De qualquer forma, em relação à DC a melhor opção é comprar uma VGA box não é?
Depende, caso tenhas uma HDTV e capacidade de ligar lá a vga box e esta seja bem reconhecida... é um sim ressonante.
Para um CRT o melhor é RGB e diga-se isto assim... É dificil para uma HDTV, não obstante melhor sinal do VGA tirar melhores resultados visuais do que um CRT @ 480i com dreamcast.
É sinal SD, está a ser aumentado e processado de formas não ideais, daí que o chamariz da VGAbox é ligar a scaler chains e ter efectivamente o melhor sinal mas isso é apenas parte da equação.
Há muitos anos, quando liguei a dreamcast via vgabox a um monitor de PC LCD pela primeira vez, garanto-te que rapidamente regressei a TV+ScartRGB. Com monitores CRT VGA a situação seria um pouco diferente suponho.
E o VGA da Dreamcast é um *****, faz output a 720x480 e não 640x480 não obstante só preencher até 640 pixeis a nivel de framebuffer - o que estou a dizer é que os 80 pixeis adicionais são barras pretas verticais no sinal enviado para fora.
Mas muitas TV's e transcoders detectam-no como 640x480 encolhendo-o e suprimindo detalhe horizontal (mantendo barras e lixando o rácio, 720x480 é 3:2, muitas TV's forçam-no para 4:3 por via de downsample, primeiro suprimem detalhe e só depois aumentam a imagem). E isso não acontece via Scart.
RGB é simplesmente mais previsível. Dito isto na história do algoritmo das TV's modernas não lhe fazerem favores está no mesmo sitio da VGABox com a agravante que muitas TV's preferem 480p a 480i.
Não há uma resposta simples, é caso a caso.
EDIT: E a voltagem do sinal VGA não é a correcta, mas tanto quanto se sabe nenhuma VGABox o compensa nem as Hanzo (é possivel compensar via DIY a instalar capacitadores nas linhas de cor mas isso não é apelativo - naturalmente) e isso cria incompatibilidade e/ou alteração de cores no caso do equipamento que recebe não o faça.
De novo, nas TV's costuma dar porcaria:
Sadly, the Sega Dreamcast’s VGA signal doesn’t play nice with all modern flat panels. On my television, the colors are not correct. I still have no idea why, but it is a common problem.
Fonte:
http://implantgames.com/features/961
E depois tem de se adaptar os settings para compensar, mas salvo erro há sempre crushing na mesma.
Scalers tipo o XRGB-Mini detectam e compensam o sinal, mas (além do que custam) não recebem VGA directo, é preciso combinar o sync e alimentar via RGBS. Fun. (not)