Mega Drive Recordar a SEGA Mega Drive/Genesis

Queremos é fotos a acompanhar o evoluir da colecção :) eheh
Eu depois tento meter algumas coisas e é provavel que volte a fazer um vídeo sobre o tema e coloco cá.
Seria interessante mostrar também a estante onde tenho muita coisa mas tenho tudo muito junto, falta-me espaço para isto tudo.
Mas depois deixo fotos dos cartuchos mesmo os 3 últimos são só cartucho.

Depois também faço foto aos posters Sonic que tenho em embelezadores negros com suporte em íman.

Tenho de ter tempo para isso.

Enquanto isso o amigo Virtua Nestor gasta 850 euros num Zelda num dos seus diretos, se fizermos contas entre pequenos e grandes vemos que o retro move quantidades de dinheiro importantes.


É outro nivel.


PS* acabo de reservar um Pac-Mania.
 
Última edição:
tenho uma megadrive que no jack 3.5 os sons fx do jogos distorce um pouco mesmo com o volume no mínimo. ALguem tem alguma ideia do que poderá ser? Será que com um recapping vai la?
 
tenho uma megadrive que no jack 3.5 os sons fx do jogos distorce um pouco mesmo com o volume no mínimo. ALguem tem alguma ideia do que poderá ser? Será que com um recapping vai la?
Se for som continuo pode ser electricidade estática.
Se for distorção em alguns sons pode ser dos auscultadores que estás a usar, ou do conector jack da consola a precisar de limpeza ou revisão.
 
Ok deixo a imagem dos cartuchos os que estão sem caixa são os que recentemente adquiri e originais.

Faltam os seguintes : Comix Zone cartucho, Battletoads cartucho, Teenage Mutant Ninja Turtles the Hyperstone Heist cartucho, Pac-Mania cartucho; todos eles ainda não chegaram.

Preço total dos da imagem com gastos de envio - ~ 80 euros.

090520211050.jpg



O Pac Mania já me chegou e também a capturadora que comprei para capturar imagem directamente da Mega Drive para o computador.

Ora aí vos deixo a foto dos cartuchos que chegaram hoje.

140520211051.jpg


Experimentando a capturadora →

 
Ok deixo a imagem dos cartuchos os que estão sem caixa são os que recentemente adquiri e originais.

Faltam os seguintes : Comix Zone cartucho, Battletoads cartucho, Teenage Mutant Ninja Turtles the Hyperstone Heist cartucho, Pac-Mania cartucho; todos eles ainda não chegaram.

Preço total dos da imagem com gastos de envio - ~ 80 euros.

090520211050.jpg
Comprar só cartuchos não faz muito a minha cena! Mas sim os preços realmente escalaram de uma forma doida! Parabéns pela aquisição.
 
Comprar só cartuchos não faz muito a minha cena! Mas sim os preços realmente escalaram de uma forma doida! Parabéns pela aquisição.

Só aqueles jogos com caixa em média era 25 a 30 euros

25 x 5 = 125 mais uns 20 em gastos envio iria para 150 euros, se tivessem manual além de caixa mais caro era, isto fazendo uma média rápida porque o altered Beast por exemplo tem muita flutuação, o toy story igual.

São valores altos para mim, vou comprando quando posso caixa ou caixa, manual e jogo mas se vejo cartucho consulto preço com caixa e vejo a diferença se ela é substancial = menos de metade do preço sem caixa, opto por cartucho só, pelo menos foi o que fiz nessas compras.

Mas sou como tu prefiro ter a caixa, outra coisa é poder comprar o que quero com tudo com caixa.
Entre compras e escolhas em cartuchos são mais 10 para jogar e experimentar.
O Pac-Mania é um espectáculo e foi baratinho.
 
Faz parte da mística e da nostalgia, compreendo perfeitamente. É algo que hoje em dia não existe com os formatos digitais.
Sim é um pouco isso, é o meu pequeno presente de vida, eu por exemplo não tenho grandes objectivos como ter carros ou ter isto ou aquilo, não colecciono nada então esta pequena parte de gostar muito de Mega Drive preenche um pouco aquele sentir que tenho algo que é o meu querer o gosto em sí de algo, similar a isso só aguns livros que tenho e gosto deles, de resto sou tão simples que não ligo a muita coisa que os outros ligam muito e em parte é como ao ter-me iniciado nisto de ter o meu cantinho me dea isso uma razão para sorrir com gosto.
Mas é certo que tenho gasto mais que o que gostaria mas se vale a pena eu digo que sim porque é o meu cantinho representa todo o contrário daqueles problemas que nos surgem todos os dias, é isso.

Depois o facto de ter jogos em concreto ou não eu vou comprando aqueles que sei que jogo, por exemplo o Pac-Mania nesse aspecto é o que mais valorizo porque eu pensava que não havia nenhum Pac-Man para Mega Drive e só o descobri à coisa de um ano quando comecei a comprar coisas e foi um jogo que quando era menino pensava - devia de haver um jogo do Pac-Man na MD e afinal uns quantos anos depois venho a descobrir que há, o tempinho que tenho agora para jogar e tudo no Pac-Mania (pouco tempo tenho por semana mais ou menos 30 minutos no fim de semana, mas esse momento é um pequeno rebuçado), esse jogo agora é dos que mais valorizo aqui e custou-me 6 euros o transporte é que foi caro.
 
