Mega Drive Recordar a SEGA Mega Drive/Genesis

Rareza porque em mercado não se encontram no ebay tens 2 ofertas dela pelo menos pelo que eu vi, são de 91 e fazem reescalar gráfico melhor acho eu.
A que tive de miúdo era esse modelo em concreto não tem a saída por antena.

O tal cabo que falas era mais grosso se bem recordo o meu era muito mais grosso que os 3 que tenho para as consolas que tenho, esse tal cabo tinha diferenciação interna de canais e a imagem e som tene a ser muito melhor com o tal.

JM85EZM.jpg
tb já mandei vir uma

https://pasteboard.co/JM85EZM.jpg

Vou voltar às relíquias do passado.

Esqueci-me de te pedir a colaboração para ao receberes o teu modelo dedicares uns segundos a por o teu serial no post que temos dedicado e é necessário ir "enchendo" com a representatividade de consolas do fórum e em Portugal já que não existe outro lugar onde se reunam serials em PT.

Então se depois assim puderes e claro achares por bem coloca o teu Serial no post deixo o link :
https://forum.zwame.pt/threads/quao-antiga-e-a-tua-mega-drive.1057751/

O nosso muito obrigado desde já.

Tirei um tempo para falar com pessoal experto em consolas e som e sobre o que dizia acima sobre o modelo Francês retiro um parágrafo de uma resposta que me escreveram e que em conjunto com as outras confirma o que referi acima :

La consola que tenias tú es una Megadrive PAL-Secam francesa. Son la únicas que venían con un cable RGB oficial de Sega, y dan muy buena calidad de imagen y de sonido. Dicen que son las mejores Megadrives que puedes encontrar. Yo también tengo una de estas, con mod de HZ y región. Ojo, el cableado de esa salida RGB es diferente al del resto de Megadrive 1, por lo que tienes que usar ese cable oficial de Sega o uno nuevo adaptado a ese modelo, y tenerlo en cuenta si quieres conectarle una 32X, porque necesitarás también un cable de conexión diferente. ...
 
Última edição pelo moderador:
Catálogo Clube Sega – Primavera 1995




https://i.imgur.com/OYfTc9M.jpg[/img]']https://i.imgur.com/OYfTc9M.jpg[/img]']https://i.imgur.com/OYfTc9M.jpg[/img]']https://i.imgur.com/OYfTc9M.jpg[/img]']https://i.imgur.com/AUomkps.jpg[/img]']
https://i.imgur.com/OYfTc9M.jpg[/img]']https://i.imgur.com/OYfTc9M.jpg[/img]']https://i.imgur.com/OYfTc9M.jpg[/img]']https://i.imgur.com/OYfTc9M.jpg[/img]']https://i.imgur.com/omIcact.jpg[/img]']
https://i.imgur.com/OYfTc9M.jpg[/img]']https://i.imgur.com/OYfTc9M.jpg[/img]']https://i.imgur.com/OYfTc9M.jpg[/img]']https://i.imgur.com/OYfTc9M.jpg[/img]']https://i.imgur.com/UGUQUky.jpg[/img]']
https://i.imgur.com/OYfTc9M.jpg[/img]']https://i.imgur.com/OYfTc9M.jpg[/img]']https://i.imgur.com/OYfTc9M.jpg[/img]']https://i.imgur.com/OYfTc9M.jpg[/img]']https://i.imgur.com/mDMaqkY.jpg[/img]']
https://i.imgur.com/OYfTc9M.jpg[/img]']https://i.imgur.com/OYfTc9M.jpg[/img]']https://i.imgur.com/OYfTc9M.jpg[/img]']https://i.imgur.com/OYfTc9M.jpg[/img]']https://i.imgur.com/IB7V45V.jpg[/img]']
https://i.imgur.com/OYfTc9M.jpg[/img]']https://i.imgur.com/OYfTc9M.jpg[/img]']https://i.imgur.com/OYfTc9M.jpg[/img]']https://i.imgur.com/OYfTc9M.jpg[/img]']https://i.imgur.com/yAOVWxw.jpg[/img]']
https://i.imgur.com/OYfTc9M.jpg[/img]']https://i.imgur.com/OYfTc9M.jpg[/img]']https://i.imgur.com/OYfTc9M.jpg[/img]']https://i.imgur.com/OYfTc9M.jpg[/img]']https://i.imgur.com/kXarGSW.jpg[/img]']
https://i.imgur.com/OYfTc9M.jpg[/img]']https://i.imgur.com/OYfTc9M.jpg[/img]']https://i.imgur.com/OYfTc9M.jpg[/img]']https://i.imgur.com/OYfTc9M.jpg[/img]']https://i.imgur.com/mXjJNqn.jpg[/img]']

8dgXvCH.jpg

NAjNgA4.jpg

rC071tL.jpg

Uwuropj.jpg

whoZPnI.jpg

mEkdyOC.jpg

wVD2gZM.jpg

dOIWysu.jpg

jcISV1w.jpg

FJfg6Vx.jpg

qJ5B09C.jpg
Lembro-me tão bem deste catálogo!!! Excelente conjunto de jogos que aí estão! Foi tão maravilhoso ser possuidor de uma Mega Drive nessa altura!
 
