DreamCast Recordar a SEGA Dreamcast

Já não vinha aqui ao fórum há um tempo e quando vi aquela revista da sega (que por acaso guardo religiosamente) deu logo aquele regresso ao passado :beerchug:.

Enquanto puder, vou mantendo a Dreamcast funcional!
 
São ports/hacks da Atomiswave, não são propriamente jogos novos. E para além desses, há muitos mais já portados.

Jogos realmente novos, a DC até tem tido todos os anos, e bons jogos. Indie e maioritariamente 2D.
 
Tenho uma Dreamcast arrumada há vários anos por falta de cabo AV (e de tempo) mas decidi-me e comprei uns cabos novos para a revitalizar.
Agora tenho outro problema: ela está com aquele amarelado do passar do tempo. Vi uns vídeos em que restauram a cor naquilo que me pareceu ser apenas mergulhar em água oxigenada e deixar a "curar" algum tempo com uns LEDs UV.
Já alguém usou este método? Convém diluir a água oxigenada com alguma água normal ou é mesmo para usar "pura"?
Outra dúvida que tenho é se isto é solução permanente ou se é temporário?
Obrigado a quem puder ajudar! Cumps
 
Água oxigenada + luzes UV fazem o serviço, não precisas de diluir mais. Precisarias eventualmente de diluir (mais) se usasses peróxido de hidrogénio na sua forma original viscosa, mas como a água oxigenada já é uma solução aquosa, não precisas de o fazer.

É sempre temporário, a consola eventualmente volta a amarelar com o passar dos anos em reacção à luz solar (UVs), já que o bromo presente na constituição do plástico, e que funciona como retardante de fogo, reage na presença de luz solar, voltando a amarelecer o plástico. Mas podes perfeitamente fazer o "retrobrighting" e ficar com a consola com a cor original durante anos, antes de esta voltar a apresentar amarelecimento.
 
Água oxigenada + luzes UV fazem o serviço, não precisas de diluir mais. Precisarias eventualmente de diluir (mais) se usasses peróxido de hidrogénio na sua forma original viscosa, mas como a água oxigenada já é uma solução aquosa, não precisas de o fazer.

É sempre temporário, a consola eventualmente volta a amarelar com o passar dos anos em reacção à luz solar (UVs), já que o bromo presente na constituição do plástico, e que funciona como retardante de fogo, reage na presença de luz solar, voltando a amarelecer o plástico. Mas podes perfeitamente fazer o "retrobrighting" e ficar com a consola com a cor original durante anos, antes de esta voltar a apresentar amarelecimento.

Excelente explicação! Muito obrigado!
 
Excelente explicação! Muito obrigado!
Fica aqui um vídeo que mostra bem o processo :


O que vale é que a água oxigenada é baratíssima, e é o método mais fácil, menos trabalhoso e com melhores resultados.
Há uns anos usava-se a solução viscosa e os resultados eram mistos, era comum ficar-se com manchas devido à distribuição não ser homogénea, e ter que fazer várias aplicações.

A tira de luzes UV arranjas facilmente em qualquer loja de electrónica, Leroy e afins ou na Amazon.es.
 
Obrigado por esta partilha.

Estou neste momento a proceder à recuperação de uma Dreamcast. Troquei a PSU por uma DreamPSU, vou mudar a Fan por uma Noctua, etc. Sinceramente, da lista de modificações/melhorias só havia duas coisas em falta: o Retrobright e o DCDigital.

Este último não tenho Skills para o fazer, mas o Retrobright está ao meu alcance e acho que o vou fazer.

Correu bem @nonioblock? Qual o material que compraste ao certo?

Já agora, tenho também que substituir a pilha e queria instalar aqueles adaptadores para pilhas. O processo de remoção da pilha actual e soldar o adaptador é fácil? Sou muito noob em solda.
 
Obrigado por esta partilha.

