Saturn Recordar a SEGA Saturn

Pessoal a minha Saturn após alguns anitos sem trabalhar ao jogar após +/- 5m a consola desliga-se... Desconfio do obvio que será a fonte de alimentação, será muito complicado substituir? É que arranjei outra consola mas com o laser estragado e pensei usa-la para peças..
 
Precisas de saber que versão de Saturn tens, em ambos os casos.

Há 3 PSU's Saturn:

There are three different ones [PSU's] and they're incompatible. Trust me. And if you don't....

"Sega Service Manual 013-6 - Sega Saturn S1 (NTSC/PAL/ASIA-VA4,VA5)
A type and B type power units are not compatible"

"Sega Service Manual 013-8 - Sega Saturn VA9 (PAL)
Power Supply changed from providing 3 voltages (3V, 5V and 9V) to providing one (5V). Not compatible with previous versions."

Incidentally....

A = VA0
B = VA1-VA5
C = VA9

I would assume that VA6-VA8 are type B. If there's anything after VA9, I would assume it to be type C, but it isn't impossible that there's a fourth type (perhaps Japanese-only and incompatible with PAL PSUs).
Fonte: http://assemblergames.com/l/threads/sega-saturn-pcb-revisions.45766/

A maior parte das Saturn Brancas Japonesas são VA9, para grande felicidade de quem gosta de lhes mudar a fonte e meter uma @ 220v roubada das Saturn PAL VA9 (olá modo 60 Hz e jogos JP baratos), não sei muito mais do que isso, mas... Sei que se falhas o modelo serão incompatíveis, e não queres isso.

Trocar é simples, tens é de te certificar que estás a trocar por uma peça equivalente. Arranjar a fonte também é opção, se calhar a melhor. Com sorte, se alguma coisa estiver inchada ou babada e até consegues identificar facilmente onde está o problema.
 
Última edição:
Andei a fazer aqui umas limpezas e encontrei estas relíquias:

DSCN3062.jpg


DSCN3063.jpg


DSCN3064.jpg



DSCN3065.jpg
 
Pessoal, tenho a oportunidade de comprar uma , com cabos mas s/comando a 15€. Acham que é preço justo?

Quanto é que custa um comando para isto?
 
é bom preço. e se o cabo for scart melhor ainda... o comado duvido que arranjes por menos de 10 euros. mas se arranjares a 10e+ portes nada mau. ou seja fica te por 25 euros tudo...ve no olx o que ha para os teus lados a esse preço e se ja tem comando e cabo scart

e ja agora nao te esqueças de comprar a pilha para guardar os saves :P
 
é bom preço. e se o cabo for scart melhor ainda... o comado duvido que arranjes por menos de 10 euros. mas se arranjares a 10e+ portes nada mau. ou seja fica te por 25 euros tudo...ve no olx o que ha para os teus lados a esse preço e se ja tem comando e cabo scart

e ja agora nao te esqueças de comprar a pilha para guardar os saves :P
Pilha? Não me lembro de ter de comprar pilha!
 
Eu tenho pilha na minha + cartão de memoria. :)

E ainda tenho mais uma pilha suplente para quando a actual for à vida.

As pilhas penso que são baratas.

Fica uma dica, para as pilhas durarem mais mantenham a consola ligada à tomada mesmo depois de desligada. ;)

\Edit

O meu cartucho é igual a este:
venda-actionreplay.jpg

Para além de servir para guardar saves, dá para os jogos que precisam de mais ram tipo Metal Slug e King Of Fighters e ainda dá para ler jogos importados.
 
Já tinha visto. O video é mesmo muito interessante aconselho a verem.

Parece-me um desenvolvimento interessante porque com o tempo os leitores de cd começam a falhar. Para além vai potenciar muito o homebrew na Saturn porque vais possibilitar correr código a partir de uma pen usb, em vez de se ter que gravar cds.

E atenção não foi a cópia de segurança dos cds que foi desbloqueada. Ainda ninguém consegui desbloquear a proteção de cds porque esta é um DRM físico, ou seja numa Saturn "virgem" ainda ninguém conseguiu correr código executável só com um cd gravado, só conseguiram com modificações internas ou externas na consola (ou com swap trick).

btw deixo aqui este vídeo se alguém quiser reparar o comando da saturn:


Eu próprio tenho um que não está a 100% e vou tentar reparar. :)

\Edit

Se virem o canal de quem fez o vídeo vão ver que ele tem vários videos a explicar como reparar os vários componentes da saturn e outras consolas. Excelente canal.
 
Última edição pelo moderador:
Vou ser sincero, a SEGA SATURN passou-me muito de lado. Sempre tive consolas da SEGA e na altura foi quando fiz a mudança para a Playstation devido ao portfólio de jogos e a quantidade massiva de anúncios que faziam da consola. ´

Já tive uma Dreamcast e é uma das melhores consolas que possui, pena ter tido um ciclo de vida tão curto, porém o catálogo de jogos é fenomenal (Bate inclusive a Wii U).

Estou tentado em adquirir uma e experimentar as suas pérolas (não sou de emuladores, sorry).
O que me sugerem?
 
Sorry por não ser de emuladores? Acho que só fazes bem :)
Depende dos teus gostos, mas os seguintes jogos para a Saturn são verdadeiros clássicos, e permanecem baratos no mercado:
- Virtua Fighter 2
- Sega Rally Championship
- Athlete Kings
- Daytona USA
- Panzer Dragoon (este já anda mais carote, mas é um clássico absoluto)
- Nights Into Dreams
- Fighters Megamix
- Street Fighter Alpha 2

Depois há outros que valem uma batelada de massa, e a tendência é piorar com a diminuição da oferta e com o hype que os jogos retro têm tido...
 
Back
Topo