Estive a ler um pouco mais sobre programação Mega Drive, e descobri que mormente o código pode ser escrito em muitas ferramentas havia referido isso no post mas deixo outro exemplo com o codeblocks que tem uma ferramenta dentro do IDE voltada para programação MD no dominio da compilação.

https://www.elotrolado.net/hilo_tutorial-programacion-megadrive-sgdk_1795400

A estrutura linguagem nesse tutorial é tipo basic.

Também descobri um acervo interessante sobre ASM em MD, usa assembly, linguagem de baixo nível código máquina que pelo que estive a ver é a maneira mais optmizada de programar para MD.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Linguagem_assembly

Para quem quiser dar uma escutadela à excelente música do Paprium já existe disponibilidade de soundtrack parciais ou não no youtube deixo um desses vídeos com algumas músicas compiladas.

Recordem que a melhor reprodução se dá no próprio cartucho o qual tem um chip de apoio aos samples.


E um dos sons que mais me cativa na selecção leva o nome de Spiral.


Trabalho magnifico deste jogo, é um um jogo excelente.
 
Última edição pelo moderador:
O código de região 11 pertence a Hong Kong e Macau acho eu.

A frequência NTSC é 60 hz, a PAL é 50 hz.

Então segundo eu entendo a especificação NTSC ou PAL é intransitável (está bloqueada), ou seja se a caracaça especifica NTSC a tua consola usa o formato de transmissão a 60 Hz se é PAL 50 Hz.

Podes modificá-la.
https://www.legadodelpixel.es/tutorial-megadrive/

O único aspecto relvante aqui é ver essa consola porque a entrada de cartucho há-de ser tipo JP acho eu ou Asiático (China) e esse cartuchos têm uma presilha que só quando cickada é que dá "on" ao leitor com os pins.
Os cartuchos Europeus PAL têm um formato diferente.

https://segaretro.org/Mega_Drive_cartridges
 
Thanks! Há um modelo destes há venda no olx e fiquei curioso! :berlusca:

Mas o tipo afirma que aceita cartuchos pal e jap... "region free"
Eu coleciono alguns jogos PAL Ásia, e basicamente são bastante semelhantes aos europeus, inclusive e obviamente por ser PAL correm a 50Hz , mas o cartucho é de formato do Japão.
 
Thanks! Há um modelo destes há venda no olx e fiquei curioso! :berlusca:

Mas o tipo afirma que aceita cartuchos pal e jap... "region free"

É que existem jogos indiferenciados nessa questão.

Deixo-te uma citação que recolhi →

Mega Drive no tiene un sistema de protección regional por hardware. La protección regional tiene que estar programada por software en el cartucho del juego correspondiente, según fuese la intención de la desarrolladora/editora del mismo.

Es por ello por lo que bastantes juegos de Mega Drive funcionan en la consola da igual cual sea su región. Sobre todo los de los años 1988-1991.

A partir de 1992, SEGA empezó a instaurar en casi todos sus juegos (ya fuesen desarrollados o publicados de otras empresas) la protección regional, con el famoso "Developed for use only on NTSC/PAL Mega Drive/Genesis System" según correspondiese, y otras compañías como Virgin Games, Capcom y Konami también los pusieron en marcha, a destacar el de Konami que era totalmente distinto y consistía en la mera aparición del logo estático de Konami.

Como esto era algo que dependía de la propia compañía, otras editoras como Namco, Acclaim o Electronic Arts normalmente le daban muy poca importancia al asunto y sus juegos eran totalmente region-free.

El asunto del cartucho japonés (y asiático) es más un aspecto de la forma que del propio código del cartucho en sí. No encaja en la ranura de las consolas americanas y europeas y por lo tanto supone en sí otro aspecto de "protección regional", pero que se solventa fácilmente si se readapta la ranura a estos cartuchos. Por lo demás, siguen exactamente el mismo sistema de bloqueo por software según la compañía, y por ello los juegos japoneses de los tres primeros años también son en sí region-free.

https://segaretro.org/Mega_Drive_region_coding#Unoptimised_games
 
Ola. Tenho uma dúvida:
Alguém sabe se é prejudicial ter um sonic & knuckles com um sonic 3 e jogá-los no “add on” da 32x? Li algures, que o Virtua Racing original da Mega Drive, pode danificar a 32x e o jogo, por isso faço essa questão
 
É que existem jogos indiferenciados nessa questão.