Estou neste momento a proceder à recuperação de uma Dreamcast. Troquei a PSU por uma DreamPSU, vou mudar a Fan por uma Noctua, etc. Sinceramente, da lista de modificações/melhorias só havia duas coisas em falta: o Retrobright e o DCDigital.

Este último não tenho Skills para o fazer, mas o Retrobright está ao meu alcance e acho que o vou fazer.

Correu bem @nonioblock? Qual o material que compraste ao certo?

Já agora, tenho também que substituir a pilha e queria instalar aqueles adaptadores para pilhas. O processo de remoção da pilha actual e soldar o adaptador é fácil? Sou muito noob em solda.
O processo de remoção da pilha e instalação da nova são relativamente fáceis, o meu ferro não é grande coisa e por isso custou um pouco.

Ao mudar a pilha acabei também por trocar o fusível na mesma placa, que por vezes pode queimar, e os comandos deixam de funcionar. Sendo que com este não queima, basta desligar a consola por uns segundos que os comandos voltam a funcionar.
 
@Rexobias O trocar a pilha recarregável é facílimo. Com um ferro de soldar normal (um de 25 W serve) e um chupa-solda manual barato facilmente se faz o serviço. Depois é só soldares um suporte vertical para pilhas CR2032 no mesmo sítio. É um serviço que qualquer iniciante em soldadura faz facilmente. Fluxo (líquido por exemplo) ajuda a nova solda a agarrar, mas não é algo necessário.

Quanto à pilha em si, em vez de uma CR2032 (não recarregável), instala uma ML2032 (recarregável) no suporte, ou até mesmo uma LIR2032 (é de 3,6 V em vez de 3 V, mas não tem problema, que na consola acabará por estabilizar nos 3 V). É um pouco mais cara, mas é recarregável e não terás que trocar de pilha até que esta perca a sua capacidade de recarga. As CR2032 não sendo recarregáveis, terias que soldar um díodo para impedir a passagem de corrente para a pilha.

Como o @menmau disse, aproveita e troca também a resistência fusível na placa dos comandos por um fusível re-armável. O normalmente usado é este. É comum queimar o fusível ao ligar comandos à consola estando esta ligada, deixando toda a placa de funcionar até voltar a soldar um novo. Com um fusível re-armável, basta desligar e voltar a ligar a consola.

Para a Noctua irás precisar de um adaptador impresso em 3D, mas provavelmente já sabes. Podes comprar já impresso, ou imprimir/mandar imprimir, estando o mesmo disponível no Thingiverse. Podes soldar os fios directamente na placa dos comandos também.

Já agora, vais continuar a usar a drive óptica, ou vais substituir por um ODE como o GDEMU ou o MODE? Tal como uma PSU de substituição como a DreamPSU, são plug & play, não precisam de soldadura.
Embora mais baratos e com maior disponibilidade, desaconselho os clones do GDEMU por diversos motivos, a começar por não serem "flasháveis" com a firmware oficial (fazê-lo irá brickar o add-on), que nas versões mais recentes resolve game-breaking glitches no Code Veronica e no Skies of Arcadia.

A propósito da DreamPSU, há quem não a aconselhe, por introduzir algum ruído na alimentação da consola, que afecta ligeiramente depois o vídeo e o áudio. A PSU original é perfeitamente capaz de alimentar tudo e fornece um sinal limpo sem ruídos, basta fazer uma manutenção preventiva, trocando os condensadores velhos por uns novos (de qualidade), e caso se use um ODE, remover o regulador de tensão de 12 V, dado que o rail de 12 V só é usado pela drive óptica, que sendo removida, o rail fica por utilizar, levando a consola a aquecer mais um pouco. Remover o regulador evita que a consola sobre-aqueça e se desligue.

Relativamente ao DCDigital é, a par do ODE, o investimento mais caro, e que talvez só faça sentido para quem se pode dar ao "luxo" e/ou quem quer estar descansado da vida, relativamente a opções de output de vídeo (HDMI nativo + AV original). A instalação deve ser feita por quem está habituado a soldar SMD e flex cables.

