Mega Drive Recordar a SEGA Mega Drive/Genesis

Estas férias vou desenterrar a minha MD, e se calhar meto-me a fazer um destes mods :D

O problema é que tremo um bocado com o ferro :wvsore:

Então e não conheces ninguem que o faça por ti?

Os mods (switches), são muito simples, mas um azar a soldar na motherboard da MD, e adeus MD...

Cmpts
 
Realmente, também astava a achar tanga, visto que o scart, é apenas um adaptador...

Mas fizeste o teu RGB, sem nenhuma resistência?
Então e aquelas tres de 75 Ohm (Pinos Scart 15, 11, 7), e a outra de 100 (do pino 8 ao 16), ?
Não te faz diferença?

O meu deu um trabalhão a fazer, por ter de soldar essas resistências...

Cmpts


HEHE nenhuma:
RGB liguei ao pino15, pino11, pino7 respectivamente e directamente

liguei o pin do video ao pino20 e liguei o pino16 ao vcc da MD também directamente

AudioRL liguei ao pino2 e ao pino6 respect.

Ground -> pino 4,5,17,21 (podes ligar os outros grounds mas não precisas de tantos)


Cumprimentos
 
Última edição:
Bem então. se o teu cabo funciona bem...
Vou fazer este segundo cabo, igual ao teu então, sempre poupo ( Paciência ), visto que já não preciso de resistências he he he lol Obrigado pela dica...:-D

Bem como te tinha dito antes, desisti de usar osciladores, para overclock mais a MD, visto que as falhas, quando o clock é superior aos 13 Mhz, são muitas (e só fui aos 16 Mhz), nomeadamente em som, e a imagem cheia de "sombras", cores distorcidas, enfim "glitches".

Vou-me ficar com o 7.7Mhz e o 13Mhz, se bem que o switch "Halt", de vez em quando, da-lhe uma coisinha má, e a MD ou reboot, ou simplesmente "crasha">(, vou desoldar tudo e verificar as ligações, se bem que só começou a funcionar mal, posteriormente ao uso de osciladores:'(

Cmpts

Tou a ver as maq, foto digitais, para tirar as fotos e mete-las aqui, sabes de alguma, em termos de qualidade/preço até 120€ ?

Ah e esqueci-me de dizer a minha motherboard é igual a tua = Hitachi, lol, modelo 6001, a minha outra MD1, sem mods é uma 6000, chip Motorola e com a entrada "EXT".

Lol, trocaste a pinagem do RGB:

Red = pino 15 (scart)
Green = pino 11
Blue = pino 7

e não :
"" RGB liguei ao pino7, pino11, pino15 respectivamente ""
 
Última edição:
Obrigado pela correção vou editar o post.

Quando a minha encomenda de componentes chegar (deve ser nesta semana) vou testar tipo

53.2MHz/2 (26.6) ok este vai ser atirar muito longe mas enfim...
53.2MHz/3 (17.3)


Maquinas não tenho tido olho nisso, podes passar pelo subfórum da digital life e perguntas lá.


Cumprimentos
 
Obrigado pela correção vou editar o post.

Quando a minha encomenda de componentes chegar (deve ser nesta semana) vou testar tipo

53.2MHz/2 (26.6) ok este vai ser atirar muito longe mas enfim...
53.2MHz/3 (17.3)


Maquinas não tenho tido olho nisso, podes passar pelo subfórum da digital life e perguntas lá.


Cumprimentos

Bem, es mais "maluco", do que eu ! :-D:lol: (No gozo), boa Sorte !
Não sei se te vai valer de muito, pois a MD, não está preparada para esses clocks, e o mais provavel, e os jogos crasharem, então logo nesse primeiro que referiste!
E atenção ao subreaquecimento, mete um cooler, ou uma fan!
Se conseguires o primeiro, vais bater o recorde mundial, de overclock em MD, creio que o actual e de um francês, e conseguiu cerca de 25,xx Mhz, Boa Sorte !:-D
 
Sobreaquecimento não é porblema porque os componentes da minha não aquecem mesmo nada...
Já experimentaste deitar a mão ao VDP/Z80/YM2612, enquanto tens a consola ligada?

Sim eu estou à espera da consola bloquear/não ter som/texturas mamadas/não ligar às vezes, mas nesse tal record de 25MHz não foi assim a crashar por todo o lado?
Acho que o que intressa é a consola ligar com o "Produced by or under..." e depois correr o jogo minimamente.


Como é que provo que o overclock é verdadeiro? (no caso caso de conseguir os 26.6)


Cumprimentos
 
como ligar pad ao pc?

Oi pessoal, sou novo aqui e gostaria de saber se alguém já conseguiu ligar um comando de mega drive ao computador?

Eu já procurei na net e já experimentei diferentes esquemas de circuitos e diferentes drivers mas não consegui. Se alguem ja conseguiu diga qq coisa...

