1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Recomendem-me uma camara xD

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por SFCMiguel, 6 de Setembro de 2008. (Respostas: 40; Visualizações: 1896)

1. SFCMiguel

SFCMiguel What is folding?

Boas pessoal.
    Gosto bastante de fotografia e como não tenho grande maquina para revelar este meu lado foto artístico ando a pensar comprar uma. Mas a questão é que queria uma coisa que fosse boa e barata ai até os 300€. Pensei na D40 que já a vi algures a 299€ só que o problema é que é uma SLR e não aparece a foto no visor tal como acontece nas compactas e nas bridge. E também falei com um colega que me disse que as D40 são boas mas temos de investir em lentes, e isso para mim é complicado pois sou iniciado e tenho de aprender muito antes de me aventurar a gastar dinheiro.
    A minha questão é que a foto no monitor antes de se tirar dá bastante jeito para mim LOL
    Então já vi que existem umas Bridge que até são porreirinhas e baratas tal como esta que na ***** esta muito barata em relação á fnac pois na fnac custa 250€:
    http://www.*****.com/pt/pt/886506/art/fuji/finepix-s1000fd.html

Mas será que vale a pena uma bridge ou uma slr? Eu sou utilizador comum por isso experiência é a normal que os users comuns teem que é compactas e pouco mais xD Mas não queria comprar uma compacta queria algo como uma slr mas fiquei desiludido ao saber que não teem o preview das fotos.

Algumas questões postas noutro fórum:

1- Por mera mariquice, prefiro uma maquina tipo calhamaço que uma maquinazinha pequena LOL
    2- Não disse que não queria, simplesmente disse que para o uso que lhe vou dar sendo eu um iniciado acho que uma slr é muito complexa em termos de fotografar e sai muito caro devido a ter de investir em lentes e já pa não falar que as slr não teem preview das fotos o que me dava jeito.
    3- Talvez pelo facto de serem uma maquina com aspecto de slr mas digital e não reflex...
    4- sim não me convinha gastar mais, nem que vá pelos classificados...
    5- Sim tenho, eu quando me refiro como iniciado não falo de não saber nada, saber sei mas como até agora só tenho tido compactas não me posso considerar um bom fotografo LOL

2. adolfo dias

adolfo dias Power Member

s5800
    fz8
    s5is

3. SFCMiguel

Essas são ou mais antigas ou parecem-me a mim piores que a do exemplo que dei, tirando a ultima, mas pela diferença de preço não me parece compensar.

4. adolfo dias

adolfo dias Power Member

que mal tem serem antigas?
    em que é que a s1000fd é melhor que alguma destas?

5. SFCMiguel

Por exemplo a s5800 tem 8Mp e 10x a s1000fd tem 10mp e 12x
    A fz8 tem 12x mas só tem 7.2Mp tem a vantagem de ter estabilizador optico mas também é mais cara e não acho que compense.
    A s5is tem 8Mp e 12x mas é muito mais cara e mais feia!

Não quero dizer que por terem menos Mp que sejam piores pois eu tive um HP com 5.1Mp que tira fotos excelentes mas as diferenças delas para a Fiji que referi parecem tão poucas e são sempre mais caras que não sei se valeram a pena.

6. 2970713

2970713 Power Member

Tem estabilizador de imagem, já a S5800 não.

Uma diferença entre estas 2 esta na forma de activar (entenda-se levantar) o flash, na S1000 tem um botão e na S5800 não vejo jeito (levanto-a com os dedos).

Também, parece-me que a lente da S1000 é melhor, mas aí sou eu a patinar, pois nada sei sobre isso (limito-me a tentar ler as características delas).

Por estas e por outras é que ainda não comprei nenhuma.

7. adolfo dias

adolfo dias Power Member

então pq a referencia?
    e se eu te disser que uma das melhores máquinas de sempre tem só 4mp e arrasa com qualquer uma destas?
    e se eu te disser que quanto mais zoom pior a qualidade?

a canon é feia? mas vais tirar fotos à máquina ou com a máquina?

a fz8 tem o problema de ter pouca qualidade em isos altos, mas em ambientes com boa iluminação deixa qq uma das máquinas aqui faladas a milhas.
    a s5800 tem tt qualidade ou mais que a s1000fd

a s5 é cara sim, mas tb é de longe melhor que a s1000fd

8. Mk Pt

Mk Pt Power Member

Os Mpx não contam mesmo nada..
    A S5 IS vale bem os euros de diferença se quiseres realmente experimentar os modos manuais e aprofundar mais os teus conhecimentos em fotografia.

Podes esperar mais um pouco, já li algures que é capaz de haver novidades em breve, pelo menos da substituta da S5is, e sendo esta já uma máquina muito boa, depois podes comprar a preço mais baixo..

9. SFCMiguel

Sim se reparares eu referi o exemplo da minha HP!
    Não vou passar modelos com a máquina mas tenho gostos pessoais como toda a gente tem.
    A fz8 também é uma boa máquina e não estou a excluir essa hipótese.
    A s5800 parece ter menos umas tecnologias que a 10000 e pelo preço talvez a 10000 compense.
    A s5 é cara e pelo preço talvez preferisse a D40 e aprender a fotografar a sério.