Há opções "clone" (entre aspas, porque ao contrário do GDEMU, o DCDigital é open-source) mais baratas, mas com problemas de qualidade (componentes mais baratos, por exemplo).

O dev do DCDigital fez questão de frisar as diferenças nesta thread no Twitter:
I've started DCHDMI RND 11. These units are already in production with FAB (I will be receiving RND 10 units next week)
It has been brought to my attention that there are some ***** sellers. DCHDMI is open source. FYI not all units are created equally.

I've looked at the current seller on ali.
-Surface finish is HASL not ENIG
-No Template Drill block
-No Supplied Screws
-Flimsy FFC connector (There is a reason I chose an expensive one, cheap ones can break easily with closing under the main board.)
-Fake ESP2866 (I've encounter fake ESPs that take the initial flash programming but fail later on with updates. Just poor quality flash chips)
-No bottom vinyl protector. (please do not short out the DCHDMI board)

@chriz2600 and I cannot help with support from unknown suppliers. There are too many variables to account for.

I’m also not sure if these units come pre programmed or tested. As it’s not stated in the listing.

Existem algumas lojas europeias a vender o DCDigital original, mas a disponibilidade está dependente de janelas de pre-orders or batches.

Pessoalmente, tenho a minha DC ligada a um monitor CRT através de uma Toro VGA Box, pelo que não sinto a necessidade de algo como o DCDigital, ou de um scaler/line doubler como um OSSC, RetroTink ou Framemeister.
Seria algo em que teria que pensar se a usasse numa TV ou monitor sem entrada VGA. Já pensei no entanto e por diversas vezes, trocar a VGA Box por um cabo PACKAPUNCH da RGC, mas aí perderia as opções de scan lines da VGA Box.
 
Última edição:
Obrigado desde já.

Vou tentar fazer a alteração da pilha e do fusível conforme recomendado. uma vez que até é tudo no mesmo local. Vou também tentar o Retrobright. Quanto a este, na Internet falam em Água Oxigenada 12% e mais não sei o quê. Traduzindo para Português, o que devo procurar ao certo?! Alguma coisa em específico? Já agora, coloco apenas os plásticos brancos, ou podem ir também os cinzentos, a cores e mais pequenos (como por exemplo os botões - seja da consola, seja do comando que precisa de ser tratado também).

Li algures nos comentários a um vídeo do processo, que existe um Spray protector que retarda o amarelar inevitável dos plásticos. Sabes alguma coisa disso?

Para a Noctua já tenho o adaptador. e tenho também um GDEmu para instalar (não o referi pois não quis levantar "problemas").

Quanto ao DCDigital, seria espetacular, mas lá está, tenho que arranjar alguém que me faça isso. Por enquanto estou a pensar usar um daqueles adaptadores HDMI para a DC. Sei que está longe de ser a mesma coisa, mas o Feedback que tenho lido é positivo e para o que é penso que chega.

A DreamPSU foi opção pois a PSU original estava com problemas. A consola desligava sozinha após 10 segundos. Assim que a testei com a DreamPSU esteve sempre ligada (como seria de esperar). Se calhar seria uma questão de fazer a devida manutenção na PSU original, mas tudo o que envolve soldar "assusta-me". Algum vídeo ou mini-curso (tutorial) que explique os principios básicos de soldar (em PT de preferência por causa dos nomes usados)?

Além de uma DC em caixa completa, tenho também uma outra que um familiar encontrou no lixo. No meio desta aventura aproveitei para a experimentar e não é que a consola está mesmo a funcionar. Está bastante suja e amarelada (mais que aquela em que estou a mexer agora), mas também a devo recuperar.