Fiquem bem
 
Sobreaquecimento não é porblema porque os componentes da minha não aquecem mesmo nada...
Já experimentaste deitar a mão ao VDP/Z80/YM2612, enquanto tens a consola ligada?

Sim eu estou à espera da consola bloquear/não ter som/texturas mamadas/não ligar às vezes, mas nesse tal record de 25MHz não foi assim a crashar por todo o lado?
Acho que o que intressa é a consola ligar com o "Produced by or under..." e depois correr o jogo minimamente.


Como é que provo que o overclock é verdadeiro? (no caso caso de conseguir os 26.6)


Cumprimentos

Sim da maneira, que eu (nos) temos o overclock, e normal que não sobreaqueça, pois o proprio clock de 13 Mhz, já vem no proprio pin do cartucho, para aqueles jogos que "exigem" mais, por isso podemos dizer que "já vem" preparada para correr em 13 Mhz, agora a partir disso tenha serias duvidas em relação ao sobreaquecimento.

Sim em 25 Mhz, os jogos,para alem do som lixado, o video fica cheio de falhas, o que interessa, e que o jogo corra...

Ora bem, em relação ao record de overclock, foi totalmente documentado em video, todos os componentes, osciladores, etc, para alem de se verem os modelos,logo sabemos o clock, e ao ver as respectivas ligações na motherboard, bem como videos dos jogos a correrem.

Jogos utilizados:

Sonic 1
Sonic 2 (multiplayer)
Sonic 3d (puxa a MD) practicamente ao maximo

e o desafio...

Jogar o Virtua Racing (com o chip), com o processador overcloked

Esse record estava no youtube, e numa web, vou ver se encontro a pagina, e meto aqui o link

Cmpts e Boa Sorte:-D
 
Última edição:
Experimentei primeiro este esquema e o respectivo driver (no entanto dizia em várias páginas que o driver podia não ser compativel com recentes motherboards)

esquema.gif


Driver: http://www.emulatronia.com/reportajes/directpad/ntpad.zip (XP)



Depois experimentei o seguinte esquema e tambem não deu.

genesisnew.gif

Driver: http://www.ntpad.com.ar/dist/ntpadxp2.01.exe (XP)
 
Última edição:
Esse dissipador é porque ele tem um 68000 NMOS (não tem letras a separar o 68 do 000) portanto esse deve aquecer bem mais do que o MC68HC000 ou o HD68HC000.
Eu não me preocupo com o sobreaquecimento, até porque o meu 68k tem 3.7V como Vcc em vez dos habituais 5V, portanto...


Mas o clock de 13MHz já lá está, dizes muito bem, mas não é para o 68k LOL, esse está rated a 8MHz, o último digito do codigo de alguns chips é a velocidade máxima de funcionamento, pode aparecer em MHz(CPUs) ou em ns(memórias)

Vendo pela tua perspectiva o clock de 53.2034MHz também está na board, portanto a Megadrive também está preparada para ele... RIGHT :-D8|

Nenhum cartucho usa o clock de 13MHz,tenho a certeza, excepto a 32X e o VR


Ok acabei de encomendar FPGAs, agora sim vão ser mods a sério, oh yeah!
Prepara-te Megadrive até vais andar de lado...


Cumprimentos
 
Última edição:
Bem, inspirado por este topico e pelo outro original, fui tambem eu tentar por a minha velha megadrive a 60hz. Com a minha habilidade (falta dela) para o ferro de soldar não sabia bem o que ia sair, e o facto é que os meus receios eram certos. Acho que a pifei que agora não dá nada :'( o que vale é que tenho algumas sete megadrive 1 e duas megadrive 2. Jorge vou te mandar uma pm
 
Eu posso fazer-te isso de borla, a sério, é com muito gosto, mas tinhas de ser tu a vir cá, e teres os interruptores... Não demora nada, podes ficar a ver se tiveres tempo. :)

Posso indicar o caminho pelo google-earth, mas só posso fazer isso daqui a pouco, vou jantar.


Cumprimentos
 
elá, ainda a gente boa neste mundo :) brigadão man. Eu estava a tentar com um interruptor só, pois era só mod para a frequencia, mas o interruptor tem 3 pezinhos atras para meter fios, mas penso que so tem duas posições8| dá esse? e tenho cá fio, mas não sei se não será muito grosso. Google Earth para dar com isso é estupendo. Tambem conheco isso +- visto a minha tia morar ai
 
Mas é esse o interruptor ideal, de 2 posições, ou tens 50 ou tens 60 Hertz, não há 3 hipóteses.

Tou a instalar o google agora, já te mostro

ED: fios tenho muitos, de muitos feitios.

Encontrei a minha casa no google earth, o que é que faço agora? Coordenadas?




Cumprimentos
 
Última edição:
Então eu levo esse switch. O switch foi me dado mesmo para esse objectivo, por isso achava estranho não dar, so tava a achar esquisito lá atras ter 3 pontas para 3 fios. O mod da linguagem penso que não terá grande interesse para mim, visto não ter quase jogos nenhuns jap ou usa.
 
Back
Topo