Mega Drive Recordar a SEGA Mega Drive/Genesis

Só para rectificar o meu post, quando escrevi: "Não nos podemos guiar por preços pedidos pelos vendedores, mas sim quais os preços pagos pelos vendedores" quis dizer compradores. Já corrigi o post original.

Relativamente ao facto do jogo não "arrancar" à primeira, muito provavelmente são os contactos do mesmo que precisam de uma limpeza. Normalmente passar uma borracha branca resolve a maior parte deste tipo de problemas!

Mas sim, tens uma boa colecção! Sobretudo pelo valor sentimental que isso acarreta. Olho para esses jogos e não tenho dúvidas em afirmar que tiveste uma infância feliz :)

Abraço

Obrigado pelas palavras. Sem dúvida que tem sempre mais valor, e juntamente com alguns amigos de infância e primos, posso dizer que foram muitos e bons momentos a jogar nesta grande consola. ;)

Abraço e bom ano de 2021 para todos
 
Descobri hoje este tópico e, bem, que saudades e nostalgia que isto me trouxe! A Mega Drive foi de longe a consola em que mais me diverti e que mais alegrias me deu! Lembro-me do dia em que eu (ainda miúdo) trouxe para casa a minha primeira home console. Foi um sentimento que mais nenhuma outra consola conseguiu proporcionar!
Cheguei a vendê-la anos mais tarde mas arrependi-me profundamente. Mas em 2009 voltei a comprá-la (é a Mega Drive 1, nunca gostei da 2). Também comprei alguns jogos na altura mas são poucos, acho que são uns 7 (mas todos com caixa e manual). Estou agora com vontade de aumentar a coleção, sobretudo aqueles jogos que marcaram a minha infância.

Olá Night-Wolf!

Compreendo tão bem esse teu sentimento! O meu foi igual! A Mega Drive foi "A" consola para mim. Já passei por muitas outras consolas de outras gerações e nenhuma me deu tanto prazer como a Mega Drive. A componente de felicidade de criança tem muito peso nesta avaliação, mas essa felicidade nunca mais a consegui obter com outra consola!

Espero que consigas aumentar a colecção. Não vou mentir que o timing actual é bem mais complicado do que o de há uns anos atrás, onde o retro ainda não era moda. De há uns anos para cá houve um enorme inflacionamento dos preços dos jogos assim como de consolas. Mas com paciência tenho a certeza que conseguiras repôr a colecção com os títulos que mais te dizem!

https://drivemega.wordpress.com/2017/10/11/as-versoes-do-mega-drive/#jp-carousel-8350

vendo esta imagem preciso de 2 informações:
1 - preciso de trocar o botão reset(no can inferior esquerdo)... mas não sei o nome do componente... alguém me pode ajudar?
2 - os 2 fios que levam ao led(o que indica que a consola está ligada), estão soldados á consola.. não gosto disso, se precisar de abrir a consola, isso é sempre complicado devido aos fios(redobrar a atenção para não partir as soldas)... prefiro trocar e aplicar 1 ficha de 2 fios... eu nem sei o nome destas fichas pequenas... alguém me pode ajudar?

sim tenho de comprar estes 2 componentes\fichas, mas não sei onde os buscar.. por isso estou a pedir ajuda.
muito obrigado

Não sei se precebi bem a tua questão, mas aqui vai:

1 - Penso que estás a falar do componente em si e não do botão "físico" exterior. Quanto ao componente, este trata-se de um switch de 4 pernas táctil. Qualquer um vai funcionar ali. Uma conhecida página de material de reparação tem o seguinte para venda (se não puder colocar o link por favor alguém que o apague):
https://console5.com/store/replacement-sega-genesis-master-system-reset-pause-button.html

Este switch, pelo que diz na descrição, não é táctil ou seja é como se de um botão normal se tratasse. Mas podes comprar um táctil, facilmente encontras na net. Tem é de ser de 4 pernas. O máximo que terás de fazer poderá ser ajustar as pernas.

2 - Já não abro a minha Mega Drive há muito tempo, mas tenho a ideia que os 2 fios que referes não estão soldados, mas sim com a tal ficha que referes. De qualquer das formas, o que procuras é um normal " 2 wire molex connector ". Será isso que procuras?
 