Uma última questão relativa à ligação à Internet. Sei que existe uma solução que envolve um Raspberry Pi para "enganar" o modem, e sei também que existe o Broadband Adapter que tipicamente é absurdamente caro. Existe alguma solução alternativa? Algum adaptador de Broadband não oficial? Sei que não retiro quase nada desta funcionalidade, mas já que quero levar esta DC ao máximo, seria outro ponto a solucionar.
 
Última edição:
Em respeito a fonte de alimentação, cheguei a considerar a DreamPSU, porem vi muitos problemas na sua utilização.. Acabei por adquirir a ReDreamPSU, funciona sem qualquer problema e aconselho.
 
Vou também tentar o Retrobright. Quanto a este, na Internet falam em Água Oxigenada 12% e mais não sei o quê. Traduzindo para Português, o que devo procurar ao certo?! Alguma coisa em específico? Já agora, coloco apenas os plásticos brancos, ou podem ir também os cinzentos, a cores e mais pequenos (como por exemplo os botões - seja da consola, seja do comando que precisa de ser tratado também).

Não te posso garantir a 100 % (estou para fazer o mesmo processo às minhas DCs, tenho todos os materiais, mas ora por falta de oportunidade ora por preguiça tenho adiado), mas penso que para este processo basta usar água oxigenada normalíssima que se compra no supermercado para desinfecção de pele/feridas. A água oxigenada comum tem 3% de peróxido de hidrogénio.

Há efectivamente produtos com teor mais alto de peróxido de hidrogénio, como por exemplo, determinados produtos de cabeleireiro usados para clarear o cabelo (fazer madeixas, presumo), que poderás encontrar em lojas de produtos para cabeleireiro, mas imagino que sejam mais caros.

A meu entender, e atendendo ao preço da água oxigenada comum, não perdes nada em usar água oxigenada comum de supermercado Vs. usar água oxigenada ou outro produto com um teor mais elevado de peróxido de hidrogénio.
O que pode acontecer, é teres que deixar a carcaça mais tempo em banho-maria sob luz UV ou repetir o processo algumas vezes, até obteres um resultado que te agrade.

Quanto ao processo, pode ir tudo o que é plástico, mesmo colorido, como os botões. Tens é que desmontar tudo ao máximo, até ficares com os botões e tampas todas soltas.

Tens que ter em atenção que não podes colocar nada que seja de metal na solução, excepto se for de aço-inoxidável.
As molas, parafusos, shielding, etc, tudo o que for de metal existente na consola não pode ir para dentro da solução, sob o risco de sofrer corrosão.

Como podes ver no vídeo que coloquei acima, usa parafusos ou outra ferragem qualquer de pequena dimensão que sejam de aço-inox e com algum peso, de forma a manteres as peças submersas.

Existem inúmeros vídeos no YT a demonstrar o processo. Vê uns quantos até perceberes o mesmo e te sentires confortável em o replicar, embora ache que o que coloquei acima seja bom para tal.

Dá primazia a vídeos mais recentes que usem o método do vídeo acima, que é mais recente e proporciona melhores resultados, pois há uns anos era comum usar-se uma solução viscosa de "retrobright" muitas vezes feita de forma caseira, e que era difícil de distribur de forma uniforme, que depois dava resultado a trabalhos mal feitos, até porque muitas vezes a fonte UV usada era o sol...

Uma caixa de plástico de arrumação transparente do IKEA ou dos chineses, uns litros de água oxigenada e uma tira de LEDs UV ( 1 ou 2 metros devem ser mais que suficientes para fornecer iluminação a toda a volta da caixa), é tudo o que é preciso para o processo.

Li algures nos comentários a um vídeo do processo, que existe um Spray protector que retarda o amarelar inevitável dos plásticos. Sabes alguma coisa disso?

Não faço ideia.

Quanto ao DCDigital, seria espetacular, mas lá está, tenho que arranjar alguém que me faça isso. Por enquanto estou a pensar usar um daqueles adaptadores HDMI para a DC. Sei que está longe de ser a mesma coisa, mas o Feedback que tenho lido é positivo e para o que é penso que chega.

