NGC Recordar a GameCube

Eu não esqueço o meu, ainda tenho muito combustível (jogos) para queimar nele; e mais uns em mente para mandar vir. Foi uma boa consola.


Pontos fortes:

- Jogos 1st/2nd Party
- Jogos Exclusivos, ou optimizados (incluindo third party)
- Loadings escondidos
- Arquitectura de sistema
- Comando, intuitivo e C-stick para regular a camera em jogos 3D.
- Barata, durável, pequena e silenciosa

Pontos fracos:

- Falta de suporte third party (embora melhor que na N64)
- Falta de optimização das ports de jogos multiplataforma
- Online (ou falta dele)
- Não teve o mesmo impacto que a N64 (3D, rumble, etc)
- Mini DVD's querem dizer loadings rápidos, mas também menos espaço.
- Comando, não tão bom para FPS's como o da Xbox, devido ao "grip" do C-stick.
 
so nao concordo com o facto do comando ser menos adaptavel em fps. tenho o moh frontline na gc e ps2 e prefiro jogar na gc, da me mais jeito. Depende muito da pessoa.
 
so nao concordo com o facto do comando ser menos adaptavel em fps. tenho o moh frontline na gc e ps2 e prefiro jogar na gc, da me mais jeito. Depende muito da pessoa.
Mas eu nem falei do dual shock :P falei do comando da Xbox. Dual shock tem outros problemas.

O facto de o segundo joystick na Xbox ser igual ao primeiro torna com que os 2 sejam bons para executar a mesma função, o C-stick na gamecube é mais um joystick para dar uns tilts e ajustar as coisas para o que queremos, não para controlar uma personagem em 3D (apesar de poder fazê-lo).

Eu prefiro o C-stick para a maior parte dos jogos, como está, mas para FPS precisava de mais grip, um cap resolvia.

Mas a consola clássica onde gostei mais de jogar FPS's ainda foi a N64, o comando era óptimo nesse sentido.

Dito isto, podes preferir um shooter na GC ào comando S da Xbox, para mim até é um pouco indiferente usar um ou o outro, mas considero que essa diferença existe.
 
Gosto bastante do design da GC , á mt pessoal que n gostou mas eu smp engracei com a consola, mas fora isso mal toquei na consola nc gostei do pad foi ódio a primeira vista fiquei mt desiludido, vir do pad da n64 para este da GC não deu mesmo, visto isto acabei por nc lhe dar mt atenção.
 
akr, um amigo meu também lhe custou a passagem para o comando da GC, eu próprio fiquei desapontado quando o vi, mas ao fim de 5 minutos com ele na mão, não quero outra coisa!
 
Aspectos Positivos
- Os exclusivos da Nintendo;
- Os preços baixos;
- O Comando e os Minidiscos;
- Nintendo é Nintedo...

Aspectos Negativos
- Concentra
- Poucos jogos cá em PT.
- Falta de dvd


Mas até hoje foi para mim a melhor consola de todas...
 
Pontos a Favor:

-Mario
-Zelda
-Metroid

Pontos Contra:
-Muito poucos jogos
-Raros foram os jogos que aproveitaram as capacidades da consola
-O facto de não fazer 16/9, o que é realmente muito mau, pelo menos para mim
-Máquina feia, comandos horriveis

No meio disto tudo apenas joguei o Mário Football, e odiei a maioria dos outros jogos, no seu global, diria que foi pior do que a Nintendo 64, pois é muito mais recente, teve os mesmos problemas da Nintendo 64, falta de apoio, jogos de trampa, supporte dos jogos não vale nada (mini DVD), minha linda SNES, aonde ficas-te tu, lol.
 
adorei a cube se voltasse atras no tempo e pudesse voltar a decidir entre a gamecube xbox e PS2 teria comprado a gamecube a mesma.
das tres consolas achei que tinha o controller mais confortavel (posição dos analogicos e dos botoes. forma perfeita para a mão).
os jogos first e second party optimos.
alguns jogos third party optimos.
optima maquinazinha para levar para festas.
o poder grafico da consola tambem era bom.
tinha preço baixo.
a consola mais resistente (que para mim ainda esta como novo desde o lançamento)
pequena.
não nos obrigaram a comprar o purple Gamecube (yay preto FTW :D)
loadings rapidos

os discos ão achei maus, não tem tanto espaço como um dvd normal mas gostei que fossem pequenos (na minha opinião todos dvds no futuro devem ser de tamanho de discos de gcn ou umd, e obviamente so se houver ja muito espaço nesses pequenos, mais de 9-50 giga :D).

o mau:
poucos jogos de jeito EM PORTUGAL... *angry look at concentra & co.*
pouco suporte third party (mas muitas vezes excelente. FF:CC, MGS:TTS, Soulcalibur 2, os RE, os roque squadron)
nao tao poderosa como a xbox (que nem faz mal)
não tem a inovação de costume da nintendo (tem os shoulders analogicos mas ninguem utilizou).
 
Última edição:
Adorei a consola... foi onde investi a maior parte do dinheiro que ganhei nos biscates :P mto bacana.. cheguei a ter 51 jogos, 2 comandos, 2 cartões d memória, 2 pares de bongos e aqueles cabos scart.. ehehe curto mto a minha cubázia preta :D tinha o sonho de ter a Panasonic Q mas agora tb já não me interessa.. já tenho a wii hihihi
 
Nunca me arrependi de comprar a GameCube no natal de 2002. A PS2 não me era apelativa e a Xbox ainda menos e continuo a achar que fiz uma opção correcta.

