1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

    Remover anúncio

Mega Drive Recordar a Sega Mega Drive/Genesis

Discussão em 'Retro / Legacy / Arcade' iniciada por I_Eat_All, 11 de Setembro de 2006. (Respostas: 1469; Visualizações: 139598)

  1. queiroga12

    queiroga12 Power Member

    Boas a todos,

    o meu sogro a semana passada encontrou uma mega drive que alguém mandou fora, que visualmente está impecável. Transformador e cabo para tv originais, tudo como se tivesse saído da loja ontem, nem sequer um risco ou sinal de envelhecimento. Tinha ainda 3 jogos em caixa com manual, não são nada de especial mas pronto.

    Agora a minha dúvida: como é que consigo meter aquilo a funcionar? Do que percebo, tenho que ligar pelo cabo de antena e "sintonizar" como se fosse um canal, mas não encontra nada. No cabo RF tem lá 2 modos, "I" e "G", qual devo usar? Já estive a dar uma googladela, mas o que encontro são resultados em inglês, em que tenho que colocar no canal 36 (???) e etc...alguém sabe de algum guia porreiro?
     
  2. Ropbasuel

    Ropbasuel Power Member

    Olá viva!

    Não tem muito que saber! Pelo que compreendi a tua mega drive vem com um cabo RF certo? Nesse mesmo cabo tens um pequeno modulador que te permite escolher entre "RF" e "Antena" correcto? (Não estou a ver o que queres dizer com "I" e "G"). Deves seleccionar sempre o "RF" nesse mesmo modulador.

    Depois de fazeres a ligação desse mesmo cabo ao televisor e antes de começares a procura certifica-te que tens a mega drive ligada num jogo. Depois de fazeres isso começa por fazer uma pesquisa automática no teu televisor. Estás a fazer num televisor moderno ou num CRT? Se estiveres a fazer num televisor moderno, certifica-te que estás a fazer a pesquisa no sinal analógico.

    Se a pesquisa automatica não te trouxer nenhum resultado, faz uma pesquisa manual com calma. Se mesmo assim não obtiveres nada, das duas uma, ou tens o teu cabo RF danificado, ou então essa mega drive está danificada (no entanto não acredito pois isto é material de guerra).

    Uma maneira muito mais fácil seria teres um cabo RGB. Dessa forma não precisavas de sintonizar nada. Era só ligar e já está.
     
  3. AFAR84

    AFAR84 Power Member

    Só te quero dizer que fiquei invejoso e espero sinceramente e do fundo do meu coração que, alguém da minha zona faça o mesmo.
     
  4. moonlight.chili

    moonlight.chili What is folding?

    Deves usar o G. Essas letras são para selecionar a subvariante do sistema PAL. Os sistemas PAL vão de A a N. Nós em Portugal usamos maioritáriamente a B e a G mas uma TV Multisystem deverá ser capaz de ler isso tudo. Mais info https://en.wikipedia.org/wiki/PAL#PAL_broadcast_systems

    Sintoniza a TV no canal 36 (ou seja, 594Mhz). Se a tua tv for básica/barata (onde normalmente só há uma ferramenta de "scan") simplesmente sintoniza até encontrares, há de estar mais ou menos a meio do espectro UHF..
    Lembrar que tens que sintonizar com a consola ligada, com jogo ou não, sem jogo fica um ecrã preto, com jogo aparece o jogo obviamente.
     
  5. Primal Fear

    Primal Fear Power Member

    Posta fotos! Gandaaaa sorte!!! :)))
     
  6. queiroga12

    queiroga12 Power Member

    Obrigado a todos pelas ajudas, infelizmente ontem à noite não consegui vir aqui nem experimentar nada, logo já experimento e aproveito para tirar umas fotos ao bicho. A única coisa que estava menos boa (esqueci-me de referir) é o cabo do comando, que já tem uma fita cola à volta que já devia estar meio descarnado.
     
  7. moonlight.chili

    moonlight.chili What is folding?

    Isso só indica que o "proprietário" da consola foi uma criança da altura e não um adulto. Sei disso porque a minha, que sei que foi comprada com mesada da minha irmã, e que foi usada por ela e depois por mim até 2007 mais ou menos, teve esse problema nos 2 comandos, sem fitacola. Um deles ainda funcionava o outro já não. Entretanto deitei os comandos fora. Long story short, entre mudanças de casa e avarias de material só sobra a consola ela dita, o adaptador AC e 3 jogos. Faltam os comandos, cabo vídeo e os outros 9 jogos que tinha, alguns que gostava muito mesmo. Entretanto a consola foi guardada numa casa de férias a qual eu nao tenho a chave...O que vale é que era uma II e agora quando quiser/puder fazer rebuy das cenas vou logo para uma I...
     
  8. queiroga12

    queiroga12 Power Member

    Eu sou mesmo muito burro nisto. Na sintonização manual tenho como campos "sistema" com opções BG, I, DK, L. Dps tenho "banda" e as opções são cabo ou V/UHF. Depois um "canal" que vai mudando quando faço a busca.