Soluções HDMI externas à DC que não envolvam modding à consola, e de qualidade, conheço a Akura (com scanlines) e a Gekko (sem scanlines) da BeharBros (são sediados na Turquia, os portes são acessíveis e não se paga alfândega).
São os criadores da Toro VGA Box que uso, e eram até há uns anos, o go-to para este tipo de adaptadores para a DC. O DCDigital tornou as VGA/HDMI boxes "obsoletas" (na medida em que tem outras features como upscaling para 1080p incorporadas), mas ainda assim continuam a ser uma excelente opção plug & play para casos em que o DCDigital não se justifica ou não é possível.

A DreamPSU foi opção pois a PSU original estava com problemas. A consola desligava sozinha após 10 segundos. Assim que a testei com a DreamPSU esteve sempre ligada (como seria de esperar). Se calhar seria uma questão de fazer a devida manutenção na PSU original, mas tudo o que envolve soldar "assusta-me". Algum vídeo ou mini-curso (tutorial) que explique os principios básicos de soldar (em PT de preferência por causa dos nomes usados)?

Quanto à fonte, eu contra mim falo que na minha DC principal também instalei uma fonte de substituição (a DC Mini BCU dos BeharBros), porque estava a ter problemas de sobreaquecimento ao final de algumas horas de jogatina desde que instalei o GDEMU, mas se fosse hoje, provavelmente não o teria feito e teria optado antes pela remoção do regulador de tensão da fonte original, poupando assim algum dinheiro.
Não sei se efeito placedo, mas já por diversas vezes notei um ligeiro ruído na imagem em alguns jogos, que não me lembro de ver anteriormente.

Quanto a tutoriais de soldadura electrónica, não sei bem o que te recomendar, mas sem dúvida que começa por ver tutoriais de soldadura de componentes through-hole. Soldadura de componentes SMD (surface mounted device), exigem por norma outro tipo de destreza manual e ferramentas, até pelo tamanho diminuto que conseguem atingir, pelo que não é aconselhada para iniciantes.

Para iniciar, basta:
- um ferro de soldar normal com ponta tipo lápis entre os 25 ou 30 e os 60 W (para iniciar não precisas de uma estação de soldar com temperatura regulável...);
- suporte para pousar o ferro de soldar;
- uma malha/esponja metálica para limpar o ferro de soldar (as metálicas são preferíveis às de esponja normal);
- um chupa-solda/bomba dessoldadora de vácuo manual (também não precisas de uma pistola de dessoldar para iniciar...);
- um pequeno rolo de solda de estanho preferencialmente com chumbo (solda sem chumbo é mais amiga do ambiente, mas não presta);
- um pequeno frasco com pincel de fluxo líquido (facultativo, mas o fluxo ajuda bastante a que a solda adira, e o líquido é mais fácil de utilizar que o fluxo em pasta por exemplo);
- malha/trança dessoldadora (aka solder wick) em alternativa ao chupa-soldas (às vezes dá mais jeito um, outras vezes outro);
- álcool isopropílico/isopropanol (de preferência 90%) para limpeza geral ou após a soldadura das placas de circuito impresso (PCB) - existe à venda no Leroy por exemplo.

É material que facilmente arranjas em qualquer loja dedicada a electrónica, onde também te podem aconselhar melhor.

Se tiveres "lixo" electrónico à disposição, pratica dessoldar e voltar a soldar componentes nessas placas.

Uma última questão relativa à ligação à Internet. Sei que existe uma solução que envolve um Raspberry Pi para "enganar" o modem, e sei também que existe o Broadband Adapter que tipicamente é absurdamente caro. Existe alguma solução alternativa? Algum adaptador de Broadband não oficial? Sei que não retiro quase nada desta funcionalidade, mas já que quero levar esta DC ao máximo, seria outro ponto a solucionar.