Vamos lá ver: apesar de tudo, investi pouco dinheiro na GC, comparado do o que investi na N64 e no SNES [metade, talvez menos], mas isto não se deve à falta de apoio das 3rd parties. É por motivos mais pessoais, a GameCube apanhou os meus anos de faculdade e por mais que eu goste de jogos, não ia sacrificar uma parte substancial dos estudos para jogar. Se em anos anteriores podia dar-me ao luxo de estudar quase em cima dos testes e mesmo assim ter boas notas, na faculdade isso já não acontecia e por esse motivo "externo" o meu cubo preto foi um bocado prejudicado.

É igualmente verdade que em Portugal foi muito mal amada. Em 2002-2003 ainda se viam bastantes para venda e os jogos que me interessavam estavam nas prateleiras. A partir de 2004, comecei a ver o panorama a desertificar-se, os jogos interessantes a desaparecerem e a não serem substituídos, jogos sem interesse a acumularem-se e a manterem o preço de €60 e o espaço da GC a ficar cada vez mais reduzido. Descobri também que era a única pessoa que conhecia [e ainda sou] a ter uma GameCube, não conheço pessoalmente mais ninguém que tenha uma :( o que significa que multiplayer e emprestar jogos está fora de questão. Foi por isso que nunca comprei jogos que mostravam a sua "força" nestas modalidades, sou um jogador a solo.

Pontos positivos:
- é uma excelente máquina e qualquer pessoa entendida no assunto o comprova, em termos técnicos não sai diminuída quando comparada com a PS2 e com a Xbox, pelo contrário
- representa um novo passo para a Nintendo que beneficiou os seus jogos exclusivos, embora a N64 tenha sido um salto qualitativo muito maior
- é prática, embora não seja um cubo do ponto de vista geométrico, a seguir às portáteis é a máquina mais prática e fácil de arrumar que eu já tive
- Super Mario Sunshine, Super Smash Bros. Melee, Zelda: Wind Waker, Zelda: Twilight Princess, Metroid Prime, Eternal Darkness, Fire Emblem: Path of Radiance, Mario Kart Double Dash!, F-Zero GX, Animal Crossing, Donkey Konga, Odama, Soul Calibur II (com o Link), Resident Evil 4 [comparado ao da PS2], and so on...

Pontos negativos:
Geral e comum a todos os mercados: falta de apoio das 3rd parties, embora isto directamente me prejudique pouco, comprei a GameCube para jogar exclusivos da Nintendo. O único não-exclusivo que tenho é o Medal of Honor Frontline. Claro que indirectamente afecta-me: falta de apoio das 3rd parties = menos jogos apetecíveis = menos pessoas a comprar = menos oferta nas prateleiras e menos pessoas com quem jogar.

Particular e respeitante a Portugal:
- péssima divulgação, sobretudo face à sua maior concorrente; em Portugal só conhecem o nome GameCube as pessoas que se mantêm informadas em relação aos jogos e estas são uma franja do mercado. Perdoem-me a má fé, mas não vi um único de televisão à GameCube, tão pouco na imprensa escrita especializada [nem falo da imprensa generalista]
- muito má gestão do produto por parte da Concentra: nem um site oficial dedicado aos consumidores portugueses tivemos, mau trabalho no que diz respeito aos produtos [manuais de instruções fotocopiados e afins], preços demasiado altos [ainda hoje se encontram jogos com 3 e 4 anos a €60]

São estes os meus pontos positivos e negativos. Eu já deixei de comprar jogos em Portugal, só abro excepções aos jogos em segunda mão. Felizmente que temos a Amazon e outras lojas on-line onde posso comprar jogos que mesmo depois dos gastos de envio me ficam mais baratos. Não posso levar a mal os portugueses que não se interessam pela GameCube, uma vez que é precisa alguma paciência para descobrir o que ela pode fazer. E para mim não está morta, enquanto eu continuar a investir nela [coisa que hei-de fazer durante este ano e no próximo] o meu cubo vive. Afinal, ainda invisto no SNES ;)
 
Achei interessante criar este tópico, pois reparei num comentário do ygdrasil num outro tópico em que ele dizia com ironia o seguinte: " obrigadão portugueses por terem comprado tantas gamecubes"
E agora, com este tópico, eu pretendo fazer um apanhado em que vocês poderiam comentar os prós e os contras da consola 128 bits da Nintendo.
Á medida que postam podiam dizer se têm ou nao uma gamecube.:)

A grande pergunta: " O porquê do fracasso de um cubo com tanto potêncial"
 
Veio tarde...pela altura em que chegou, já tinha tudo ido para a PS2, à espera dos grandes exclusivos...

E quem sabe a dificuldade em copiar jogos cá em portugal afecta muito as vendas...
 
Pouco marketing, jogos é super mario, zelda, mais super mario.......ainda mais supermario, faltavam-lhe jogos que nos deixassem, tipo, fenomenal, "tenho de o acabar outra vez!!!", como half-life 2, call of duty... e jogos assim e o pessoal nem lhe tocou, ha, e mais supermario, jogos muito infantis, falta seriedade nos jogos, mais um supermario:D
 
Última edição:
Back
Topo