Master System Recordar a Sega Master System

Eu tenho a Master System I exatamente por fazer output com o cabo scart rgb igual ao MD1, infelizmente sem um MOD vai continuar a ser emitido em 50hz e com barras no topo e embaixo, por isso preferi comprar o master system converter (adaptador jogos MS para a MD) e jogar na MD os jogos MS, pois na minha MD já tenho o mod 50/60hz

Eu tenho a Master System II e queria retirar a melhor qualidade de imagem dela, mas tristemente constato que terei de me ficar pela ligação RF, pois não quero aventurar-me em mods nem ter de abrir buracos na minha consola. Começo a ponderar adquirir uma Master System I para poder usufruir da qualidade RGB.
 
Restaurar Master system

Boas.

Estou a limpar a minah master system, o interior, e gostaria de saber como é que posso limpar as chapas, que protegem a placa da consola.
as placas que me refiro são deste genero:
placa-de-metal-para-prender-o-mega-drive-no-sega-cd-5963-MLB5015295581_092013-F.jpg


Queria saber que podutos posso usar para colocar de novo a brilhar.
 
Neste caso punha as placas num recipiente com agua e bicarbonato de sódio, deixava actuar. Passado um tempo estaria limpo e passaria um pano embebido em álcool.
 
Seria melhor nesse caso, pores num recipiente bicarbonato de sódio e juntar pouca agua ate fazer uma pasta, depois passar pelo metal deixar actuar um bocadinho e esfregar passar por agua e secar bem. No fim passar um pano embebido em álcool e fica bem. Assim não à riscos de enferrujar.
 
Última edição:
Cabos master system

Tenho uma master system 2 so o transformador não funciona e o cabo de tv n tenho, apenas tenho isto
DSC_3404.JPG


Alguem me sabe onde posso comprar um transformador e um cabo para ligar a este adptador e a consola?
 
boas

o melhor e ver no olx uma master system baratinha se for levantada em mão se calhar fica mais barata que comprar os cabos e o transformador fora. ou uma mega drive um que os cabos são os mesmos e ai ate fica com uma mega drive. tem de ser a mega drive um.
 
Aquisição de Hoje .. 20€ OLX ..
fotografia_zpsc130e7f4.jpg


Ainda este fim de semana passei horas a procura a minha MS no sotão dos meus pais...e da carrada de jogos que devia ter disso...ainda funciona!!!levei pa casa para ligar tv de minha filha..so que imagem tá uma porcaria ...ou ja nao tou habituado aos grandes graficos....
Criança com quase 5 anos nao achou muita piada ao sonic...
O que é engraçado é que consola tem 20 anos,passou ultimos 10 no sotão a apanhar humidade e trabalha..ja não se fazem coisas como antigamente...
 
Ainda este fim de semana passei horas a procura a minha MS no sotão dos meus pais...e da carrada de jogos que devia ter disso...ainda funciona!!!levei pa casa para ligar tv de minha filha..so que imagem tá uma porcaria ...ou ja nao tou habituado aos grandes graficos....
Criança com quase 5 anos nao achou muita piada ao sonic...
O que é engraçado é que consola tem 20 anos,passou ultimos 10 no sotão a apanhar humidade e trabalha..ja não se fazem coisas como antigamente...
É que as Master System 2 sem mods só dão video rasca, a saída RGB da Master System 1 nelas foi cortada para poupar dinheiro.

Não é uma modificação muito dificil, mas dá algum trabalho.

Melhoria ilustrável:

VmQl9jB.png


CNr5fbg.png

Nota: não faz justiça, RF que deve ser a forma como está ligada ainda tem menos qualidade que composhite.

E depois há a questão de que se estás a ligar isso a uma HDTV, as HDTV's não têm uma engine de processamento pensada para 240p/QVGA, tipicamente é preciso introduzir um passo intermédio para reter a qualidade suposta.
 
Última edição:
é impressão minha ou essa perda de qualidade melhora o aspecto das texturas?
Mais ou menos. À resolução "nativa" borra tudo e muitas vezes era essa a intenção, especialmente nas 8 bits, o Mega Man na NES e o Hebereke são particularmente geniais no grau de premeditação o ruido é o que cria texturas ali:

IuF7OHp.png

Note-se como as linhas horizontais de 1 pixel em composite se aguentam, HUD de vida, por exemplo... E o fundo, mas nesse mesmo fundo as verticais criam ruido de 2 pixeis assim a dar para o grunge. Mais que de propósito.