    On another note, o tapatalk não me deixa meter fotos, diz que não tenho permissões
     
  9. Ropbasuel

    Ropbasuel Power Member

    Faz a pesquisa no "V/UHF" e diz qualquer coisa!
     
  10. queiroga12

    queiroga12 Power Member

    [​IMG] [​IMG] [​IMG]

    [​IMG]

    Pelo telemóvel não consegui colocar directamente, só tinha os links do dropbox e o fórum não aceita, não sei porquê. Aqui estão as fotos então.


    A má notícia, não consigo mesmo meter o bicho a funcionar =/ Levei para casa de um amigo meu, tivemos os 2 a tentar tudo e mais alguma coisa e não detecta mesmo. Vou tentar ver se arranjo um cabo sem ser de antena a ver se tenho bons resultados, mas não estou com grande fé...é pena
     
    Última edição: 7 de Maio de 2018
  11. Peter1986

    Peter1986 Power Member

    Um dia destes liguei a minha MDII a uma UHD LG por cabo da antena, pesquisa automática e siga :)
    Pena os olhos começarem a arder...
     
  12. MSR

    MSR Power Member

    Uma MegaDrive vinda do lixo, grande achado! Anda investe num cabo RGB que isso volta a renascer eheh, boa sorte!
     
  13. queiroga12

    queiroga12 Power Member

    Sim, sim...vou ver se arranjo um cabo desses, isso devo arranjar num chinês daqueles grandes, não? Espero é que seja do cabo, se for da consola não faço ideia de como arranjar a coisa, lol
     
  14. moonlight.chili

    moonlight.chili What is folding?

    ...antes fosse.
    (in)felizmente tens de mandar vir online
     
  15. Raen

    Raen Power Member

    Então não te aconselho a ires ver vídeos do Phil's Computer Lab (limpa boards com água) e vídeos do Chris (?) do canal Tech Yes City (limpa boards com Spray limpeza de travões auto) :rrotflm:

    Ambos dizem que as boards não sofrem oxidação nem danos com os métodos que usam, e que ficam bem limpas. Pessoalmente mais depressa mergulhava uma board em água, desde que os condensadores, bobinas e pilhas estivessem efectivamente descarregadas/retiradas, e secar bem a placa depois, do que atirar com um spray de limpeza de travões para cima. Não duvido que também limpe bem, mas o da Liqui Moly que tenho diz expressamente no rótulo para não usar em plásticos...
     
  16. Noeljunior

    Noeljunior I fold therefore I AM

    Não consegui deixar de dar uma olhada nessa gente que falaste. Vi um video qualquer de um PIII do Phil's Computer Lab e, enfim, ele realmente diz "e deixa-me meter só uma bocado de humidade para tirar o pó" e faz isso com um borrifador e um escova... Bem, ele claramente nunca fez mais nenhum tipo de limpezas porque assim com uma ligeira humidade só vai ajudar a empastar um bocado mais, parecendo que fica melhor. Mas não quero ferir a sensibilidade de ninguém e vou ficar-me por aqui :P

    Um CI pode trabalhar depois de levar com água e secar mas há muitas zonas num CI sensíveis à corrosão (principalmente nestes antigos). A corrosão não se vê de um dia para o outro e eu não aconselho usar água mas cada um faz o que quer. Eu só de me ter esquecido de uma solução ácida com peróxido de hidrogénio aberta sem querer na minha oficina, foi o suficiente para ver em várias zonas da oficina coisas a oxidar. E o espaço é bastante arejado.

    Usando quimicos, o melhor é testar numa zona não visivel ou interior, para ver se o plástico se dá bem. Até hoje nunca tive um plástico que reagisse com isopropanol mas também não ando a testar em todo o lado...
     
  17. Ropbasuel

    Ropbasuel Power Member

    Conheço um grande especialista em eletrónica que limpa todos os chassis dos seus CRT literalmente com um banho de água e sabão. Após isso dá-lhe com um compressor/secador.

    O que é certo é que as placas ficam a brilhar e funcionais. E isto que faz já leva anos!

    Se eu tinha coragem de fazer algo do género? Nem pensar :)
     
  18. Noeljunior

    Noeljunior I fold therefore I AM

    Acho que me parece óbvio que lavar com água (com sabão ou não) vai deixar a coisa a brilhar. E eu posso fazer isso durante décadas e sempre que a CI sai da oficina, sai a brilhar e a funcionar. Mas e daqui a 1 ano? 2, 5, 10 anos? A questão não é a eficácia da limpeza, isso qualquer liquido e compressor deixa a coisa melhor do que estava.

    Mas, enfim, isto começa a ser offtopic. Só quis lembrar que água e outras coisas com oxigénio, por muito bom serviço que façam no imediato, são uma má escolha a longo prazo.
     
  19. MSR

    MSR Power Member

    ?

    Não se vê a imagem.
     

Partilhar esta Página