DreamCast Recordar a SEGA Dreamcast

Estava a pensar em recuperar a minha dreamcast, mas já vi que os preços inflacionaram bastante...

Vai procurando pelo OLX.
Às vezes aparecem alguma avariadas, com sintomas do género: porta do comando não funciona (substituir resistência); desliga-se aleatoriamente (limpar contactos dos conectores da board com a fonte de alimentação); ou por vezes o cd arrancar mas depois voltar ao menu (mau contacto entre a tampa e o switch que deteta quando a tampa está aberta. Basta meter um bocado pequeno de esponja entre um e outro).
Ainda à coisa de 3/4 meses comprei uma que diziam que não lia cd's, por 15€ (caixa + manuais + consola + cabos), e bastou meter um pouco de esponja como disse em cima. Mas como tudo, é uma questão de ter um pouco de sorte =)
 
Já agora, essa do desligar aleatoriamente é mais complexa. Isso vai resolvendo mas chega a um ponto que PSU não aguenta mais e só substituindo.
Estou tentado a comprar o DreamPSU para corrigir isso mas ainda é dinheiro.
 
Também já estive tentado a comprar o DreamPSU, mas depois tenho que ficar com um "tijolo" fora da consola... e sim, também não é muito barato =p

Pelo que pesquisei e nem sabia, o DreamPSU é tipo uma nova fonte que substitui a de origem na DC, mas é tirar a velha e meter esta, porque dizes que fica um tijolo fora da consola?
 
Falta aí a parte mais "importante" e "difícil" de se fazer para muitos, o Line Voltage Inducer para o modem USB. Já com o setup todo montado, costuma também ser necessário fazer DMZ no router para o DreamPi, de forma a permitir a conexão.

Como a consola usada no vídeo é americana, o modem NTSC não precisa de LVI.
 
Falta aí a parte mais "importante" e "difícil" de se fazer para muitos, o Line Voltage Inducer para o modem USB. Já com o setup todo montado, costuma também ser necessário fazer DMZ no router para o DreamPi, de forma a permitir a conexão.

Como a consola usada no vídeo é americana, o modem NTSC não precisa de LVI.

Eu ainda não peguei no meu para fazer o tal inducer, mas já comprei um booster para tentar elevar 5V para os 18V e ficar tudo dentro do modem.

No entanto os NTSC também podem ter de fazer o line inducer, só que é a 9V, enquanto por cá é 18V. Isto tem a ver com o tipo de modem, há os tipo A e tipo B, ambos existem nos US, cá só tivemos tipo B.

Se bem me lembro as linhas de telefone por cá tinham alguma tensão, já me lembro se era 18 ou 48 Volts.
 
Eu tenho o meu a funcionar com 18V. Com 9V conseguia estabelecer ligação mas depois para jogar já não era suficiente. Para ter 18V basta meter 2 pilhas de 9V (das rectangulares) em série, com conectores apropriados, ou então arranjar um USB 5V - 24V step-up boost converter. Com algum jeitinho, dá para metê-lo a retirar os 5V da ficha USB do modem e aplicar os 18V na linha RJ11. Foi assim que fiz no meu.
 
Última edição:
Os comandos sem fios são muito fixes mas a retro-bit ainda não disse o preço, devido a ser uma parceria com a Sega é oficial e devem de ser caros. Estou interessado, mas vou esperar para ver. Não posso também esconder o descontentamento que com a parceria só invistam em comandos, podiam explorar vmu's com maior memória ou com mais funcionalidades por exemplo, não devia ser difícil hoje em dia.. trabalhar num novo (e com melhor tiragem) broadband adapter, quem sabe um conversor para HDMI (com boa compatibilidade nos jogos)... e outras ideias que podiam aproveitar já que o retro está na moda.

Não deixa de ser bom e refrescante, mas sabe a pouco.
 
Existe uma diferença entre ser oficial (produzido e distribuído pela própria Sega) e licenciado (que é o caso, produzido e distribuído pela Retro-Bit mas com autorização da Sega, que vende uma licença).

Por mais que o retro esteja na moda, não é um mercado que faça alguém rico, especialmente uma empresa. São bem capazes de vender mais comandos USB do que os Wireless para a consola... Veremos no que dá.
 
Existe uma diferença entre ser oficial (produzido e distribuído pela própria Sega) e licenciado (que é o caso, produzido e distribuído pela Retro-Bit mas com autorização da Sega, que vende uma licença).

Por mais que o retro esteja na moda, não é um mercado que faça alguém rico, especialmente uma empresa. São bem capazes de vender mais comandos USB do que os Wireless para a consola... Veremos no que dá.

Ficar ricos não ficam, mas geralmente compensa o investimento inicial. No caso dos comandos só meto o pé atrás por se tratarem mesmo de comandos, pois há aos pontapés em sites de usados a preço bastante acessível, com a vantagem de serem os comandos oficiais da altura e o comando da DC é dos comandos mais robustos que já meti as mãos, aquilo dura e dura.

Nunca entendi bem a cena de não se investir muito nos VMUs third party com maior capacidade, sei que saíram uns na altura mas tive dois e estragaram-se os dois... É uma chatice andar sempre a apagar saves que não dá jeito apagar mas fazer um julgamento na hora e decidir que é melhor este save que o outro e etc... para não falar de jogos que ocupam logo o VMU à cabeça...
 
Tenta arranjar um oficial 4X que saiu nos EUA e no Japão - sem ecrã no entanto...

Os 3rd party costumam durar pouco porque os circuitos são manhosos, e puxam mais carga que o que deviam, fazendo com que acabem por se avariar, avariar os comandos ou a porta dos comandos na consola (maior parte das vezes é a resistência que faz de fusível que se queima).
 
Tenta arranjar um oficial 4X que saiu nos EUA e no Japão - sem ecrã no entanto...

Os 3rd party costumam durar pouco porque os circuitos são manhosos, e puxam mais carga que o que deviam, fazendo com que acabem por se avariar, avariar os comandos ou a porta dos comandos na consola (maior parte das vezes é a resistência que faz de fusível que se queima).

É boa cena isso que me dizes, acho até que já tive com um nas mãos há uns anos mas não comprei... que urso!
Vou tentar ver nos sites de vendas de usados algum desses.

Já que não tem ecrã assumo que também não use pilhas... o que até é bom! E os jogos que fazem realmente bom uso da tecnologia do VMU não são assim tantos, não justifica. Mas diz-me uma coisa, tem aquele sistema de andar para o lado" na memória do VMU, como se fossem 2 ou 3 VMUs distintos, como os thrid party tinham? É que segundo me lembro esses third party que falei só dava para alterar a "partição" se fosse logo no início, por exemplo se ligasse a DC na partição do VMU onde não estava o save tinha de a desligar e configurar para o sítio que queria para apanhar o save... esse 4x é assim também? Bom, seja como for é melhor que andar a apagar saves constatemente.:paranoid:
 
Back
Topo