Recomendações para uma máquina nova

Assim derrepente o que me vem á cabeça é a 7D ou 80D
7D serve para outras finalidades.
80D, 77D e 800D têm todas o mesmo sensor e sistema de foco. As diferenças da 80D para as outras duas são essencialmente o pentaprisma, a bateria, o weather sealing, e melhorias em vídeo.
A 200D também tem o mesmo sensor, com um sistema de foco bastante mais simples, mas que certamente cobre as necessidades do comum mortal.

Para impressões 10x15cm até o telemóvel produz bons resultados.

Quanto às grandes impressões, diria eu que não é muito provável que as vás fazer com base em fotos tiradas dentro de casa com ISO elevado. Dentro de casa a tendência é para que os fundos atrás do sujeito não sejam tão bons, comparando por ex com fazeres uma sessãozita num jardim/parque durante o dia.
Por outro lado, se fizeres sessões dentro de casa vais rapidamente procurar formas de modelar a luz, e o ISO elevado deixa de importar. O @Lyp pode certamente corroborar isto.

Tens alguma sugestão em relação a uma APS-C com bom desempenho em baixa luz?
A minha recomendação vai para a Nikon D5300/D5500/D5600 (o que der para encaixar) com uma Sigma 17-50mm f/2.8, e ficar com a ideia de mais tarde arranjar um flash.
Isto foi exactamente o que eu disse no meu primeiro post :biglaugh:

Mas visto que pareces estar mais inclinado para Canon, podes substituir o corpo por uma 800D/77D/80D (o que der para encaixar no orçamento), e usar a mesma lente mas com o mount Canon.
 
Obrigado pelas respostas. Vou investigar a tua sugestão. Estou mais inclinado para a Canon não sei porquê. No lado da Nikon tinha visto a D7200.

Vou investigar e voltar com mais comentários e/ou perguntas.

Só um remark em relação à lente que referiste: Penso que para Canon exista equivalente e também com um excelente desempenho. A lente que refiro é a sigma 18-35mm f/1.8. Deixo aqui o link com a melhor review as que vi:

 
Já agora, a acrescentar ao post de cima, há uma loja em Surrey que vende gray market e até tem boa reputação: HDWEcameras. Neste moment vendem 80D por ~£600, 77D por £500 e a 800D por ~£420. Por acaso tampem têm a 6D por £770 nova.
 
Pois...ainda por cima quando há câmaras Nikon APS-C com desempenho ISO quase tão bom como as full-frame Canon :P (ui, agora é que eu estou mesmo a meter veneno :biglaugh:)

Espreita também a Canon 17-55mm f/2.8 nos usados. Opticamente é melhor do que a lente da Sigma, mas serve para fazer o mesmo.

A 18-35mm f/1.8 Art é uma lente fabulosa, mas eu normalmente não vou muito numa de a aconselhar quando o utilizador pondera ter só uma lente porque acho que é um compromisso grande. É uma zoom curta e mais para o wide, não chega sequer a entrar no território tele e nas distâncias focais mais típicas para retrato. É só por isso.

Vê na *****. Creio que é ligeiramente mais barato do que esses valores que estás a dizer. Já gastei lá quase 2000€
 
Última edição:
Pessoal, ainda estou a ver reviews de APS-C. Até agora a 80D ou até mesmo a 70D parece-me bastante boas e equilibradas. Mas a lente tem que ser realmente boa para poder tirar o máximo partido dela visto ser inferior a 6D com uma lente mediana. Mas ainda vou continuar a ver umas reviews.

Acontece agora porém que vi numa loja de Londres, onde neste momento têm tudo a 20% incluindo lentes, a Canon 6D usada e classificada como excelente estado (a seguir é apenas 'mint'), com o desconto por ~£498 com 1 ano de garantia dada por eles. Assim é realmente lixado concluir algo lol

Nesta mesma loja eles têm a venda a 70D em condição 'mint' por ~£324 já com o desconto. Tem também 1 ano de garantia.

Na infinity a 6D nova está por £679. Uma diferença de £180 para a usada em estado 'excelente'.

A 80D nova está a £585 na infinity.

Ainda naive comparações nem reviews suficientes para a 70D/80D com comparações com a 6D e outras competitors.

Curiosamente as cameras novas aqui nestas lojas dão apenas 1 ano de garantia. Em Portugal é o mesmo?

Se pegar na 6D usada em estado excelente e comparar com a nova, ambas têm 1 ano de garantia o que não me parece mau se formos a ver que estamos a poupar £180.
 
