Recomendam desactivar o antivírus?

olha

Power Member
Boas,

Recomendam desactivar o antivirus por exemplo no loading de jogos online?
Vejo 1 melhoria imenso na velocidade do loading em alguns jogos online que jogo(ex:LoL, StarcraftII, etc)
Digo só no loading depois ativar again.
 
Não me lembro muito bem onde, mas uma vez li/ouvi uma frase deste género:
O melhor anti-vírus é as mãos do utilizador e um simples teclado.

Não me posso pronunciar sobre a frase, mas achei engraçado.
 
Eh pah, só podem estar a gozar... tu não ligues ao que estes gajos dizem, só falam da boca para fora. O preload bug ainda não foi corrigido e já lá vão 2 anos!!! A blizzard tá-se simplesmente a lixar.
 
Pela minha experiência a melhor protecção contra ameaças é mesmo o utilizador que sabe por onde andar, o que fazer, o que permitir e não permitir... Um utilizador que pensa antes de agir e não um anti-vírus*. Isto porque o utilizador é que tem a capacidade para evitar correr riscos e não o anti-vírus, pois este último só está lá quando já se correram riscos e o problema já aconteceu, isto é, quando algo já entrou. O Windows 7 e Vista estão muito bons em termos de segurança, tanto que pela minha experiência e actualmente não encontro um vírus/spyware/malware/ransomware e etc que não prescinda dos riscos/erros cometidos pelo utilizador, ou seja, actualmente não conheço nenhum destes em que o utilizador não aja de maneira a querer ser mesmo infectado, correndo riscos evitáveis.

Não jogo nem nunca joguei WoW. No entanto, nos links que colocaste Xarick e pelo que li deles por alto, é necessário descarregar qualquer coisa de fonte insegura (como mapas não oficiais). Já o roubo de contas do Diablo III, não percebo como é que um anti-vírus iria impedir isso.

Apenas uso a firewall do Windows que serve perfeitamente para bloquear e permitir aquilo que sai do Windows para o exterior e vice-versa. Faço de vez em quando scans com o Malwarebytes' e o SUPERAntiSpyware, por descargo de consciência e até agora nunca encontraram nada.

*Não confundam anti-vírus com firewall, sff.
 
Última edição:
Para correr o Warcraft 3, (não é o WoW), é preciso correr o jogo como administrador. Sacar um mapa pela Battle.net é bastante simples: vais à lista de custom games, entras num jogo, e estás a sacar o mapa. Como já estás a correr como administrador, podes muito bem apanhar um vírus sem te aperceberes nem dares nenhum consentimento e olha que o DotA é muito famoso.

A firewall para o Warcraft 3, claro, tem de estar sempre configurada para permitir o envio de mapas ou ser Host, mas para recepção, até uma firewall mal configurada pode receber dados ou Join games. Não vai ser a firewall que te vai defender.

O preload bug acontece exactamente na altura em que se clica 'Join Game'
 
Última edição:
Que eu saiba, os antivirus costumam alertar logo com um popup, mas depende do antivirus. Pessoalmente nunca apanhei um porque também não ligo muito a custom games, eu jogo mais ladder games que são em mapas da própria Blizzard.

Custom games em War3 está em muito mau estado. Há programas que bypassam a própria Battle.net para usar outros settings da rede com o intuíto de reduzir a latência e para conectar os users em UDP em vez de TCP, que é o que a bnet usa. Geralmente este tipo de bypass é aceite mas só indica o estado degradado em que está a Battle.net. Praticamente só está a ser usado para listar os jogos.



Sobre o Diablo 3, segundo eu percebi, está relacionado com as redes sociais integradas no próprio jogo, o Facebook, o Youtube, o Twitter e a maneira como os dados são utilizados ou manuseados nessa mistela de redes, pois só aqueles que tinham "amigos" é que eram hackados. Pode não estar totalmente relacionado com antivirus, mas eu cá prevenia-me.
 
