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Sega Mega Drive/Genesis foi a consola de 16-bits da Sega, lançada em 1988 no Japão, 1989 na América do Norte e em 1990 na Europa. O sistema vendeu 39.7 milhões de unidades.
Desenvolvimento:
A Sega Master System havia sido bem recebida na Europa mas tinha falhado em criar interesse nos mercados Americano e Japonês dominados pela Nintendo Entertainment System (NES), ao mesmo tempo nas arcades a Sega System 16 vingava (Shinobi, Altered Beast) o que criou a oportunidade da Sega se adiantar na corrida dos 16 bits contra uma Nintendo satisfeita com a sua plataforma actual e sem pressas. Contaram nessa corrida com a PC Engine/TurboGrafx-16 uma cooperação da Hudson Soft com a NEC que chegou ao mercado um ano antes mas não tinha expressão internacional (a Sega, embora não lider de mercado já havia estabalecido um mercado e contactos com a Master System) o que dava vantagem à Sega naquele que era o primeiro sistema 16-bits planeado para lançamento e distribuição à escala mundial.
A Sega decidiu então (por ordem do presidente da altura, Hayao Nakayama) criar a Mega Drive especificamente a partir da arquitectura da System 16 (lançada em 1985) com as vantagens latentes de que portar jogos seria simples e as equipas que haviam trabalhado neles teriam experiencia na plataforma. Mais tarde houveram bastantes maquinas arcade baseadas no hardware da Mega Drive.
O primeiro nome considerado para a consola foi MK-1601 (de lembrar que o nome original da Master System era SG-1000 Mark 3) mas acabaram por optar por lhe chamar Mega Drive, diz-se que a escolha do nome se deveu à sensação de superioridade e velocidade que o Motorola 68000 lhe conferia.
A Sega usou este nome em todos os territórios menos América do Norte onde acabaram por lhe chamar Genesis devido a um conflito de marcas registadas, não obstante de o nome ter permanecido o mesmo na Europa e Japão, no entanto, optaram por publicitar o sistema de forma diferente em cada território, inclusivé no que toca a imagem coorporativa, e é por isso que os logotipos, branding e boxart do diferem de território para território.
Lançamento:
A Mega Drive foi lançada no Japão a 29 de Outubro de 1988 e a Sega anunciou a data prevista para o lançamento na América do Norte para 9 de Janeiro 1989, devido aos problemas com o nome e uma parceria com a Atari que nunca se concretizou para distribuir a plataforma viram-se incapazes de cumprir a data que estipularam. O lançamento acabou por ser a 14 de Agosto de 1989 em Nova Iorque e Los Angeles e 15 de Setembro do mesmo ano para o resto do país.
Seguiu-se o Lançamento Europeu a 30 de Novembro de 1990. A cavalgar no sucesso da Sega Master System que na altura era líder de mercado na Europa, culpa do lançamento tardio da NES, a Mega Drive depressa se tornou popular.
Performance nos três territórios...
Japão:
A Mega Drive foi ignorada quando saiu no Japão, apesar de estarmos a falar do auge da NES de 8-bits sob a qual tinha vantagens claras. Alguma publicidade positiva veio de publicações como a Famitsu mas mesmo assim a Sega foi apenas capaz de meter 400.000 unidades no mercado no primeiro ano. Para aumentar as vendas a Sega lançou diversos periféricos e jogos. Apesar dos esforços a Mega Drive permaneceu num distante terceiro lugar no Japão, atrás da Super Famicom/Super Nintendo e PC Engine/Turbografx 16.
América do Norte:
A Sega teve dificuldades na América do Norte por a Nintendo estar demasiado implementada (reza a lenda que obrigavam retailers a optar por uma ou outra marca para ter em inventario quando vendiam mais) então concebeu um plano de contra ataque com duas fases, a primeira pelos canais publicitários regulares celebrizada pelo "Genesis does what Nintendon't" (tradução livre: a Sega faz o que a Nintendo não faz) tentava evidenciar a diferença tecnológica entre as duas consolas (a Genesis começou por competir com a NES) bem como, mais tarde, a temática mais madura de jogos como o Streets of Rage sem censura face ao jogo típico Nintendo. E a segunda tratava-se de um contra-ataque no que toca a software, como a Nintendo possuía a maior parte dos direitos sob conversões de jogos arcade para consola da altura restava à Sega, além de criar e popularizar as suas criações e meter em marcha um plano para licenciar o nome de celebridades/atletas de topo para videojogos (modalidades incluíam: Basquetebol, Golfe, Boxe, Futebol Americano, Basebol, Hoquei) assim como o Moonwalker com Michael Jackson.
