N64 Recordar a Nintendo 64

Chegou-me hoje a casa o cabo s-vídeo modificado, comprado aqui.
Depois de testar o cabo, fiquei surpreendido pela negativa. Não sei se estou a fazer algo de errado, ou se existe algo de errado com o cabo.
Tive de fazer vários testes, e mesmo assim não consegui tirar grandes conclusões.

Entrada Scart RGB (AV1): É nesta entrada que ligo todas as minhas consolas SD por cabo Scart RGB.
Então, depois de conectar este cabo S-Video que comprei a um adaptador Scart, e depois de ligá-lo a esta entrada RGB, seleccionei o canal de vídeo AV1, no qual não obtive qualquer imagem. Mexendo um pouco no conector Scart, ora a TV recebia imagem a preto e branco, ora recebia imagem a cores, mas muito pálidas e com uma qualidade de imagem que parecia proveniente de cabo RF, cheia de interferências e artefactos na imagem. Não entendi o motivo disto, pois apesar de parecer que existe mau contacto, todas as outras consolas recebem uma imagem na perfeição e não existe folga ou mau contacto na entrada Scart.
Testando o canal de vídeo AV2(S), que penso que seria o canal correcto para o sinal S-Video, não obtive qualquer sinal.

Entrada Scart (AV2): Esta entrada não é RGB, por isso nunca a uso, mas servi-me dela para testar o cabo e tentar perceber se os sintomas eram iguais aos que obtive na entrada RGB.
Usando então o canal de vídeo AV2, obtive imagem a preto e branco, sem qualquer oscilação. Canal AV2(S), imagem perfeita a cores, completamente limpa e livre de interferências. À partida estaria tudo correcto, não fossem duas dúvidas que tenho:

Primeira - não seria suposto conseguir obter a verdadeira imagem deste cabo na entrada Scart RGB (AV1)?

Segunda - porque raios esta imagem é menos nítida, sim, repito, menos nítida, do que a imagem que obtenho com o cabo original composite? A imagem com o cabo composite até a acho bem nítida. Se não soubesse até diria que é RGB. O que denuncia logo o tipo de ligação é o facto de haver interferência nas letras e números que aparecem na imagem. É uma espécia de "ruido" que parece que se vai deslocando para a esquerda através dos textos na imagem. Não sei descrever melhor, mas penso que entendem ao que me refiro. Penso que é o normal das ligações composite.

Por outro lado, a imagem que obtive com o cabo s-vídeo modificado, é limpinha e livre de interferências na imagem, mas é menos nítida! Parece-me de longe mais embaçada. Não consigo entender isto.

Alguma ideia? Será que o cabo não está bom?
 
A televisão tem que suportar a entrada S-Video capazmente, caso contrário terás sempre os artefactos que indicaste.
 
Boas pessoal, tenho uma Snes e estou a pensar em adquirir uma cabo scart rgb num site bastante conhecido, a minha duvida é que ao efectuar a compra o site pede-me para seleccionar uma das seguintes opções - "composite video + sync" ou " luma sync".
O mesmo se passa com o cabo scart rgb da N64 onde tenho as seguintes opções - " luma sync" ou "CSYNC"
Alguém me pode explicar as diferentes para assim poder escolher conscientemente?
 
CSYNC significa Composite Sync, e quer dizer que o cabo de sync transporta sinal composite que é luma+chroma. Todos os cabos de video europeus sempre assim foram porque caso ligues um cabo RGB a uma TV cuja entrada scart não o suporte (muitos CRT's com portas Scart multiplas só têm uma delas fully wired) terás imagem na mesma... que será composite video, mas as razões para o usar não terminam aí. Com o RGB a ser suportado no equipamento, o csync é usado apenas para sync, e o resto da informação deitada fora.

Luma Sync é o Sync do S-Video, que uma versão "componentes" do composite, que separa o Chroma do Luma em dois cabos - O sync estando encoded no canal Luma. Acontece que S-Video nunca foi standard na Europa e isso significa que a largura de banda costuma ser americana/NTSC (Chroma @ 3.58 MHz em vez de @ 4.43 MHz do video PAL) isto cria incompatibilidades. Como dizer que cabos S-Video na N64 (sem mods na consola, é esse o "sinal topo de gama") muitas vezes resultam em imagem a preto e branco quando ligados a televisões PAL.

