Saturn Recordar a SEGA Saturn

Originalmente vinha um cabo RF (foi o que veio na minha model 1 e 2). Não sei se algum "pack" trazia de origem o cabo RGB. No entanto há à venda "em separado".
 
Não me recordo o que veio com a minha :/
Eu já tenho um cabo mesmo RGB para a consola, a situação é que vi uma consola completamente nova em caixa e achei bom negocio e comprei e vem com um cabo Scart que não sei se é mesmo RGB.
Se não for vou simplesmente vende-lo ou botar fora.
 
Não te consigo afirmar com toda a certeza se esse cabo vinha de origem na consola, mas penso que não. Deve ter sido comprado à posteriori.

Se na ponta scart estiver lá um logo SEGA, quase de certeza que é oficial e como tal deverá ser RGB. Mas é facil comprovares. Ligas o cabo a uma televisão e metes o input da televisão em "RGB". Se tiveres imagem é porque é! Se por acaso te aparecer na televisão algo como "EXT AV1" ou qualquer coisa do género, é composite.

Agora, seja de que forma for, não o deites fora. No futuro poder-te-à dar jeito para qualquer coisa.
 
Já tinha criado um tópico para esta questão mas vou deixar aqui visto ser próprio da Sega Saturn.

Adquiri uma Sega Saturn recentemente e infelizmente parece que fui enganado no negócio. A nível estético está óptima mas quando tentei, pela primeira vez, rodar um jogo, o cd não fazia qualquer tipo de rodagem. Abri e tentei resolver por mim o problema e ainda consegui com que o cd começasse a funcionar. O problema agora é que sempre que meto um jogo, em vez de iniciar o jogo, começa a tocar as músicas do mesmo e não passa disto.

Alguém tem alguma ideia do que possa ser?

Abraço
 
Última edição:
^ Tipico laser lixado. Não consegue ler o header do CD (a tua safa será se só estiver descalibrado) e por isso não arranca o jogo e passa antes para a musica presente no disco, que na Saturn está em Red Book Audio.
 
^ Tipico laser lixado. Não consegue ler o header do CD (a tua safa será se só estiver descalibrado) e por isso não arranca o jogo e passa antes para a musica presente no disco, que na Saturn está em Red Book Audio.

Eu já andei à voltas com aquele quadradinho laranja ... já o rodei e rodei e rodei e rodei, já o pus em todas as posições possíveis e nada. Existe mais alguma coisa que possa tentar?

Abraço
 
Eu já andei à voltas com aquele quadradinho laranja ... já o rodei e rodei e rodei e rodei, já o pus em todas as posições possíveis e nada. Existe mais alguma coisa que possa tentar?

Abraço

O quadrado laranja é um potenciómetro, que regula o "foco" do laser. Este potenciómetro é muito sensível, pelo que só se deve rodar muito ao de leve, sendo que se se rodar no sentido horário aumentará o foco do laser, consequentemente no sentido anti-horário diminuirá este foco.

Caso o potenciómetro seja aumentado em demasia pode facilmente queimar o laser tornando-o assim inutilizável

No teu caso, penso que isso já terá acontecido (não necessariamente com os teus ajustes, mas sim provavelmente nas mãos do teu vendedor). Neste caso não existe outra solução senão a troca da drive óptica por uma nova.
 
É como o Ropbasuel disse. O laser atenua com a idade e é para isso que essa regulação existe de outra forma o máximo estraga o equipamento.

De uma forma ou outra finais felizes são raros, quando uma saturn precisa de regulações no laser é porque, mesmo que resolva por uns tempos, há mais más noticias a caminho.
 
Ouch ate dói saber que tiveste de despacha-las mas é bom saber que pelo menos deste as revistas a alguém que as vai preservar.
Eu tenho umas do 99 e 2000 da PlayStation, megascore e multiconsolas que dame um gozo enorme ler de vez em quando.