Ropbasuel: o botão reset não tem a borracha, mas como substitui... muito obrigado
e sim deve ser mesmo essa ficha...
será que posso encontrar esses 2 componentes no ebay?
demorei a chegar, porque o mail não recebeu a notificação... talvez porque a minha questão foi movida ;)
 
Já tinha visto este tópico, mas tinha a conola "enterrada" no sótão! Andei em arrumações/limpezas, e tive que ir desencantar a MegaDrive II... E ainda funciona!!!!!!! :D

MN2qaNo.jpg

Skb2rkE.jpg

Wb8SAbC.jpg

GDR6OM1.jpg

GTlai1g.jpg
 
Ropbasuel: o botão reset não tem a borracha, mas como substitui... muito obrigado
e sim deve ser mesmo essa ficha...
será que posso encontrar esses 2 componentes no ebay?
demorei a chegar, porque o mail não recebeu a notificação... talvez porque a minha questão foi movida ;)

Sim, lá de certeza que encontras.

Relativamente ao botão reset, procura por "tact switch". Terás é de confirmar na consola qual o tamanho do que lá está.
Relativamente à ficha de 2 fios procura por "2 pin connector". Também encontrarás vários "modelos" para escolheres o que queres na verdade.

@tiagottx, Isso é material de guerra! Para que uma Mega Drive deixe de funcionar algo de muito grave tem que ter acontecido :)
Parabéns, tens aí material porreiro! Que saudades da Mega Force!!
 
Olá Night-Wolf!

Compreendo tão bem esse teu sentimento! O meu foi igual! A Mega Drive foi "A" consola para mim. Já passei por muitas outras consolas de outras gerações e nenhuma me deu tanto prazer como a Mega Drive. A componente de felicidade de criança tem muito peso nesta avaliação, mas essa felicidade nunca mais a consegui obter com outra consola!


É como eu, foi a primeira e nunca se esquece :D Além de sermos crianças na época, o mercado de consumo não era o que é hoje. No ínicio dos anos 90 não era qualquer família portuguesa que conseguia aceder à tecnologia com a facilidade de hoje. Falamos de um tempo que a minha avó tinha uma tv a preto e branco lá na terrinha. Hoje jogas tudo, não gostas ou fartas te, pões para o lado. Naquela altura não. 12 contos ou mais por um jogo era a prenda dos anos ou do natal e era desfrutar até vir o próximo. Era tudo magia quando metiamos as mãos numa novidade.

Hoje tens muita tecnologia mas o facto de tudo estar a mercê e de podermos comprar tudo o que mexe também matou muito dessa magia.

Por outro lado antigamente os jogos eram instant fun, hoje, tens que instalar o jogo, ver meia hora de cutscenes e depois dezenas de horas até completar um jogo...
 
É como eu, foi a primeira e nunca se esquece :D Além de sermos crianças na época, o mercado de consumo não era o que é hoje. No ínicio dos anos 90 não era qualquer família portuguesa que conseguia aceder à tecnologia com a facilidade de hoje. Falamos de um tempo que a minha avó tinha uma tv a preto e branco lá na terrinha. Hoje jogas tudo, não gostas ou fartas te, pões para o lado. Naquela altura não. 12 contos ou mais por um jogo era a prenda dos anos ou do natal e era desfrutar até vir o próximo. Era tudo magia quando metiamos as mãos numa novidade.

Hoje tens muita tecnologia mas o facto de tudo estar a mercê e de podermos comprar tudo o que mexe também matou muito dessa magia.

Por outro lado antigamente os jogos eram instant fun, hoje, tens que instalar o jogo, ver meia hora de cutscenes e depois dezenas de horas até completar um jogo...

Não podia concordar mais contigo! Acho que tivemos muita sorte em termos passado as nossas infâncias nos anos 80 e 90. Apesar de muitas limitações, acho que foi uma excelente altura para se ser criança :)
 
A minha primeira consola. Vinha com o Mega Games I e o Sonic. Nunca mais quis outra coisa.

Alguns dos meus jogos preferidos de sempre estão nesta incrível maquineta da Sega. Guardo-a a ela e à Mega CD religiosamente

Nos próximos dias devo voltar a dar mais uma rodada no Ristar e no Phantasy Star IV... E no Shiing Force CD... E no Gunstar Heroes! Enfim, tantos jogos e tão pouco tempo para os jogar.