Mas a lente tem que ser realmente boa para poder tirar o máximo partido dela
Pronto, mais uma razão para te preocupares mais com as lentes do que com o corpo, até que o mesmo pode dizer-se duma full-frame.

visto ser inferior a 6D com uma lente mediana
Duvido disto. Não vejo a minha 6D Mark II com a 24-105mm f/4L a produzir imagens mais sharp do que a minha 80D com a 17-55mm f/2.8, diria até o contrário.
 
Pronto, mais uma razão para te preocupares mais com as lentes do que com o corpo, até que o mesmo pode dizer-se duma full-frame.

Duvido disto. Não vejo a minha 6D Mark II com a 24-105mm f/4L a produzir imagens mais sharp do que a minha 80D com a 17-55mm f/2.8, diria até o contrário.

Mas essas lentes não são medianos correcto?

Ja agora em situações de baixa luz, como se comportam? Uma em relação a outra?

Outra coisa, porque tens uma 80D e uma 6D MK2?
 
Última edição:
Pessoal, ainda estou a ver reviews de APS-C. Até agora a 80D ou até mesmo a 70D parece-me bastante boas e equilibradas. Mas a lente tem que ser realmente boa para poder tirar o máximo partido dela visto ser inferior a 6D com uma lente mediana. Mas ainda vou continuar a ver umas reviews.

Acontece agora porém que vi numa loja de Londres, onde neste momento têm tudo a 20% incluindo lentes, a Canon 6D usada e classificada como excelente estado (a seguir é apenas 'mint'), com o desconto por ~£498 com 1 ano de garantia dada por eles. Assim é realmente lixado concluir algo lol

Nesta mesma loja eles têm a venda a 70D em condição 'mint' por ~£324 já com o desconto. Tem também 1 ano de garantia.

Na infinity a 6D nova está por £679. Uma diferença de £180 para a usada em estado 'excelente'.

A 80D nova está a £585 na infinity.

Ainda naive comparações nem reviews suficientes para a 70D/80D com comparações com a 6D e outras competitors.

Curiosamente as cameras novas aqui nestas lojas dão apenas 1 ano de garantia. Em Portugal é o mesmo?

Se pegar na 6D usada em estado excelente e comparar com a nova, ambas têm 1 ano de garantia o que não me parece mau se formos a ver que estamos a poupar £180.

O excelente estado a que se referem é só estético right? Convém ter também em atenção o número de disparos. Eles dizem?

É que os +180GBP podem ser muito se ela tiver 1000 disparos e muito pouco se a lente tiver 100000.
 
Mas essas lentes não são medianos correcto?
Mas para full-frame não tens muitas opções abaixo das lentes L, especialmente se falarmos de zooms.

Ja agora em situações de baixa luz, como se comportam? Uma em relação a outra?
Confesso que ainda não estive a fazer grandes comparativos (evito, até...), mas do que experimentei parece-me que a diferença é apenas aquela que era de esperar em termos matemáticos. O sensor é 1,6x maior na vertical e horizontal, o que dá uma área 2,56x maior. E parece-me que a diferença em termos de ISO é mesmo essa...na 6D2 posso usar um ISO cerca de 2,5x superior (ou seja, 1 stop e tal de diferença - nada do outro mundo).
Não foi pelos ISOs de 1600/3200/4000 que comprei a 6D2, porque nesse patamar uma APS-C porta-se muito bem. Já entreguei trabalhos pagos com ISO 3200/4000 da 80D e nem hesitei em fazê-lo.
Foi mais pelos ISOs 8000/10.000/12.800 que dão jeito a fotografar em situações extremas de pouca luz, para poder editar mais à vontade, por exemplo.
Mesmo assim, e como disse antes, tenho impressões 30x20 nesses patamares de ISO tiradas em APS-C, e ainda tenho intenções de fazer maiores.
Estes níveis de ISO uso, por exemplo, em concertos, por precisar frequentemente de manter uma velocidade de obturador elevada.
Outras pessoas usam em desporto em interiores ou nocturno.
Não é, de todo, o tipo de utilização que se faz a fotografar a família. Para fotografar a minha sobrinha dentro de casa uso quase sempre ISO400 na 80D, com a 17-55 a f/2.8, 1/200s, e um flash rebatido no tecto, ou seja, nem puxo pela câmara.