Este é um daqueles casos em que não compensa ir pelo "melhor" ou mais caro. Vai pela solução DreamPi.
O Broadband Adapter (BBA) só tem compatibilidade com uma mão cheia de jogos, enquanto o modem é compatível com todos os que têm capacidades online. Em termos de performance in-game, a diferença é zero.

Existe uma solução não-oficial para assemblares um broadband adapter para a DC, mas envolve comprar o Communications Cartridge de uma Atomiswave (equivalente ao BBA da DC), comprar um kit para o efeito e soldadura. Para piorar, assim que se soube que o BBA da Atomiswave era compatível com o da DC (a Atomiswave é baseada na DC), os que haviam online foram quase todos comprados por scalpers, pelo que agora está-se dependente do preço definido pelos scalpers ou de vendas privadas em fóruns dedicados.

Compra um RaspberryPi, um modem USB com chip Conexant (o Dell RD02-D400 por exemplo) e instala o DreamPi num cartão SD.
Irás precisar de fazer um Line Voltage Inducer (LVI) para o cabo telefónico, que consegues fazer com um DC-DC Step Up Boost Converter, de forma a ires buscar os 5 V da ficha USB e converter em 18 V para "injectar" no cabo telefónico (inicialmente usavam-se duas pilhas de 9V, até alguém se lembrar de aplicar o boost converter). O LVI requer alguma (pouca) soldadura, a não ser que o já compres feito.

Com alguma habilidade, dá para usar a versão Zero W do RaspberryPi de forma a ficar tudo numa pequena caixa dedicada ao DreamPi. Há carcaças 3D para o efeito que alojam o setup todo, basta procurar por "DreamPi" no Thingiverse:

uuhUhze.jpg

qAeLDFc.jpg

Tens muita informação sobre o tema por exemplo no fórum dreamcast-talk e no website dreamcastlive.net.

PS: O DreamPi serve não só para a DC mas também para outras soluções que exijam a simulação de uma linha telefónica. Há entusiastas de retro-PCs a usá-lo para meter PCs antigos, ainda com modems dial-up, online nos dias de hoje.
 
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Muito obrigado @Raen, mesmo!

Uma coisa de cada vez. Este fim de semana vou avançar com o Retrobright e vou tentar a substituição da pilha. Vou aproveitar para desmontar totalmente a segunda DC também para aproveitar para fazer tudo de uma vez. Quanto ao DreamPi, estava cá a pensar para mim e com um PiZero devia teoricamente ser possível criar uma solução interna (claro que por trás da consola teria que sair um cabo de linha telefónica para dentro da consola e esta ter uma saída RJ45 instalada).

Com a remoção do leitor de CDs teoricamente deverá haver espaço para isto.

De qualquer maneira vou ver.

Obrigado pelo feedback @menmau. Por enquanto vou avançar com a DreamPSU, depois dou Feedback da minha experiência.
 
É perfeitamente possível com um RaspberryPi Zero meter tudo dentro da consola, houve quem conseguisse encaixar o setup todo do DreamPi dentro da carcaça do próprio modem com alguma ginástica à mistura. Tens é que garantir que não existem curtos, isolando bem as placas.
 
Obrigado mais uma vez. Uma última questão … onde raio compro água oxigenada em quantidades grandes (um garrafão por exemplo)?

Não me apetecia estar a comprar 20 garrafas pequenas.
 
Não faço ideia, talvez numa farmácia tenham garrafas maiores ou garrafões, ou saibam onde arranjar?

Por curiosidade fiz uma pesquisa rápida, e aparentemente existe água oxigenada/peróxido de hidrogénio com concentração de 35% (120 volumes) para limpeza de placas de talho, produzida por algumas empresas da indústria química, vendida em garrafões de 20 L. Mas devido à concentração não sei se será demasiado abrasivo para esta aplicação.
 
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