Mas... Composite tem outro problema além do "eco" criado pelo ruido... é a ausencia de estabilidade, uma imagem "estática" vai estar cheia de... Dot Crawl:

rgb_comp_anim.gif

Não é fixe e carcome as cores claras todas, um gajo quando vê o Megaman a correr em RGB e finalmente percebe que o tom de pele dos avatares dos boisses não têm só uma cor:

1wWM4u7.png

É um momento fantástico. (de novo, composite nesse tamanho ajuda-o a parecer muito melhor do que é, vejam as versões com tamanho normal e até se tripam, estou rebater para 1:1 para caber em 800 pixeis de largura)
não era assim que a megadrive fazia transparências?
Uma das formas:

emulator%20transparency.gif
TV%20Transparency.gif


1>>>>>>>>>>>2​

1. Sonic a correr via RGB ou em qualquer emulador PC.

2. Sonic a correr via cabos composhite. Nota: aí é simulado. perde nitidez horizontal mas não perde separação de cor, nitidez vertical nem tem ruido

Mas acredita que mais vale perdê-las ou recriá-las por processamento em cima do sinal do que ir em frente com composhite ou RF feito rambo kamikase, mas eles sabiam que havia um percentil enorme de pessoas com maus cabos (e más TV's já agora) e aproveitavam-se disso, sim. Com a SNES a cuspir resultados Alpha não é que tivessem grande opção, eles queriam dar a entender que conseguiam acompanhar uma consola que a nível de features estava uma geração à frente, afinal de contas. (em RAM e velocidade de relógio não estava)

As outras transparencias tipicas em consolas sem transparencias era o flicker (sprite on a cada frame par ou impar e off na seguinte/oposta):

Shadow.gif

Nome técnico: "25/30 Hz shadow" (metade dos hertz do sinal). Nos CRT's 50/60 Hz isto ficava perfeito, mas é destruído nos CRT's de 100/120 hertz (nota, as nossas TV's de 100 Hz a suportarem modos 60 Hz não costumam estragar a festa, é que não suportam 120 Hz, por isso não fazem double flush @ 60 Hz) e nos LCD's... nos LCD's modernos, mesmo que 60 Hz é sem hipótese. Não vou ser demasiado técnico, mas é inerente à forma como operam.

Depois há striped dropshadow's horizontais:

aRH2WcU.png


1>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>2​

1. Aparencia do still como não deveria aparecer... se o jogo for 50 Hz numa televisão 100 Hz ou qualquer LCD/TV moderna que force o dito cujo o resultado vai ser esse, alternado com o resultado seguinte, a preencher as linhas opostas

2. o resultado correcto (nota: o blur adicional no segundo resultado deve-se ao facto de ambos estarem a mostrar post processing em hdtv's, mas tu percebes o resultado suposto).

^ Este tipo de "filtro" é semelhante ao filtro para o composite mas em vez de blending horizontal força vertical, mas este método não dependia de cabos rascos, era o esquema das frames como o das sombras 30 Hz, mas dividido em linhas pares e impares em vez de ligar e desligar frame sim frame não. É suposto dar um efeito mais suave porque a sombra está sempre lá de uma forma ou outra.

Outra variante são as transparencias checkerboard alternadas/interpoladas (muito populares na Sega Saturn). também há checkerboard não alternado mas esse conta com os cabos rascas que falámos; o checkerboard alternado era para uma boa televisão e consola com bons cabos simular uma transparencia na mesma.

Isso na Mega Drive gastava muitos recursos no entanto, o VDP só tinha 4 layers (2 backgrounds, 1 sprite layer and 1 window layer) e um shadow/highlight mode (documentação aqui, é óptima), restava fazer via sprites que também tinham limitações de tamanho e afins.

Com a Saturn e no Neo Geo (e máquinas arcade em geral) havia mais marosca porque as ditas cuja não tinham problemas nenhuns com número de sprites e menos limitações a nível de DMA's e video RAM. (transparencias em poligonos na saturn no entanto... normalmente levava checkerboard estático, só lá para a altura em que saiu o Panzer Dragoon Saga e o Burning Ranger é que já tinham arranjado forma de dar a volta)
 
Última edição:
@I_Eat_All - aconselhas o Framemeister para correr jogos da GameCube numa HD-TV? Sendo que Gamecube é apenas uma opção entre NEO GEO AES, Saturn, Super Famicom, N64, entre outras.
 