Última edição pelo moderador:
As conclusões que tiro daquilo que me disseste até agora é:
- Se for para jogar esses custom maps, mais vale ter o anti-vírus ligado, pois a pessoa vais estar em pleno risco. No entanto, pelo que descreves pergunto se será mesmo proveitoso jogar esses custom maps.
- Se for para jogar mapas oficiais, o anti-vírus não parece ser necessário.
- Estes roubos de contas do Diablo III têm a ver com a Blizzard em si então e não com o computador de cada um, logo, não é um anti-vírus que vai impedir algo.

Portanto, se um user está constantemente em risco de ser infectado, ou se numa dada altura esse user sabe que está em risco certo de ser infectado e que não é a sua experiência que vai impedir que tal aconteça, então um anti-vírus poderá prevenir problemas. No entanto, acho que estas ocasiões são raras e nem me lembro de alguma neste momento...
Caso o utilizador seja inexperiente, é aconselhado usar um anti-vírus, pois quando não se sabe é mais fácil correr riscos e/ou cometer erros. Mas a partir do momento em que este tenha experiência e que saiba por onde andar e o que fazer, o anti-vírus torna-se obsoleto (perde-se mais do que se ganha, nomeadamente em recursos do sistema).
 
qual é o nexo de não ter um anti virus nesta altura do campeonato? ou desactiva-lo?
consome pouquíssimos recursos em relação ás maquinas recentes e semi recentes, e é smp uma mais valia.
 
Não concordo. Infelizmente ainda consome muitos recursos e ainda se nota bem o peso na performance, mesmo em máquinas boas.

E é um SSD Killer também. Concordo a 100% com o J_NUK_A, nada melhor que o utilizador. Recuso-me a ter Ram/Cpu/Web Eaters.
E sempre que desconfio de algum ficheiro há uma máquina virtual de serviço para "emular a questão".
 
qual é o nexo de não ter um anti virus nesta altura do campeonato? ou desactiva-lo?

consome pouquíssimos recursos em relação ás maquinas recentes e semi recentes, e é smp uma mais valia.

Concordo completamente. Os recursos consumidos por um simples antivirus são insignificantes e não justificam de todo a exclusão do seu uso.

Por mais cuidados que se tenha, por exemplo na navegação online, poderá surgir o dia em que um site, que se pensa ser fidedigno, fique comprometido e não tendo um antivirus o resultado pode ser desastroso.

Exemplo: Este ano o forum diablo.incgamers.com, que já tem uns aninhos e é tido como fidedigno ficou comprometido e quem lá entrasse apanhava com um trojan (fonte). Eu fui um deles mas como uso uma sandbox (sanboxie) a invasão foi inócua e se não fosse a sandbox a bloquear a invasão seria o antivirus, o qual não dispenso.

E este exemplo pode ser extendido ao uso de programas com falhas de segurança, software cedido por amigos ou familiares, etc.

Numa Era em que se controlam as nossas contas bancária a partir de um PC, recomendar a não utilização de um antivirus ou outro sistema de segurança dizendo que um uso responsável do PC é suficiente, é na minha opinião errado.

Se queres aumentar o desempenho na execução do LoL e do Starcraft 2 adiciona as respectivas pastas dos jogos à lista de ficheiros a ignorar do Antivirus.
 
Última edição:
Isto depende, na minha opinião de duas coisas:
O sistema operativo;
Experiencia de utilizador

Windows XP sem anti-virus é infecção na certa. Trabalho numa empresa onde, sem gozo, formatas um computador porque está infectado, e nessa mesma semana o PC fica lento e com entradas estranhas no arranque.
Eu próprio com anti-virus no XP, apanhava vírus sem saber muito bem como.

Agora com o Windows 7, está perfeito em segurança, nenhum anti-virus desde á 1 ano, e 0 formatações desde então, 0 problemas de performance, extremamente rápido.

Agora como não tenho nenhum SSD, não me apetece muito ver as coisas a demorarem o dobro ou o triplo do tempo a serem carregadas, porque o único impacto é mesmo no disco, tenho eu um quad core e 4GB ddr3.
 
até em sites legítimos podes apanhar malware, sem instalares nada..

por isso grande treta de o melhor anti virus ser "saber o que estás a fazer", a não ser que não saibas que tens malware porque não tens como detectar...
 