É verdade que não vais poder usar flash nos primeiros tempos, e eu também passei por isso com a menina, até porque eu ainda nem tinha um flash quando ela nasceu, mas até estava agora aqui a ver fotos dos primeiros meses dela, e posso dizer-te que ainda não encontrei nada dentro de casa com ISO superior a 3200. Por acaso tinha ideia que elas tinham bastante menos qualidade. Convém dizer que naquela altura eu ainda não tinha nenhum do material que tenho agora, nem câmaras nem lentes. As fotos que tenho aqui foram tiradas há 3 anos na minha antiga Canon 1200D, inicialmente só com a 18-55mm f/3.5-5.6, e depois também com a 24mm f/2.8 STM e a 50mm f/1.8 STM. E mais tarde lá arranjei um flash, e a partir daí foi uma revolução na minha fotografia em interiores. A 80D só comprei há um ano e meio.

Outra coisa, porque tens uma 80D e uma 6D MK2?
A 6D2 é uma compra recente. Fiz agora upgrade para full-frame, e estou a manter as duas câmaras, pelo menos por agora.

Respondendo à MP que enviaste, não, nunca tive a primeira 6D. Esta 6D2 é a minha primeira full-frame.
 
Xi, a volta que isto deu.
Daqui a bocado vem aí uma 1DX MK II :D

Uma FF para começar?
Para fotografar um bebé?
Com um orçamento de 1000€?

Isto não te chega?

ISO 250
48732257647_aae02d2510_b.jpg


ISO 1600
48732254987_02173a3095_b.jpg


ISO 3200
48221888497_bfbaf1ce9a_b.jpg


(as duas primeiras fotos foram exportadas directamente da máquina para o telemóvel e editadas no telemóvel, com o snapseed)

Tecnologia recente dá-te bons resultados, mesmo em ISOs elevados, independentemente do tamanho do sensor (falo de sensores de 1'' para cima).
Eu uso mais a pequena GX9 dentro de casa, do que a Z 6 (que é uma máquina full frame).
Primeiro porque ainda não tenho uma luminosa tipo 35mm 1.8, para a Z 6, segundo, porque a GX9 está sempre à mão, é mais fácil de estabilizar e de usar em velocidades mais baixas e, principalmente, porque sei que não compromete...

A GX9 é melhor do que a Z 6? Não, claro que não.
Mas chega bem para o tipo de fotos que queres fazer inicialmente (e para quase todos os tipos de foto).

"Ah, mas eu depois quero fazer outro tipo de fotos"

Pronto.

Paisagem
31481033913_39d72487b3_b.jpg


Produto
31879172870_bd7755dce2_b.jpg


Retrato com fundo desfocado
32175927273_150476c831_b.jpg


Macro
33205532912_48ba0069be_b.jpg


Podia estar aqui o dia todo...
Não vás pelo tamanho do sensor - isso é doença :D
Começa por baixo, com algo bom e acessível.
Uma MFT com uma ou duas lentes luminosas fica-te muito mais acessível do que o equivalente em FF.
Acredita que consegues muito melhor com uma MFT e boas lentes do que com FF e lentes de kit.

Não vou bater mais no ceguinho, mas ficam alguns exemplos para mostrar algumas fotos que gostei bem de fazer com máquinas de sensor pequeno :P

Cumps
 
Obrigado pela partilha @MylleZ.

Como sabes andava a ver máquinas que tivessem bom desempenho a baixa luz. Estava indeciso pela Fuji X-T3 e a Canon 6D. Embora tenhas aconselhado a GX9. No final das contas acabei por optar pela 6D num bom negocio: camera usada com muito poucos clicks e garantia de 1 ano e até agora estou satisfeito com os resultados. Já utilizei com ISO até 3200 com resultados bastante bons. Já usei com ISO a 6400 e os resultados também foram bastante bons. Os resultados são bastante bons até mesmo quando comparado com a mais recente XT-3 ou a 90D. Éde referir que a XT-3 tem muito bons resultados até ISO 12800 tendo em conta que é uma APS-C.

Uma coisa que aprendi foi que realmente as lentes são tão ou mais importantes que a camera. O flash faz toda diferença em ambientes de baixa luz. Se formos a pensar que para poder ter uma lente bastante boa no campo da Fuji, teria que pagar tbm em peso e tamanho embora em questões de peso talvez seria um pouco mias leve quando comparado com a FF que referi aqui. Mas em termos de tamanho, mas se coloque uma lente de boa qualidade perdemos qualquer flexibilidade em termos de peso.

Embora a camera seja um pouco maior que a X-T3 (aquela que estava inclinado inicialmente) vale a pena a flexibilidade extra nos ISOs mais elevados. É claro que nada me impende de vender a camera no futuro se entretanto concluir que não era bem aquilo que queria. Mas até agora estou satisfeito.

Agora é estar atento a bons negócios no campo das lentes :D

Obrigado a todos pelos inputs.
 
Back
Topo