@I_Eat_All - aconselhas o Framemeister para correr jogos da GameCube numa HD-TV? Sendo que Gamecube é apenas uma opção entre NEO GEO AES, Saturn, Super Famicom, N64, entre outras.
Sim, o deinterlacing do Frameister está numa classe praticamente só sua no que diz respeito a scalers por isso é dificil arranjar razões para não o fazer; só se a tua TV fosse laggada para caramba poderias achar um mal menor saltar esse passo.

Já agora (como fui procurar) aqui fica:

- XRGB-3 in B1 (linedoubling mode): 2ms
- XRGB-3 in B0 (scaling mode): 21,4ms
- XRGB-Framemeister Mini: 24,5ms

24,5 ms de lag dado que salvo erro o XRGB mini faz sempre scaling. Menos de 33 ms em deinterlace+scaling é bastante impressionante, já agora.

Nas televisões scaling e deinterlacing adicionam input lag (tipicamente 33 ms minimo), por isso o XRGB na realidade está a fazer trabalho mais rápido do que elas fariam, o problema é que há TV's que não tornam os seus processos mais rápidos ao receberem sinal nativamente progressivo/HD... o facto de não o converterem elas não torna o processo mais rápido, e aí acabaste de perder 24.5 ms, embora a qualidade do deinterlace tenha melhorado.

Como o lag é aditivo, se a TV tiver lag de 50 ms não derrotáveis, por exemplo, então começa a ficar pesado (133 ms do jogo - supondo 30 fps, 25 do framemeister mais 50 de uma TV mais lentinha = 208 ms. É possivelmente demais e aí vais notar que o jogo não ficou muito responsivo.

Já se a TV for snappy, vale bem a pena.


Nota que sendo isso uma implementação japonesa com suporte scart, já saberás, mas... cuidado com o Scart; a porta Scart ali é virtualmente identica à nossa mas chama-se RGB21, ou seja, está toda truncada internamente, tens de a modificar ou arranjar um adaptador. Se ligas lá um cabo Scart normal ainda fritas o scaler, acontecia nas XRGB 3, pelo menos.

É preciso cuidado.


Por outro lado certifica-te que dás RGB a tudo o que ligas lá... ou no minimo S-Video. Dar composite a essa engine de scaling seria dar pérolas a porcos. ;)
 
Última edição:
Sim, o deinterlacing do Frameister está numa classe praticamente só sua no que diz respeito a scalers por isso é dificil arranjar razões para não o fazer; só se a tua TV fosse laggada para caramba poderias achar um mal menor saltar esse passo.

Já agora (como fui procurar) aqui fica:



24,5 ms de lag dado que salvo erro o XRGB mini faz sempre scaling. Menos de 33 ms em deinterlace+scaling é bastante impressionante, já agora.

Nas televisões scaling e deinterlacing adicionam input lag (tipicamente 33 ms minimo), por isso o XRGB na realidade está a fazer trabalho mais rápido do que elas fariam, o problema é que há TV's que não tornam os seus processos mais rápidos ao receberem sinal nativamente progressivo/HD... o facto de não o converterem elas não torna o processo mais rápido, e aí acabaste de perder 24.5 ms, embora a qualidade do deinterlace tenha melhorado.

Como o lag é aditivo, se a TV tiver lag de 50 ms não derrotáveis, por exemplo, então começa a ficar pesado (133 ms do jogo - supondo 30 fps, 25 do framemeister mais 50 de uma TV mais lentinha = 208 ms. É possivelmente demais e aí vais notar que o jogo não ficou muito responsivo.

Já se a TV for snappy, vale bem a pena.


Nota que sendo isso uma implementação japonesa com suporte scart, já saberás, mas... cuidado com o Scart; a porta Scart ali é virtualmente identica à nossa mas chama-se RGB21, ou seja, está toda truncada internamente, tens de a modificar ou arranjar um adaptador. Se ligas lá um cabo Scart normal ainda fritas o scaler, acontecia nas XRGB 3, pelo menos.

É preciso cuidado.


Por outro lado certifica-te que dás RGB a tudo o que ligas lá... ou no minimo S-Video. Dar composite a essa engine de scaling seria dar pérolas a porcos. ;)

Obrigado pela resposta. :)

Exceptuando a Saturn e a NES, todas as outras consolas têm cabo composite, o que obriga ainda a ter cabos extra.