A PlayStation Megazine que saudades... Comprei-as mesmo antes de ter a consola a partir do numero 37. Em Portugal, veio a partir do nº30 (GRAN TURISMO).

Lembro-me de algumas capas:

37 - Toca
38 - Formula 1
39/40 Crash Bandicoot 3 (edição especial Natal 2 demo discs)

Não sei bem o números...

mas...

43 Soul Reaver
45 - Ridge Racer type 4
Houve... Driver, Rollcage, Metal Gear Solid, Soul Reaver... que lembro de cabeça de terem tido capa
 
É como o Ropbasuel disse. O laser atenua com a idade e é para isso que essa regulação existe de outra forma o máximo estraga o equipamento.

De uma forma ou outra finais felizes são raros, quando uma saturn precisa de regulações no laser é porque, mesmo que resolva por uns tempos, há mais más noticias a caminho.

A minha Saturn tambem está pelo mesmo caminho, vou ter que substituir o laser.
O que devo colocar nos "carris" onde o laser anda e respetivas engrenagens de plástico, visto estar tudo seco e com pó?
 
Malta, estava a ver agora este tópico e posso ajudar alguém que precise do laser. Eu vou trocar a board de tv de um modelo v2 para uma v1, ou seja esse modelo v2 que tenho a mais vai ficar para peças.
 
Isso é um oleo especifico, tipicamente lithium grease. Não pode ser abrasivo para não alterar as propriedades do plástico, não pode evaporar para não ficar ressequido (os à base de alcool e petróleo) nem viscoso demais ou ao entrar em contacto com pó e afins está tudo estragado, cria uma gosma.

Usar o clássico WD40 (que é viscoso demais) pode estragar o elevador da drive, a médio-longo prazo, mas se tiverem mesmo de o fazer com isso... usem uma cotonete e não abusem. E a meter qualquer oleo não metam por cima primeiro têm de limpar esses carris senão estão a criar camadas em cima de camadas.

Se tiverem mota e oleo para as correntes, que é branco - são capazes de já ter em quantidade decente Lithium Grease, verificar só a questão do petróleo e aplicar com uma cotonete, não sprayzada directa. (nota informativa, há muita coisa para a qual WD40 não deve ser usado - apesar de ser - por ser viscoso demais e não ficar lá, nomeadamente fechaduras e dobradiças, e a alternativa recomendada é sempre oleo de corrente de mota, que normalmente é lithium grease)
 
Vou dar-vos uma dica como reparar uma Saturn com leitor Sanyo que não lê CDs.
Se a reparação for mesmo ter que substituir o laser, não é fácil encontrar uma lente de substituição e se encontrarmos esta custa bastante. Estamos a falar da lente SF-P101 de 15 contactos (pins), mas a lente SF-P101 5/8PINS é exactamente igual, excepto a placa onde tem a ligação dos contactos (PCB Verde). O que eu fiz foi comprar uma destas lentes e trocar a placa pela original da Saturn e ficou a funcionar.

Fica aqui a dica caso precisem.
É um processo muito fácil, mas se precisarem de ajuda digam alguma coisa.
 
Boas, tenho uma Saturn parada à imensos anos. Lembrei-me de lhe tirar o pó e liguei-a :) Bem, funcionou durante uns 2minutos, ao fim deste tempo o jogo bloqueou (apesar do som continuar). Desliguei e liguei e apesar do cd rodar, o ecrã fica preto (experimentei mais de 5 jogos)
Alguém sabe o que possa ser?
 
pode ser algo interno, mas experimenta verificar as conexões à TV. Limpa os pins, tanta na Saturn, como os pins scart/rf male e a entrada da tv também
 
boas

pode ser do cabo de tv. ve se nos pinos nao estao esverdeados. se tiverem limpa com escova de dentes dos dois lados. pode ser que ajude. se nao e mesmo da consola...
 
Back
Topo