Como se isso não chegasse, a Sega lançou ainda um ataque directo à concorrência, tanto a nivel publicitário quer na criação de propriedades capazes de competir com as da sua concorrente Nintendo. O Alex Kidd na Mega Drive tinha falhado enquanto mascote, mas o Sonic parecia ter tirado desse exemplo falhado todas as lições que precisava quando se lançou para o mercado em 1991 e depressa se tornou a mascote incontestada da marca. O ponto de viragem para a consola deu-se nesta altura, coincidente com a decisão de substituir o titulo incluído até então, o Altered Beast pelo Sonic the Hedgehog por consola vendida aliado ao conjunto de medidas que incluia a descida de preço, a criação de uma developer sob a insignia Sega America dedicada a desenvolver titulos para aquele território e continuar e expandir o esforço de marketing que havia sendo feito até então.
Só com essas medidas a consola começou a vender, conseguindo convencer consumidores que ainda esperavam pela Super Nintendo e criando assim um oponente formidável, já com userbase estabelecida e não desprezável aquando do lançamento da mesma na América, enquanto que o Turbografx 16 caia na obscuridade. Não obstante destas iniciativas não conseguiram suplantar a Nintendo na América.
Europa:
A Mega Drive já tinha dois anos de mercado quando saiu na Europa e como tal o catalogo inicial era superior ao de outras regiões. Ports de titulos de arcade como Altered Beast, Golden Axe and Ghouls 'n Ghosts estavam disponíveis no lançamento e deram força à promessa de que a consola era capaz de trazer para casa experiências como aquelas da arcade, e no ano seguinte a consola teria um empurrão chamado Sonic The Hedgehog. A publicidade circundante da consola neste território era desprendida do ataque à imagem corporativa Nintendo, apostando antes em innuendos sexuais nas linhas do "The more you play with it, the harder it gets" que lhe conferiram uma imagem mais dura e séria que a da concorrencia (de forma bilateral, no entanto). Muitos lembrar-se-ão do "Sega é mais forte do que tu" enquanto a Ecofilmes representava a marca no nosso território
Portugal:
Em construção
Ecofilmes:
em construção
Revisões:
Mega Drive/Genesis 1
A primeira Mega Drive/Genesis. Reza a lenda que os primeiros modelos Japoneses não tinham region lock, na zona frontal ao cartucho abaixo da inscrição que dizia 16-bit tinham inscrito "AV Intelligent Terminal High Grade Multipurpose Use" e tinham um sistema chamado cartridge lock, retirado das subsequentes versões. O botão Reset na consola e o Start no comando eram azuis. Tinham porta Mini-DIN 9 pinos.
* Modelo HAA-2510
As primeiras versões Americanas retinham a porta Mini-DIN 9, removida em versões mais recentes; cartridge lock removido. O formato dos cartuchos é diferente tornando-o fisicamente incompativel com o japonês. Outras características incluiam ter escrito Sega Genesis a branco debaixo da porta de cartuchos, "High Definition Graphics" atrás e o 16 bits ser mais pequeno. Contrario às outras versões, o volume slider só ajusta o volume dos headphones. O botão Reset na consola e o Start no comando eram cinzentos.
* Modelo MK-1601 é fabricado no Japão. Revisões seguintes passaram a ser feitas em Taiwan para reduzir custos.
Na Europa as primeiras versões PAL tinham o célebre "High Definition Graphics · Stereo Sound" inscrito atrás da entrada de cartuchos; a inscrição "16 bits" utilizava o tipo de letra da Genesis, não o da versão Japonesa. O encaixe ligeiramente diferente do slot de cartuchos tornava-o fisicamente incompativel com os cartuchos Japoneses. Isto criou a janela de oportunidade para adaptadores; com eles tornava-se possivel jogar muitos jogos, especialmente os mais antigos. O botão Reset na consola e Start no comando são brancos.
* Modelo original: MK-1600-03. A partir do MK-1601-03 a consola deixou de ter o label "High Definition Graphics - Stereo Sound" e a porta Mini-Din EXT port), possivelmente coincidente com a migração da produção para Taiwan.