Voltei a atacar desta vez uma RGB.
Depois coloco serial no tópico correspondente, como comprei ontem e ainda não fizeram transferencia entre bancos tenho de esperar pela confirmação porque hoje é feriado.

Se tudo correr bem cá a terei nos próximos meses.

mdrgb.jpg
 
Versão francesa?
Sim é a famosa Secam o melhor modelo para brilho imagem.
Comprei-a para testar apenas mas vale a pena, acabei de receber a nota de pagamento no meu banco, esteve quase um dia para se dar a transferência tendo em conta que é dentro da Europa pensei que demorava menos.

É francesa mas vem do mercado Belga.

Não sou a favor de comprar repros, posso comprar cartucho solto original mas repro nunca.

Eu acho que a repros são uma opção, mais uma, já que as marcas oficiais não lançam outra remessa de jogos então compro repro se vejo que me interessa, nem tenho dúvida nenhuma que vai haver cada vez mais.
Não tira o lugar ao coleccionador purista que só compra original, acho que as repro servem só para os casos de pessoas que querem o cartucho mas não podem pagar certa quantia ou não encontram o produto no mercado, ou seja casos pontuais ou de conjunto concreto.

Problema das repros - a licença, é produto sem ela.

Eu os cartuchos que tenho acho-os bons, existe um senão com eles - trabalham a 3 v e a MD original usa 5 V pode sobrecarregar o cartucho e pode deteriorar mais rápido mas isso são comentários que vi não sei quão certo isso é, mas claro a energia não se perde transforma-se.
 
Chegou o momento de partir o Bacalhau, aqui me chegou hoje a encomenda, com uma beldade sem precedentes.

170620211053.jpg


170620211054.jpg

170620211055.jpg


170620211057.jpg

170620211058.jpg

170620211061.jpg


Diferenças para os modelos não RGB, eu vejo uma imagem mais definida mesmo com um cabo simples, a qualidade da iluminação é notória assim como uma textura mais plana e definida, no campo do som parece um pouco mais harmónico.

Como acima referi dado que tenho outras MD esta compra é apenas e mais para uma comparação por outro lado desejava ter uma RGB, noto então diferenças principalmente na definição plana da imagem, até numa TV mais recente se nota.

Sugiro então a quem puder ter uma tê-la.

No meu caso o vendedor até se enganou porque ele tinha 2 MD à venda uma com alteração de botão 50 a 60 HZ e outra sem ela e eu comprei a sem alteração e ele enviou-me a com alteração, tem uma pequena alteração na parte de trás da carcaça com o tal botão, mas nada que me afecte muito.

Vale a pena, modelo RGB região PAL/Secam Francesa.

Espero que gostem tanto como eu e perdoem as fotos o meu tlm é muito velho e a definição é a que é.

Um abraço.
 
tás-me a dar ideias... not good... not good... esse botao de passagem para 60 hz tb aumenta a velocidade do cpu? à uns anos valentes tentei fazer algo idêntico mas depois fiquei pelo caminho pq não consegui arranjar um componente... um cristal oscilador? posso estar a confundir qualquer coisa...
 
A passagem de switch 50 a 60 HZ é uma modificação relativamente fácil de fazer, onde o que se faz é na placa cortar a conexão tipo PAL, deixar ponte a NTSC JAP, e escape, o switch fica ON - ON mas no meio fica o escape, porque senão queimari a placa.

--- corrente - ↓
---------------------------- 1 -| corte
Passa a 2 ------------- liga a 3 (escape) ground switch off
passa a 4-------------- liga a 3 (escape) ground switch off

Megadrive-60hz-mod-VA4-revision-solder-points-jumpers.jpg


Acho que é assim.

No meu caso o botão está bem feito tem um ponto 1 PAL 50 hz 2 Jap 60 HZ, despois sobressai por trás da carcaça e está colado com derretimento de plástico ou cola pintada.

Acho que o cristal oscilador que falas é uma coisa que me soa também e acho que está ligado a fazer isto mesmo mas a forma de o fazer é um pouco diferente mas apenas me soa não sei ao certo se está ligado à alteração HZ frequência.

Por um lado é interessante teres uma consola assim para testar certos jogos como Sonic que não têm barramento de frequência, mas acho que estas alterações não se deviam fazer neste tipo de modelo de MD porque são as melhores na placa e imagem e no caso Europeu o melhor modelo que foi distribuido, como fazes um corte na placa (circuito) e corrompes a carcaça, acho que estas coisas devem ser feitas mas nos modelos que existem mais (160X - x = número maior que 0), porque essas placas têm componentes revisto e por vezes perdem o chip Yamaha por exemplo.

Mas no meu caso o vendedor enganou-se ou algo assim e mandou-me o modelo com o switch 50-60hz, não existe maior problema mas nestas placas não sei se é o melhor fazer isto porque ao alterar a carcaça e principlamente ao fazer o corte no circuito de fábrica já não há volta a atrás.

