(Histórico) Recomendações sobre Compactas [Atualizado em Dezembro 2013]

Status
Fechado a novas mensagens.

strobe

Moderador
Staff
NOTA: Este tópico serve apenas para discutir o conteúdo do primeiro post e as recomendações genéricas nele contidas. Não serve para pedir ou dar recomendações específicas.

À hora de escolher uma compacta, convém primeiro conhecer a segmentação de mercado existente e decidir qual é o segmento que mais interessa.

Estes segmentos não estão escritos em pedra e há quem os defina de formas diferentes. Na minha opinião, os segmentos principais dependem apenas de três características: o tamanho do sensor, o zoom e o volume da máquina. Naturalmente que dentro de cada segmento haverá modelos que se tentam diferenciar através de outras características (ex.: resistente à água, com ecrã rotativo, etc.). Note-se que a quantidade de megapixels é irrelevante. Actualmente, todas as compactas têm entre 12 e 16 MPix, mas na realidade, só produzem imagens com no máximo "10 MPix úteis". Os MPix extra pouco mais fazem do que ocupar lugar em cartão/disco, pelo que não são um factor relevante na escolha da máquina.

Tamanho do Sensor. Actualmente, nas compactas, há dois escalões de sensor: os "pequenos" (cerca de 1/2.3") e os "grandes" (1/1.7" ou superior). Quanto maior o sensor, melhor qualidade de imagem, e sobretudo menos ruído a ISO alto. Note-se que qualquer DSLR ou EVIL têm um sensor pelo menos 5x maior (em área). O problema dos sensores grandes é que requerem máquinas maiores.

Factor de Zoom (qualquer coisa como "6x", "12x" ou "24x"). O zoom óptico é o rácio entre a distância focal mais longa e a distância focal mais curta que a lente suporta. A maioria das máquinas anuncia também um zoom digital. O zoom óptico é o único que interessa e deve-se ter muito cuidado em não confundir zoom digital com zoom óptico.

Volume. Como é evidente, há máquinas maiores que outras. Na minha opinião só há dois escalões: as "bolsáveis" (cabem discretamente e confortavelmente no bolso de uma camisa) e as "não bolsáveis" (ou não cabem no bolso ou se cabem não são nada discretas).


Com estas três características definem-se os seguintes segmentos:

Segmento 1 - Ultra-compactas: Sensor pequeno, Zoom até 6x, bolsáveis (recomendação: Canon Ixus 255 HS).

canon%20ixus%20225%20hs.jpg


Segmento 2 - Compactas travel-zoom: Sensor pequeno, Zoom por volta de 10x, bolsáveis (recomendação: Canon SX 240 HS)

canon%20sx%20240%20hs.jpg

Segmento 3 - "Tipo SLR" ("Bridges" ou super-zoom): Zoom 15x ou mais, nada bolsáveis (recomendação: Fujifilm X-S1, Sony RX10). As "bridges" com sensor pequeno (menos de 1/2.3") não são recomendadas. Normalmente é preferível optar por uma travel-zoom.

fuij%20x-s1.jpg

Segmento 4 - Compactas Avançadas: Sensor "grande" (mínimo 1/1.7"), zoom de 4x a 7x, (recomendações: Canon S110, Fuji X20, Sony RX100). S110 e RX100 são bolsáveis. A X20 não tanto.

canon%20s110.jpg


fuji%20x20.jpg


sony%20rx100.jpg
 
Última edição pelo moderador:
Portanto, as ultra-compactas (até pelo tamanho do sensor) como a Canon Ixus 300 HS incluem-se nas compactas económicas?

Yep. Esse é o segmento onde se encaixa essa IXUS. Se calhar o nome "económico" não é o mais correcto porque há uma grande variação de preço em termos relativos (50€ a 200€).
 