Sega Genesis / Mega Drive - Review - Game Sack

Sega CD - Review video - Game Sack - YouTube
 
Quero agradecer a todos os que participarame e participam neste tópico.
Passei bom tempo a ler, e que notálgia, que lembranças, que bons tempos.
A minha primeira consola foi uma master system 2 que infelizmente despachei assim como as seguintes consolas.

Após estar a ver este tópico não fazem ideia do bicho que apareceu dentro de mim a dizer para me deixar de playstations e xboxes e começar a procurar consolas e jogos antigos, principalmente da sega.
 
Quero agradecer a todos os que participarame e participam neste tópico.
Passei bom tempo a ler, e que notálgia, que lembranças, que bons tempos.
A minha primeira consola foi uma master system 2 que infelizmente despachei assim como as seguintes consolas.

Após estar a ver este tópico não fazem ideia do bicho que apareceu dentro de mim a dizer para me deixar de playstations e xboxes e começar a procurar consolas e jogos antigos, principalmente da sega.

Olha foi assim que me acontceu a mim, desde aí para cá tem sido sempre a procurar, já vou com 3 Mega Drives e uns quantos jogos.
O último que me chegou ontem :
NSbBk5T.jpg


Niguém nos tira aquele pequeno espaço de tempo em que descontraimos e jogamos um jogo de cartucho.
E que o "Senhor Sega esteja connosco, rememorado".

Tens de voltar a procurar um Master System ainda se vêem e tanto o modelo I como o II são muito bonitas e têm jogos excepcionais como o Submarine Attack e outros.

Vale a pena tê-la para nos fins-de-semana recordares uma partida ou pelo menos tê-la presente, é o tal carisma da infância pelo que representou a consola e pelo volume de coisas que ela representa em nós próprios.
Não precisas de ter tudo o que tiveste mas sim algo do que tiveste assim contas com ela como valor presente do significado do teu passado, é mais ou menos isto que acontece com todos os que como nós em criança tivemos uma consola em jovens a cedemos a outros e hoje em dia com mais uns anos em cima com o atual do retro encontra-mo-nos em estado de voltar a querer ter um objeto tangivel dos momentos que nos marcaram quando eramos novos e normalmente esses momentos se tivemos consolas estão marcados em parte por ela.

Tens de poupar uns trocos e voltar a ter uma, acho que farias bem.

Ah! E depois não te esqueças de a passar por aqui, "pela Passerelle" a ver como ela é uma autêntica Miss, eu a Master System acho-a a segunda consola em desenho mais bonita e acho-o do modelo 2 por aquela aba deslizante que tem, ainda que haja muitos que preferem o desenho arrojado do primeiro modelo.
 
Já comecei a demanda nos usados :D

Para começar queria uma mega drive (primeiro modelo se possível) e o primeiro jogo seria o mega games 2 com aquele trio de clássicos.
O problema é que os negócios que existem deixaram-se confuso, há preços desde os 30 euros até aos 200 euros, isto pela mega drive 2! E isto deixa-me muitas dúvidas, pois não faço a mínima ideia do real valor das consolas e dos jogos, que me pareceram terem um preço puxado.
O que devo ter em conta numa possível compra?

A master system 2 tras-me boas recordações, mas a oferta de consola e jogos é bem menor sendo que os preços andam ela por ela.
 
Já comecei a demanda nos usados :D

Para começar queria uma mega drive (primeiro modelo se possível) e o primeiro jogo seria o mega games 2 com aquele trio de clássicos.
O problema é que os negócios que existem deixaram-se confuso, há preços desde os 30 euros até aos 200 euros, isto pela mega drive 2! E isto deixa-me muitas dúvidas, pois não faço a mínima ideia do real valor das consolas e dos jogos, que me pareceram terem um preço puxado.
O que devo ter em conta numa possível compra?

A master system 2 tras-me boas recordações, mas a oferta de consola e jogos é bem menor sendo que os preços andam ela por ela.


Na minha opnião uma mega drive 1 sem caixa deve rondar os 35€/40€, uma mega drive II sem caixa 30€/35€

Se quiseres o Mega Games 2, tenho um à venda com caixa. Abraço
 
aparece varias por 20€/30€ é uma questão de ires vendo e depende de onde moras, pelo menos no olx pelo porto aparecem varias. Se a cena é jogar, entao tens muitas outras opcoes melhores e economicas.
 
Última edição:
A sério? Quais?
Na segunda já tenho combinado ir ver uma mega drive 2.