Usar o canal Luma como Sync é um hack, em nenhum sitio isso ou pure sync faz parte do standard, funciona na maior parte dos equipamentos mas é mera sorte na implementação.

O sinal é mais puro que o Csync, mas a diferença não se nota normalmente porque o canal de sync é não é muito importante para a qualidad de imagem perceptida. A questão é que algumas consolas têm má qualidade de imagem sozinhas, e com quaisquer cabos que se use e isso cria mercado para "cabos bons, melhores que os cabos supostamente bons". Em algumas Mega Drive 1 wired fora de csync faz bastante diferença, mas não é pelas razões supostas, é porque o canal de csync tem interferencia de um dos canais de cor no encoder, do azul, salvo erro. É daí que vem o problema das "jail bars". Reduzido quando se usa outro tipo de sync - na realidade a melhoria visivel em nada tem a ver com luma ser mais puro.

Estou a falar de cabeça é capaz de haver algum erro nos exemplos dados (não tenho tempo para verificar), mas é isto.

Na prática, para a SNES nada ainda bate os cabos oficiais que eram wired em Composite Sync e é assim para a maior parte das consolas. E para a N64 RGB só com mods algo caros.
 
Última edição:
Comprei um cabo que é compatível desde a super nintendo á game cube passando pela n64, com ligação scart, que tipo de sinal manda rgb ou composite..?
 
Epa.Tive esta consola ao mesmo tempo que a ps1. Infelizmente os jogos eram super caros e a Ps1 tinha melhores jogos a melhores preços. Mas joguei bastante o Mario Kart 64 com amigos.

O que mais gostava é que os jogos que funcionavam para 4 jogadores eram muito divertidos. Tirando isso a lista de jogos era fraquinha.

Mas houve um que se notava claramente que era superior a qualquer jogo da ps1. Era o Perfect Dark Muito Muito bom.
 
MAL. Scart é composite e não há cabos RGB para N64. Mas há S-Video, e é S-Video que queres como minimo.

O resto depende da TV mas a maior parte não vai gostar muito de nada sub-Dreamcast, porque estamos a falar de 240p, que é um formato de video que nem existe, vão forçar 480i e criar artefactos à conta disso.


EDIT: Old but gold.

Composite:

1fEoTqP.png

S-Video:

x9fRyu6.png

RGB:

7IQ1m39.png

Composite:

Mk64+composite.jpg


S-video:

MK64+s-video.jpg
 
Última edição:
seria algo que ponderaria comprar caso viesse com entrada para 4 pads e uns jogos divertidos para jogar em familia tipo mario kart, mario party, micro machines etc
 
Bem malta, vou desenterrar este tesouro uma vez mais...
Chega a altura do Natal e bate a nostalgia. :D
Já vem a caminho um comando (o 4º) e um joystick game cube para trocar :)

Alguem sabe se há novidades na compatibilidade e qualidade com HDMI?
Atualmente uso S-video, estava a pensar comprar o adaptador S-video para HDMI (https://tropicalprice.com/product/B07H92RDJ3), pois a minha tv nova não tem S-video.

Atualmente é o melhor?
Obrigado
 
O melhor é um CRT. Jogos antigos feitos para 320*240 foram feitos para serem vistos num CRT, as televisões modernas tornam tudo horrível.
Se fores pela via de emulador, há filtros bons, no entanto.
 
O melhor é um CRT. Jogos antigos feitos para 320*240 foram feitos para serem vistos num CRT, as televisões modernas tornam tudo horrível.
Se fores pela via de emulador, há filtros bons, no entanto.
Não descarto no futuro comprar um tv crt. Se bem que será algo em ultimo caso.
Já agora @MoDu ainda se vendem destas Tv's ou só existem em mercados de 2ª mão?

E sobre isto?
XRGB Mini Framemeister

Alguem conhece ja teve experiencia? parece ser a solução definitiva do retro gaming para as tv's atuais
 
Última edição:
Back
Topo