Enfim, eu não recomendo... anti-vírus é um mal necessário. Também antes não usava e andava sempre convencido que sabia o que estava a fazer até que desconfiei pela maneira dos sites se mostrarem e dos popups estranhos que dantes não me apareciam, principalmente popups em plano de fundo. O imageshack.us é um site bem comprometedor quanto a este respeito, fico sempre de pé atrás e já foi através dele que apanhei um trojan, também ao mesmo estilo que tu apanhaste no diablo.incgamers.com, hetmen.
 
Sou da mesma opinião que muitos aqui, que dizem ser o utilizador a melhor protecção, ainda assim, aconselho a usar-se sempre um anti-vírus, pois por muito cuidado que possamos ter, hoje em dia apanha-se vírus ou malware das mais variadas maneiras, mesmo sem ter uma má utilização do computador.
No caso de "pesar-te" no computador o anti-vírus, o melhor será usares um mais leve, como por exemplo o Microsoft Security Essentials.
 
É como disse, BrunoM62, quando uma pessoa se mete em risco, quando vai a um sítio que não tem confiança, ou não conhece, ou que sabe que indo ali poderá ser infectado, ou que não tem experiência suficiente, então, aí percebo que a pessoa use adicionalmente um anti-vírus.

Afirmar que a experiência tem pouca importância é um absurdo... Basicamente o que me estás a dizer é que se fores infectado de X maneira, não tiras nada dessa situação, não adquires conhecimento/experiência e vais estar sempre a cometer o mesmo erro... Parece-te lógico? Usando, um exemplo simples, é o mesmo que meteres a mão em algo que está demasiado quente, metes uma vez e sabes que não deves lá meter mais a mão, se o fizeres estás a correr um risco desnecessário e vais causar dano a ti próprio. Isto é experiência e é um absurdo ignorá-la.

Usei vários anti-vírus durante vários anos, até que nos últimos anos vi que não apanhei um único vírus. Cheguei a verificar com outros programas como Malwarebytes', SUPERAntiSpyware, HijackThis e outros anti-vírus, sendo que nenhum encontrou vírus. Fiz isso porque pensei que o anti-vírus pudesse estar a falhar, pois já vivi tempos no XP em que ser infectado não era assim tão difícil e por vezes o próprio anti-vírus nem detectava.
Curiosamente quando nunca mais apanhei vírus foi quando mudei para Vista e mais tarde para o 7. Nunca mais tive infecções. Não acho que seja assim tão sortudo... Vírus existem e continuam a existir, no entanto, a rapidez com que começaram a sair actualizações de segurança a partir do Vista (e que depois continuou com o 7) aumentou muito a segurança do utilizador. O UAC (pela primeira vez no Vista) e o Restauro do Sistema (pela primeira vez no Windows Me) são mais dois exemplos do reforço da segurança no Windows, mas muitas pessoas desligam-nos logo por os acharem chatos ou inúteis (o argumento no caso do Restauro do Sistema costuma ser que ocupa espaço no disco), no entanto, muitas destas deviam tê-los ligados, pois o UAC impediria muitos programas maliciosos de correrem e o restauro reverteria as infecções. Estes conseguem ser mais eficazes que os anti-vírus, no entanto, é normal que a adesão a estes não seja tanta pela popularidade e por não haver marketing/publicidade. Outra coisa subvalorizada por alguns ainda, mas que tem vindo a ganhar expressão são os backups (o Vista introduziu a funcionalidade de backup and restore da MS, para além dos outros programas concorrentes que já existiam e ainda existem) que tanto servem para viroses, como para problemas de hardware (disco rígido avaria-se e etc).

Portanto, conclui que o anti-vírus acabava por me prejudicar no final de tudo (consumo de recursos), pois vírus não parava, porque não havia nenhum para parar. Além de que acabava por ser obsoleto com tanta coisa que existe e que consegue fazer por vezes bem melhor o trabalho.
 
Última edição:
Back
Topo