Se fores comprar em mão deves pedir para testar a consola se for pessoa conhecida.
Leva uma lanterna ou se houver iluminação olha sem ajuda para veres por baixo se a placa tem oxidação sem desmontar a consola claro.
Vê também se tem pó acumulado nessa parte da placa.
Verifica o estado da consola e os portos de antena, comandos, e carregador ou av.

Se por acaso for uma pessoa totalmente desconhecida eu sugiro-te que vás mas que eves alguém contigo pois nestas questões nunca se sabe. Se te virem acompanhado é sempre mais seguro para ti acho eu.
Se for pessoa que conheces e confias, é mesmo apenas pedir se é possivel testar a consola.

Em mercado PT uma consola em bom estado com 1 comando e com o carregador mais cabo av vale bem 70 euros, dado que a oferta no mercado PT é pouca.
Nunca comprei no olx, sinceramente eu vejo lá muita coisa e até comprava mas do ponto de vista de quem compra não vês naquele site nenhum meio de assegurar as compras, nem te descrevem tipos de envio e como se envia o material, muito do que já vi não confio. Mas pode ser só desconhecimento meu porque lá existe muita oferta boa e a bom preço.

A Master System é outra consola com valor talvez mais alto em mercado nacional dada a oferta ser pouca.
Uns 50 a 60 euros valê-los-á bem se em bom estado.

Depois existem ofertas nessas consolas com caixas e aí sim o valor pode andar nos quase 200 euros depende do estado da caixa do manual se o pacote está todo como original etc.

Sobre o jogar em sí mais económico, isso não existe porque se comprares hardware mais comando mais cartão SD etc vais andar sempre por volta dos 90 euros em gastos. Por outro lado e o mais importante, por muitas voltas que dês se compras hardware para emulação alguns jogos específicos vão ter variação no comportamento emulado, eu já referi que por exemplo um Shinobi III emulado não te permite fazer os mesmos tempos de ataque e movimentos em sequência que consegues fazer em consola original.
Mas claro isto só vai ser notado por alguém que jogue original muitas horas e note estas pequenas diferenças para um usuário que entra agora no tema e começa por emulação o que vai pensar é que o jogo "tem um controlo mau".

Pronto espero te ajude.

Vale a pena lembrar que se o mercado é pequeno ou pouco material existe em troca os preços tendem a subir oura coisa é que alguém faça um preço tipo promoção porque não tem intuito de manter a consola.
Em mercado SP uma Mega Drive em bom estado e com uma garantia minima de funcionalidade anda por volta dos 60 a 80 euros, Portugal tem um mercado menor em oferta e troca portanto o preço tenderá a ser maior.

Se por acaso além da Mega Drive tiveres o intuito de comprar uma Master System e tiveres a opção de comprar um segundo comando para a Mega Drive tanto melhor já que muitas consolas Master System têm falta de comando e costumam repor com um da Mega Drive.
 
Ropbasuel: achei algo que preciso da ficha de 2 pinos:
s-l1024.jpg

ao soldar os 2 pinos, ja tenho a ficha.. só falta saber como ligar os 2 fios á outra parte da ficha ;)
outra coisa: sim o interruptor tem medidas, mas não sei as identificar na consola :(
pode me ajudar?
s-l1024.jpg
 
Última edição pelo moderador:
Ropbasuel: achei algo que preciso da ficha de 2 pinos:

ao soldar os 2 pinos, ja tenho a ficha.. só falta saber como ligar os 2 fios á outra parte da ficha ;)
outra coisa: sim o interruptor tem medidas, mas não sei as identificar na consola :(
pode me ajudar?

Olá Cambalinho,

Ora bem, se bem percebi estás com dúvidas sobre como ligar um fio àquela ficha conectora? Se sim, vais necessitar de um conector metálico para colocares no fio. É mais fácil colocar um vídeo do que explicar por texto (Coloquei o video com timestamp mas não deu. Vê a partir do 1:36):


Ele utiliza um alicate para fazer a crimpagem do conector, mas consegues fazer isto com um alicate de pontas.
Outra solução é comprares um fio já com os conectores de 2 pinos instalados.

Em relação ao tamanho do switch não te consigo ajudar pois de momento não tenho a Mega Drive comigo (só no final do mês). Mas abrindo a consola e identificando o switch, pegas numa pequena régua e consegues medir mais ou menos o tamanho do switch original. Depois é so encontrares um com as dimensões similares ao original!
 
Back
Topo