Coisas que têm a sua vantagem e a sua desvantagem depende do ponto de vista.

Tenho que ver se amanhã a posso limpar por fora e mais para a frente com tempo tenho de a abrir porque vem com algum pó no sector de ventilação, com tempo tudo se faz se a desmontar ponho aqui foto e já podes ver como fizeram o circuito, mas é bastante fácil, eu no meu caso é que nessas coisas sou um bocado purista e ao nível de jogo habituei-me aos 50hz então a diferença não me afeta muito.

Hoje em dia existem placas tipo arduino que fazem isso sem corromper a placa acho eu.



Já agora deixo os materias que uso para limpar as consolas.

Pincel (de pintar cabelo).
Pano microfibra.
Spray de limpeza de pó para mim o melhor é da marca pronto.
Secador em frio ou aspirador, ar comprimido.

Para cartuchos cotonete e se necessário isopropanol em ambos casos.

Quando tenho as consolas sem uso coloco pano e algodão em microfibra para apanhar pó.

Estive agora a ver na minha conta eBay a compra e ver os produtos que estão a venda do vendedor e cometi eu um erro, comprei esta 1600-09 porque a outra que tem parcida com o (high definiton graphics) é uma 1600-10 sendo PAL-G ou seja eu é que fiquei com a ideia errada que tinha outra 1600-09 à venda e não é assim, comprei mesmo a única que havia.

Não sei porque me ficou a ideia que tinha outra e que tinha comprado a outra e ele me enviou a com swithc 50-60 talvez porque tinha algumas em vista e umas foram compradas e outras perdi o leilão certamente foi por isso que me confundi.

O vendedor apenas tinha mesmo só esta que foi a que me enviou.

Correção feita.
 
Última edição:
Deixo as imagens da placa para verem as alterações, cooomo lhe vi pó na ranhura de ventilação pensei que tinha pó por dentro e por acaso não é apenas a carcaça que precisa de limpeza.

Dado isso aproveitei e fiz fotos do tal switch e pontos de ponte solda.

200620211062.jpg


200620211064.jpg

200620211065.jpg


A conexão e invassão da placa não está horrivel mas como se vê na última foto passam fios pelo lado do dissipador que deviam estar guiados por outro lado, no caso é só desviá-los um pouco já que existe fio de sobra de resto é aceitável. Se fizerem esta alteração não ponham os fios no dissipador para evitar que possam derreter. O dissipador é aquela parte de ferro que sobressai à esquerda no topo.

Já que estamos aproveitar para fazer valer que em alguns sítios existe uma má percepção da qualidade das MD Europa, tomam-se todas como modelos mais a evitar por causa dos 50 hz. é o caso deste vídeo →


A qualidade da MD 1600-09 e em geral as Europeias é de topo, com os chips originais saída RGB optimizada e som Yamaha, portanto nada fica a dever aos restantes modelos 1 de outras regiões, a limitação 50 HZ é muito pessoal eu por exemplo jogo tudo em 50 HZ e nem me incomodo em andar com os temas do 60 HZ. Em resumo preferir frequencia a 50 HZ ou 60 HZ é subjetivo, aliás a Mega Drive Mini saiu limitada nos 60 HZ por teimosia de alguns entendidos que devia ser tudo a 60 HZ e a Sega decidiu não dar hipótese a uma escolha no menu para 50HZ, os entendidos é assim, resultados exitem lá jogos acelerados na música e no jogo em sí...
Eu tenho 4 MDS se ligo as 4 em cada tv com um mesmo jogo o som por exemplo varia de umas para outras mas é normal o som soa mas com tons diferentes em alguns pontos porque os componentes foram sendo revistos, dizer que isso soa melhor ou pior é um bocado de gosto pessoal porque soar todas soam bem acho eu, certo é que em algumas o som parece mais harmónico mas lá está depende do gosto e ouvido, ao nível gráfico todas são boas existem pequenas diferenças principalmente para as RGB onde a imagem é um ouco mais "plana" transição palete côr e parte de contraste iluminação, mas isso não representa uma diferença substancial para um usuário normal.

Então é isso a MD Europa qualquer modelo é bom - existem pequenas diferenças.
 
Última edição:
Do que vi, as que não tem escrito "High Definition Graphics" existem as seguintes revisões: VA6.5, VA6.8, VA7.
As VA6.5/VA7 continuam a usar o mesmo video enconder: Sony CXA1145.
E entre as VA6.5 e VA6.8 usam o mesmo chip audio Yamaha YM2612, neste caso uma VA7 tem um som inferior por usar o Yamaha YM3438.
Ainda assim assumo que as que tem escrito "High Definition Graphics", e por usarem os mesmos chips, para existirem as diferenças mencionadas, tem que existir alguma diferenciação, será na qualidade de outros chip/portas ou mesmo da motherboard?
 
tenho uma va2 e va4 e noto diferenças ao nivel de qualidade de som e sons ao mesmo tempo... apesar desta ultima característica nao fazer mt sentido.. poderá ser a va2 a precisar de algum recap ou com problemas no entanto gosto mais da va2
 
Última edição:
Back
Topo