Eu cá acho que o tópico está bastante positivo, com boa qualidade (dá a informação de forma rápida, com imagens e de forma breve, para que os users
se sintam motivados a ler; também já dá jeito para reenviar pessoal que queira saber as categorias e o que há no mercado em geral) :P

Mais um excelente trabalho do Strobe ;)
 
Eu tenho uma S90 e não sei se uma LX-5 ou uma XZ-1 as consideraria bolsáveis. A não ser que a camisa fosse XXL... :P

No entanto, com a lente rápida da XZ-1 em wide e especialmente em tele (F1.8 - F2.5) se fosse a comprar hoje, ficaria indeciso entre a S95 e a XZ-1, apenas pelo efeito "bokeh" conseguido com um F tão baixo em tele! Mesmo sabendo que o sensor se porta pior que a S95 com ISO acima de 400. Mas lá está, com uma lente destas, raramente seria preciso subir muito o ISO.
 
O volume (com base nas dimensões máximas) e peso de cada uma das compactas avançadas é o seguinte:

Canon S95 - 174 cm3, 195g
Olympus ZX-1 - 303 cm3, 275g
Panasonic LX5 - 307 cm3, 271g
Nikon P7000 - 393 cm3, 310g
Canon G12 - 409 cm3, 401g

Ainda não encontrei um bom comparativo entre estas cinco máquinas onde a questão da escala fosse bem ilustrada, mas parece-me evidente que para quem a "bolsabilidade" seja uma característica importante a melhor opção neste momento é a Canon S95 (ou S90, se ainda se arranjar em stock a bom preço).
 
Aquela diferença de 100cm3 das últimas é explicada pelo form factor. As duas últimas são tijolos, enquanto as duas anteriores são mais finas mas com as lentes a saltar para fora. Em termos práticos, a dificuldade de meter ao bolso não deve ser muito diferente.
 
Acho que o tópico devia virar sticky... outras sugestões incluem aquele tópico do strobe análogo a este mas para DSLR's e aquele tópico referente aos bons negócios. Estive à procura deste e acho que já ia na sexta página...
 
E então? Alguém dá sugestões de modelos a recomendar para cada um dos segmentos (à parte do segmento 4, onde a coisa está relativamente composta no post original)?

A ideia é ter dois ou três modelos em cada segmento que sirvam de referências ou de "recomendações padrão" e colocar este tópico sticky (à semelhança do que acontece com as DSLRs).
 
Por acaso tinha uma sugestão mas para o segmento 4, nem sei como não está aqui, visto que foi a vencedora do esia best product 10-11 da sua classe, e esta é a samsung EX1/TL500, parece-me uma opção a considerar principalmente pelo seu preço...

Cumprimentos.

E então? Alguém dá sugestões de modelos a recomendar para cada um dos segmentos (à parte do segmento 4, onde a coisa está relativamente composta no post original)?

A ideia é ter dois ou três modelos em cada segmento que sirvam de referências ou de "recomendações padrão" e colocar este tópico sticky (à semelhança do que acontece com as DSLRs).
 
Há outro tipo de compactas mais interessantes são as que têm objectivas intermutáveis. Caso da Sony Nex, da Olympus E-PL!/PL2, etc..

Têm a vantagem de ter sensores bastante maiores que as outras, tendo a Olympus um Live MOS (4:3) e a Sony um APS-C

Mas dificilmente cabem num bolso, sem desconforto. Podem -se transportar à mão ou em pequenas bolsas para o efeito. São mais leves que as reflex digitais. (A Sony torna-se mais volumosa).

olympusepl1.jpg


sonynex.jpg


Especialmente esta última torna-se bastante volumosa com a objectiva. Possivelmente existirão objectivas compactas para esta Sony.

Outra coisa, acho que a Canon G12 já tem sucessora. Alguém me sabe dizer algo acerca do assunto?
 
Última edição:
Onde posso ver a informação do sensor de uma compacta? Não é na lente pois não? Aquela informação da lente é a abertura, correcto?
 
Onde posso ver a informação do sensor de uma compacta? Não é na lente pois não? Aquela informação da lente é a abertura, correcto?

dpreview.com ou snapsort.com. É uma informação que às vezes nem mesmo no manual vem. Sim, essa informação tem a ver com a lente. Se souberes a distância focal equivalente em 35mm também podes fazer as contas para calcular o tamanho do sensor.
 
Tenho uma pergunta: porque é que as Compactas Avançadas não têm capacidade de Zoom optico superior às restantes? Estava a ver as recomendadas e nem a 4x chegam e fiquei curioso porque assim seria.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo