Saturn Recordar a SEGA Saturn

Então se assim é tanto no plug que liga à consola como no que liga à TV só dá para saber conhecendo a diferença de resultados expectável. É simples porque a diferença é deveras grande.

Ou então só se a tv identificar a fonte, composite muitas vezes aparece identificado como CBVS e RGB é RGB.
Mmm... estou a ver. A mim parece-me que a saturn é RGB. Já a DC não tenho tanta certeza
 
Mmm... estou a ver. A mim parece-me que a saturn é RGB. Já a DC não tenho tanta certeza
DC já foi numa epoca onde o pessoal começava a pagar por cabos RGB, daí que é capaz de ser a que tem mais cabos não-RGB Scart.

Se não forem oficiais então essa possibilidade existe. E depois há a possibilidade de mesmo que tenham seguido os pinouts... estarem mal compensados, ou melhor, não estarem compensados.

É suposto terem resistencias (isto na DC, na Saturn não), podes sempre abrir a "cabeça" do scart e ver, eu abri a do meu da Dreamcast para confirmar se estava bem compensado como era um cabo não oficial.
 
DC já foi numa epoca onde o pessoal começava a pagar por cabos RGB, daí que é capaz de ser a que tem mais cabos não-RGB Scart.

Se não forem oficiais então essa possibilidade existe. E depois há a possibilidade de mesmo que tenham seguido os pinouts... estarem mal compensados, ou melhor, não estarem compensados.

É suposto terem resistencias (isto na DC, na Saturn não), podes sempre abrir a "cabeça" do scart e ver, eu abri a do meu da Dreamcast para confirmar se estava bem compensado como era um cabo não oficial.
De qualquer forma, em relação à DC a melhor opção é comprar uma VGA box não é?
 
De qualquer forma, em relação à DC a melhor opção é comprar uma VGA box não é?
Depende, caso tenhas uma HDTV e capacidade de ligar lá a vga box e esta seja bem reconhecida... é um sim ressonante.

Para um CRT o melhor é RGB e diga-se isto assim... É dificil para uma HDTV, não obstante melhor sinal do VGA tirar melhores resultados visuais do que um CRT @ 480i com dreamcast.

É sinal SD, está a ser aumentado e processado de formas não ideais, daí que o chamariz da VGAbox é ligar a scaler chains e ter efectivamente o melhor sinal mas isso é apenas parte da equação.

Há muitos anos, quando liguei a dreamcast via vgabox a um monitor de PC LCD pela primeira vez, garanto-te que rapidamente regressei a TV+ScartRGB. Com monitores CRT VGA a situação seria um pouco diferente suponho.


E o VGA da Dreamcast é um *****, faz output a 720x480 e não 640x480 não obstante só preencher até 640 pixeis a nivel de framebuffer - o que estou a dizer é que os 80 pixeis adicionais são barras pretas verticais no sinal enviado para fora.

Mas muitas TV's e transcoders detectam-no como 640x480 encolhendo-o e suprimindo detalhe horizontal (mantendo barras e lixando o rácio, 720x480 é 3:2, muitas TV's forçam-no para 4:3 por via de downsample, primeiro suprimem detalhe e só depois aumentam a imagem). E isso não acontece via Scart.

RGB é simplesmente mais previsível. Dito isto na história do algoritmo das TV's modernas não lhe fazerem favores está no mesmo sitio da VGABox com a agravante que muitas TV's preferem 480p a 480i.

Não há uma resposta simples, é caso a caso.

EDIT: E a voltagem do sinal VGA não é a correcta, mas tanto quanto se sabe nenhuma VGABox o compensa nem as Hanzo (é possivel compensar via DIY a instalar capacitadores nas linhas de cor mas isso não é apelativo - naturalmente) e isso cria incompatibilidade e/ou alteração de cores no caso do equipamento que recebe não o faça.

De novo, nas TV's costuma dar porcaria:

Sadly, the Sega Dreamcast’s VGA signal doesn’t play nice with all modern flat panels. On my television, the colors are not correct. I still have no idea why, but it is a common problem.
Fonte: http://implantgames.com/features/961

E depois tem de se adaptar os settings para compensar, mas salvo erro há sempre crushing na mesma.

Scalers tipo o XRGB-Mini detectam e compensam o sinal, mas (além do que custam) não recebem VGA directo, é preciso combinar o sync e alimentar via RGBS. Fun. (not)
 
Última edição:
tenho uma sega saturn e eu ligo-a por cabo scart mas quando começo a aumentar o som começa a fazer um buzz horrivel se eu comprar outro cabo este problema resolve-se ou sera um problema da minha saturn tambem porque ja vi alguns cabos rgb e ja pensei em comprar...
 
ve se o cabo nao esta com os pinos verdes na parte que liga a saturn

ja me aconteceu um cabo numa tv nao dar som e noutra tv funcionar normalmnete.

mas tenta limpar o cabo se tiver sujo
 
Já não vinha aqui ao fórum as uns tempos ... mas resolvi dar uma vista nesta thread..o que me veio a cabeça? "OH GOD SO MANY MEMORIES!!" o meu jogo preferido da Saturn: Dragon Force , alguém se lembra e jogou? será que existe alguma coisa do género na actualidade?
 
Já não vinha aqui ao fórum as uns tempos ... mas resolvi dar uma vista nesta thread..o que me veio a cabeça? "OH GOD SO MANY MEMORIES!!" o meu jogo preferido da Saturn: Dragon Force , alguém se lembra e jogou? será que existe alguma coisa do género na actualidade?

Não só me lembro do jogo como o tenho :D
Foi dos jogos da saturn a par da serie shining e panzer dragoon que gostei mais!

Se estiveres a procura de um jogo táctico com historia diria Fire emblem para a 3DS, tudo o resto que me vem a cabeça como final fantasy tactics, ogre battle ou advance wars ja tem uma idade :/
 
Não só me lembro do jogo como o tenho :D
Foi dos jogos da saturn a par da serie shining e panzer dragoon que gostei mais!

Se estiveres a procura de um jogo táctico com historia diria Fire emblem para a 3DS, tudo o resto que me vem a cabeça como final fantasy tactics, ogre battle ou advance wars ja tem uma idade :/

fora do genero o Guardian heroes tb era muito bom, esse comprei na xbox live..e fartei me de jogar world wide soccer, foi dos primeiros jogos de futebol com bons promenores..eram bons tempos..
 
Deixo aqui a minha pequena colecção que tenho desde miúdo. Quando tiver mais conforto financeiro gostaria de a expandir, há muitos jogos que gostaria de jogar, especialmente a série Panzer Dragoon.
Peço desculpa pela potato quality, foi o melhor que se arranjou :P


Caixa já viu melhores dias...


Ainda faltam muitos clássicos neste grupo


Alguns com os manuais originais. A cores...algo raro nos dias de hoje


De todos os jogos que aqui estão, Exhumed é facilmente o meu favorito...um dos 5 melhores FPSs a sair dos anos 90 na minha opinião. A cover art também é excelente, sempre me assustou um pouco quando era puto, de certeza que nunca se viria algo deste género à venda hoje em dia...
 
boa coleçao sem duvida. Parabens. tens ai dois que me faltem :P

exhumes so o joguei recentemente e gostei achei o jogo interessante, a capa sempre me chamou muita atençao
 
Exhumed ainda hoje é um bom jogo,mas com graficos datados..
A jogabilidade na consola é muito rápida,so progredimos no jogo em certas partes do mapa quando temos o artefacto necessario,a banda sonora ainda hoje é das melhores que há num fpshooter!
Na altura em que saíu mas com outro nome (Powerslave) foi um jogo que passou ao lado de muita gente..é pena..quem sabe nos dias de hoje teria sido feito um remake bem feito tipo como foi feito com o Shadow Warrior,o que seria fantástico!
 
Exhumed ainda hoje é um bom jogo,mas com graficos datados..
A jogabilidade na consola é muito rápida,so progredimos no jogo em certas partes do mapa quando temos o artefacto necessario,a banda sonora ainda hoje é das melhores que há num fpshooter!
Na altura em que saíu mas com outro nome (Powerslave) foi um jogo que passou ao lado de muita gente..é pena..quem sabe nos dias de hoje teria sido feito um remake bem feito tipo como foi feito com o Shadow Warrior,o que seria fantástico!

Pouca gente o conhece porque na altura ainda estava tudo maluco com o Quake...
Mas as pessoas que o conhecem sabem o quão bom é.
Concordo com a ideia de um remake tal como disseste o Shadow Warrior esteve bastante bem na Steam, penso que o Exhumed teria o mesmo sucesso. Finalmente haveria uma versão boa do jogo para o PC porque a da altura era muito inferior à da Saturn e da PS1.
 
playasia.com fica barato e os portes também são acessíveis. Pode é até demorar 3/4 semanas a chegar, mas também já ouvi dizer que nem 2 semanas demorou. É um pouco da sorte.

Eu comprei por lá, ficou a 30€ e uns trocos.
 
Já não vinha aqui ao fórum as uns tempos ... mas resolvi dar uma vista nesta thread..o que me veio a cabeça? "OH GOD SO MANY MEMORIES!!" o meu jogo preferido da Saturn: Dragon Force , alguém se lembra e jogou? será que existe alguma coisa do género na actualidade?
Sim, muitas horas perdidas em chegar ao fim com todos os generais diferentes. Já agora, com qual preferiam jogar? O meu preferido era sempre o Mikhal de Izumo. aquilo é que é um samurai com estilo...:winknu:
 
Back
Topo