10. adolfo dias

adolfo dias Power Member

a s5800 tem menos 2mp, menos velocidade de obturador e menos 2x de zoom
    de resto o sensor é o mesmo, logo a qualidade vai ser igual.
    com a s5 fazes exactamente o mesmo que fazes com a d40 e até mais. claro que podes optar pela d40 e ficar com um zoom de 3x

11. manecas13

manecas13 Power Member

fz8

Boas... eu comprei a 2 meses a fz8, e tenho a dizer que para o preço tou mesmo muito muito contente. Tem uma qualidade extraordinaria com boas condiçoes de luz.... A lente leica tem uma qualidade muito boa mesmo.
    Pelo preço que foi, penso que e uma excelente compra (196 euros).

Cmpts

12. SFCMiguel

As minhas principais duvidas é entre a 10000FD e a Fz8, a fz8 até é mais bonita mas será que compensa?

Última edição: 6 de Setembro de 2008
  13. SFCMiguel

A fz8 é bastante mais bonita. Em termos de qualidade da foto parecem-me idênticas, mas a 10000 não dá pa ver bem pois tem fotos de estilo diferente que a fz8.

14. Mk Pt

Mk Pt Power Member

Passar de uma hp compacta para a D40 a mim não me parece um bom passo para aprendizagem de fotografia, até porque a D40 ia exigir mais investimento em lentes e não tem liveview..

Para mim vale mais apena algo como a S5 is.. Apronfundas mais conhecimentos, experimentas mais coisas e depois logo percebes se a fotografia é algo que gostes e que não te importes investir [e aí futuramente passar para uma slr e manter a S5is para as fotos mais casuais] ou se algo que gostas mas não o suficiente para investires mais ou achares que uma máquina como a S5 is já te perimte praticamente tudo o que pretendes.

Claro que é um pouco mais investimento inicial, mas a meu ver compensa esse investimento, ou então esperar mais um pouco para que o preço baixe e/ou junte o dinheiro necessário...

Eu também gosto de fotografia, e queria ter máquina para tirar umas boas fotos e fazer algumas coisas engraçadas. Mas não me parece que por agora vá ter tempo nem dinheiro para investir continuamente numa slr [para além dos meus conhecimentos ainda serem algo básicos para uma máquina deste tipo], por isso ando a ver a ver algo tipo fz18/fz28, S5is, FZ50, porque apesar já permitem muitas coisas que máquinas de gama mais baixa não permitem e já têm boa qualidade de imagem.
    Mas vou esperar até sair a sucessora da S6 is para ver se ela compensa o investimento que será a mais, ou então depois fico-me pela S5 is que nessa altura está mais barata..

15. fmnma

fmnma Power Member

ora aí está...passar de uma HP compacta para uma reflex é capaz de ser um passo puxado...

eu no meu caso tinha uma hp R727 e passei agr pra uma S5800... se tivesse mais dinheiro se calhar ia pra uma fuji melhor mas também para o uso que dou esta é bastante boa e pela qualidade tou bastante satisfeito que tem bastante boa qualidade de imagem.

quanto às outras não sei pq nc as usei e acho que nesse aspecto tem também que ser um pouco o gosto pessoal que se tem por uma máquina... pelos seus menus e modo de funcionar pq em máquinas da mesma gama a diferença funcional e de aspecto e qualidade julgo que vá ser muito pouco notória, ou mesmo que seja, umas ganham numas caracteristicas, outras noutras....

16. Ipoder

Ipoder I'm cool cuz I Fold

Olha eu por exemplo vou passar de uma HP para uma Canon 450D ...

E tenho quase a certeza absoluta que não me vou arrepender , pois já ando á mais de 3 meses a ler sobre fotografia e é uma coisa que me entusiasma bastante só que a minha máquina não me permite :(

Não é o passar de uma máquina fracota para uma melhor que interessa, o que interessa realmente é se gostas mesmo de fotografia , tens vontade de aprender e ter noção dos custos de material fotográfico ( no caso das SLR's ) ...

17. fmnma

fmnma Power Member

claro tudo isso também conta... e claro que também depende da disponibilidade não só financeira da pessoas mas também da vontade de aprender.

eu no meu caso havendo outras prioridades não posso investir num tipo de máquina que após a compra me vá exigir um grande investimento... assim como a minha vontade não seja transportar um arsenal de vidro atrás...

no entanto, e claro é o meu ponto de vista, acho que se tivesse possibilidade gostaria de evoluir passo a passo, e aprender gradualmente.... fosse lendo ou fosse praticando com uma máquina mais avançada...

claro que essa passagem pode ser feita...levando o seu tempo de aprendizagem e cabeça para tal.

18. SFCMiguel

Sim basicamente é isso, eu gosto bastante de fotografia, mas para já como não tenho rendimentos (Estudante/part times) prefiro comprar uma que aguente uns bons tempitos, depois quando tiver um trabalho que de para ir investindo logo se vê se me aventuro.

Até agora gostei bastante da fz8, tem tudo o que eu preciso e é bastante bonita.

19. fmnma

fmnma Power Member

eu por exemplo da experiencia que tive agora( muito pouca ainda) com a S5800 que comprei... tou satisfeito e sou sincero ... para as minhas necessidades e para o que pretendo julgo que me manterei sempre pelas bridge, já que mesmo no futuro não me vejo a investir muito em lentes...

no entanto também há agora SLR que tao a grandes preços ja cm 2 lentes, e que havendo paciencia para aguentar com essas até investir noutras se calhar rende....

tudo depende lá está do futuro,... do que depois se pretende e do feitio da pessoa, para andar ou não com muito material atrás

Partilhar esta Página