha com estabilizador no corpo e uma performance/valor ao nível ou abaixo da R, creio ter a minha decisão praticamente tomada, sobretudo devido à questão da usabilidade das lentes com o adaptador EF (mais fiável e compatível com lentes mais antigas). Embora não tenha sistema Canon, pode vir a dar jeito ter uma ou outra lente mais antiga.

Ainda noutras leituras, há uma máquina que me tem chamado à atenção, a Nikon Z5. Para além de ser uma marca com a qual já estou familiarizado gostei do que li nas reviews, tendo como pontos fortes (para mim) o estabilizador, DR, espectro de cores e valor.

Em comparação com a Sony A7 III, até ISO 3200 têm comportamentos muito semelhantes e, embora a Sony tenha mais lentes ao dispor e apesar da limitação do adaptador FTZ, acredito que a Nikon venha a completar ainda mais o leque de lentes com mount Z e que, pelo que tenho visto, têm uma qualidade acima da média.

Que dizem da Z5? Tendo em conta que não pretendo mesmo vídeo (onde a considero bastante inferior à Sony).
 
Entretanto tenho estado em leitura intensiva de reviews, quer aqui, quer fora e neste momento estou a aguardar o lançamento das novas Canon R e da A7 IV. No caso das primeiras, caso a sucessora/gama acima da ***** venha com estabilizador no corpo e uma performance/valor ao nível ou abaixo da R, creio ter a minha decisão praticamente tomada, sobretudo devido à questão da usabilidade das lentes com o adaptador EF (mais fiável e compatível com lentes mais antigas). Embora não tenha sistema Canon, pode vir a dar jeito ter uma ou outra lente mais antiga.
Epah cuidado com o que andas a ler...não há nenhuma confirmação de que as CanonRP e R vão sequer ter sucessoras e, dada a gama actual da Canon, eu diria que o mais provável é que não. Pelo menos não estou a ver a aparecer mais duas câmaras abaixo da R6.
Há rumores para um corpo abaixo da CanonRP, e de resto a R6 já é a substituta da gama 6D, que era antes a full-frame de entrada. Apesar de a R6 ser superior ao que era a 6D Mark II, o facto de ela ser a sua substituta é algo que me foi confirmado pela própria Canon.

Outra coisa: mesmo que venha a existir alguma nova câmara abaixo da R6, por uma questão de orçamento eu vejo como perfeitamente plausível que tal câmara não tivesse IBIS, até porque grande parte das objectivas RF tem estabilização.

De resto, a adaptação de objectivas é nativa, com o adaptador original. É o que estou a fazer na minha R6. Até queria muito passar para objectivas RF, mas os preços são medonhos. Simplesmente uso a câmara com o adaptador e deixo-o ficar sempre encaixado.

Quanto à suposta a7 IV, que também não está confirmada, mas que parece ser mais do que óbvio que vai existir...nada contra, mas aí já estás a falar de >2000€ só pelo corpo.

A Z5 não conheço bem, admito. No entanto era suposto ter sido a primeira câmara que viste, dado ser dentro do teu sistema :P
 
Última edição:
Usando a técnica de focar e recompor no ponto central, a 6D deve ter uma das melhores focagens que já existiu em DSLR. Custa-me um pouco a crer que seja da câmara.
Da a7R2 não posso falar, pois não a conheço bem.
Na a7R2 demora mais a focar mas quando foca fica excelente usei uma 135mm f1.8 sigma art em pouca luz mas com iso 800 - 1600 :-). Uso foco ao centro ,tenho o botão atras para focar e o botão de disparo para disparar, mas em pouca luz a dificuldade é aumentada :-) usei a 35mm art da sigma na 6d e numa igreja sem flash nota-se bem quando o foco não ficou onde devia.

Basicamente procuro rapidez de foco com mais precisão do que tenho :-)

Eu estou a reformular o meu kit, tive a sony a7III era excelente mas tive um problema que a máquina metia o foco ao canto e com o tempo fartei-me do totoloto, estive para comprar outra mas as queixas de sensor queimado em 10k a 50k meteu me medo e a sony a não assumir o problema.
Lentes vendi já metade do que tinha e vou focar-me em menor numero mas qualidade, canon 17-40 f4 is, sigma 35mm f1.4 art, e sigma 135mm f1.8 art. estas são para ficar que adoro :-)
 
Última edição:
Olá a todos.

Antes de mais, quero agradecer a vossa ajuda no tópico e indicar que o podem encerrar.

Depois de experimentar alguns sistemas, acabei por ir em direção contrária e vendi o meu sistema Nikon e adquiri uma Fujifilm X-S10 com, para já, a 18-55mm e a Nikon 50mm F1.8D com adaptador.

A qualidade de construção, portabilidade, IBIS e performance geral, mesmo tendo em conta que se trata de um sensor crop, foram fatores decisivos e que me agradaram imenso.
 
Acho que ficas bem servido. Com tempo vais perceber que lentes fazem mais sentido ter e fazes o teu "caminho" por aí. A X-S10 é para mim das melhores câmeras do sistema X da Fuji, e a 18-55/2.8-4.0 uma excelente lente.

Quando deixei o sistema Nikon, estive quase para optar pela Fuji. Mas o meu price point na altura só me permitia ficar pela X-T30 e gostei de quase tudo na máquina excepto a ergonomia (tive oportunidade de a experimentar durante 1 semana). Acabei por ir para um m4/3 (Panasonic G80), mas tenho a certeza que se na altura já existisse a X-S10 teria sido a minha escolha, e provavelmente ainda hoje estava no sistema Fuji.
 
Back
Topo