Deixo-te uma citação que recolhi →



https://segaretro.org/Mega_Drive_region_coding#Unoptimised_games

Acabei por avançar para aquela versão asiática que vos questionei atrás (1601-11) e parece mesmo que funciona com tudo! Incrível! Mas funciona a 50hz..nem tudo é perfeito :whistle:

Mas... meti o SOR3 JAP e o jogo até dá fixe a 50hz! Bem melhor que o SOR3 para a PAL Europeia, sem aquelas distorções de som manhosas...
 
Compraste uma excelente consola pela foto vê-se que é a modelo não TMSS, que têm a melhor qualidade de som.

https://segaretro.org/Sega_Mega_Drive/Hardware_revisions

Eu tenho 2 modelo 1 e ambas são TMSS.
Se por acaso onde compraste tiverem mais desse primeiro modelo em concreto avisa aqui.

Bela máquina.
Obg. Só agora vi o teu post...ando mesmo distraído. Ok, se encontrar outras aviso-te🙂👍

Também já coloquei o serial da minha como pediste.🙂

A rareza entre as rarezas uma Mega Drive 1600-09 só RGB ano 90 a 91, encontrei o produto ontem no ebay e de ontem para hoje já foi só vediam a consola mas fui a tempo de tirar pelo menos a foto, não comprei por culpa do paypal e dos erros de conta que anda a dar e agora no ebay qualquer compra tem de ser feita via paypal.
Revisão para Europa mercado FR.

Tentei de todas as formas comprar e não havia maneira agora voltei a ver e já foi vendida ou retirada.

Deixo a foto dela dado ser um modelo nicho.

s-l1600.jpg

s-l1600-1.jpg


"French RGB units only have RGB out. They do not have RF modulator nor do they have composhit signal. "

CPU: 68000
Fréquence : 7.67 Mhz - 3,58 Mhz
RAM : 64 Ko
VRAM: 64 Ko
RAM sonore : 8 Ko
ROM : Cartouches de 256 Ko à 1 Mo
Affichage : 16 bits, 320x224 en 4x16 couleurs parmis 512, 50 Hz,
80 sprites de 32x32 points
Audio : 6 voies FM, 1 voie PCM, 3 voies PSG compatibles Master System
Port : Bus d'extension, sortie vidéo RGB, 2 Ports manettes DB9, jack 1.5 stéréo avec réglage du volume
Manettes : Pads à 3 boutons + Start
Dimensions : 280x210x70mm
Poids : 800g
Prix d'époque : 1890 Frs

Rf: https://forum.wda-fr.org/viewtopic.php?t=618
Acho que essa é igual à minha, mas o meu modelo é 1600-05

Tenho cá uma 1601-09, mas essas consolas só valem a pena se tiver o cabo RGB, que chega a custar mais que a própria consola.
Hoje em dia já há alternativas de cabos, mas antigamente só mesmo com o cabo original. Não sei porque considera rara? Era o modelo francês saiu ao pontapé, na França claro.
Cabos para MD ou Snes é com o Gaming Fun 80 procurem a página no FB. São cabos feitos à mão pelo Daniel Carriço.
 
Última edição:
Hoje tirei um pouquinho para comprar alguns jogos acabei por comprar tudo em cartucho já que os preços andam cada vez mais altos e o estado de algumas caixas sinceramente não vale incremento de 20 a 30 euros que têm algumas vezes.

- General Chaos
- Altered Beast
- Toy Story
- Power Rangers Mighty Morphin the Movie
- Strider

O mais caro foi o Toy Story por 15 euros, em geral são todos bons jogos.
Comprei em loja online.
Antes tentei comprar outro jogo no ebay com o paypal e a mim continua sem me funcionar a validação de pagamentos.

Então para já estas serão as compras por um tempo e uma pequena prenda que me dou a mim mesmo.
 
Já me chegaram os novos jogos, os 5 em bom estado geral.

E continuamos a compra vou somar mais :

Um Battletoads, um Teenage Mutant Ninja Turtles The Hyperstone Heyst e um Comix Zone tudo comprado no mercado Ibérico.

Também estou à procura de um Pac-Mania.

Agora toca esperar.
 
Por cá em PT anda 1 a 20€ já com portes

Eu tenho um em vista em Espanha no total sai-me por esse valor 20 euros, só cartucho, já com portes.

Cá não conheço nenhum site seguro para compras a não ser os das lojas e a única em que comprei cá foi na play&play, vou deixar esse jogo para futuro porque ainda não sei se opto só cartucho ou se com tudo, é um jogo com mecânicas que me chamam muito à atenção pela simplicidade e ao mesmo tempo pela forma como o código simples vai mudando.

Suponho te refiras ao oxl se for esse site aquilo não me parece medianamente seguro para quem compra.

Agora tenho mesmo de aguardar porque este mês já gastei uma bela maquia em jogos, os transportes saem muito caros e é isso que inflaciona tanto o preço final.
 
Back
Topo