Mega Drive/Genesis 2
Lançada em 1993, trata-se de um redesign da Mega Drive Genesis, possivelmente mais célebre e icónica que a original, esta revisão foi feita para reduzir custos e o tamanho da consola para ser mais fácilmente acomodável bem como introduzir novos sistemas de segurança no equipamento, modificações multiregião tornaram-se mais dificeis e por esta altura existiam jogos não licenciados para a consola, não satisfeita com isto a Sega contra atacou quer de forma judicial quer pela forma de implementação de um sistema de segurança nas suas consolas, a Mega Drive/Genesis 2 foi a primeira a sair com ele já implementado.
Chamado TMSS, foi metido em todos os cartuchos fabricados posteriormente. TMSS força o jogo a escrever a string ASCII "SEGA" para o banco $A14000 durante um periodo curto de tempo senão o VDP (gpu) será desactivado. Nas Mega Drive/Genesis 1 esta localização é protegida e a tentativa de escrita provocará um crash, por isso o jogo tem de se certificar primeiro que está a correr numa consola com TMSS. Este sistema de segurança quebrou a compatibilidade com alguns jogos, nomeadamente os primeiros da Codemasters.
A saída headphones em questão foi removida nesta revisão (junto com o slider) mas a porta AV foi retrabalhada, passando a chamar-se multi-out, capaz de fazer output de som stereo. Na Mega Drive/Genesis era necessário recorrer à porta de headphones para isso. A porta/conversor RF-Out interno foram retiradas, e o adaptador externo tinha um sinal muito mais forte e limpo.
Esta versão foi lançada de forma quase simultânea em todo o mundo e foi fabricada até 1998.
A versão Americana é toda ela preta incluindo botões power e reset, com um LED vermelho entre eles. A inscrição "High Resolution Graphics" foi reformada, passando a ter o logo Genesis na frente a branco. Esta versão nunca foi referida oficialmente como Genesis 2.
* Modelo MK-1631
A versão japonesa manteve o botão power deslizante, à semelhança da Mega Drive/Genesis original, bem como a inscrição "High Grade Multi Purpose Intelligent Terminal" atrás da entrada dos cartuchos; esta entrada tem as flaps vermelhas. Esta versão não tinha Power LED e passava a vir com o comando de 6 botões como standard
A Europa recebia um design mais próximo da versão americana, que retinha o power LED e não tinha o botão deslizante, a unica diferença (além de se chamar Mega Drive II ao invés de Genesis) é que os botões power e reset eram vermelhos.
* Modelo MK-1631-50
Genesis III
Esta consola foi lançada pela Majesco na América do Norte em 1998, a consola saiu para o mercado a $50 mas a concorrência feroz da SNES fê-la baixar gradualmente até aos $30. Hoje é um item de coleccionador caro.
Em termos de tamanho é mais pequena que uma Mega Drive/Genesis 2, aproximando-se da largura do Mega CD 2. A consola não tem protecção de região física, possibilitando a utilização de cartuchos de outras regiões. É incompatível com o Sega CD porque não tem a porta de expansão requerida e é incompativel com o 32x, Sega Master System converter e dá problemas em alguns jogos porque supostamente o Z80 tem umas ligações em falta que podem ser re-estabelecidas. (informação aqui)
Devido a um bugfix no controlador de memória, jogos como o Gargoyles que o exploravam deixaram de funcionar correctamente. A consola foi lançada com comandos de 6 botões, tornando-se a única versão Norte Americana a fazê-lo
Designada por "MK-1641" tem a alcunha de "hockey puck" (disco de hoquei).
Add-ons:
Manutenção/modding:
MD 1 50/60Hz & Jpn/Eng Switches
MD 1 Switchless Mod
Fixing MD 1 Loose Cartridges
MD 1 RGB Stereo Scart Lead
MD 1 PAL 60Hz Colour Fix
MD 2 50/60Hz & Jpn/Eng Switches
Fixing MD 2 Loose Cartridges
MD 2 RGB Scart Lead
MD1 to MD2 Power Adapter
MD cartridge slot widening
MD Sync Issues on LCD TV
MegaCD 1 Multibios
MegaCD 1 Switchless MultiBIOS
32x PAL/NTSC
32x MD1 Stereo Link Cable
32x Switchless PAL/NTSC
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