Thanks 4 the tips.
 
É que as Master System 2 sem mods só dão video rasca, a saída RGB da Master System 1 nelas foi cortada para poupar dinheiro.

Não é uma modificação muito dificil, mas dá algum trabalho.

Melhoria ilustrável:

VmQl9jB.png


CNr5fbg.png

Nota: não faz justiça, RF que deve ser a forma como está ligada ainda tem menos qualidade que composhite.

E depois há a questão de que se estás a ligar isso a uma HDTV, as HDTV's não têm uma engine de processamento pensada para 240p/QVGA, tipicamente é preciso introduzir um passo intermédio para reter a qualidade suposta.

Pois é isto que tens explicado que se tá passar,tenho que ver o que vou fazer...raio da garota so embica com psp e playstation e não liga a MS2,acho que vai ficar so para exposição...tb meu tempo não e muito pa reviver o passado...
 
Obrigado pela resposta. :)

Exceptuando a Saturn e a NES, todas as outras consolas têm cabo composite, o que obriga ainda a ter cabos extra.

Thanks 4 the tips.
A NES mesmo que tenha cabo SCART será composite uma vez que SCART é um "container", passa RGB com fallback para composite, com a mesma qualidade do por cabo amarelo, os cabos SCART NES nem eram fully wired por dentro, porque a consola não foi desenhada para enviar RGB para fora (e tão esses pinos não estavam ligados. A única solução é modificações de hardware algo complexas pelo que vou assumir que a tens mesmo por composite, é sempre uma das consolas para deixar para último.

Referente a cabos:

http://www.retrogamingcables.co.uk/


Não são a coisa mais barata, mas internamente têm a grossura e resistencias de lei para cada consola, bem como shielding apropriado (no ebay e em cabos mais baratos é sem sorte) e para tirar o que presta de um XRGB é mesmo o caminho a seguir, nem que seja uma transição gradual, vai valer a pena. Nota que vendem adaptadores EuroScart para substituir os "originais" do XRGB-mini, isso também vale a pena, SCART RGB21 não te interessa, e confusões com ele também não. Eu a ter um adaptador RGB21 metia-o no lixo, não me vá enganar um dia e usá-lo quando os meus scarts são todos o standard do resto do mundo.


Para N64 compra o "N64 S-Video cable - PAL version" aqui:

-> http://www.robwebb1.plus.com/n64/n64.htm

As N64 também não têm RGB, e mods são um castigo, mas o S-Video é bom, requer é esse cabo, versão PAL.

Diferença ilustrada.
Pois é isto que tens explicado que se tá passar,tenho que ver o que vou fazer...raio da garota so embica com psp e playstation e não liga a MS2,acho que vai ficar so para exposição...tb meu tempo não e muito pa reviver o passado...
É por questões de dificuldade, decerto.

O chamado Nintendo-hard, os jogos não tinham a quantidade de conteúdo que têm hoje, por isso a solução era... Perderes muitas vezes. Naquela época tinhamos direito a 2 jogos por ano também, isso fazia com que passássemos muito mais tempo neles. A sermos novos... ao inicio também nos fartávamos e ficávamos frustrados, mas é o que tinhamos por isso sempre voltavamos. Hoje é que gostamos mais de desafios... as crianças tipicamente só gostam de desafios num clima competitivo.

E depois há a barreira dos gráficos, com a NES/Master System é difícil, exceptuando meia dúzia de jogos). Mega Drive e Super Nintendo já fica mais fácil.


Que idade tem ela?

EDIT: Com 5 anos é normal não ligar a Sonic, muito "castigador"... Tenta o Ecco. As garinas adoravam o Ecco (ainda hoje, quando vêm a Mega Drive se traduzires o guincho que vem a seguir é algo como "tens-o-ecco?" em tom flipper rebenta-timpanos).

Mega Bomberman também é óptimo. Ristar, Rocket Knight, Gunstar Heroes... Plataformers que não o Sonic e com temas mais cutxi cutxi, alguns da Disney também não são maus (Aladino sendo o mais famoso)... como as crianças viram os filmes conhecem e identificam-se mais. Outros Disney de interesse (até para um adulto): Castle of Illusion, World of Illusion, Mickey Mania e Quackshot.
 
Última edição:
Back
Topo